Resenha: Garota, Interrompida por Susanna Kaysen

Olá Pessoal, tudo bem? Hoje temos resenha desse maravilhoso livro, espero que gostem da resenha e leiam a obra, vale muito apena!!!

 Garota, Interrompida
Editora: Única
Páginas: 189
Nota: 5/5


Sinopse: Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.




1967 foram tempos difíceis e muitas garotas tiveram suas vidas interrompidas aos 18, assim como Susanna Kaysen, que após uma tentativa de suicídio e sua evidente falta de foco e perspectiva do futuro foi internada no hospital psiquiátrico McLean, e posteriormente é diagnosticada com transtorno de personalidade limítrofe.


As cicatrizes não tem personalidade. Não são como a pele da gente: não mostram a idade ou alguma doença, a palidez ou o bronzeado. Não têm poros, pelos ou rugas. São uma espécie de fronha, que protege e esconde o que houver por baixo. Por isso as criamos. Porque temos algo a esconder.

           No hospital Susanna conhece Daisy, Lisa, Georgina e Polly, jovens que claramente são mais loucas que ela, mas que, apesar de tudo, tem seus próprios traumas e acabam se tornando amigas de Susanna. Algumas não suportam ao peso de suas realidades e tiram a própria vida. Na trama houveram duas personagens secundárias que me chamam muito atenção: Cinthya e a namorada do Marciano, essa ultima, apesar de sua passagem ser rápida, é de longe uma das mais loucas e divertidas.





           Daisy tem na vida duas grandes paixões, o frango e o laxante, e é uma daquelas que não suportam o peso da realidade. Georgina é esquizofrênica, assim como Polly que em uma crise ateou fogo em si mesma. Cinthya é depressiva. A namorada do Marciano acredita que namora com um marciano - SIM, um marciano ou em outras palavras, um ET - e que ela tem um pênis, apesar de achar que ele é pequeno ela quer mostrar a todo mundo. Lisa é um caso especial, ela é sociopata e a mais maluca e divertida de todas.

Minha fome, minha sede, minha solidão, o tédio e o medo, tudo isso era, sempre, uma arma apontada para meu inimigo, o mundo. É claro que o mundo não estava nem ai para os meus sentimentos, e eles me atormentavam, mas eu extraía uma satisfação mórbida do meu sofrimento. Ele confirmava minha existência. 

          Após quase dois anos de internamento, Susanna e muitas de suas amigas conseguem alta, e ela até se casa mais o casamento tem seu fim logo em seguida, pois seu grande sonho sempre foi ser escritora e poder fumar a vontade, longe de escritórios e regras.

          Para quem não sabe o livro é autobiográfico e não é em ordem cronológica, Kaysen nos conta ao que ela vai lembrando. O livro tem capítulos curtos e sempre vem ou com nome de diagnósticos ou trechos marcantes. Garota, Interrompida é sem dúvidas, um livro maravilhoso que me surpreendeu muito, a maneira que Susanna descreve sua vida, dúvidas, medos e ataques psicóticos, é realmente encantador. A loucura naquela época era um privilegio para fugir do mundo em caos? De certa forma ela se pergunta se realmente era louca ou se era apenas mais uma jovem que não tinha se descoberto no mundo adulto da década de 60. 

Garota, Interrompida é um livro muito bom, sua escrita é leve e engraçada. Os personagens são contagiantes, e é impossível não se apegar a eles. Tive uma surpresa positiva com esse livro, esperava ser só uma leitura gostosa, mas ele foi muito mais do que isso, todos deveriam dar uma chance ao livro de Susanna Kaysem. Gostaria de ressaltar que não gosto de livros autobiográficos, e que tive certo receio, mas, nas primeiras páginas acabei esquecendo desse pequeno detalhe.



Resenha Por
Ana Yasmim

28 comentários

  1. Oi Ana!
    Caramba, não sabia que o livro era autobiográfico. Vi outras resenhas, mas o pessoal não citou isso D: Confesso que esse livro não está no topo da minha lista de prováveis leituras. Mesmo se tratando de uma temática que gosto, que provavelmente mexe com o leitor, não consigo me sentir atraído a leitura. Não sei explicar o porque. A Susanna me lembrou muito o Finch, personagem de Por Lugares Incriveis. Talvez eu dê uma chance ao filme, pra vê como vai acontecer, mas o livro, por hora não.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nossa, um livro bem interessante e ao mesmo tempo intrigante. Eu particularmente gostei, e o livro me interessou bastante.(Fiquei pensando como seria a namorada do marciano ela parece ser bem engraçada rsrs)


    Abraços.
    Romes Neto
    http://www.bibliotecacrazy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nossa eu já vi o filme e é demais, preciso muito ler o livro pois parece superar muito o filme :)
    Adorei a resenha,
    Beijos:*
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Eu também não sou a maior fã de livros autobiográficos, mas Garota, interrompida é um dos melhores que eu já li. A história é tão incrível e parece tão surreal, surpreende muito mesmo.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana!
    Não sei se leria esse livro. rs
    Gostei da sua resenha, e a ideia parece boa, mas não sei, não é pra mim!

    Até mais,
    www.entreserieselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Italo,
    Tudo bom? Primeiro peço desculpas se já te enviei esse recado, mas como autora iniciante preciso me divulgar. Então meu nome é Raquel Machado sou autora do livro Vingança Mortal e te encontrei lá no blog Versos e Notas. Vi que você se interessou por minha história e gostaria de te convidar a conhecer um pouco mais delas, e aproveitar para dizer que estou com parcerias abertas então se quiser conversar pode mandar um e-mail para "raquel.machado2014@yahoo.com.br". Vou ficar muito feliz em lhe responder.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana!
    Quero muito ler esse livro! Cheguei a presenteá-lo sem, no entanto, tê-lo comprado para mim. Eu assisti ao filme (com a Angelina Jolie) e adorei – já viu? Vale muito a pena. Eu me determinei a ler livros biográficos e acho que esse seria ótimo para mim. O ambiente do hospital psiquiátrico parece nos fazer questionar sobre o que, de fato, merece ser chamado de loucura.

    Beijos, flor!
    My Queen Side | Blog Literário

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, tudo bom?

    Eu gosto muito de livros autobiograficos, leio todos que aparecem na minha frente, e esse já esta na minha lista faz tempo... eu assisti o filme e gostei demais, acho que vou gostar ainda mais do livro ^^

    Beijos
    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  9. Ola Ana! Eu não gosto de livros que falem de depressão ao ponto de tentar o suicídio, ainda mais sendo autobiográfico, sou muito sugestiva e acabo sentindo a dor do personagem de uma maneira muito intensa então prefiro não ler,só me tira uma duvida o filme é baseado nesse livro?
    BEIJOSSsss.

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ola Ana livros que aborda sobre depressão tem que ter uma linha tênue para não ficar uma leitura pesada e acho que esse acertou em cheio lendo sua resenha. No momento estou in love com os romances, mas ficará anotada a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Eu estou vendo muitas resenhas sobre esse livro e a maioria positiva, com certeza esse livro já está na minha lista de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana.
    Não sabia que este era o gênero do livro e isso me tirou a vontade de lê-lo. Para mim é meio que um problema. Sua resenha está ótima, mas ainda assim

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, meus parabéns pela resenha. Confesso que não tinha ficado curiosa sobre a obra, mas depois da sua opinião. Realmente estou bem curiosa, a premissa parece ser muito boa.
    Beijos e espero poder ler.

    ResponderExcluir
  14. Oii Ana...
    Eu conhecia esse livro, mas nao sabia como era a historia em si e minha nossa parece incrível!!! Eu ri na resenha, imagine lendo o livro? Adicionei na lista kk
    Acredito que um tema um tanto quanto complicado e a autora conseguiu passar de forma leve assim? Amei!


    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Ana!
    Eu tb não curto tanto livros autobiográficos e, honestamente, esse livro me dá medo. Ainda mais depois dos detalhes que você colocou, sobre cada uma das personagens! Não sei se tenho estômago para ler algo assim! Mas, ao mesmo tempo, acho impressionante o fato de a autora ter conseguido lidar e tratar algo tão intenso assim. Enfim... não sei se leria!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Não sabia que esse livro era autobiográficos e tbm não curto.
    Nossa pelos relatos que vc deu que tem no livro fiquei aqui de boca aberta,
    Sendo uma história leve e engraçada talvez até leio.
    Mas sei lá fiquei perdida rsrs


    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ana! Esse livro está na minha lista de leitura da Única, quero ver o filme e ler o livro! Adorei a resenha, me tirou algumas duvidas, não sabia que era uma história real! Parabéns e beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    Parabéns pela resenha!
    Já ouvi falar desse livro e gostei bastante do que as pessoas comentavam sobre ele. A capa é linda e a sinopse me deixou com muita curiosidade :3
    Com certeza lerei em breve ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  19. Oii!

    Parabéns pela resenha!
    Já ouvi falar desse livro e gostei bastante do que as pessoas comentavam sobre ele. A capa é linda e a sinopse me deixou com muita curiosidade :3
    Com certeza lerei em breve ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana, tudo?
    Vi comentários incríveis sobre este livro e a tua resenha só intensificou a minha curiosidade em relação à história.
    Pretendo lê-lo em breve :D

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi tudo bem?
    Já tinha ouvido falar do livro e tentei assistir ao filme (não deu muito certo), não me interessei pela trama e acabei desistindo da obra :/

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  22. Itaaa, então, o livro não me chamou muito atenção, aushua, o quote ainda me deixou uma cadinho curiosa, mas nao o suficiente para ler :p
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Ana, tudo bem??
    Há claro que adorei a sua resenha... porque estou com esse livro aqui e louca para lê-lo. Só vejo resenhas positivas dele e fico bem curiosa para descobrir essa história... e se um pouco de psicológico trabalhado é melhor ainda. Xero!!

    ResponderExcluir
  24. Achei interessante a questão de não seguir uma ordem cronológica, acho que isso faz o leitor pensar um pouco mais.
    Também não curto autobiografias, mas esta me pareceu bem interessante.
    Parabéns pela resenha.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Ana,
    Assisti ao filme e gostei muito, e não lembrava que se tratava de uma biografia e principalmente que era baseado em um livro, até porque faz algum tempo que o assisti.
    é realmente uma trajetória incrível o que essa moça passou, e com certeza o livro tem uma riqueza maior de detalhes que passou pelo filme. Gosto de biografias e essa me interessou ler, ainda mais depois de ler sua resenha.
    um abraço,

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu nem me atrevo a ler esse livro, pois vi várias resenhas falando que até o meio do livro a história é arrastada. Detesto livros assim.
    Sua resenha está muito boa, mas com certeza esse livro não vai funcionar para mim.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Tá ai um livro que eu gosto muito. Li na minha adolescência, nos tempos de colégio e quando soube que a única ia relançar, nem pensei duas vezes. Livro profundo que mostra uma realidade bem cruel.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá italo tudo bem?
    Gostei da resenha e da história do livro, me parece ser uma ótima leitura. Gostei da capa e acho que vou solicitar para a editora.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir