Resenha: Claros Sinais de Loucura por Karen Harrington

Claros Sinais de Loucura 
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Nota: 3/5

Sinopse: Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra.Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu.Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro.




Sarah tem doze anos e  mora com seu pai, Tom Nelson que é professor em uma faculdade. Ela é uma garota normal? Talvez, porém seus gostos são mais que peculiares. Sarah tem dois diários, um falso, aonde escreve coisas na qual qualquer garota da idade dele escreveria e o verdadeiro, aonde realmente pode escrever sobre o seu dia, seus problemas sem ser incomodada por algum bisbilhoteiro.

Sarah tem uma amiga, Lisa. Elas decidiram que nas férias de verão, dariam o seu primeiro beijo de língua. Lisa foi passar suas férias em um acampamento, seria fácil conseguir dar seu beijo mas Sarah não iria para o acampamento, ela iria para a casa dos seus avós como sempre fazia.

Nem todo mundo reage as palavras da mesma maneira. Algumas são palavras-problema. Uma palavra-problema muda a expressão da pessoa que a escuta. Amor pode ser uma palavra-problema para algumas pessoas. Loucura também.

Sarah não tinha sua mãe presente na sua vida desde pequena. Não por sua mãe está morta, mas sim, por que ele ficou louca quando Sarah ainda era pequena. Sarah reflete muito sobre isso na maior parte do livro, tem muito medo de herdar "o gene" de loucura da sua mãe.
  
*  *  * 
Após conversar com seu pai fica decidido que ela passará as férias com Charlotte, sua vizinha da frente. Charlotte tem 20 anos, é uma garota bem legal na opinião de Sarah e ela chegou na hora em que Sarah mais precisaria de um conselho que somente outra garota poderia dar, elas logo passam a conversar sobre: garotos, amor e até mesmo menstruação que é um assunto novo para Sarah.

Ele baixa o olhar para o chão de concreto, o que me diz tudo o que preciso saber. Para ele, amor é uma palavra-problema.

Não quis ser detalhista nessa resenha, Claros Sinais de Loucura foi uma leitura muito densa do começo ao fim. Eu não sabia bem o que achar do livro, só posso falar que me decepcionei. O livro conta com um enredo bem diferente do que eu estou habituado a ler e a personagem principal sabe ser muito chata quando quer.

É difícil fazer uma crítica negativa ou até mesmo positiva desse livro, ao término tive um misto de sentimentos, principalmente raiva. Que final foi esse Karen Harrington? O livro para mim foi algo regular, agora quero que vocês o  leiam e depois conversem comigo sobre ele, preciso muito ouvir opinião de mais alguém que tenha lido-o.





19 comentários

  1. Oi Italo!
    Esse livro está na minha fila de leitura, porém ainda não me empolguei tanto para lê-lo, ainda mais agora, depois da sua resenha, confesso que dei uma desanimada. Mas ainda assim, quero ler e tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Humm Ítalo!!
    Eu gostei da sinopse e da capa mas sua resenha me deixou desanimada rs. Vou da uma chance par ao livro pq a história é bem diferente. Gostei da honestidade ;)

    Abraços
    Jéssica
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Italo!
    Que pena que o livro decepcionou você e fiquei curiosa para entender melhor o porquê. A personagem parece não ter repertório para agir diferente… Ela me parece ter muitos medos que não são, necessariamente, lógicos. Eu gosto de enredos assim, nos quais um personagem procura desafiar-se a fazer algo, como se fosse um passo importante para o seu próprio amadurecimento. Mas senti que a autora não deu conta de desenvolver isso.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ítalo,
    Esse livro me ganhou no título. Esta na minha lista de desejados. Pela sua resenha e pelo misto de sentimentos que ele te causou, me fez querer ainda mais. Gosto de leituras que não nos dão um sentimento único, gosto de ficar pensando nele até que eu me decida se gostei ou não...rs.

    Beijos
    Jéssica Polato
    http://www.ajessicadisse.com/

    ResponderExcluir
  5. Achei fofinha as história, mas não me despertou vontade de ler...
    Acho que é um livro mais para adolescentes.
    Bjs
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
  6. Oiee

    Toda vez que vejo resenha deste livro eu vejo que ou gostam muito ou odeiam e eu sempre fico na duvida, então só lendo para saber, ainda bem que consegui trocar no skoob e poderei ler em breve!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Esse livro mexeu comigo, mas não me fez chorar. Queria chorar...kkkk' Gostei muito da história, e mais ainda da protagonista ♥ Algumas coisas nele não me agradaram, mas no final, foi bom ler.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Italo, tudo bem???

    É uma pena que a leitura foi decepcionante para você é tão ruim quando isso acontece... eu fico chateada as vezes quando começo ler um livro e ele se torna assim desse modo pra mim... Infelizmente não vou lê-lo para depois conversar com você. Não é o meu estilo de leitura e tenho muitos livros para ler... então para eu sair de minha zona de conforto o livro tem que chamar muito a minha atenção... Xero!

    ResponderExcluir
  9. Ola Ítalo é tão ruim, quando nos decepcionamos com a leitura, confesso que a premissa do livro não me chamou atenção, não iria ler , e com sua resenha desanimei mesmo. Acho que faltou um diferencial para o livro se destacar. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Caramba Ítalo! =(
    É muito ruim quando um livro nos decepciona! Eu confesso que não tinha (e não tenho ainda) a menor vontade de ler esse livro! Sei lá... o plot não me atraiu! rs
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Mesmo com sua opinião negativa sobre o livro, confesso que tenho curiosidade para ler Claros Sinais de Loucura desde o ano passado quando a Intrínseca falou sobre ele durante a turnê. Possui uma premissa diferente, mas eu teria que ler para expressar uma opinião mais concreta.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi ÍTalo. Não conhecia o livro e depois de sua resenha é que não fiquei com vontade de ler mesmo

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Já vi várias resenhas positivas e negativas sobre este livros. Ao mesmo tempo que tenho vontade de lê-lo tenho também medo de me decepcionar com a leitura.
    Mas quem sabe esse ano eu não me empolgo e pego pra tirar minhas dúvidas sobre ele? rs
    Beijos

    http://www.cantodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Ítalo!
    Não tinha vontade de ler esse livro, agora com a sua resenha... Humm, ele nem entra para a minha lista de futuras leituras. Pena que ele tenha te decepcionado tanto, quando isso acontece é frustrante. =(
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Não tinha lido nada sobre esse livro até agora, me pegou de surpresa o fato de ficar interessada nele, mesmo você não tendo gostado tanto assim. Não sei... Será que devo ler? Fiquei tentada! kkkkk
    No futuro!

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  16. Ei Ita!
    Confesso que tava com muita vontade de ler esse livro, mas pedir um pouco mais depois da sua resenha. Tipo, esperava mais. E o enredo em si parece realmente não ser do meu agrado :( Acho que fiz bem em não ter comprado.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  17. Com certeza essa leitura é mega densa. Pena que você se decepcionou. Eu adorei. O livro foi uma grande surpresa para mim.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Ítalo!
    A história parece ser bem tensa mesmo.
    Gostei dela, mas não acho que seja um bom momento para mim ler.
    Sarah deve sofrer muito, por causa da sua mãe.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Italo
    Eu fui em um evento da editora e eles divulgaram esse livro, vou te dizer que eu não me interessei muito não. Ainda mais agora que você disse que a leitura é densa e que te decepcionou. Vou querer ler não ;/

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir