Resenha: Pines por Blake Crouch


Pines
Editora: Planeta
Páginas: 344
Nota: 5/5


Sinopse: O agente secreto americano Ethan Burke chega à aparentemente pacata cidade de Wayward Pines, em Idaho, Estados Unidos, com a missão de descobrir o que ocorreu com dois de seus colegas, que sumiram sem deixar rastro. Mas, ao chegar, Burke se envolve em um violento acidente de carro e acorda, dias depois, em um hospital da cidade sem sua carteira, seu celular e a pasta que continha os papéis secretos que o levaram até a região. Sem nenhum documento que conforme sua identidade, o agente não convence os moradores da cidade de que é quem diz ser. Para piorar a situação, ele não consegue contatar sua mulher e filho. Rapidamente, Burke percebe que nem tudo é o que parece ser em Wayward Pines e que o cenário bucólico do lugar esconde algo sinistro.



A resenha de hoje é sobre um livro bem interessante que foi lançado ano passado pela editora Planeta. Sim, estou falando de Pines! Ele foi publicado no começo do ano passado, chegou aqui no Brasil praticamente junto que a série de tv.

Na trama somos apresentados ao personagem principal, Ethan Burke, porém Ethan não sabe seu nome de início, tampouco onde está. Ele acorda em uma floresta sem documentos, dinheiro ou qualquer memória sobre sua vida. Sem rumo Ethan decide vagar pela floresta até encontrar uma pacata cidade, Wayward Pines.

Wayward Pines é uma cidade pequena, aquele tipo de lugar em que todos se conhecem e por conta disso a chegada de Ethan não passa despercebida. Ele tenta se comunicar com sua esposa com um telefone que estava na rua, mas como não tinha dinheiro, não foi possível completar a ligação. Mas antes de sair da cabine telefonica ele decide vasculhar a agenda telefonica a porucra de algo familiar e um nome lhe chama atenção: Mack. Ele vai atrás de Mack mas descobre que o mesmo não o conhecia e isso lhe deixa bastante frustrado e com raiva e por conta de problemas já agravados, Ethan desmaia. Ao acordar percebe que está em um hospital, já em um bom estado e o melhor, sua memória havia voltado. Ethan se lembra porque estava em Wayard Pines, estava procurando outros dois agentes que haviam desaparecido na cidade.




Após sair do hospital - contra a vontade da enfermeira - Ethan vai tentar se hospedar na cidade, o que é um tarefa difícil tento em consideração o estado debilitado dele e a falta de documentos de identificação. Mesmo com tudo para não ser aceito Ethan consegue convencer a atendente do hotel a ficar lá uma noite com a afirmação de que no dia seguinte iria a delegacia recuperar seus documentos e dinheiro. Como ele estava  com bastante fome foi para um restaurante e chegando lá contou toda a história para a atendente do recinto, disse que estava procurando agentes que haviam desaparecido em Wayard Pines e ela acredita em toda a história dele, Após servi-lo ela dá um endereço e disse que ele fosse lá.

No dia seguinte Ethan foi nesse endereço e teve uma enorme surpresa: Não era a casa da bartender mas sim um local caindo aos pedaços com um enorme odor de putrefação, e ao averiguar o lugar descobriu que um dos agentes no qual ele procurava estava lá, brutalmente assassinado.

Pines é um livro muito emocionante, para os leitores que curtem uma pegada mais policial/suspense/thriller psicológico esse é um "prato cheio". Para os que querem se aventurar no gênero podem ler o livro sem medo de decepções pois esse segue sem partes monótonas. Pelo contrário, cada página é uma surpresa, somando isso a uma escrita de fácil compreensão a leitura se torna facilmente fluida.

Com a narração em terceira pessoas somos apresentados não somente ao personagem Ethan mas também a sua família, que ao não terem notícias dele o declaram morto. Sua esposa e filho passam por momentos angustiantes até descobrirem que ele não estava morto e que eles poderiam ajuda-lo.

Como já foi dito anteriormente o livro já foi adaptado  em forma de série pela Fox. A 1° temporada conta com apenas 10 episódios e pelo que vi no piloto acredito que venha a ser bem fiel com relação ao livro, por isso se está com dúvida com relação a leitura dê uma assistida.

15 comentários

  1. Não conhecia o livro e achei legal ele ser adaptado, porém não faz o meu estilo no momento, sabe quando você está meio chata pra livros? Estou nessa faze e espero que passe logo, gostei da sua resenha e se não fosse essa minha fase gostaria de ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Não conhecia o livro, mais fiquei muito interessada em todo esse suspense. Me pareceu que os acontecimentos vão se desenrolando de forma mais rápida e o protagonista vai correndo atrás de pistas e eu gosto muito desse tipo de história. Fiquei curiosa para saber por que o cara do restaurante, sabia exatamente o lugar onde o policial que ele procurava estava assassinado, misterioso em. Espero poder ler em breve esse livro.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    O livro parece muito legal, mas esse tipo de gênero de investigação não chama muito a minha atenção!
    Amei seu blog, muuito lindo! *-*

    Vitória, www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, esse é um livro que tenho vontade de ler desde o lançamento, me parece uma leitura bem cativante e instigante, certamente lerei assim que puder. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  5. Oi Italo.
    Eu já ouvi falar da série mas não cheguei a assistir.
    Mas me interessei bastante pela história e adoraria ler o livro.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou dos leitores que curtem essa pegada mais thriller, mas eu me interessei pelo enredo, acho que tem grandes chances de me pegar, sabe?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie
    não sou muito fã desse tipo de leitura mas gostei bastante do enredo e tudo mais, é uma bela dica para quem curte o gênero e espero poder ler em breve

    Beijo
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro Pines e se alguma vez já vi alguma resenha, não recordo, também não sabia da série. O enredo que envolve Ethan é bem louco, né? Eu gostei bastante, achei diferente, não é um livro que compraria, mas não descarto a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Parece uma leitura bem dinâmico e instigante, gosto de livros assim, vou anotar a dica. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, não curto muito a temática, mas adorei sua resenha. Quem sabe leio mais para frente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Esse é o tipo de livro que mergulharia de cabeça sem pensar duas vezes. Tem uma premissa e tanto, gostei da trama e todo o mistério em torno da cidade. Quero saber como ele sairá dessa enrascada.
    Adorei a resenha.
    Abs
    ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    Eu não conhecia o livro nem a série! Mas me interessei bastante, pois gosto muito de thriller psicológico.
    Quando tiver oportunidade lerei!
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Olá! Ainda não conhecia a série nem o livro, mas confesso que fiquei com muita vontade de ler! Adoro livros com muita ação, apesar de ter ficado receosa com a angústia que vou sentir desss partes de mistério e busca desse personagem principal.
    Fiquei com água na boca!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adoro romances policiais com pitadinhas de suspense, fico sempre tentando desvendar o mistério antes dos investigadores. Já tinha ouvido falar no livro, mas infelizmente ainda não me surgiu oportunidade de leitura. Vou anotar a dica e adquirir assim que possível!

    ResponderExcluir
  15. Que maneiro! Fiquei mega curiosa sobre Ethan e como ele saira da situalçao! Suspense, com toque de investigação, sempre me chama atenção! ^^ Espero ler em breve!
    Beijos, Min

    ResponderExcluir