Resenha: A Lista por Cecelia Ahern

A lista
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Nota: 4/5

Sinopse: Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.


Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.

Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.



Quando estamos sem saída sempre haverá alguém para mostrar a luz no fim do túnel. E a de Kitty foi à matéria deixa por sua amiga que será uma nova chance de recomeçar.

Tudo começa com Kitty indo visitar sua amiga, Constance, no hospital devido ao câncer de mama contraído há alguns meses. Mas a vida de Kitty não anda muito boa devido a uma matéria publicada pela mesma, incriminando Colin Maguire de estrupar duas adolescente e ser pai do filho de uma delas.




Desde que a reportagem foi publicada a vida de Kitty piorou, começaram a atacar sua casa e a falar mal dela na rua. Seu emprego na revista em qual trabalha também está correndo risco.  A única chance dela conseguir mudar toda essa situação é dar continuidade há uma matéria de Constance intitulada A Lista onde contem o nome de cem pessoas. Sua missão é saber como cada pessoa da lista se liga e contar a história de cada um. 

Kitty/Katherine Logan é um jornalista destemida e muito curiosa, sempre a procura de algo que fuja dos padrões das matérias atuais. Mas depois da catástrofe com a reportagem vai ter que muda seus pensamentos e a forma de ver o mundo. Tudo que ela conhecia vai desmoronar e pior de tudo, vai ter que conseguir perdoar a si mesma e conseguir o perdão de Colin. 





Steve é o melhor amigo de Kitty e tambem é jornalista, ele vai ser uma das pessoas que fara a mesma enxergar que ela se tornou um ser humano horrível e fara ela ver que caso ela não mude, acabará sozinha. 

A narração é ótima, pouco arrastada nos primeiros capítulos, mas logo isso muda quando começamos a ler a história de cada pessoa da lista. Está em uma ótima edição, com folhas amareladas e em cada começo de capítulo temos um desenho de galho de árvores florido. A capa trás o nome das pessoas da lista e uns desenhos de galho na frente nas cores roxo e cinza dando um ótimo contraste a capa.



A Lista mostra um pouco de como podemos muda a vida da gente mesmo quando pensamos que não há mais saída. Que amigos fazem uma grande diferença na vida de qualquer um e sempre vão está lá pra ajuda mesmo sem merecemos. Sempre haverá uma luz no fim do túnel pra nós guia nos momentos difíceis. E que antes de perdoamos alguém, precisamos primeiros perdoa a nós mesmo. 


Resenha por
Babih 

2 comentários

  1. Oi Babih!
    Minha amiga leu e resenhou lá para o blog. E ela gostou do livro também, mas achou fraco e esperava mais. Tipo, ela detestou a protagonista, e o que salvou a narrativa pra ela foram os secundários. Eu só li Simplesmente Acontece da autora, mas realmente não é meu tipo.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Já tinha visto "A lista" e o enredo me instigou bastante, pois me lembra outros livros da editora que gostei bastante.
    A Novo conceito está de parabéns com os novos lançamentos.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir