Resenha: Jogos Macabros por R.L. Stine



Jogos Macabros
Editora: Globo Alt
Páginas: 280
Nota: 2/5
Ano: 2016  |  Skoob

Sinopse: Conhecido mundialmente por seus livros de terror e suspense, com centenas de milhões de exemplares vendidos, R. L. Stine desponta no cenário da ficção juvenil pela genialidade na criação de enredos sinistros. O“Stephen King da literatura juvenil” ficou famoso na década de 1990 com a aplaudida coleção Rua do Medo. Quase duas décadas depois do último volume, Stine atende aos pedidos dos leitores e lança o livro inédito Jogos macabros, publicado no Brasil pela Globo Alt.
Tal como os outros títulos da coleção, a história se passa na velha cidade de Shadyside, nos EUA, conhecida por ser palco de acontecimentos misteriosos e aterrorizantes envolvendo os alunos da escola local. Todos na região conhecem a excêntrica e rica família Fear, e sabem também do passado terrível que os assombra. Apesar desses histórico nada promissor, Brendan Fear parece ser um garoto diferente de sua família. Gentil e simpático, o jovem vive rodeado de colegas e chama a atenção de Rachel Martin, uma garota simples, colega de classe dele.
Quando o aniversário de Brendan está prestes a chegar, ele começa a planejar uma comemoração um tanto diferente na isolada ilha do Medo, onde existe um casarão de veraneio pertencente à família Fear. Rachel é uma das convidadas para passar o final de semana no local sombrio e, contrariando os avisos dos amigos, decide ir. No caminho, coisas estranhas já começam a acontecer e, ao chegarem à mansão, Brendan dá as coordenadas para o início de um jogo que se revelará o mais mortal de todos.
Repleto de reviravoltas, Jogos macabros mantém o leitor apreensivo da primeira à última página. Como todo bom enredo de R. L. Stine, a história dá espaço a fantasmas, assassinato, traição e romance, e marca, enfim, um retorno triunfal do autor à Rua do medo.


R.L. Stine já é bastante conhecido pela série Goosebumps, que por mais que eu não tenha lido, já ouvi falar. Quando vi que teria um novo livro do autor no Brasil eu decidi ter minha primeira experiência com ele. Infelizmente, não foi como eu esperava. 

Jogos Macabros vai contar a história de uma garota, Rachel, que é convidada por um garoto da escola para participar de sua festa de aniversário, em uma ilha pouco afastada da cidade. Ela aceita sem pensar duas vezes pois tinha uma certa atração pelo garoto que daria a festa. O problema é que esse garoto era Brendan Fear.



A Família Fear era conhecida na cidade pelo seu lado tenebrosos e macabro, por isso todos tendem a evitar essa família. A ilha na qual aconteceria a festa tem uma lenda na qual os Fear tinham matado seus empregados lá, em uma espécie de caça. Essa são só uma das muitas coisas em que as pessoas falam sobre eles. Entretanto, Rachel não liga e decide ir sim a festa, contrariando todas as pessoas próximas dela.

A partir do momento em que ela aceita ir à festa a pressão de sua melhor amiga para não ir é enorme. Além disso, pouco antes do dia da festa ela chega em casa e se depara com um rato morto em sua cama. Rachel achou que fosse armação do seu ex namorado e não levou o problema adiante.

Chegado o dia da festa ela vai ao cais junto com os outros convidados e todos no barco se dirigem a ilha. Mas já na ilha coisas estranhas começa a acontecer. E a festa começa com um misto de mortes, jogos e bastante comida.


Jogos Macabros acabou sendo uma grande decepção por ir seguindo clichês que já vemos em todo terror. Não tem algo de inovador aqui e isso acabou sendo o maior ponto negativo do livro. Por outro lado, o autor consegue ligar os capítulos de forma a seguirmos com uma leitura fluída e intensa. A diagramação do livro e os detalhes de capa também tornam a obra atrativa.

Se você é o tipo de pessoa que tem medo de livros de terror, mas quer começar, Jogos Macabros é excelente para isso, pois considero-o bem mediano nesse ponto. Agora se você já lê bastante esse gênero e quer fugir dos clichês, é melhor evita-lo pois pode ser uma decepção. 

15 comentários

  1. Eu não conhecia o livro mas fiz uma ideia meio errada dele com o título. Achei que fosse ser tipo jogos mortais, aliás, eu adoraria se fosse (até li um livro esses dias que é quase um jogos mortais e eu adorei) mas lendo a sua resenha eu percebi que não é bem isso e fiquei curiosa para saber mais sobre o enredo. Eu não curto terror, mas alguns livros me deixam interessada e foi o caso desse, como eu não leio muito o gênero pode ser que eu não me decepcione como você, por causa dos clichês e tal, pode ser que para mim seja uma surpresa.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu já conhecia a obra e confesso que fiquei um pouco chateado ao ver a sua nota para o livro, pois eu estava colocando uma fé enorme na obra. Essa é a segunda resenha que leio, e a outra foi bem o posto da sua rsrs. Realmente, encontrar originalidade em determinados gênero, o desse livro por exemplo, está sendo uma tarefa bem difícil. Enfim, apesar de vários clichês que vocês fluísse que a obra tem, eu ainda pretendo me arriscar e lê-la em breve. Até mais ver
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Ooi Italo, tudo bom??
    Segunda resenha que eu leio que caracteriza o livro como decepcionante,
    Acho que para os fãs de terror o livro acabou sendo fraco e sem surpresas né,
    Mas a capa está realmente linda,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Eu cheguei a ler um dos livros da série Goosebumps, mas não curti muito. Mas, claro, não é um gênero que eu gosto, e puxa para o infanto-juvenil --' Essa história não me é estranha, acho que cheguei a ler uma resenha desse livro há alguns dias. Não é uma obra que eu fiquei curiosa para ler, pois, além de não gostar de terror, gosto menos ainda dos clichês do terror :/
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Infelizmente esse livro não chamou minha atenção. Achei a premissa dele meio chata e como não sou fã do gênero terror, não tenho o interesse em fazer essa leitura.
    Mas, tenho um amigo que adora e acredito que ele se interessará pelo livro.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Ítalo, comecei ler sua resenha com o maior entusiasmo e de acordo com a leitura fui percebendo semelhanças com alguns filmes de terror e aí vc mesmo termina dizendo que é muito clichê acabou tirando minha empolgação ( adoro filmes, livros,contos de terror) mas com certeza quero algo inovador.
    Legal sua sinceridade pq vim "seca" de curiosidade só pelo título que e bem sugestivo.
    Bjs
    Mundo Literário

    ResponderExcluir
  7. Genteeeee me senti excluida hahahha pois nunca li nada do autor e neeem nunca ouvi falar nele. hahahha
    Eu achei a premissa bem legal, nunca li um livro do gênero então o clichê não se aplica no meu caso nesse livro hahahaha. Eu acho que leria sim para começar. Mas para quem já lê muito o gênero é uma pena que o autor não fugiu do clichê.
    Amei sua resenha e lindo o layout

    ResponderExcluir
  8. Olá Italo,
    Adoro livros do gênero do horror e, confesso, tinha muita curiosidade de ler esse livro, pois acho a premissa muito interessante. Entretanto, me decepcionei bastante por saber que o livro segue todos os clichês de obras do gênero. É realmente terrível quando não temos algo inovador.
    Vou tirar esse livro da listinha :(
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Itálo.
    Cheguei agora e no blog e já quero elogiar, parabéns.
    Confesso que não leria o livro, não gosto de terror por motivos de medo haha.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Que pena que o livro acabou denso decepcionante para você. Não sei se teria a mesma opinião porque adoro clichês, nunca acho demais, então isso não me incomodaria. Mas gostei da sua resenha e fiquei bem curiosa para conferir o livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eu estava até com vontade de ler o livro, mas me decepcionei por o autor não conseguir inovar no gênero do terror. O terror é um leque que muitos autores ainda não conseguiram desvendar, e Jogos Macabros pelo jeito foi mais um. Bela Resenha.

    ResponderExcluir
  12. Oi Italo!!

    Eu estou tentando muito ler terror, sempre falo e nunca faço. Mais o fato de ser tudo previsível sem nenhum diferencial dos enredos me deixou desanimada ao ponto de não começar esse estilo literário por esse livro. Entretanto obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Que pena que o livo não atingiu suas expectativas, é sempre ruim quando lemos a 'mesmice', quando queremos algo novo e que nos prenda, eu super te entendo, ainda assim devo admitir que pela premissa e a capa eu super leria o livro, parece um terror daqueles!! Enfim, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  14. Acho que seria uma boa leitura para começar em relação ao terror, como não sou costumada a ler terror um livro muito forte me deixaria traumatizada, apesar de ser clichê como vc falou, eu gostei já que nunca li nenhum terror a não ser um de serial killer

    ResponderExcluir
  15. Oi Italo, tudo bem?
    Que pena que o livro não era o que você esperava, eu adoro um bom terror então acho que esse livro não me agradaria também, ainda mais que se trata de um clichê. Então eu não leria ele no momento.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir