De Leitor Para Leitor: Como Ler Mais?

Oi Pessoal, tudo bem? O post de hoje eu estou fazendo em parceria com minha amiga Sharon do blog Guilda dos Leitores e nele nós vamos dar alguns dicas de como ler mais livros. São dicas simples mas que no final do mês com certeza fará uma diferença no número de livros lidos.







1. Ler o que gosta

Isso mesmo leitores, leia o que você gosta. Conhecer novos livros é muito bom e sempre legal, mas se você está lendo um livro e não está gostando, percebeu que a leitura não vai fluir e que não é o que você esperava ou não é algo que você gostaria de ler no momento, então não se force a ler o que não te agrada. Passe para um próximo livro e quando se sentir pronto ou com vontade de ler o livro você volta, seja do começo ou de onde parou.


2. Não ficar parado em um livro que não está fluindo

Sabe aquele livro que não está indo pra frente não importa o quanto você tente? Que você não consegue ler nem um capítulo direito e já está afim de ir fazer outra coisa? Esse livro só está te atrasando e por mais que seja um "desejado" talvez não seja aquele tupo de leitura que você queira ler naquele momento. Tente outros livros e quando estiver pronto volte para ele.



3. Pesquisar antes de ler

 Esse tópico é bem importante. Pesquisar um livro antes de ler vai fazer você ter uma noção do enredo, personagens e até mais coisas dependendo do quanto você pesquisar. Resenhas em blogs ou vlogs também são sempre uma boa opção para se conhecer melhor uma obra antes de decidir lê-la. Para quem tem dúvida se deve ou não ler um livro, se vai ou não gostar, pesquise!


4. Não se importar/ficar enjoado lendo em veiculos (carros, bus etc
)
Então, pessoas, quem anda de ônibus/metro sabe quanto tempo gastamos nesses veículos, e  o que seria melhor do que aproveitar esse tempo para começar ou finalizar sua leitura atual? Procurem ler epubs, neles vocês podem alterar o tamanho da fonte para uma maior o que torna a leitura mais fácil no movimento do transporte.


5. Descobrir qual formato mais te convém: ebook ou fisico

Um dos formatos que mais leio é ebook, já que posso colocar vários livros no celular e aproveitar para ler na hora que eu quiser, além do fato que consigo manter um ritmo de leitura melhor lendo em ebooks do que com livros físicos. Então descubra qual o melhor para você: físico ou e-book e aproveite



6. Ter sempre um livro com você quando for sair e não quiser socializar.


Como falei antes, eu prefiro ler em ebook pela comodidade, o que convém muito quando vou para casamentos, festas ou qualquer outro evento social que eu não queira socializar, então é só abrir um livro e pronto. Esse ponto não serve se você não curte ler em ebook, pois seria falta de educação levar um livro físico para um lugar desses e ignorar a todos descaradamente


Bem, essas foram as dicas que nós escolhemos e espero que elas sejam úteis para vocês! Caso tenham também alguma dica ou truque para ler mais deixe nos comentários que nós leremos com carinho.






24 comentários

  1. Olá,

    Primeiramente parabéns pela parceria, e segundo, adorei o post, e concordo plenamente com você, sempre ter um livro, eu sempre tenho um comigo, mas ebook não e muito comigo kkkk.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Gostei das dicas e é basicamente o que faço. Se não estou gostando da leitura no memento parto para outra e quando sentir que consigo terminar aquela pendente, vou lá e faço isso.
    Gosto muio de colocar livros no meu celular para ler na escola nos períodos vagos, entre uma aula e outra e quando acho tudo desinteressante.
    Gostei do post!

    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Bom, eu queria muito conseguir ler em veiculos, mas não rola! Principalmente depois que vi uma matéria sobre o mal que isso faz para a visão e pode descolar a retina (ou algo parecido e muito ruim que nao me lembro), portanto nem arrisco! Não me importo muito com o numero de livros lidos, até porque gosto bastante de me deliciar com eles, em um tempo certo sem me apressar, rs. Qualidade é bem melhor ☺ Flores no Outono

    ResponderExcluir
  4. Eu não consigo ler em ônibus, carro, metro e afins, então, não o faço, a quantidade é interessante, mas a qualidade hoje para mim é mais importante. Porém, tem tempos que realmente queremos e precisamos ler mais, e essas dicas são importantes. eu preciso sempre ler mais material técnico, então é minha opção de leitura ebook, pois não curto leitura digital, mas artigos científicos que são curtos :D

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Adorei as dicas haha
    Principalmente a última de não querer se socializar :)
    Com certeza vou levar essas dicas comigo ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  6. Dicas incríveis...adorei!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas...
    Ultimamente minhas leituras andam tão paradas :/
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie
    nossa, são belas dicas, adorei. De fato, é sempre bom pesquisar pois as vezes as resenhas nos dão uma boa base do que esperar e eu não tenho problemas de ler em onibus, na verdade é ótimo, adorei o post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas! Eu faço exatamente tudo isso :)

    ResponderExcluir
  10. Se eu ler mais ainda, acho que minha família me interna... hahaha
    As dicas são ótimas, parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  11. Oláá! Ótimas dicas, sou uma pessoa que sempre tenho um ebook por perto porque não é toda hora que estamos a fim de socializar. Adorei o post e os gifs. Hermione!!!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond |
    Fan Page

    ResponderExcluir
  12. Amei o post! As dias 2 e 6 são as que mais utilizo. Não tenho mais pena de abandonar um livro que não está rendendo e estou SEMPRE carregando um livro comigo. Nunca se sabe quando um lugar nos deixará no tédio rss.

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu acho que esse tipo de questões são bem naturais de cada um, não curto usar táticas pra isso, gosto de seguir o meu estado de espírito, tem época que a gente lê mais e em outras a gente lê menos mesmo. O Importante pra mim é gostar e entender as leituras que eu fiz, beijos
    Kris - Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Sempre deixo meu e-render na bolsa, leio mais livros físicos, porém como evito comprar sagas eu as salvo nele.
    Em casa leio os livros físicos e caso tenha tempo, na rua leio no e-reader, no ônibus prefiro escutar música.
    Faltou só falar da ressaca literária kkk
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  15. Dicas preciosas para a sobrevivência do leitor :D
    Eu tendo levar sempre um livro na bolsa para ler em filas e nos ônibus da vida, para quando ficar entediada ou para atualizar aquela leitura atrasada. Eu prefiro os físicos, mas não desmereço os livros digitais e sou adepta deles. Leio no app do Kindle no celular :D
    beijos!

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas, eu, véio, leio vários ao mesmo tempo pela questão do início, pois á maioria não flui comigo e, por isso, que sempre leio outros. Não gosto de ler em ônibus, minha visão rodeia o livro e nunca para nas letras! HAHA!

    Abraços & até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Amei o post, as dicas são ótimas e as gifs mais ainda, haha!
    Antes eu passava mal quando lia no ônibus, mas hoje já passou a fazer parte da minha rotina.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ítalo, tudo bem?
    Adorei as dicas. Tenho um grande problema com a dica 2, sabe? Fico insistindo e insistindo na leitura, porque odeio desistir de leituras. E a dica 4 é ótima, pois sempre fico enjoada, mas preciso pegar dois ônibus.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  19. Oii,
    Meus problemas são: Eu insisto na leitura e eu fico muitoooo enjoado lendo em movimento hehe.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Sigo todas as dicas e aprendi a abandonar livros que não gosto e simplesmente não me fazem nada bem. Prefiro ler para me divertir, ou até mesmo para passar o tempo. Decidi substituir programas de televisão que me chateiam por livros. Adorei a postagem!Bjs e boas leituras!

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem? Adorei as dicas do post, parabéns, acho que as primeiras são as mais importantes: ler o que gosta e não ficar forçando leitura alguma. Ultimamente eu tenho focado mais nisso e consegui aumentar consideravelmente meu número de leituras durante um mês. De um dígito pra dois.

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Uma vez eu fiz um post com dicas parecidas com essas. São muito importantes na vida de um leitor e "Não ficar parado em um livro que não está fluindo" tem sido algo imprescindível na minha vida atualmente.

    xoxo

    ResponderExcluir
  23. Olá, eu tenho o hábito de ter um livro sempre por perto, assim sempre que surge uma oportunidade eu estou lendo, o que me ajuda bastante a ter um ritmo de leitura mais ágil.

    ResponderExcluir
  24. Olá, bom post. Mas eu acho que o principal é ler oq se gosta mesmo. Quando gosta você flui a leitura. ^^

    ResponderExcluir