Resenha: A Maravilhosa Terra de Oz por L. Frank Baum

A Maravilhosa Terra de Oz
Editora: Vermelho Marinho
Páginas: 236
Nota: 4/5

Sinopse: Tip é um órfão que vive no norte de Oz com Mombi, uma bruxa rabugenta. O garoto é muito travesso e um dia resolve assustar a bruxa com Jack, um boneco cuja cabeça é uma abóbora. Percebendo a armadilha, Mombi enfeitiça o boneco, dando-lhe vida, e promete se vingar do menino. Juntos, Tip e Jack fogem e chegam à Cidade das Esmeraldas, onde reina o Espantalho. Encontrando mais problemas, são obrigados a fugir de novo, pois o país está em guerra. Com a ajuda de seus velhos amigos, Homem de Lata e Glinda, e de seus novos companheiros, Zógol Besouro, Cavalete e Gumpo, buscam reestabelecer a paz na Terra de Oz e acabar com os planos da malvada Mombi.


Um garoto chamado Tippetarius vive com uma velha feiticeira, Mombi. Tip foi criado por Mombi desde cedo e não havia nenhuma lembrança sobre seus pais, porém, nunca achou que Mombi fosse sua mãe, a relação entre esses dois não era lá a das melhores.

Mombi faria uma viagem à um vilarejo e Tip aproveitou a saída da velha para pregar-lhe uma peça. O garoto muito astuto, pegou uma abóbora e entalhou alguns detalhes fazendo um rosto, após isso fez um corpo de madeira e por último acrescentou vestimentas, eis que surgiu Jack Cabeça de Abóbora.



Quando a velha feiticeira vinha voltando do vilarejo, deparou-se com o boneco, mas não um susto que ela tomou. Mombi deu vida ao boneco com o pó da vida, e com isso Jack começou a agir com uma pessoa de verdade, contudo, sua inteligência era escassa. Tip não percebeu o que acontecera e teve uma surpresa quando viu o cabeça de abóbora falando e andando.  Mombi percebeu que a verdadeira intensão do boneco estar a li, e por conta disso Tip teria uma punição: seria transformado em uma estátua para ficar no jardim da casa da feiticeira.

Ao anoitecer a velha foi dormir e Tip conseguiu escapar levando consigo o pó da vida e seu amigo Jack. O seu destino seria a terra das esmeraldas, o caminho era longo e logo eles acabaram "barroando" com mais um personagem dessa trama, um pequeno cavalete que veio a vida graças ao pó mágico.



A Maravilhosa Terra de Oz foi um livro no qual eu li não esperando nada, e foi uma leitura que me trouxe tudo. Os personagens são mega engraçados, uma parte que teve destaque foi o primeiro diálogo entre Jack Cabeça de Abóbora e o Espantalho, no qual eles chamaram uma interprete para traduzir a falar um do outro quando estava claro que ambos entediam o que falavam e ouviam.

Dessa vez não temos a personagem Dorothy no livro, embora que alguns momentos ela seja mencionado. Nesse novo volume de Oz, conhecemos mais sobre a terra e os habitantes e seus costumes. Novos personagens além de Jack e Tip nos são apresentados, mas para descobrir mais vocês terão de ler. Devo advertir que o livro tem várias reviravoltas que deixa o leitor instigado do começo ao fim.



A diagramação do livro está muito bem feita, com folhas amareladas e uma pequena cabeça de abóbora na parte inferior direita de cada página impar, além de algumas ilustrações. A revisão foi muito bem feita tal como a tradução. Baum possui uma escrita muito leve, o que para mim facilitou bastante na hora de ler o livro. Este é um clássico no qual eu indico para TODOS os leitores de todas as idades.  

19 comentários

  1. Oi, Italo!
    Nunca gostei desse conto… *leva pedradas* E nunca o li! *leva ainda mais pedradas* Rapaz, na verdade, acho que cansei de tantas adaptações, animações e tudo mais que esse conto provocou. Agora me arrependo de ter deixado esse preconceito literário evoluir, porque penso que vale a pena ler esse clássico. Sua opinião me convenceu. :) Anotei a dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros assim!
    Tão lindas as ilustrações! Fiquei encantada!
    Também nunca li =/
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Oi Italo!
    Sou apaixonada pela escrita de L. Frank Baum, mas esse livro eu ainda não li. Adorei a capa e as ilustrações e a história parece ser divertida e encantadora.
    Dica anotada!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ítalo adoro livros desse gênero, as ilustrações estão lindas. Feiticeiras são temas que sempre me aguçam a curiosidade , a Editora sempre caprichando em suas Edições. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Quero muuito esse livro! Ainda não conheço direito a história de Oz, sei de pouca coisa e o que sei foi o que vi sendo mencionado em alguns filmes e séries. Parece ser muito bom, a diagramação está linda ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. O livro deve ser bem legal,mas parece mais um dos que leria para os meus filhos,por mais que os personagens sejam engraçados e a gente possa conhecer mais sobre a terra de Oz,não consegui me interessar muito por ele.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi, Italo!

    Ainda não conhecia esse livro, mas já fiquei interessada. Adoro histórias de fantasia e do livro O Mágico de Oz. :)
    Ótima dica!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Italo querido!

    Amei isso ''foi uma leitura que me trouxe tudo.'' Eu leria o livro só por essa sua frase! Eu me apaixonei pela capa, ele é um livro lindo, e amo a história de OZ! Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Italo, tudo bem?
    Eu gosto muito da história de Oz, ela tem um significado muito grande, traz lindas mensagens para o leitor. Não sabia sobre esse livro, achei a capa linda, pensei até que fosse capa dura. E gostei de encontrarmos personagens novos. Tenho certeza de que serão muitas aventuras que como você mesmo disse, significarão tudo. Sua resenha ficou ótima!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Ítalo!
    A história de Oz é uma das minhas queridinhas, daquelas que eu pretendo contar pros meus filhos! Por isso, adoro encontrar livros nesse universo, ainda mais quando nos surpreendem, são bem escritos!
    Além disso, livros juvenis sempre nos deixam leves, com uma mensagem positiva! Adoro isso!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  11. Olá Ítalo!
    Não me mate, mas nunca li os contos de Oz. Não foi por questões de preconceito ou de qualquer outra coisa relacionada, mas apenas o simples fato de não ler. Pelo que vi em sua resenha estou perdendo belíssimos ensinamentos e experiencias.
    Adorei a diagramação do livro. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica!
    Bjus
    Juh

    ResponderExcluir
  12. Olá Italo, parabéns pela resenha. Confesso que não leio muito infantil e sinto falta disso e nem conheço o mundo e os contos de Oz, mas espero mudar isso em breve. Amei a diagramação e as ilustrações do livro.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  13. Oi Italo, achei muito boa a sua resenha e que livro mais fofo não, adoro as histórias de Oz? Adorei os desenhos da edição e tudo mais.

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oiee.

    Não conhecia a obra Italo e nem faz muito meu estilo.
    Acredito que não vou curtir a leitura por isso vou deixar passa desta vez

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Olá... tudo bem??
    Devo confessar que nunca me interessei pela leitura desses livros.... porém assisti todos os filmes lançados como base, até o mais antigo que de tanto procurar terminei encontrando e pude perceber as diferenças do antigo ao mais moderno.... Mas a leitura não me chama muita atenção... Xero!

    ResponderExcluir
  16. Ola Italo!a edição esta mesmo muito bonita, acho essas historias encantadoras, daquelas que me imagino lendo com a minha filha, valeu pela dica.

    BEIJOSSsss...
    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. E ai Italo como vai ?
    Gostei muito da resenha e do livro, me parece ser uma história bem leve e divertida, gostei da capa e do enredo e gostaria de poder lê-lo. É o tipo de livro que tem uma história simplória e gostosa.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!!!

    Ahhh estes livros e estas edições!!! Por favor, tem de ter né???? Eu sempre fui apaixonada por Mágico de Oz e gostei da ideia de novos elementos e uma história nova... dica anotada!

    Abraços!!

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir