Resenha: 2083 por Vicente Muñoz Puelles




2083
Editora: Biruta
Páginas: 140
Nota: 4/5
Ano: 2012  |  Skoob 

Sinopse: O fim dos livros de papel e tinta está próximo. Restarão poucos exemplares: as antiguidades valiosas ou as relíquias de família.
Verdade? Ilusão? Fantasia?
Imagine-se agora em 2083 e surpreenda-se: o livro eletrônico também não existe mais.
O que restou das histórias e dos autores que admiramos? Desapareceram sem deixar vestígios?
Não! Seria impossível destruir os textos que nos emocionaram, que nos fizeram viver melhor e nos tornaram mais humanos.
Não se desespere, todos sobreviveram e você poderá conhecê-los bem de perto, numa viagem de turismo... no modo amplificador de inteligência. Embarque na Bibliotravel.





Por meio da editora Biruta eu pude conhecer ano passado um ótimo autor espanhol, César Mallorqui, e esse ano, optei por ler mas um autor espanhol do catálogo da editora, o Vicente Muñoz Puelles. Desde o ano passado que tinha vontade de ler 2083 mas só consegui fazer recentemente, e só tenho elogios para a escrita do autor.

O ano é 2083. O mundo já não é o mesmo que conhecemos. Com o passar das décadas a tecnologia evoluiu bastante e com isso vieram as consequências. Um mundo mais tecnológico de algum jeito influenciou em um processo de desertificação de alguns estados e esse processo é crescente na sociedade atual, contudo, o Governo busca medidas para reverter esse processo.



Outro fator que diferencia a sociedade de 2083 da nossa atual é que os livros físicos entraram em extinção lá. E é nesse contexto meio distópico que o leitor é introduzido ao personagem David, e seu pai, Pa. Essa família vive pacatamente, sem nada de extraordinário no cotidiano. David é um garoto que estuda em casa, por meio de vídeo aulas. Ele, assim como a maioria dos membros de sua sociedade, não é adepto ao hábito da leitura, porém isso muda quando ele assiste no jornal uma descoberta de livros de papel em um bom estado de conservação. A curiosidade bate forte e David começa a se interessar por ler, mesmo que sejam ebook.

O incentivo pela leitura aumenta quando Pa lhe monstra um exemplar de verdade de um livro escrito por seu avô. O triste da situação era que ele estava selado em uma "câmara de proteção" e não poderia ser aberto pois poderia se desintegrar. Porém, no dia seguinte ao descoberto, após Pa ir trabalhar David não se aguenta e abre a câmara, e o esperado acontece... o livro vira pó de um segundo para outro. Daí em diante David fará de tudo para reaver o livro, procurará a todo custo um novo exemplar. Nessas aventuras do garoto ele ainda acaba se envolvendo mais com a leitura e chega inclusive a viajar para dentro de um livro, por meio da bibliotravel, uma empresa criada exclusivamente para isso: fazer com que pessoa viagem para dentro dos livros e vivam as histórias como personagens(SERIA O MEU SONHO?)



Em suma, 2083 é um infantojuvenil maravilhoso e de leitura bem fluida. Vicente Muñoz consegue prender o leitor do começo ao fim, pois o enredo é bastante instigante. No decorrer da leitura fica impossível não fazer questionamentos de como terminará a obra. E o que posso falar é que me surpreendeu de forma positiva. O único ponto negativo do livro é que ele acaba tendo alguns furos, falta explicação de como é a sociedade, mas como esse não é o foco da história, é algo que não chega a incomodar tanto.

Vale ressaltar também que a edição está maravilhosa. todas as páginas tem detalhes e todos os começos de capítulo seguem o estilo da foto a cima.Logo, se você procura um livro leve, divertido e gostoso de se ler, 2083 sem dúvida se encaixa nesses padrões.

Fotos do blog Chuva de Letras. 

23 comentários

  1. Ola
    Ja me interessei por esse livro porque é uma temática que me agrada bastante e não sei como ainda nao tinha ouvido falar a respeito. Fiquei intrigada, por ser um infantojuvenil, como a tematica foi desenvolvida, afinal de contas é algo a se pensar bastante.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Que enredo mais amorzinho, eu simplesmente amei! É completamente estranho imaginar uma época em que livros de papel serão extintos, mas ao mesmo tempo, deve ser encantados observar a descoberta do personagem por esse objeto tão lindo e tão estranho para ele. Imagino as aventuras que percorre para reaver o livro. Adorei!
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  3. A arte gráfica do livro está mega caprichada e eu adorei a sinopse e acho bem possível que isso de fato aconteça no futuro, a questão da arte e de livros desaparecerem.
    Adorei a dica.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Nossa, adorei conhecer esse livro aqui. Meu sonho poder viajar pra dentro da história e viver como personagem haha Bom, achei a indicação muito boa, ainda não conhecia a obra e ela parece ser ótima, vou anotar a dica aqui e espero pode conferir ela em breve haha e a diagramação parece ter ficado bem bonita né haha

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, onde aperta para ir para 2083 agora? Porque eu realmente preciso ir para dentro das histórias e isso é meu sonho! (Papai Noel, nunca te pedi nada, me dá isso de presente de Natal? ): ) Gostei bastante da temática e da história, só que já me imagino sofrendo só de pensar em não ter meus livros físicos... Realmente uma história diferente e atrativa e deu para ver que a diagramação está incrível. Já anotei aqui para pedir de presente porque parece o tipico livro que eu irei amar!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  6. Oláa... eu estava me perguntando se um dia os livros físicos deixariam de existir e dariam lugar a outras coisas, quem sabe o livro digital? Aí chego aqui e encontro esse livro que nem sabia que existia e fala justamente de um tempo e lugar onde eles não existem. Se eu vou ler? Claro! Obrigada pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Italo,
    Ainda não conhecia esse livro, mas que temática mais interessante! Imagino como deve ser imaginar esse mundo distópico onde não existe o que mais amo e super entendo o mocinho querer pegar o livro para ele. Estou intrigada com essa viagem que ele faz e me perguntando como a história vai desenrolar.
    Claro que anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Que livro diferente. E quando eu digo diferente, é diferente mesmo. O autor criou um mundo futuristico, mas explorou um tema que eu jamais pensei que fosse ser explorado desse tipo de leitura: os livros. Fico imaginando como deve ser descobrir o prazer em ler em um mundo como esse. Adorei.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas gostei da viagem de autor. Que loucura maravilhosa alguém se apaixonar pela leitura tentando repor este misterioso livro. Gostei da dica é já estou anotando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, Italo

    Pela capa o livro não parece se tratar de um infantojuvenil. Eu não me identifico mais com o gênero e raramente leio algum, mas essa coisa de fazer uma viagem para dentro do livro: <3 Só amor! Já pensou?? Eu ia viver dentro das histórias dos livros! hahahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Italo!
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada nele. Gosto de histórias infanto juvenis e por ter essa parte meio distópica, melhor ainda!
    E que leitor não gostaria de viajar para dentro do livro?? É o sonho de todos nós, rsrs.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/12/desafio-literario-2017.html

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    A premissa é bem interessante e é a primeira resenha que leio da obra.
    No ritmo que estamos não duvido que em breve esse mundo distópico não possa virar nossa realidade. Iria chorar muito se não pudesse ler livros físicos, pois adoro! Ai aquele cheirinho de novo.
    Desconhecia o autor, mas já quero conhecer sua escrita através desta obra.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, a premissa do livro é muito bem elaborada, apesar dessas lacunas deixadas por falta de explicação da sociedade nesse futuro (Bem que o autor poderia ter uma continuação, para explicar melhor).
    Apesar disto seria uma leitura que eu faria rapidinho, pois como você diz que ela é fluída, e os personagens te encantaram, então a história deve ser otima de acompanhar.
    A capa está linda, assim como a diagramação do livro.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Confesso que por essa capa jamais imaginaria que seria um livro infanto juvenil, mas a premissa me chamou tanto a atenção que fiquei morrendo de vontade de ler. Ainda bem que esses fatos em aberto não atrapalharam o desfecho da obra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá! No início me interessei, pensei que fosse uma história que mostraria mais do futuro, mas aí nas ultimas linhas você diz que não foca muito nisso. Mesmo assim o enredo é interessante. Quando tiver oportunidade irei adquirir o livro com certeza!
    Obrigada pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Caramba, que temática interessante essa, gostei muito mesmo. Fiquei imaginando como seria um mundo onde livros não existessem mais, eu ficaria muito triste. E que sonho seria se de fato existesse uma máquina que me transportasse para dentro das histórias que leio. 💗 Hogwarts, aí vou eu. Hahaha
    Adorei a premissa e vou anotar a dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  17. Nossa, olhando assim nunca imaginaria que se trata de um livro infantojuvenil. Confesso que eu não curto muito o gênero, mas a sua resenha conseguiu me deixar curiosa e eu amei a premissa do livro haha
    O leria se tivesse a oportunidade sem a menor duvida.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Nunca li nada de autores espanhóis, mas fiquei muito interessada nessa história, adoro o gênero e achei a premissa incrível, principalmente sobre o universo futurístico onde livros não exitem, mas uma empresa leva você dentro das histórias (prazer acampamento meio-sangue, haha). Com certeza vou procurar ler o mais breve possível, adorei suas concepções.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi
    Não conhecia a obra, mas fiquei maravilhada com sua resenha.
    Gosto de livros futurísticos e com uma pegada rápida, cercada de inovações tecnológicas e esse me pareceu bem completo.
    Sua resenha está incrível e muito sincera.
    Gostei da dica e espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  20. Olá.

    Achei bem interessante a proposta do livro e já quero ler. Imagine um mundo onde não tem livros? Acho que não dá pra imaginar hahahha. Não conhecia a obra, mas pela suas considerações achei super intrigante. Espero ler em breve! Amei sua resenha.

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ítalo!

    Livros futurísticos é uma nova onda pra mim, estou descobrindo aos poucos. Mas gostei desse, achei a premissa bem interessante. Para mim que estou começando, acho legal. Gostei de saber suas impressões, me deixaram curiosa. Dica anotada!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Estou simplesmente encantada com essas história. Estou muito curiosa e instigada a conhecer melhor o livro 2083.
    A capa me deixou ainda com mais vontade de ler.
    Adorei sua resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Adorei esse livro, eu gosto dessas propostas em que apresentam um mundo futurístico, gostei bastante da edição do livro que está muito linda e sua resenha muito convidativa, com toda certeza tentarei ler uma hora dessas!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir