Resenha: A Odisseia de Tibor Lobato por Gustavo Rosseb


A Odisseia de Tibor Lobato
Editora: Jangada
Páginas: 224
Nota: 5/5
Sinopse: Depois de perder os pais num terrível incêndio no acampamento cigano onde moravam e passar dois anos num orfanato, Tibor Lobato e sua irmã Sátir são encontrados pela avó e vão morar no seu sítio. Ali fazem amizade com Rurique, um garoto conhecedor das lendas e histórias de assombração do lugar.  Durante a quaresma, coisas muito estranhas começam a acontecer na região e seres fantásticos do folclore - como a Mula Sem Cabeça, o Boitatá e a Cuca -, ganham vida e começam a assombrar os habitantes dos Sete Vilarejos. Os três começam a correr perigo quando descobrem segredos que ligam a família dos irmãos a esses seres fantásticos e a um lendário Oitavo Vilarejo. A partir daí inicia-se uma odisseia cheia de magia, que levará os três amigos a reconhecerem e valorizarem virtudes como lealdade, coragem, esperança e amizade.



No começo do livro somos apresentados a dois irmãos: Tibor e Sátir Lobato. Esses dois passaram dois anos em um orfanato após a morte de seus pais em um incêndio. Acostumados com a vida de ciganos sofreram no tempo em que ficaram presos lá, mas eis que surge esperança e eles acabam indo para no sítio de sua avó, Gailde.

Tibor e Sátir não tinham muito contato com sua avó, o que dificultou a comunicação entre eles. Mas Gailde com toda a sua simpática conseguiu conquistar seus netos e com isso conversaram bastante durante a noite em que os meninos chegaram no sítio. Gailde explicou que procurava-os a muito tempo, mas acabou tendo alguns “probleminhas” que atrapalharam sua busca.




Meu nobre rapaz, o saber é a grande virtude de um ser!

Gailde não cuidava do sitio sozinha, para isso ela tinha ajuda de Rurique, um jovem que morava no Vilarejo do Meio – um dos sete vilarejos. – Após as apresentações os três viraram grandes amigos e não desgrudavam mais. Rurique que já tinha conhecimento das lendas daquela terra decidiu contar para os amigos histórias de arrepiar, avisou aos amigos que em tempo de Quaresma sempre aconteciam coisas estranhas nos sete vilarejos. Rurique também mencionou uma certa casa assombrada, porém isso não convenceu nem um pouco Sátir, e  na penumbra da noite os três acabaram  indo a tal casa. Chegando próximo a casa o medo e o arrependimento bate nos três, mas não poderiam voltar, estavam sendo seguidos por um ser bem estranho o que acabou fazendo os três entrarem na casa assombrada aonde tiveram mais surpresas.

*          *          *

No dia seguinte, já seguros no sítio, eles recebem a visita de um ser inusitado, um pequeno porquinho. Gailde relutou um pouco, mas acabou aceitando que Sátir ficasse com o filhote até sua mãe aparecer. O novo mascote foi batizado de Roncador. E as aventuras desses três só estão começando.



Uma porca apareceu aos arredores da fazenda e só poderia significar uma coisa: era a mãe de roncador. Sátir deixa o filhote partir com sua mãe e mais seis porquinhos rumo a floresta, mas ela percebe que a porca estava sendo seguida por crianças que queriam caçar Roncador e sua família. Em desespero a garota corre para a floresta acompanhada de Tibor e Rurique. Quando encontram a porca percebem que não havia ninguém casando ela, quando de repente, uma luz surgi de onde a porca estava e ela já não se encontrava lá.

Assustados e confusos os três decidem voltar para o sítio de Gailde pois já estava anoitecendo, porém nenhum dos três tinha conhecimento de como andar na floresta e logo se viram perdidos, sem abrigo, provisões ou qualquer coisa que os ajudassem a passar a noite na floresta em tempo de quaresma.


 A Odisseia de Tibor Lobato - O Oitavo Vilarjo é um livro no qual somos apresentados ao folclore brasileiro, assunto pouco explorado nos livros atualmente. Gustavo Rosseb consegue fazer uma trama cheia de aventura, mistério e muito folclore. Saci, curupira e boitatá são sem dúvidas um dos seres mais conhecidos do nosso folclore, mas o autor não fica somente nesses três não, conhecemos também a porca dos sete leitões, pisadeira, mula-sem-cabeça, cuca e muito mais. 

Em 16 capítulos de muita aventura e com uma narração bastante fluida Gustavo nos trás um livro bastante divertido e leve. Se você gosta de folclore, aventuras e surpresas não pode deixar de ler A Odisseia de Tibor Lobato e saber mais sobre  O Oitavo Vilarejo.

22 comentários

  1. Olá!
    Apesar de ter gostado muito da sua resenha, esse livro não me chama a atenção. Então essa dica eu vou deixar passar.
    Mas é uma boa pedida para quem curte o gênero.
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KAMI SEKELUARGA MENGUCAPKAN BANYAK TERIMA KASIH ATAS BANTUANNYA MBAH , NOMOR YANG MBAH BERIKAN/ 4D SGP& HK SAYA DAPAT (350) JUTA ALHAMDULILLAH TEMBUS, SELURUH HUTANG2 SAYA SUDAH SAYA LUNAS DAN KAMI BISAH USAHA LAGI. JIKA ANDA INGIN SEPERTI SAYA HUB MBAH_PURO _085_342_734_904_ terima kasih.

      KAMI SEKELUARGA MENGUCAPKAN BANYAK TERIMA KASIH ATAS BANTUANNYA MBAH , NOMOR YANG MBAH BERIKAN/ 4D SGP& HK SAYA DAPAT (350) JUTA ALHAMDULILLAH TEMBUS, SELURUH HUTANG2 SAYA SUDAH SAYA LUNAS DAN KAMI BISAH USAHA LAGI. JIKA ANDA INGIN SEPERTI SAYA HUB MBAH_PURO _085_342_734_904_ terima kasih.


      KAMI SEKELUARGA MENGUCAPKAN BANYAK TERIMA KASIH ATAS BANTUANNYA MBAH , NOMOR YANG MBAH BERIKAN/ 4D SGP& HK SAYA DAPAT (350) JUTA ALHAMDULILLAH TEMBUS, SELURUH HUTANG2 SAYA SUDAH SAYA LUNAS DAN KAMI BISAH USAHA LAGI. JIKA ANDA INGIN SEPERTI SAYA HUB MBAH_PURO _085_342_734_904_ terima kasih.


      Excluir
  2. Oi Italo, amei o livro, fiquei super interessada na leitura! Eu adoro fantasias, aventuras, folclore, com certeza é uma leitura que eu leria sem pensar duas vezes, amei a dica!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kétrin. Que bom que curtiu a premissa do meu livro. Fico muito feliz.

      Confira o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=hBHRUdtYm1M

      Gustavo Rosseb

      Excluir
  3. Nao sabia que tinha sobre o folclore brasileiro, gente, adorei! *-*
    Nunca li livros assim, então estou empolgada para conhecer a trama. Adoro livros juvenis <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa, tudo certo por ae?

      Poxa, fiquei bem animado que curtiu a ideia. Espero que goste do livro! De uma olhadinha no trailer dele: https://www.youtube.com/watch?v=hBHRUdtYm1M

      Gustavo Rosseb

      Excluir
  4. Olá, Italo. Apesar da capa do livro sem linda, eu não me interessei muito pela história, porém, ótima resenha!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. gente que premissa INCRÍVEL, trazer na fantasia um pedaço da nossa cultura que poucos se importam, adorei esse autor ta de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paac! Tudo bom? Fico feliz que curtiu a ideia do meu livro. Está em todas as livrarias do país. Dê uma olhadela no trailer: https://www.youtube.com/watch?v=hBHRUdtYm1M

      Um beijo
      Gustavo Rosseb

      Excluir
  6. Oi Ita!
    Haha, CARA, eu já quero esse <3 Adoro mitologia, e folclore, eu nunca li nada que falasse sobre folclore. Além disso, achei a capa muito fofa :3 E pela nota e a resenha, GENTE, parece ser uma aventura incrível! Sem falar que o Tibor parece ser muito divertido.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala David. Tudo bom? Rapaz, feliz que curtiu a ideia. Fico no aguardo de uma critica, ok?

      https://www.youtube.com/watch?v=hBHRUdtYm1M

      abração
      Gustavo Rosseb

      Excluir
  7. Eu conheço poucos livros publicados por essa Editora, mas confesso que o enredo em si não me chamou atenção. Não digo que não achei interessante, mas não é uma leitura que eu faria agora.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. oi ^^ apesar da capa ser muito bonita a premissa não me chama nenhum pouco a atenção. não sou muito fã de livros que envolvem coisas do Brasil.
    espero que quem curta goste dessa leitura ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Olá! Ótimas fotos,eu realmente gostaria de apreciar leituras para um público mais teen, mas por algum motivo acabo levando muito tempo para ler esse tipo de livro, enquanto demoro livros bem grossos em questão de pouco tempo.

    Patty

    ResponderExcluir
  10. Oiiie
    Que lindas fotos. Amei a capa do livro também.
    É uma pena que eu não curta o gênero. Mas fiquei feliz em saber que o autor explorou o folclore brasileiro, sabe que isso me deixou curiosa. Um livro com mistério é sempre bom também.
    Amei sua resenha

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha, o livro me parece ser realmente bom com uma premissa interessante mas confesso que não faz meu estilo de leitura.
    Vou anotar a dica de qualquer forma para uma possível dica de presente.

    Obrigada pela dica!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  12. Italo, que massa um livro que fale do nosso folclore.
    É um assunto que acho que nunca vi, tirando os do Monteiro Lobato, fiquei bastante curiosa para conhecer mais dele.
    Amo fantasia.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Oi Ítalo, adorei a premissa do livro. Foi de muita criatividade a ideia do autor em trabalhar nosso folclore de forma tão atual, cheia de aventura. Com certeza é um livro muito rico que merece a leitura. Adorei!!! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Que babaca! Achei muito interessante tudo o que falou sobre o livro, principalmente por ter o folclore brasileiro embutido numa trama muito elabora! Gostei mesmo!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    Eu já tinha visto esse livro nos lançamentos do mês da editora, e desde então, estou curiosa.
    Pela resenha já deu pra notar que ele é um livro muito bom, uma premissa bem interessante.
    Não e bem um livro que eu queira muito, mas não dispensaria..
    Amei sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Achei o tema do livro sensacional! té que fim um livro que valoriza a nossa cultura contada de uma forma interessante, e vai sair até a 2ª edição.

    ResponderExcluir
  17. KAMI SEKELUARGA MENGUCAPKAN BANYAK TERIMA KASIH ATAS BANTUANNYA MBAH , NOMOR YANG MBAH BERIKAN/ 4D SGP& HK SAYA DAPAT (350) JUTA ALHAMDULILLAH TEMBUS, SELURUH HUTANG2 SAYA SUDAH SAYA LUNAS DAN KAMI BISAH USAHA LAGI. JIKA ANDA INGIN SEPERTI SAYA HUB MBAH_PURO _085_342_734_904_ terima kasih.

    KAMI SEKELUARGA MENGUCAPKAN BANYAK TERIMA KASIH ATAS BANTUANNYA MBAH , NOMOR YANG MBAH BERIKAN/ 4D SGP& HK SAYA DAPAT (350) JUTA ALHAMDULILLAH TEMBUS, SELURUH HUTANG2 SAYA SUDAH SAYA LUNAS DAN KAMI BISAH USAHA LAGI. JIKA ANDA INGIN SEPERTI SAYA HUB MBAH_PURO _085_342_734_904_ terima kasih.


    KAMI SEKELUARGA MENGUCAPKAN BANYAK TERIMA KASIH ATAS BANTUANNYA MBAH , NOMOR YANG MBAH BERIKAN/ 4D SGP& HK SAYA DAPAT (350) JUTA ALHAMDULILLAH TEMBUS, SELURUH HUTANG2 SAYA SUDAH SAYA LUNAS DAN KAMI BISAH USAHA LAGI. JIKA ANDA INGIN SEPERTI SAYA HUB MBAH_PURO _085_342_734_904_ terima kasih.


    ResponderExcluir