Resenha: Anjo Mal por Milton Tiutiunic

Anjo Mau
Editora: Schoba
Páginas: 127
Nota: 4/5

Sinopse: Mesclando o fictício ao real, esta história cria uma nova realidade sobre Hitler e sobre como e porquê ele fez o que fez. “A lua era cheia. A data, 21 abril de 1937. Sexta-feira. E o homem chegou ao seus domínios com a sua presa. — Que farei agora? — perguntou ao anjo mau. E respondeu o anjo mau: — Degole o ser impuro! E, com uma espada afiada, o homem degolou a criança e bebeu de seu sangue. Derramou o restante do líquido vermelho sobre uma banheira e deitou-se sobre ela. Então, o anjo mau, com nostalgia, pôs a mão na cabeça do homem e disse: — Amaldiçoo-o com todo mal possível. E completou ainda o anjo: — Teu nome agora será Hitler.”





Hoje apresento a vocês o livro Anjo Mau, publicado recentemente pela Editora Schiba. O livro foi escrito por Milton Tiutiunic e nele vamos ver conhecer a história de um "anjo mau" que está presente desde os primórdios.

Anjo Mau começa com um prólogo falando de um personagem, porém nenhum nome é citado, e esse prologo se arrasta nas 30 primeiras páginas do livro de uma forma cansativa e um tanto confusa, nele um personagem sem nome conversa com o leitor o que para para mim, não fez muito sentido.

Após o prólogo vamos à história, o começo de tudo no Jardim do Éden. Deus cria o homem - Asmir -, esse por sua vez se sentiu solitário e disse para Deus. O criador então fez nascer outro ser, dessa vez a mulher - Osnir - e logo surge o amor entre esses dois.


Deus tendo uma conversa com um dos anjos, seres celestiais e perfeitos foi questionado o motivo da criação a sua semelhança e Deus lhe disse que precisava de herdeiros e o Anjo ficou enfurecido por não ser digno e Deus mandou que ele fosse ao jardim, conhecer a criação e vê o quão perfeitos eles eram e o Anjo assim fez. Lá ele viu que Deus estava certo, mas a inveja já habitava nele e com isso espalhou mentiras para Asmir e Osnir tornando-os pecadores. Ao voltar para Deus para mostrar os erros de sua criação Deus o expulsou do paraíso e o amaldiçoou.

Anjo Mal - Satanás, como passa a ser denominado - passa a vagar pela terra com o objetivo de tornar o homem cada vez mais corrupto, sujo, trapaceiro. O livro transita através de épocas, sejam bíblicas ou históricas e mostram que o homem é corruptível através de ação de Satanás. Inclusive o livro fala de Hitler, grande personagem histórico e mostra que Satanás o influenciou a começar a 2° guerra mundial.



Anjo Mal se mostrou sendo um livro muito bom. Milton Tiutiunic tem uma escrita bem fluida e o livro de 127 páginas foi lido em menos de 2 horas por mim. Ele conseguiu fazer um livro fictício usando acontecimentos reais e bíblicos de uma forma bem bacana e interessante.

Outro ponto que vale a pena ser ressaltado é a edição do livro. A Schoba fez um trabalho gráfico impecável! A cada começo de capítulo temos uma asa do Anjo Mau. Se você está budcando uma leitura rápida e de entretenimento Anjo Mau é a escolha certa!



14 comentários

  1. Oi!
    Eu não conhecia esse livro mas fiquei interessada pela premissa! Gosto de estórias que envolvam fatores históricos de forma bem feita, utilizando fantasia ou não.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  2. Oiii, fico realmente feliz que tenha gostado deste livro. Preciso confessar que tenho um amor por livrinhos com essa quantidade de páginas <3 preciso ler este hahahahaha
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi Ítalo, esse livro não me interessou não.
    Eu raramente gosto de livros com temática relugiosa cristã, e este parece seguir bem a linha que costuma me desagradar.
    Acho de péssimo gosto e limitação criativa essas narrativas que colocam demônios causando desastres. Enfim, não vou explicar meu raciocínio aqui, pq além de extenso poderia causar algum debate desagradável no seu blog. Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ítalo, esse livro não me interessou não.
    Eu raramente gosto de livros com temática relugiosa cristã, e este parece seguir bem a linha que costuma me desagradar.
    Acho de péssimo gosto e limitação criativa essas narrativas que colocam demônios causando desastres. Enfim, não vou explicar meu raciocínio aqui, pq além de extenso poderia causar algum debate desagradável no seu blog. Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ítalo, legal esse livro, eu ainda não conhecia. Esse tipo de temática me envolve e eu gosto bastante. Também gosto de livro mais curtinhos, a leitura é rápida e geralmente o autor não fica com enrolação.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei da resenha. Achei a premissa da obra bem interessante, e como é da Schoba, editora que gosto muito, certamente leria.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gente, que diagramação perfeita! Quando comecei a ler sua resenha, achei que não ia curtir, porque, se tratando de um livro que já é de poucas páginas, quase desanimei quando vi que o prólogo tomava 30 delas e que ainda é arrastado. Mas quando continuei a leitura e vi todos os acontecimentos criados por Milton fiquei mega empolgada para conhecer o enredo. Sou apaixonada por livros onde o foco são acontecimentos bíblicos ou históricos - quando estes não são completamente distorcidos, claro. A capa da obra também ficou fantástica. Adorei a sua resenha e já anotei a indicação :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  8. Nossa,achei a história muito interessante e original.
    Adorei sua resenha,me convenceu bastante. A edição do livro tá incrível! É um livro que com certeza eu leria e teria!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não sei se fiquei interessado ou não, sua resenha foi boa, mas não sei se iria gostar da leitura, mas quem sabe, né? ><

    Abraços & até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro e confesso que não me interessei muito, por não fazer meu estilo de leitura. Que bom que se surpreendeu e leu tão rapidinho! Faz tempo que não consigo ler nada com tamanha rapidez. Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olha, só não fiquei interessado porque parece que o livro não traz nada de novo sobre essa perspectiva da criação do homem na visão cristã.

    Só quero ressaltar que sua resenha foi de uma clareza, quanto ao pontos que o livro traz. Parabéns! Ótimas resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia o livro, mas fiquei muito interessado. Achei muito bacana ele misturar a história bíblica com alguns elementos fictícios originais.
    E parabéns por conseguir ter lido o livro em menos de 2 horas.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii!
    Adorei o tema do livro, porque realmente me interesso sobre o assunto! O livro é lindo!

    Vitória, www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    A temática do livro é interessante, e que bom que apesar do prólogo lento o livro foi bom de um modo geral.
    Bjs

    ResponderExcluir