Resenha: O Jogo Infinito por James Dashner

O Jogo Infinito
Editora: V & R
Páginas: 300
Nota: 4/5

SinopseMichael é um gamer. E como a maioria dos jogadores, ele passa quase mais tempo no VirtNet do que no mundo real. O VirtNet oferece total imersão do corpo e da mente, e é viciante. Graças à tecnologia, qualquer pessoa com dinheiro suficiente pode experimentar mundos de fantasia, arriscar sua vida sem a chance de morte, ou apenas ficar com os virt-amigos. E quanto mais habilidades de hacker você tem, mais divertido. Por que se preocupar seguindo as regras quando a maioria delas são idiotas, afinal? Mas algumas regras foram feitas por uma razão. É muito perigoso brincar com algumas tecnologias. E relatórios recentes afirmam que um jogador vai para além do que qualquer jogador fez antes: ele está segurando jogadores reféns dentro do VirtNet. Os efeitos são terríveis, os reféns foram todos declarados com morte cerebral. No entanto, os motivos do gamer são um mistério. O governo sabe que para pegar um hacker, você precisa de um hacker. E eles foram assistir Michael. Eles querem ele em sua equipe. Mas o risco é enorme. Se ele aceitar o seu desafio, Michael terá que ir fora da grade VirtNet. Há becos e esquinas no sistema que olhos humanos nunca viram e predadores que ele não pode nem mesmo imaginar - e há a possibilidade de que a linha entre jogo e realidade será borrada para sempre.

Nesse primeiro livro temos conhecimento de Michael, um personagem real que chega a ser na maior parte do tempo,  "um personagem virtual". Michael tem dois grandes amigos na VirtNet: Bryson e Sarah. Esses três vivem grandes aventuras na VirtNet.

Michael viu na VirtNet uma pessoa querendo suicidar-se, tentou convencê-la a não faze-lo e ficou em choque quando viu alguém tirar o próprio núcleo. Sem núcleo a morte na VirtNet significaria a morte no mundo real, e ele sabia disso. Quando tentou impedir que Tanya completasse o que queria, ela pulou da ponte e ele foi junto, pouco tempo depois Michael acordou em sua casa, dentro do caixão - maquina na qual permitia o transporte para VirtNet - e na mesma hora lembrou-se da garota, ele sabia que seja lá aonde ela estivesse não teria o mesmo destino dele. Em algum lugar, Tanya estaria em seu caixão, morta.



Michael ficou em choque ao se dar conta do que aconteceu e lembra-se de algo que Tanya falou: Kaine. Ele havia feito algo com ela, mas quem era esse Kaine? Michael logo conta para seus amigos virtuais sobre o ocorrido e ambos ficaram preocupados, sabiam que o núcleo era algo importante e que sem ele as experiências na VirtNet seriam bem mais perigosas pois ao morrer em qualquer lugar, significaria a morte real.

Acho que não preciso nem dizer que não será uma jornada das mais agradáveis. Nem um pouco mesmo. Os espertinhos podem chamar isso de ironia, mas o único propósito do caminho é impedir que as pessoas o atravessem. 

A partir desse ponto, os três passam começam a se aprofundar mais na VirtNer para obterem todas as informações possíveis sobre esse tal Kaine. Eles passam por muitos perigos, mais tudo com um único proposito: Deter Kaine.


Esse livro foi minha segunda leitura do ano, em parte eu gostei porém me decepcionei com a escrita do James. Vamos aos pontos positivos e negativos.
Pontos Positivos: O livro tem uma premissa bem singular o que deixa todo o enredo instigante, sua revisão está impecável, e a diagramação interna do livro é linda, uma leitura bem agradável. Os personagens foram bem construídos, tanto principais quanto secundários.
Ponto Negativo:  Sim, ponto negativo, um único ponto. Não gostei da narração em terceira pessoa dele, James optou por fazer o livro em terceira pessoa mas explorou um único personagem: Michael. E isso me desconcentrou, a todo tempo estava esperando ver mais um pouco sobre o vilão, sobre seus amigos, mas isso não aconteceu, por esse motivo tirei uma estrela do livro.

Gostaria de deixar bem claro que o livro é bom,  e sem dúvidas recomendado, porém vão com calma para poderem absorver tudo que o escritor nos mostra. Nesse livro Dashner usa algumas palavras como caixão e submersão, porém atribui significados que são explicados no decorrer do livro. 

22 comentários

  1. Ganhei este livro,mas ainda não recebi da editora rsrs estou na espera mas achei interessante pois nem sabia do que se tratava.
    Gosto de livros com temáticas deste tipo,e claro que quando receber o meu vou ler para matar a curiosidade.

    http://magiasbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ita! Tudo bom?
    Antes de tudo quero falar o quanto acho essa capa o máximo <3 a editora está de parabéns!!
    Segundo. Quero ler os livros anteriores do Dashner, para saber mais sobre o universo dele e tal.
    Morro de curiosidade desse livro, quem sabe não leio ele ainda este ano? rsrsrs
    Adorei o post, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá, prazer K.
    Eu comecei a ler o livro, mas não chegou a me atrair muito e pausei a leitura, quando ia procurar as resenhas achei a tua, o livro parece ser bom, só que vou voltar com a leitura só quando tiver mais interesse.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    A premissa do livro é muito interessante e eu fiquei bastante curiosa com a história.
    Assim como você, não sou muito fã de narrativas em terceira pessoa, prefiro em primeira pessoa e quando aborda a visão de mais de um personagem, mas fiquei tão curiosa com a história que vou me arriscar a ler, assim que possível! rs
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha ouvido falar desse livro porém nunca parei para ler uma resenha, e devo dizer que fiquei bastante interessada, o livro até já se encontra na minha listinha de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Uma pena que o autor não tenha explorado os outros personagens, odeio quando o livro gira em torno de um personagem só. Adoro os livros do James, mas vou esperar o lançamento do segundo antes de ler *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Mesmo com o ponto negativo que você citou eu vou arriscar a leitura, sua resenha me deixou com vontade de ler, vou esperar até o lançamento do segundo livro assim não vou precisar esperar muito.

    Bjs
    http://www.coracaoleitor.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sabe aquele autor que você simplesmente não consegue gostar? Esse é James Dashner. A unica coisa escrita por ele que eu gostei foi o primeiro livro de Infinity Ring, mas nem pode ser considerado como um trabalho original dele hahahaha. Anyway, eu senti que eu em Jogo Infinito ele ficou dando voltas e mais voltas, sem ter um objetivo real.

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  9. Ola gostei muito da capa chama atenção, porém a premissa do livro no momento não chamou minha atenção, mas irei deixar anotado a dica para ler logo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Ei Ita *-*
    To doido pra ler esse livro. Acho a capa dele muito linda. Pedi de parceria e to esperando a oportunidade pra começar. Mas to ansioso. Só não vou começar com muita expectativas, pq algumas resenhas que vi, diz que a narrativa e meio cansativa no começo, então, quero começar sem grandes esperanças.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas sempre acabo deixando pra depois. É meu tipo de literatura, mas o enredo me lembrou muito O Jogador N°1 e eu fiquei com medo de me deparar com um livro igual ao meu livro favorito desse tema.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha parado pra ler nem a sinopse desse livro, o enredo parece intrigante e envolvente, não sei se leria agora, mas o livro chamou minha atenção.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  13. Olá, acho a capa desse livro bem bonita, sem uma premissa intrigantes e daquelas que nos deixa fissurados a capa capitulo. Adorei a resenha.
    Abraços!
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. não conhecia o livro e a premissa me chamou muita atenção, se eu tiver oportunidade vou ler com certeza. Mas irei com calma.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Eu gostei bastante de sua resenha, principalmente por sua sinceridade ao falar do ponto negativo do livro. A temática não me atrai, mesmo que não houvesse o pontinho negativo eu não leria, pelo menos não no momento. Mas não descarto a possibilidade de um dia ter o livro em mãos , ler e gostar, afinal as histórias funcionam assim, elas sempre nos surpreendem não é?
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ita!

    Estou louco para ler esse livro, a premissa parece ser bem interessante. Fiquei chateado ao saber que você não gostou da escrita do James. Ainda não li nada dele, mas estou com Maze Runner aqui. Espero não me decepcionar! ;)

    Até mais,
    Sergio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. É... a ideia de uma narrativa em terceira pessoa é, justamente, não centralizar, né? =( Pena que o autor não soube usar este estilo de narrativa de uma forma boa. Esse livro não me chama a atenção.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. oi, tudo bem?
    esse livro é bem diferente, não conhecia ainda. A questão da narração é um problema mesmo. Eu gosto de livros em terceira pessoa porque nos permite aprofundar mais na história, conhecer melhor todos os personagens, mas quando o autor opta por um livro em terceira pessoa, mas ainda assim mantém o foco só em um, dá uma sensação de perda mesmo
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá... tudo bem??

    Bom já tinha lido outras resenhas... desse livro e isso tem me instigado muito pela leitura dele... nesse momento estou sem grana para comprar o livro, porém deixei na minha listinha... achei a premissa interessante... e todo esse contexto de mundo virtual chamou muito a minha atenção... Xero!!!

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Achei a premissa do livro bem diferente, mas confusa demais. Realmente eu me incomodaria com a narração em 3º pessoa focada em apenas um personagem. É um contexto muito diferente dos livros que gosto de ler.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. OIEXXXXXXXXX ITALONNN! Tudo bem?

    Eu também recebi este livro da Editora V&R como eu tinha te falado e já terminei até a leitura. Assim como você, concordo que achei o único ponto negativo o autor ter narrado o livro em terceira pessoa, gosto mais quando é transmitido ao leitor todos os sentimentos do protagonista (rs). Mas retirando o ponto negativo, eu gostei da forme que ele desenvolveu a história e a VirtNet é um local bem bacana para gamers, geeks ou nerds.
    Abraçoxxxxxxxxxxxxxx
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Não conhecia o livro, mas me pareceu bem legal.
    Fiquei curiosa pra saber quem matou a Tanya e como é esse processo de investigação.
    Adorei a resenha e assim que puder vou ler o livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir