Editora: Biruta
Páginas: 236
Nota: 5/5
Sinopse: Quando o pai de Lizzie recusa-se a lutar na Segunda Guerra Mundial, a polícia vem à sua procura. Para continuarem juntos, Lizzie e seu irmão Freddie acompanham o pai e refugiam-se em uma idílica comunidade chamada Whiteway. Porém, a estadia não dura muito tempo, e a família se vê obrigada a fugir novamente. O inverno rigoroso é apenas um dos obstáculos que tornarão a jornada cada vez mais difícil, e a chance de permanecerem unidos ainda mais distantes.
Uma das leituras que eu fiz esse ano e sem dúvidas uma das mais prazerosas foi do livro Fuja, Coelhinho, Fuja. O livro foi escrito pela Barbara Mitchel e publicado aqui no Brasil pela editora Biruta.
Nesse livro conheceremos a história de uma família durante o período da segunda guerra mundial. Lizzie é uma garotinha por volta dos 12 anos, ela tem uma vida normal, mora com seu pai e irmão, frequenta uma escola tradicional e é muito esperta para sua idade.
foto de Srta. Bookaholic
Porém, toda a família poderia estar prestes a se separar. O governo exigia que o pai da garotinha se apresentasse para lutar na guerra, mas como ele era um pacifista, se negaria a matar qualquer pessoa, mesmo estes sendo o inimigo, e então eles só tem uma única opção: fugir.
Fuja, Coelhinho, fuja, coelhinho, fuja, fuja, fuja.
Fuja, Coelhinho, fuja, coelhinho, fuja, fuja, fuja.BANGUE, BANGUEBANGUE, BANGUEfaz a espingarda do fazendeiro.Fuja, Coelhinho, fuja, coelhinho, fuja, fuja, fuja.Fuja, Coelhinho, fuja, coelhinho, fuja, fuja, fuja.Não dê essa alegria ao fazendeiro, não, não, não.Ele vai Passar muito bem sem sua torta de coelhoEntão fuja, Coelhinho, fuja, coelhinho, fuja, fuja, fuja.
E é então que a aventura começa. A situação que antes já não era fácil se tornará bem mais complicada. O destino dessa família agora dependia da bondade de outras pessoas para abriga-los. Rochdale, que antes era um lugar que significava conforto, teve que ser deixado de lado para o bem estar deles. E o novo destino era certo: Whiteway, cidadezinha pacata na qual, por um certo período de tempo, poderia ser chamada de lar, e o melhor de tudo, traria a tão desejada segurança. Mas por quanto tempo?
foto de resenhando de pijamas
Fuja, Coelhinho, Fuja se tornou um dos melhores livros do ano até agora. A trama é muito bem estruturada e os personagens são extremamente cativantes. O período de guerra deixa tudo mais interessante, real até. Em muitos momentos esquecia que o livro se tratava de um infanto juvenil, a todo tempo os acontecimentos surpreendiam.
Uma das coisas que mais me deixou estupefato durante a leitura foi a fato do livro ser narrado em primeira pessoa pela Lizzie, personagem de apenas 12 anos, mas que parecia em alguns momentos bem mais velha devido a responsabilidade adquirida e em outros momentos tinha o medo de uma criança, a forma como a autora descreve isso, além do que fica implícito nas entrelinhas torna o livro ainda mais arrebatador.
A editora Biruta trouxe a obra o Brasil com uma edição espetacular. O livro está cheio de páginas vermelhas ou pretas com detalhes que fazem referência as passagens do livro. A revisão também foi muito bem feita, e em algumas partes em que temos trechos de canções, eles deixaram tanto a letra original quanto a tradução. Enfim, já deu para perceber que a obra é um verdadeiro colírio para os olhos, tanto na questão estética como na de conteúdo, por isso, se tiver uma chance de ler esse livro, leia!
Esse post faz parte do
Top Comentarista
Oi Italo.
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas fiquei bastante interessada em lê-lo.
Eu gosto de histórias que se passam em épocas de guerra e a trama me lembrou um pouco A menina que roubava livros, um dos meus favoritos.
Achei as ilustrações bem fofas e dá para perceber que a editora caprichou bastante.
Adorei o marcador em forma de coelho. Muito fofo!
Parece um leitura que transita entre os mundo, infantil e teen com aspectos reais como a guerra citada.. me surpreendia com a abordagem tanto na historia da trama como na própria ilustração do livro, muito show!
ResponderExcluirOi, como vai?
ResponderExcluirAdorei o marcador é muito fofo! Não conhecia esse livro, mas fiquei interessada e quero muito ler esse livro. Amo histórias épicas. E as ilustrações são lindas. Sua resenha ficou ótima, parabéns!
http://www.cristinadeutsch.org/
Saudações literárias.
Beijos no ♥
Italo, eu posso dizer que amo ler histórias narradas nos períodos de guerra, e desta forma, fiquei logo interessada em Fuja, Coelhinho, Fuja. Fiquei surpresa em saber que é um infanto juvenil, porém, acredito que a história sendo contada por uma criança, deixa a leitura muito mais prazerosa, doce e encantadora.
ResponderExcluirAdicionei em minha lista de desejados, torcendo para lê-lo em breve.
Bjs!
O nome do livro me chamou muito a atenção, e gostei a beça da sua resenha,bateu aquela vontade de ler o livro!
ResponderExcluirOi Italo!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas devo dizer que foi uma grata surpresa. Achei a capa encantadora e adoro livros ilustrados. Sem contar que a trama ter como cenário a segunda guerra mundial é algo que realmente chamou minha atenção. Gostei de saber que se trata de uma leitura prazerosa, além de muito bem estruturada e os personagens são extremamente cativantes. com certeza vai minha lista.
Abraço!
Oiii Italo, tudo bem?
ResponderExcluirEstou morta de curiosidade e vontade de ler essa obra a algum tempo já, sua resenha está maravilhosa e o livro parece ser emocionante.
Beijinhos
Confesso que nunca havia lido nada sobre o livro e fiquei bem curiosa, amo obras que se passam na segunda guerra mundial, principalmente quando os personagens encaram sua realidade de perto, mostrando aos leitores como as famílias se arriscavam para permanecerem juntos no período, gostei da narrativa ser por uma personagem mais nova, assim conhecemos melhor sua percepção diante de tudo, enfim, já esta na lista de próximas compras
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirLivros que remetem a segunda guerra mundial sempre atraem muito a minha atenção, fiquei curiosa para saber tudo o que a família passa e os desafios que eles precisam enfrentar. Com certeza é um livro que eu leria.
Grande Abraço
oblogcaentrenos.blogspot.com.br
Oi Italo, tudo bem?
ResponderExcluirObrigado por sua visita lá no blog.
Eu não conhecia a obra, mas gostei da premissa. Sua resenha instigou a minha curiosidade. Vou anotar a dica.
Abraço.
Lia Christo
www.docesletras.com.br
Eu sempre me surpreendo com histórias narradas por crianças e que se passam no período de guerra. É impressionante e doloroso ver o quanto elas sofrem para sobreviver. Fiquei bem interessada no livro e com certeza pretendo ler um dia.
ResponderExcluirBeijos, Gabi
Reino da Loucura || Participe do top comentarista de junho e concorra ao livro The Kiss of Deception
Oi italo! fiquei bem curiosa com sua resenha. Eu adoro esses livros que te prendem e te fazem viajar sabe? E a historia parece bem interessante, e fiquei curiosa com o final rs
ResponderExcluirhttp://www.karoltomaz.com.br/
Esse novo lay ficou incrível. Adorei.
ResponderExcluirEu já vi resenhas desse livro em outros blogs e ele chama muito minha atenção. Espero que a leitura também seja maravilhosa para mim.
bjs, bjs
Esse livro tem um design super chamativo e sua resenha me deu vontade de ler!
ResponderExcluirNão conhecia o livro e se eu visse somente pela capa não faria ideia da sua temática haha achei o enredo beeeeeem interessante e pretendo ler!
ResponderExcluirwww.belapsicose.com
Oie, tudo bem? Que capa mais diferente, pelo nome do livro eu nunca ia imaginar que o tema é a 2ª guerra. Fiquei impressionada com o enredo, com os personagens, a história parece ser bem interessante. Gostei muito da sua resenha, é uma leitura que realmente vale a pena. Beijos, Érika ^^
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirApesar da narração ser feita por uma criança de onze anos durante a segunda guerra mundial o livro esbanja inocência, esperança, coragem e lealdade.
http://euinsisto.com.br
Oie tudo bem? Não me lembro de já ter conhecido seu blog antes então preciso dizer que adorei conhecê-lo. Amei a resenha e gostei bastante do livro, desde a premissa à edição.
ResponderExcluirOlá Ítalo, esse é um livro que eu morro de vontade de ler, apesar de ser um infatojuvenil a protagonista para ser bem responsável e tem uma grande peso nas cosas e a edição da editora parece estar muito boa pelas fotos que eu vi *-*
ResponderExcluirVisite "Meu Mundo, Meu Estilo"
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu nunca tinha ouvido falar desse livro mas só de ver a foto que você tirou dele já deu pra ver que a editora realmente caprichou nessa edição :) Eu não costumo ler livros assim, meu gênero é mais romance e fantasia, mas eu fiquei curiosa ao saber que a história é narrada pela menina de 12 anos que está vendo a segunda guerra mundial, esse livro entrou na minha lista de desejados. Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirItalo, tenho os dois pés atrás quando o livro se passa ou tem a ver com guerras.
ResponderExcluirMas achei a história tão interessante que daria uma chance mesmo com as minhas ressalvas.
O fato dela ser narrada por uma personagem de 12 anos me chama mais atenção ainda.
Lisossomos
Oie
ResponderExcluireu estou extremamente louca para ler esse livro e tem até na biblioteca que eu trabalho porém, não to com tempo, essa capa é linda e bom saber que te agradou tanto, mais um incentivo para eu ler, obrigada pela dica
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi Italo, tudo bem?
ResponderExcluirAchei o livro lindo!!!! Tanto pelo conteúdo quanto pelo cuidado que a editora teve na parte física. O que mais chamou minha atenção, foi o fato de você ter esquecido de que se tratava de um infanto-juvenil, tamanha a realidade que o texto passou. Tenho certeza de que irei até me emocionar. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Ainda não conhecia esse livro, mas achei a capa bem bonita e chamativa. Porém, a segunda guerra não é um plano de fundo que me atraía muito. Já li uns 2 livros c esse cenário e nenhum de fato me fez me apaixonar ou me envolver c os personagens.
ResponderExcluirAgora, o que me fez repensar em ler este livro foi em como você descreveu o livro sendo bastante real, com partes em que você até se sentiu dentro do livro e essa é uma das características que mais amo em alguns livros!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirAntes de ler a resenha não conhecia o livro.
Fiquei muito interessada em ler, o livro parece ser muito bem escrito.
Acho que nunca li um livro que se passe em época de guerra, tenho dois aqui em casa, A menina que roubava livros e Fiquei onde está e então corra, e ainda não os li.
Além de ter uma história tocante, pelo que foi escrito a edição também está linda.
Gosto muito de livros que tem trechos de músicas!
Eu só tenho amor por esse livro. Foi um dos meus primeiros livros de parceria e tem um enredo tão incrível que me emocionou demais. Todo mundo deveria fazer essa leitura.
ResponderExcluirhttp://laoliphant.com.br/
Que resenha linda! Se eu já tinha vontade de ler esse livro, agora eu tenho muito mais *-*
ResponderExcluirAdoro livros que são ambientadas durante o período de guerras, pois querendo ou não, elas conseguem me tocar de um jeito único.
E eu adorei saber que os personagens são cativantes, além de saber desse trechos das canções presente no livro *-*
E a edição está realmente linda, acho essa capa uma graça. *-*
Pretendo ler muito em breve, beijo!
Oi Ita!!
ResponderExcluirAdorei a resenha. Você me apresentou esse livro há alguns meses e eu achei a sinopse bem interessante, agora conhecendo-o melhor, já está na minha wishlist.
Esse é o tipo de trama que eu sei que irá me agradar.
Abraços,
http://entreserieselivros.blogspot.com.br/
Oi!
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, mas achei esse historia bem interessante ainda mais tendo como guerra a segunda guerra mundial, pois ainda não li nada que tivesse essa época como tema, estou curiosa para saber o que ira acontecer com essa família e se tiver oportunidade quero ler esse livro !!
Olá, não conhecia essa obra e achei o tema abordado bem interessante, completamente oposto do que eu imaginava ao ler o título.
ResponderExcluirAbraços