Resenha: As Lagrimas de Shiva por César Mallorquí

As Lagrimas de Shiva
Editora: Biruta
Páginas: 200
Nota: 4/5

Sinopse: Em certa ocasião, faz muito, muito tempo, eu vi um fantasma. Isto mesmo: um fantasma, uma aparição, um espírito; pode chamar como quiser, o caso é que o vi. O fato ocorreu no mesmo ano em que o homem chegava à Lua. Houve momentos em que tive muito medo como se estivesse vivendo numa novela de terror.
Tudo começou com um mistério: o desaparecimento de um objeto muito valioso, perdido durante sete décadas.
As Lágrimas de Shiva, assim se chamava o objeto extraviado. Vinganças, amores proibidos e estranhas desaparições, tudo envolvia o misterioso objeto. Havia um fantasma, afirmo, e um segredo muito antigo oculto nas sombras, mas aconteceu bem mais do que poderia imaginar.


A resenha de hoje é do livro As Lagrimas de Shiva escrito por César Mallorquí, essa foi a minha segunda experiência com livros do autor e posso afirmar: César tem um verdadeiro talento para a escrita. As Lagrimas de Shiva é um enredo bem mais simples e leve comparado A Ilha de Bowen mas não deixa de ser um bom livro.

Nesse livro somos apresentados a Javier, um jovem em transição, no começo da puberdade, que está em uma fase de conhecimentos. Javier mora com seus pais e seu irmão. Mas seu pai fica doente, o chamado Bacilo de Koch - ou tuberculose - e no fim da década de 60 o tratamento para uma doença como essa não era eficaz pela falta de tecnologia. O pai dos meninos chegou a ficar fora de casa por um tempo por conta do tratamento. Quando ele iria voltar ainda teria chance de contagio por isso tanto Javier quanto seu irmão iriam viajar para casa de parentes.

Às vezes, sem saber muito bem como nem por que, acontecem coisa que nos modificam por dentro e nos fazem ver o mundo de outra forma. Muitas vezes são acontecimentos banais, daqueles que na hora em que vivemos não tem a menor importância, mas que com o tempo adquirem uma inesperada transcendência. Foi isso que aconteceu quando meu pai ficou doente

Javier vai para a casa de sua tia Adela se hospedar na Vila Candelaria. Lá ele irá morar com seu tio, tia e as quatro filhas do casal, que são primas de Javier. As garotas chamam-se Rosa, Margarida, Violeta e a caçula, Açucena. Javier é muito bem recebido na casa dos tios e as garotas o tratam superbem, com exceção de Açucena, que não fala um palavra para com Javier por ter vergonha do mesmo.



O jovem garoto tem um quarto só para ele e pouco tempo depois que chega na casa percebe que algo acontece, mas não qualquer coisa. Javier nota a presença de um certo espírito, alma, aparição, chamem como quiser. Certa noite enquanto ele estava dormindo sentiu essa presença e decide sair de sua cama e ao perambular pela casa "seguindo" a presença percebe que alguém o observou. Era sua prima Violeta. Ela também conseguia ver a aparição antes mesmo de Javier chegar em sua casa e fica surpresa pois até então era a única. Violeta acaba voltando ao seu quarto e Javier faz o mesmo. No dia seguinte teria muito o que conversar com sua prima.

No dia seguinte Violeta vai contar para Javier sobre uma antiga história que envolvia a Vila Candelaria e gerações antigas da família Obregón. Javier passa então a conhecer a história de Beatriz Obregón, uma antepassada de sua família que ficou conhecida por ter deixado um membro da Família Mendonza plantado no altar enquanto supostamente fugia com seu presente de casamento para algum lugar. Mas esse presente era nada mais nada menos que  As Lágrimas de Shiva, uma joia muito valiosa.  Beatriz fugiu e ninguém nunca mais ouviu falar dela e desde então as famílias Mendonza e Obregón se odeiam.

"E isso, creio eu, era o que concedia tanta autenticidade ao relato, pois a vida, como eu descobri com o passar dos anos, sempre esconde algo diferente do que se percebe à primeira vista."

 Jaiver começa a fazer especulações sobre a aparição do fantamas de Beatriz Obregón e o motivo de sua fuga e logo esses dois começam a fazer uma investigação detalhada sobre o passado da família Obregón para poder descobrir o que levava a Beatriz a aparecer e terem a resposta sobre o sumiço da tão famosa Lagrimas de Shiva.

César Mallorquí mais uma vez consegue fazer um livro instigante até o fim com personagens inteligentes e sagazes. O enredo é muito instigante e me fez ler o livro em poucos dias. A atmosfera de suspense e mistério deixam a leitura ainda mais fluida e faz com que o leitor queira sempre ler mais, mais e mais!

A edição da editora Biruta está bem simples, com folhas brancas, uma diagramação normal sem nada extravagante e uma revisão incrível. A capa do livro é bem simples e nos faz ter uma ideia de como é a Vila Candelaria.

Então, se você gosta de um livro juvenil, com uma escrita simples mas com um toque de mistério, suspense e sobrenatural As Lagrimas de Shiva acaba de se tornar uma leitura obrigatória para você!

15 comentários

  1. Gosto de livros juvenil, com escritas simples e confesso que gostei muito da sua resenha e agora pretendo ler esse livro, pois livros assim geralmente cura minha ressaca literária

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros juvenis, mas o enredo desse não me interessou muito, sabe quando você tem aquela sensação de ter lido algo do genero?! foi essa impressão que tive

    ResponderExcluir
  3. Oi, Italo!
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa bem legal. Eu gosto de livros do gênero então quando tiver oportunidade vou ler o livro.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  4. Apesar de a capa realmente não chamar em nada a atenção,só pela sinopse eu já me interessaria. Adorei sua resenha,me convenceu a realmente dar uma chance a essa obra.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Italo :)
    Desde que eu li A Ilha de Bowen fiquei apaixonada pelo autor, quero ler tudo que ele escreve. Procurei no site da editora, mas achei meio caro :S Adorei sua resenha e fiquei bem interessada!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Confesso que a capa do livro não me atraiu, mas a resenha me convenceu a conhecer mais do trabalho do autor, achei muito interessante.

    laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Gostei muito da dica, pois ainda não conhecia o livro.
    Adoro um bom suspense e uma trama cheia de mistérios, e diante dos elogios só posso desejar ler a obra. Claro, vou querer ler um dia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, adoro obras juvenis, gostei da premissa e já anotei a dica!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  9. Oie
    não conhecia o livro mas o enredo está bem atraente e fiquei curiosa para ler, vou ver se pesquiso mais e arrisco a leitura

    BEIJOS
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa interessante. Não tenho o hábito livros de terror, então adoro ver os seres assombrados, como fantasmas, em obras mais leves, e essa ainda parece ter um lição por trás, com a revelação do que aconteceu com a família Obregon.
    Ótima resenha
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que resenha positiva, já fiquei curioso com as outras obras do autor, parece ser um talento muito grande! Adorei e já quero ler!

    Abraços & até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá! Não conhecia a obra, sua resenha ficou completa, explicando bem a premissa, mas mesmo assim o livro não me agradou. Acho que o genero não faz meu estilo haha Quem sabe na próxima?"


    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    Não conhecia a obra, mas achei muito interessante o enredo ^^
    A capa é bem simples, mas bonita :)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  14. Uau, que interessante! Nunca li enredo parecido, esse livro parece bem legal. Gostei da resenha e gosto bastante de fantasmas e espíritos, então acho que vou dar chance. Beijos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  15. Oii,

    História interessante.
    Não conhecia esse livro, mas estou bem curiosa para saber como tudo vai se desenrolar.

    beijos

    ResponderExcluir