Precisamos LER "Sejamos Todos Feministas"

"O problema da questão de gênero é que ela se prescreve como devemos ser em vez de reconhecer como somos. Seríamos bem mais felizes, mais livres para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso das expectativas de gênero" 
Chimamanda Ngozi Adichie

Sejamos Todos Feministas  |  Editora: Companhia das Letras  |  Páginas: 63  |  Nota: 5/5  |  Skoob  |  Compre


Hoje eu tive a oportunidade de ler o livro "Sejamos Todos Feministas" que estava dentre os desejados desde meados de 2015. Comecei o livro com a intenção de lê-lo somente por cima, e depois, com calma ler todo de uma vez. Mas não consegui parar por nenhum instante, e quando me dei conta, tinha acabado de ler o primeiro livro favoritado do ano(e uma das melhores leituras até então).

Os que não leram devem estar se perguntando o motivo desse livro ser tão bom e ter ganhado esse destaque todo dentre as minhas leituras. O fato é que Sejamos Todos Feministas traz uma mensagem muito, muito importante. O livro trata-se do discurso feito em uma conferência do Tedx, por Chimamanda Adichie, uma jovem escritora de origens africanas.

O livro é basicamente o discurso transcrito, logo, tanto ele quando o vídeo sobre o qual ele é baseado são ótimos e passam a mesma mensagem: feminismo é importante sim! A escritora, em seu discurso, traz relatos na qual a mesma vivenciou,

De início, ele começa a falar sobre uma discussão que estava tendo com um amigo, por volta dos seus 14 anos, quando pela primeira vez é chamada de feminista. Ela não sabia o que significava isso, mas pelo tom do rapaz, não era algo bom. Com experiência adquirida pela vida, Chimamanda percebeu em diversos momentos que ser feminista não era algo visto com bons olhos pelos outros.

Quando ela lança o livro Hibisco Roxo recebe um conselho de um desconhecido. Ele dizia para que ela nunca se intitulasse feminista, pois feministas eram mulheres infelizes, contrária a essa ideia, ela passaria a ser uma "feminista feliz". Porém, não só este desconhecido tinha uma visão equivoca sobre feminismo, como outras pessoas também. Ela era uma mulher feminista que era feliz, e como qualquer outra pessoa, tinha outros preferências, que para alguns, não fazem jus as seguidoras do feminismo.

"[...]só queria ilustrar como a palavra "feminista" tem um peso negativo: a feminista odeia os homens. odei sutiã, odeia a cultura africana, acha que as mulheres devem mandar nos homens; ela não se pinta, não se depila, está sempre zangada, não tem senso de humor, não usa desodorante."
No discurso ela ainda fala sobre como mesmo sendo uma mulher independente, não pode andar em certos lugares da Nigéria sem uma companhia masculina, pois seria barrada. Mostra que não só no presente, mas no passado, o machismo era bastante presente, que a figura masculina tendia a dominar a feminina.

Com um discurso/texto simples e direto, Chimamanda Idichie faz várias críticas à sociedade, sobre a ideia que as pessoas tem de feminismo e sobre o que ele realmente é. Sobre como é em muitos momentos difícil ser mulher. Além das críticas, qualquer leitor termina esse texto com inúmeras reflexões, e, se sensato for, passará a mudar certas posturas e atos.

Eu, como homem, terminei esse livro sem saber exatamente o que pensar ou fazer. O primeiro sentimento que me veio foi gratidão. Gratidão pela mensagem que o livro transmitiu. Gratidão por tudo que ela disse, por ter tido a ideia e ido pra frente com esse discurso sensacional. Após ler esse livro só consigo me ver prestando atenção em dobro no que falo e penso. Na sociedade em que vivemos discursos machistas se propagam com uma velocidade incrível, o que é bem triste, e todos, principalmente nós homens, devemos nos policiar com relação a isso, pois qualquer tipo de fala ou pensamento machista deve ser erradicado.

E para terminar esse post, deixo aqui uma das melhores quotes do livro:

"A meu ver, feminista é o homem ou a mulher que diz: "Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar". Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar"  

26 comentários

  1. Ei, Ita! Adorei a resenha. Você conseguiu destacar bem o que a autora quis transmitir com esse discurso. Essa foi uma das minhas melhores leituras do ano passado e eu recomendo pra todo mundo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Italo!
    Esse é um livro quero ler já faz algum tempo.
    Me interessa ainda mais por ele falar do feminismo como algo que trata sim com igualdade mulheres e homens. Muitas pessoas tem a ideia errada e por isso o movimento é tão mal visto. :/
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Caramba, que bacana! E o livro parece ser tão pequeno, mas grande em palavras e reflexões. Muito boa resenha, me despertou interesse!

    ResponderExcluir
  4. Aaaah que demais, não conhecia o livro e adorei conhecer! Agora quero muito ler pois amei o tema demais! Sua resenha ficou ótima!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  5. AAAAH concordo completamente com o último quote que você colocou no post, eu não conhecia o livro e curti bastante a proposta dele, por ele ser o discurso dela transformado num livro, vou indicar ele para uma amiga minha que curte bastante esse tipo de livro!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Ahh amei o quote!!! É um título que já esta na minha lista de desejados, desde que soube do seu lançamento, e depois porque só leio bons comentários, assim como na sua resenha, que me deixou ainda mais motivada e instigada para conhecer essa trama, que parece ser bem envolvente, heim?! Acho que irei adorar e não vejo a hora de ter meu exemplar em mãos!
    Boas leituras :)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar bastante do livro, mas ainda não tive oportunidade de ler. Fiquei pensando sobre enquanto menina, ser chamada de feminista e achar que aquilo não era bom. Deve ser uma leitura muito relevante e atemporal. Quero ler.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Quanta sensibilidade em uma resenha, Italo! Parabéns por ser um homem incrível e capaz de ler um livro como esse com o coração aberto à causa feminista. Eu confesso que o feminismo no Brasil está crescendo com diferentes vertentes: algumas não me representam, outras quero abraçar e gritar para o mundo, mas todas têm seu valor nesse momento em que as mulheres são cada vez mais massacradas em sua autoestima e liberdade (seja por homens ou pela cultura do consumo que impõe padrões causadores de infelicidade).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu vi essa palestra e Chimamanda é uma mulher fantástica, ela aborda um tema tão sério de maneira tão simples que qualquer um compreende o que ela diz, isso é ótimo, compreender o feminismo e apoia-lo é mais que necessário.

    ResponderExcluir
  10. Que resenha maravilhosa!! Como dito ali em cima, bacana você ter dedicado seu tempo a ler um livro sobre o feminismo e melhor ainda ter entendido a mensagem que ele quis passar.
    Ainda não tive a chance de ler, mas quero conhecer o trabalho da autora :)



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  11. Olá, adorei você ter nos trazido uma explanação do livro, pois pelo titulo eu achava que era apenas mais um daqueles livros chatos de feminismo. Mas pelo que você nos mostrou, o livro traz uma mensagem bastante importante e que deve ser espalhada. Vou buscar ler o livro sim.

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu fico super, super, super feliz ao ver mais pessoas conhecendo as palavras da autora e entendendo-as. Esse é um livro que eu indico para todo mundo, pois é uma leitura essencial para que entendamos a importância para o mundo de sermos todos feministas. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  13. Oie
    esse livro simplesmente me devastou, é aquele livro que tenho vontade de comprar 1000 e sair distribuindo para todos que conheço para ver se as pessoas entendem o que é o feminismo. Eu amei e tambem é um dos meus favoritos, adorei sua resenha <3

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e fico contente quentenahs gostado da leitura, quem sabe se eu não lerei..? :)

    Bem, sou a favor do feminismo, e acho que na nossa sociedade tem vindo a desaparecer, mas há quem não o compreenda e o extremize... :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom? Esse discurso é mesmo fantástico, e deveria ser lido/assistido por todos, para que entendam melhor o movimento e suas causas. Chimamanda é incrível e quero ler tudo que essa mulher escrever <3 Gostei da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Italo,

    Acho esse livro ótimo. Eu como feminista, acho didático e até mesmo feito para "homens ler" e entender melhor o movimento. To sempre indicando esse livro hahahahaha por isso adorei sua resenha. :)

    bjs!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Estou encantada com sua resenha e estou com uma necessidade enorme de sair agora mesmo e comprar esse livro, acho que livros como esse devem ser valorizados para todos aprenderem o sentido e o significado de "Ser feminista", acho muito interessante um menino ler um livro sobre esse assunto e buscar saber mais.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, Italo! Desde o lançamento estou de olho nesse livro, rs. Sua resenha me deixou ainda mais instigada para tirar minhas próprias conclusões sobre, desde que já conferi diversas opiniões positivas a respeito do mesmo.

    Beijos,
    Blog Anne & Cia.

    ResponderExcluir
  19. Oi.

    Já conhecia o livro e quero muito ter a chance de ler. Concordo com você, na nossa sociedade, uma boa parte é machista, são ditas tantas coisas que me deixam de boca aberta. Esse livro deveria ser lido por todos os homens.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Ítalo.

    Parabéns pela leitura. Ver que um homem se propôs a ler um livro com essa temática me deixa muito feliz.
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esta obra, nas em algum momento isso será feito.
    Feminismo nunca foi e nunca será sinônimo de infelicidade!

    Bjos

    ResponderExcluir
  21. O feminismo é um assunto polêmico por ser mal interpretado. Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
  22. Oi Ítalo, como está?
    Parabéns muito sinceros pela leitura da obra e por tua resenha. Com certeza o feminismo é um assunto que deveria ser debatido com muito mais seriedade e levado muito mais a sério porque infelizmente nesses nossos tempos atuais, ele tem sido tratado com desmerecida leviandade.
    "A meu ver, feminista é o homem ou a mulher que diz: "Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar". Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar." - Com certeza é preciso melhorar MUITO ainda porque a humanidade está muito longe da real evolução de caráter.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Ual, fiquei ao mesmo tempo alegre e assustada pela resenha ter sido escrita por um homem, passei toda ela pensando que estava lendo algo escrito por uma mulher feminista, pois é dificil ver homens que defendam essa causa, a maioria somente diz que é uma perda de tempo e zoam das mulheres que se intitulam feminista, gostei muito de sua resenha, bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Adorei ver suas impressões sobre essa obra, pois até agora só tinha visto mulheres abordando-a.
    É muito raro ver homens defendendo ou até mesmo falando sobre o feminismo da forma como fez e seu sentimento de gratidão pela autora ter seguido em frente foi o que me deixou mais curiosa para conhecer a obra.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  25. Tenho esse livrinho desde o ano passado mas ainda não o li, acredita? Quero muito, mas não consigo encaixá-lo e é tão pequenininho!!!

    Acho muito bom todos o lerem, independente de gêneros. É algo que precisa ser debatido e refletido até a exaustão para que a sociedade seja tão mais saudável...

    Parabéns pela resenha e pela leitura!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  26. Olá!!
    Não conhecia esse livro e apesar de não ser meu gênero favorito fiquei encantada pela mensagem que ele transmite e por sua resenha!! Com certeza esse livro será uma das minhas próximas leituras! E com certeza esse é aquele tipo de livro que todos deveriam ler!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/02/resenha-e-viveram-felizes-para-sempre.html#comment-form

    ResponderExcluir