Resenha: O Desafio de Ferro por Black & Clare

O Desafio de Ferro 
Editora: Novo Conceito
Páginas: 386
Nota: 5/5

Sinopse: AMIGOS E INIMIGOS. PERIGO E MAGIA. MORTE E VIDA.A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar.Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior... mas falha em seu plano de falhar.Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro.Magisterium - O Desafio de Ferro nasceu da extraordinária imaginação das autoras best-seller Holly Black e Cassandra Clare. Um mergulho alucinante em um universo mágico e inexplorado.



Em O Desafio de Ferro temos como personagem principal Callum Hunt, um jovem de apenas 12 anos. Call sabia sobre uma coisa que ninguém mais em sua escola tinha conhecimento: A Magia. Seu pai Alastair Hunt era um mago que havia estudado no Magisterium anos atrais e que havia sofrido as consequências da magia.

Call foi escolhido para participar de uma seleção com outros aspirantes a magos e magas. Ele tinha um plano: ser o pior de todos. Dessa forma, ele não seria aprovado no Magisterium e jamais saberia qualquer coisa sobre o mundo da Magia. Ele conseguiu, obteve a menor nota de todos os alunos, porém, um mestre, O Mestre Rufus – um dos mais aclamados dentre os mestres – o escolhe para ser seu aprendiz junto com Tamara e Aaron, dois jovens que obtiveram as melhores notas no teste.

O Fogo quer queimar. A Água quer fluir. O Ar quer se erguer. A Terra quer unir. O Caos quer Devorar.

Alastair ao ver a escolha de Rufus, entra em pânico, o que ele mais temia acabou de acontecer: seu filho foi aceito no Magisterium. Call se vê obrigado a frequentar a escola, e no começo queria fazer de tudo para ser expulso. Definitivamente aquele não era o seu lugar, mas logo percebe que essas tentativas seriam em vão e desiste de qualquer ideia de ser expulso.

Call, Tamara e Aaron, cursarão o Ano de ferro – Nome dado ao primeiro ano no Magisterium, os seguintes seriam: Cobre Bronze, Prata e Ouro. –  e serão instruídos pelo Mestre Rufus. Durante o decorrer desse primeiro ano eles passarão por grandes desafios, serão testados, e descobrirão muitas coisas sobre o mundo da magia.

5 princípios da magia:
O poder vem do desequilíbrio. O controle vem do equilíbrio;
Todos os elementos atuam de acordo com a natureza: o Fogo quer queimar, a Água quer fluir, o Ar quer se erguer, o Caos quer devorar;
Em toda magia há uma troca de poder;
É possível mudar a forma das coisas, mas não a sua natureza essencial;
Todos os elementos possuem um contrapeso. O fogo é o contrapeso da água. O ar é o contrapeso da água. O contrapeso do caos é a alma;

Esse livro para mim acabou sendo uma grande surpresa. As escritoras fizeram um universo muito bem feito, nesse primeiro livro deram uma ótima introdução, o que deixou o livro claro e sem nenhum ponto de interrogação quanto aos personagens que elas criaram através da magia.   Para aqueles que ainda não leram devem pensar que o livro tem um toque de Avatar, ou até mesmo Harry Potter por se passar em uma escola de magia, mas, não tem nenhuma semelhança.



Devorei esse livro de 381 páginas em dois dias e meio. A leitura fluiu com uma rapidez enorme, era difícil de largar o livro até para comer. Nesse primeiro volume tivemos um enredo super instigante e em algumas partes surpreendentes.  A Novo Conceito está de parabéns, pois foi possível ver o cuidado que eles tiveram ao fazer esse livro. A diagramação é muito bem feita e em cada começo de capítulo temos uma pequena ilustração  referente ao capítulo.  Essa sem dúvida foi uma das melhores leituras de 2014 e não preciso pensar muito para dar 5 estrelas. 

19 comentários

  1. Oi Italo!!!! confesso que nunca me animei para ler esses livros publicados pelo selo Irado da NC só boneca de ossos que me chamou atenção mas, fiquei muito curiosa sobre esse, adorei sua resenha ;)
    bjihos*...*
    http://http://notinhasderodape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Só ouço falar bem desse livro, e com certeza irei lê-lo um dia. Beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Italo! Estou bastante curiosa para ler este livro. A capa já me chama muito a atenção e a premissa também é bem bacana. Acho que vou ler junto com a minha irmã mais nova, já que parece ser voltado para o público infanto juvenil, e discutir a obra com ela. Espero não me desapontar :) Beijos!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  4. oi, tudo bem?
    tenho curiosidade de ler essa série, e pela premissa, pensei que seria um novo Harry Potter, então é bom saber que não tem semelhança. Acho que esse é um juvenil que irá me conquistar
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi! Sua resenha foi um sopro de ânimo, Italo. Adorei saber um pouco mais desse livro. É a primeira opinião que leio a respeito dele e não sabia muito o que esperar da história. Jurava que teria a semelhança que citou sobre HP, mas é ótimo saber que as autoras foram originais! Lerei, com certeza.

    Beijos.
    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ita,
    Meu Deus, está TODO MUNDO falando desse livro. Só leio resenhas positivas de pessoas recomendando fortemente a obra. Depois da sua, terei que coloca-lo na lista de desejados!
    Gostei bastante do post.

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu já achava interessante pela diagramação, mas agora lendo sua resenha vi que vale super a pena ler este livro mesmo!!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Antes eu só tinha vontade de ler esse livro por ser da Cassandra, mas aí sempre vejo resenhas super positivas dele, como a sua, e fico cada vez mais curiosa. Imagino que a diagramação seja ainda mais linda do que aparenta na tela.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ah, esse livro fala de magia? Parece ser um juvenil bem legal. Sucesso com o blog.
    http://somaisumapaginamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. OI ITAAAA!
    Sério, SÉRIO!!!! Depois dessa resenha acho que ele será minha próxima leitura! Fiquei MUITO curioso, meudeuuuuss, deve ser mto bom!
    Adorei a resenha, como sempre arrasando rsrsrsrsr
    Abraços Ita!
    http://umsonholiterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Desafio de Ferro é uma das minhas metas, pois estou vendo ótimas críticas sobre o enredo e isso me instiga a querer lê-lo o quanto antes! Como gosto de livros com magia, acredito que vou gostar bastante da obra, os pontos que citou na resenha me deixou curiosa, espero gostar.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  12. Oiee.

    Não li o livro ainda e quero ler, pois afinal estou vendo várias criticas positivas e acredito que gostarei de lê-lo.

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Sempre resenhas positivas sobre esse livro, já inclui ele na minha lista de desejados. A história realmente parece ser super bacana, jovem e envolvendo magia e aventuras, muito legal mesmo.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  14. Ai achei esse livro muito legal, a capa é linda e adoro livro desse estilo! Parabéns pela resenha e para a editora também pelo capricho!!!! Bjus

    ResponderExcluir
  15. Olá Italo

    Desde a primeiro vez que vi este livro fiquei interessada em lê-lo, mas tinha realmente o pé atrás por achar que ele fosse muito parecido com o universo de Harry Potter.
    Ao ler sua resenha essa minha dúvida foi esclarecida e agora ele irá para minha lista de metas de leitura deste ano, porque gosto muito de histórias de magia. E é claro gosto muito dos livros da Cassandra Clare!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  16. A algum tempo estou namorando esse livro, terminei de ler um parecido ontem. Gostei muito da sua resenham o livro mostrou ser mesmo o que eu achava, magia eu adoro em uma boa história, anotei aqui,quero ler esse ano.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Ei Ita!
    Ganhei esse livro o ano passado e não vou negar que depois de tantas resenhas positivas, logico que to curioso, mas o tamanho tem sido meu desmotivamento pq ja conheço a narrativa da Cassi e sei que as descrições são extensas pra cacete! A Black eu só li um conto dela, e não achei tudo isso. Não me prendeu. Pelo que eu vi na resenha, pelo menos, aparentemente os personagens foram bem trabalhados. Que bom. Vou me arriscar a ler em breve.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  18. Hey ita,
    Estou lendo esse livro e amando, a história é muito boa e bem escrita.
    A história flui de uma maneira que te conquista e apesar do tamanho, que pode assustar, o livro é tranquilo e te prende a ponto de terminar rápidinho.

    abs
    Dudu
    http://portalnerdss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Que capa <3
    De cara amei o livro, a sinopse só me deixou encantada, e depois de ler sua resenha minha vontade aumentou demais!!!!
    Adoro livros desse tipo, tenho certeza que vou amar e já entrou pra wishlist hahahaha
    Beijos, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir