Resenha: Nas Alturas por Camila Gatti

Nas Alturas
Editora: Empíreo
Páginas: 244
Nota: 1/5

Sinopse: Marina é uma bela aeromoça acostumada a conquistar corações por onde passa. Franceses, italianos, israelenses, todas as nacionalidades são vítimas dos seus encantos tipicamente cariocas. Consciente de suas habilidades, ela prefere não se apegar a ninguém e deixa suas marcas em todos os lugares do mundo. A cada nova experiência, Marina se realiza plenamente como mulher, livre para fazer apenas aquilo que seus desejos mandam. Porém, suas escolhas também têm desvantagens, e ela começa a pensar se tanta liberdade vai conseguir preencher os espaços dentro de seu coração. Inspirado em fatos reais.



No primeiro capitulo vemos com é a vida de Marina, uma brasileira que é aeromoça. Desde que conseguiu mudar seus planos de voo domésticos para voos internacionais Mariana começa a ter vários “amores” em todos os países por onde passa. E no Brasil mantém um namoro de três anos com Germano, um homem rico herdeiro de uma fazenda.

Cincos anos se passam Mariana casa-se com Germano, mas mantém suas vidas e seus amantes bem ativados. Um deles é Etienne, um francês por quem Mariana se diz “apaixonada”, ele retorna querendo vê-la,  o que faz com que Mariana reflita melhor sobre sua vida e suas atitudes.

Mariana é uma mulher independe, mas que tem um ego enorme. Gosta de ter vários homens aos seus pés. Tornou-se vazia por dentro, sem saber o que realmente é amar algo ou alguém.

Etienne, belo francês e de boa família larga tudo para correr atrás de Mariana a onde quer que ela esteja. ele sabe no fundo que Mariana nunca será dele de verdade.

A narração do livro é feita em terceira pessoa, aonde temos cenas focadas principalmente em Mariana, porém o livro torna-se parado e monótono, tornando-se uma leitura cansativa e arrastada. A capa é outro ponto negativo, aonde aparecem duas pessoas na praia, sendo uma delas uma mulher ruiva, porém Mariana não é descrita de tal forma o que causa uma contradição se não confusão. 



Não gostei de “Nas Alturas” pelo simples fato de que a autora tentou criar uma personagem liberalista e no final criou uma mulher egoísta e vazia que só pensa nela mesma. Mariana usa a lógica de “pegar e não se apegar”, mas prende todos os homens a sua volta para alimentar seu grande ego. A autora não soube falar de liberalismos feminino e acabou criando uma história chata que no final não leva Mariana a lugar nenhum. 

16 comentários

  1. Oi Ita,
    Tudo bem?
    Acho bem legal quando alguém não gosta de um livro e acho que eu não ia conseguir terminar de ler esse. A história parece ser bem chatinha ...
    Bem, espero que leia um livro bom agora haha!!
    Abraços

    Dudu - Portal Nerd
    http://portalnerdss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Este tipo de livro também não faz a minha cabeça. Mulheres ditas independentes e que saem pisando nos homens não faz o meu estilo. Sou adepta a escolhas, companheirismo, compartilhar uma vida a dois.

    Beijos
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já não curto muito o gênero do livro, raramente leio algo do tipo, e só pelo fato do egoismo da personagem já o descarto da minha lista de possibilidades de leitura.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  4. Que pena não ter lhe agradado, né?
    Não gostei muito da premissa. E parece que a leitura é vaga e confusa.
    Então esta leitura está descartada.

    Beijinhosss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. NOssa, que pena. Eu acho que esperava mais desse livro, pelo que ouvi por ai.
    A premissa de fato é boa, uma pena mesmo que a personagem não tenha agradado.
    Nao sei se leria.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que pena que não foi tão bom assim! A sinopse parece diferente. Quem sabe eu leia. Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Já havia lido outras resenhas do livro e todo mundo fala do ego e da personagem ser vazia, nem tenho vontade de ler o livro.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu acho que não compreendi bem pq uma pessoa que se relaciona com muitos homens é vazia? Eu gosto da lógica “pegar e não se apegar” e não vejo isso como egoísmo, odeio romantismo e acho que ninguém é de ninguém. Outra coisa que me deixou confusa, o que é Liberalismos femininos?
    Bom, como eu não li o livro, não sei como interagir, só fiquei confusa mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Interessante sua resenha, mas o pior é que eu ainda não li o livro (nem pretendo ler), e por isso não posso debater contigo, mas já não gostei muito da personagem pelo que disse.
    Eu não tenho nada contra da lógica "pegar e não se apegar", só não acho certo a pessoa usar essa lógica mas quando a mesma é usada com ela, ela ficar cheia de mimimi.

    Abraços
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie,

    Já achei a capa bem legal, mas odeio quando não tem a ver com a personagem, achei bem diferente e é um ponto positivo pro livro, ao meu ver. Não gosto de personagens vazias, mas nada contra pegar e não apegar, acho que só posso falar algo mais quando eu ler o livro, de um todo eu leria sim sem muitas expectativas para não me decepcionar se eu não gostar.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  11. Oie tudo bem? Gostei da sinopse, talvez se eu topasse com ele até compraria, mas lendo sua resenha me decepcionei com a personagem.

    ResponderExcluir
  12. A sinopse já não me agradou, com a resenha então...
    Gostei muito da resenha.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  13. Finalmente alguém que concorda comigo. Eu não consegui entender a personagem desse livro, achei que ela era muito devassa e a liberdade dela não tinha haver com ser livre e sim com ser egoísta e não pensar no próximo. Também não foi uma leitura que eu gostei.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu jurava já ter lido essa resenha, que coisa não? Bom, eu tenho curiosidade sobre o livro, mas há tantas opiniões negativas que minhas expectativas estão ZERO...

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Não conhecia este livro. Não gosto muito deste tipo de história mas mesmo assim parece ser um ótimo livro! vale a dica!
    até mais.

    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Olha, eu acho interessante a ideia de uma mulher livre, mas não da traição, acho que ela pode fazer o que quiser e se relacionar com quem quiser, mas não ao mesmo tempo, rsrs.

    Beijos

    ResponderExcluir