Resenha: Tudo e Todas as Coisas por Nicola Yoon

Tudo e Todas as Coisas
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Nota: 5/5  ♥


Sinopse: Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.

 Imagina quão angustiante seria não poder sair de casa por conta de uma doença. Ter que ficar preso em casa, pois ao sair, vários fatores poderiam levar à uma cadeia de alergias podendo acarretar em uma morte súbita. Não é uma vida fácil, mas é essa vida que Madeleine tem aguentado há os 18 anos.
Madeleine Whittier vive presa em sua casa desde muito pequena. Ela soube que teve uns problemas de saúde ainda nova e foi diagnosticada com IDCG. Isso significava basicamente uma coisa: ela era alérgica ao mundo. Qualquer coisa poderia ser fatal. Mas isso não é uma fardo para Mad. Sua mãe, Pauline, é medica e cuida pessoalmente dela junto com Carla, uma enfermeira que adora a jovem.

Mad estuda pela Internet, e passa o dia praticamente todo lendo e estudando. Ao decorrer da leitura nos deparamos com vários livros, pois está é uma leitora assídua  tanto quanto eu ou você. Um livro  bastante citado é O Pequeno Príncipe e a forma como ela o interpreta. 
Se minha vida fosse um livro e eu o lesse de trás para frente, nada mudaria. Hoje é o mesmo que ontem. Amanhã será o mesmo que hoje. No livro da Maddy, todos os capítulos seriam o mesmo.

A vida de Madeleine é monótona, ela não faz nada de extraordinário, porém algo muda quando pessoas novas chegam para morar na casa ao lado e ela se depara com um belo garoto de  olhos azuis. Através da janela Mad observa o garoto e família. Ela também é observada pelo garoto, que mais tarde descobrirá que se chama Olly.

Pela internet Olly e Madeleine começam uma nova amizade que a cada dia se torna mais forte, até que não é mais um sentimento de amizade que há, mas um de amor. Com isso, Madeleine decide arriscar-se a fazer algo que nunca tinha feito antes: convidar alguém para sua casa. Com ajuda de Carla, Olly entra para conversar com Mad, com a seguinte condição: sem tocar. E tudo acontece de forma simples e maravilhosa. O primeiro contato desses dois, mesmo que sem toques, é lindo. A autora transmite a pureza no sentimento de cada um.

Duas pessoas com um sentimento tão verdadeiro e sincero não conseguiriam se relacionar somente por diálogos, ambos queriam mais, contudo o risco era iminente. Tudo era novo para Madeleine, e ver Olly escondido de sua mãe era algo bem complicado para ela. Mas Madeleine percebe que tudo vale a pena por amor e faria de tudo não só para ficar ao lado de Olly, mas para se sentir viva. 

Nicola Yoon se mostrou ser uma escritora incrível e para seu livro de estréia, está excelente.O livro é um romance leve, e uma leitura super rápida. Tudo e Todas as Coisas tem sim os seus clichês, mas isso não o torna ruim. Nicola soube construir bem as relações entre os personagens e tudo durante a leitura fazia todo sentido, logo não tinha como imaginar o romance tomasse outro rumo.

A edição contribui bastante para a leitura se tornar ainda mais rápida. O livro é cheio de ilustrações com diagnósticos, desenhos e vários outros símbolos relacionados a história. Para quem procurar um romance com um toque de clichê, mas que também pode surpreender, então,  leia Tudo e Todas as Coisas, vai ser um prato cheio!

14 comentários

  1. Olá,

    Eu simplesmente adorei essa leitura. A leitura fluiu tão fácil e os personagens são tão cativantes que não houve como não gostar menos dessa história. A autora soube criar uma trama envolvente e que nos fez ansiar por cada página. Fico feliz que você também tenha gostado tanto da história.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tô com o livro aqui para ler, mas apesar de todas as resenhas maravilhosas que tenho visto por ai, não me sinto tão atraída pela história no momento. Tô tentando, uma hora sai.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  3. li por ser de parceria, mas apesar de nao curtir o gênero,a té que a leitura fluiu bem... cara, fiquei com mó raiva da pessoa 'tal' pela filhadaputagem... kkkkkkkkkkkk
    aquela revelação me deixou de cara...
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Li várias resenhas sobre esse livro, embora, todas excelentes, não me sinto atraída ao ponto de começar a lê-lo imediatamente. Apesar de haver tantos elementos, como superação e amizades, temas que muito gosto, e os detalhes da diagramação me parecerem muito fofos. Porém, tenho uma lista imensa para leitura, por isso, anatado a dica. Parabéns pela resenha!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥
    CD

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Tenho ouvido muitas pessoas falando desse livro. Eu gostaria muito de lê-lo, mas não seria uma prioridade. Gostei da história apresentada por você, e saber que apesar dos clichês o livro é bom. Na verdade, quem não ama um clichê?
    Adorei a premissa e uma ótima edição realmente contribui muito para a leitura. Ótima dica.

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente amei o final desse livro! Achei muito bom, embora o enredo em si não tenha sido exatamente inovador e tal... :)

    ResponderExcluir
  8. Oioi! Tudo bem?
    Estou bem curiosa com o livro da Nicola Yoon.
    De cara ja tinha adorado a capa colorida e depois que li a resenha, fiquei mais animada a conhecer tudo.
    A tematica é sensivel e gostei do que li aqui, fiquei interessada em conhecer logo Olly e Madeleine.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Oi! Adorei saber o teu ponto de vista sobre essa história. Eu acho a ideia super legal, mas já vi gente irritadinho com o comportamento das personagens... Bom ver um ponto de vista diferente :) tenho que ler pra formar minha opinião.

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Ita!
    Bem, NC ta bem flope esse ano. Ela não lançou muitos livros, mas os que lançou, todos eu quero, incluindo. Já queria ele ano passado quando saiu sobre o lançamento dele, e depois das resenhas, quero ainda mais. Parece uma história muito emocionante *-*

    Abraços
    David
    www.territoriogeeknerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie
    muito legal sua resenha sobre o livro, parece ser muito legal, eu to louca para ler desde que lançou, gostei muito do tema e do enredo em geral

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já li esse livro e super amei também, acredito que foi um dos melhores do ano até agora!
    Adorei sua resenha!!!
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Italo, adorei a resenha, esse livro parece ser incrível, estou doida para ler desde quando lançou. Você mencionou que há alguns clichês na obra, bom pra mim não importa, desde que a história seja bem contada eu até que curto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. nossa deve ser horrivel não poder sair de casa, por ter alergia ao mundo =/
    eu recebi o livro de cortesia e pelo que folheei achei tudo fofo, tem ilustrações *o*

    ResponderExcluir