Resenha: Experimento: #1 por Guilherme A. Cardoso

Experimento: #1
Editora: Novo Século
Páginas: 224
Nota: 4/5

Sinopse: O que será que aguarda Chico Santana, um jovem comum de 19 anos, transferido da Universidade Federal da Bahia para essa nova e intrigante cidade denominada Nova Brasília? Além, claro, de poderes paranormais, mistérios, intrigas, amores, amizades e descrições certeiras de cenários baseados em uma Baixada Santista futurística? Um pouco de referência à cultura pop e sorrateiras críticas pseudofilosóficas a uma sociedade que, apesar das ações do tempo, não mudou tanto, dão o tempero que faltava. Com uma escrita de fácil compreensão e um enredo que se desenvolve rapidamente, o livro ainda tenta agradar a diferentes nichos de leitores, tanto aqueles que gostam de juvenis histórias de amor, quanto os que preferem um bom confronto recheado de habilidades especiais e desfechos surpreendentes.



A história de Experimento #1 é ambientada no Brasil, Carlos Pereira dos Santos é eleito por meio do voto o novo presidente, seu partido recém criado era o PORRABR (Pessoas Oprimimidas Realmente RevoltadAs com o BRasil). Em poucos anos ele transformou o Brasil em uma país sem corrupção, investiu na educação e em centros de pesquisas, transformando nosso país em um exemplo para os outros.

Foi criada uma nova cidade chamada Nova Brasília aonde seria construído um grande Centro de Pesquisa especializado em experiências genéticas feita em humanos. O foco principal do centro de pesquisa era fazer super humanos com poderes inimagináveis.

Depois de alguns anos de pesquisas e testes eles conseguem fazer o primeiro humano geneticamente modificado, era uma mulher que conseguia criar fogo em si mesma sem se queimar. Anos depois humanas com poderes se tornou algo comum entre a população. Suas habilidades eram dividas em cinco grupos: A, B, C, D e E, sendo E a mais fraca e A a mais poderosa.

Chico Santana é um paranormal do interior que conseguiu uma bolsa para o curso de Estudo da Paranormalidade na faculdade mais renomada do país. Ele passa a morar com sua prima para poder estudar em Nova Brasília. Na primeira noite em que ele dorme na casa dela sente uma mudança na pressão do ar e sabe que não foi algo natural e que algo de sobrenatural ocorria em um terreno abandonado próximo a casa de sua prima. Ele vai investigar o terreno e é ataco por um homem pálido que estava vestido de terno, só que ao vencer a luta descobre que não era um homem e sim um robô.

Na faculdade, ele faz amizade com Fernando que vira seu melhor amigo e também com Ana que se tornará sua namorada. Fernando apresenta sua amiga Susana à Chico e eles viram amigos, outros personagens também entram nessa história e é então que surge um grupinho. Quando sua prima é sequestrada ele acaba descobrindo coisas surpreendentes de sua prima e vai em busca do paradeiro de  seu paradeiro

Experimento: #1 é um livro muito bom, mas que poderia ser melhor. Ele é de fácil compreensão e a leitura é fluida. Infelizmente a obra teve uma péssima revisão e isso se tornou incomodo em alguns momentos da leitura.  O autor se contradiz em sua história quando afirma que os paranormais só existiram a partir de 2019 e em outro trecho diz que eles existem antes mesmo da Revolução Francesa.



20 comentários

  1. Olá!
    Confesso que não leria esse livro pois achei a capa muito parecida com Arquivos da série Maze Runner e eu não gosto desse tipo de coisa. A história também não me atraiu nem um pouco e segundo você, não teve boa revisão. Chato pegar um livro com esses problemas para ler :/

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  2. Poxa, eu tava lendo o começo da resenha achando o máximo, mas quando vc falou dos erros de revisão e também incongruências na história... chateei, pq eu adoro esse tipo de leitura...

    ResponderExcluir
  3. Nossa fiquei tipo que fooodaa e ainda em bsb que é minha cidade, me empolguei pra caramba e já tava indo marcar no skoob até os pontos negativos, eu não entendo o porque da novos talentos não cuidar bem da revisão o livro tem tudo pra ser foda mas com erros grotescos fica complicado a venda e ainda prejudica o autor né.

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Italo!
    A história parece mesmo boa, me interessei por ela lendo só a sua resenha, só que a má revisão me deixou um pouco broxada, acho que não leria esse livro, por agora... Quem sabe depois!
    PS: Que eveja você tem parceria com a V&R T_______T
    Beijos

    LuMartinho |Face

    ResponderExcluir
  5. Ola!
    Estava amando o livro mas erro de revisão eu perdoo mas contradições do proprio autor não dá.então dessa vez eu passo.
    Beijos!
    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. é, esses erros na história e os erros de revisão desanimam qualquer um... tbm fiquei confusa se a história é de terror ou de ficção científica [robôs?!?]
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, apesar de ter achado o livro interessante ele não me chamou atenção, não sei o motivo mas pra mim faltou algo mais!, lendo a sua resenha vi que acho que ele é meio confuso, quanto aos erros de revisão até deixo passar se não forem muitos e não atrapalharem pra entender a história, mas o autor de contradizer é de mais.

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Apesar da sua resenha ser muito boa - muito mesmo -, não me senti atraida para ler o livro. Acho o enredo bem legal, a estrutura parece ser boa, bem progressivo... mas, não me vejo lendo esse livro. Mas gostei de ser um autor brasileiro, nacional na veia! hahahah
    Bjs
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-segredo-de-indie.html

    ResponderExcluir
  9. Olha, vou ser sincera, o enredo não me cativou, sua resenha apresentou muito bem a obra, pena que a revisão não foi legal, a editora já tem a fama de não cuidar muito bem dessas questões, infelizmente.

    ResponderExcluir
  10. A premissa não me cativou não :/ Não sei se leria, mas amei a resenha pois ficou bem completa. A ideia do autor é interessante mas não me convenceu.
    Beijinhos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Ri alto com o nome desse partido viu...rsrs
    E só em livro mesmo para a corrupção do Brasil terminar em alguns anos e o Brasil virar País modelo...rsrs.
    A história desse livro em si não me chamou muita atenção e o fato de ter muitos erros de revisão não me anima em nada também.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá... tudo bem??
    Que sonho mesmo que o Brasil acaba com a corrupção em alguns anos e se torna um país modelo... pelo menos nos livros podemos sonhar não é mesmo?? Bom não me interessei muito pela leitura... ainda mais com tantos erros de revisão.. um erro ou outro ainda vai, mas algo que incomoda deve ser mesmo bem chato... e contradição é bem complicado... xero!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?!

    O nome do partido é ótimo. HAHAH Juro que demorei um pouco pra entender... A história me chamou a atenção, mas me deu a impressão de ser mal desenvolvido. Até porque pro Brasil EM POUCOS ANOS se tornar país modelo é difícil até na ficção. Rrsrs

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  14. Oi oi!
    A capa do livor me lembrou um pouco Maze Runner, o livro de arquivos...
    Enfim, parece ser uma história criativa, mas não me convenceu. O nome do partido ficou péssimo, e ainda mais com tantos erros de revisão.
    E fiquei com essa história de robô, enfim, não leria.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oiiii
    Eu adoreiii a resenha, não conhecia o livro, mas achei a proposta bem interessante.
    Realmente é algo bem criativo.
    Uma pena o livro não ter passado por uma boa revisão, isso incomoda mesmo.
    mas adorei.
    bjs



    Coleções Literárias
    Participe do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  16. Estava indo super empolgada, lendo a resenha e acho o máximo tudo, aí você fala das contradições, que é muito pior do que os problemas de revisão.
    Acho que o autor deveria ter trabalho mais tempo na obra. Talvez tenha tido uma precipitação em publicar logo.
    Às vezes eu sinto isso nas obras que eu leio. Um autor dizer que escreveu em um ano, para mim é muito pouco tempo de amadurecimento da escrita.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem com você?
    Eu até me interessei por alguns pontos que você citou, como o fato de fazer humanos geneticamente alterados, mas outros pontos me desanimaram, como a revisão, então deixo essa passar, mas fico feliz que você tenha gostado.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  19. Infelizmente essas contradições me irritam um pouco, se for algo simples como alguns anos de diferença nao me importo, o problema é quando a diferença é gritante.
    bjos
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá! Tudo bem?
    Parabéns pela resenha, fiquei bastante curiosa com seus comentários e premissa!
    Uma história bem inovadora eu diria e quando se passa em território nacional fico ainda mais animada para ler!
    beijos!

    ResponderExcluir