"Cometer erros é acidental. Desrespeitar regras é intencional."
Editora: Plataforma 21
Páginas: 228
Nota: 5/5
Sinopse: Rosa Howard tem quase 12 anos e é obcecada por regras, especialmente as da língua – um sintoma de seu diagnóstico de autismo.
Nem todos entendem bem as obsessões de Rosa e tudo que a torna diferente. Suas professoras, as outras crianças e até mesmo seu pai – uma figura distante, apesar do convívio diário – têm muitas dificuldades em lidar com ela. Felizmente, seu querido tio Weldon e sua cachorra Poça estão sempre presentes.
Porém, quando uma tempestade terrível atinge a cidade onde Rosa vive, Poça desaparece. A menina não tem dúvida: seu pai não deveria ter deixado Poça sair de casa no meio de uma supertempestade.
Rosa precisará encontrar sua cachorra, mesmo que isso signifique quebrar sua rotina e ir a lugares onde ela não está acostumada. E, quando tudo parece estar resolvido, ela encontra os antigos donos da Poça…
Como procurar um cachorro perdido – por Rosa Howard é uma narrativa poderosa e emocionante, contada de forma brilhante através dos olhos de uma menina autista.
Histórias com mascotes sempre me chama atenção, é impossível não sentir empatia por esses "seres não humaninhos" mas esse livro é mais sobre uma história com cachorros. É um livro de buscas, de perdas e de desafios.
Rosa Howard é uma garota de 12 anos que vive com o pai e com a constante companhia do seu Tio Weldon. Ela foi diagnosticada com síndrome de Asperger, um tipo de autismo de auto nível, e por isso ela acaba por naturalmente ter problemas para se comunicar com outras pessoas. Como resultado, na escola Rosa não tem muitos amigos.
Rosa gosta muito de três coisas: Palavras(principalmente palavras homônimas homofonas), Regras e Números(especialmente os primos). Ela também gosta muito de sua cachorrinha, Poça. Poça tem esse nome por conta da forma como chegou até Rosa, em uma noite chuvosa, junto com o pai de Rosa, a cachorrinha estava tão molhada que estava formando uma poça d'água e por isso o nome.
Ann M. Martin escreve de forma simples, sem extravagâncias ou cenas forçadas, e por isso fica impossível não se ligar aos personagens no decorrer da leitura. Rosa é um garota bem esperta e especial, mas devido ao péssimo pai que tem, acaba sendo reprimida por diversos motivos, principalmente por falar bastante em homônimos. Weldon ao contrário do pai de Rosa é bem compreensivo e faz de tudo para agradar a garota.
Como Procurar Um Cachorro Perdido pode até ter um público mais jovem, mas os valores e as mensagens do livro são tanto para adultos como para crianças.
O livro é extremamente lindo e emocionante em diversas partes. Rosa é uma personagem muito peculiar que vai entrar no coração dos leitores e mudar sua forma de ver o mundo - e, claro, as palavras homofonas também.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEU adoro livros com essa temática, e sempre quando estão envolvidos animais me chama ainda mais atenção. Sem contar que essa capa tá linda!!!
ResponderExcluirDica anotada.
Beijos
https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/
haaaa!! Deve ser muito fofo!! amo essa temática ,me apaixonei desde que li Marley e eu.
ResponderExcluirameiii seu blog.
http://escreverdayse.blogspot.com.br
Hummm parece gostosinho de ler. Eu tenho sobrinhos que adoram ouvir estórias, é claro que não conto na íntegra todos. rs E esse me pareceu super fofo.
ResponderExcluirAnotado. Obrigada!
Bjs
Ita, mds! Esse livro é tão lindinho, acho difícil não se emocionar com a história da Rosa, ela é tão fofa e em certas partes da história, quando o pai dela meio que não conseguia entender o pq da Rosa ser assim me partiu o coração!
ResponderExcluirAmei o livro e adorei seu resenha!!!
Abraços!
Dudu - Tríplice Nerd
Olá!
ResponderExcluirCuriosamente, eu quase não leio livros com animais no enredo, sabia?! Fiquei super interessada nessa obra!
Achei a premissa ótima, é muito bacana ver um livro abordar uma doença tão pouco falada como a Síndrome de Asperger.
Realmente deve ser um livro lindo e emocionante, que traz mensagens importantes para cada leitor.
Adorei a resenha e quero muito ler esse livro!
Beijos!
Que capa linda! Gosto muito de um livro em que umas das personagens principais é um animal. Estou com um livro aqui para ler sobre os animais, e eu espero que em breve eu possa comprar esse!
ResponderExcluirBeijos
Olá, ótima resenha. Ainda não conhecia o livro, mas só o título curioso já chamou minha atenção, e por ter uma protagonista com asperger e um cachorrinho me chamou ainda mais a atenção.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirAdorei a resenha e a trama parece ser incrível pelo fato de conter um personagem autista.
Amo animais e a capa por si só já despertou minha curiosidade juntamente com o título.
http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
Ai que livro amorzinho.
ResponderExcluirRealmente, livros com mascote são o ponto fraco de todo mundo.
Já quero esse livro pra agora.
Beijos
www.mundoinvertido.com
Olá! Gostei! Vou ler! Parece ser uma leitura deliciosa e comovente. Imagino que aRosa deve ser uma personagem super fofa! Parabéns pela resenha, está linda! Abraços!
ResponderExcluirEntre Livros e Pergaminhos
Oi!!
ResponderExcluirComo sou muito emotiva geralmente fico longe de histórias que envolvem animais, me emociono demais e muitas vezes isso acaba me fazendo muito mal.
Sempre que leio resenhas que tem personagem com síndrome de Asperger eu lembro do livro Passarinha. Com certeza esse livro deve ser emocionante, mas eu prefiro não ler, prefiro ficar só na curiosidade.
Adorei a capa.
Beijão!
Olá, tenho visto coisas maravilhosas sobre essa obra. Gostei bastante da resenha e já anotei a dica!
ResponderExcluirAbraços
Oie! Não conhecia esse livro, mas a primeira coisa que chamou minha atenção foi a capa e, depois de ler sua resenha, tive a certeza de que precisava ler essa obra. Já imagino a emoção que será acompanhar a história da menina e sua cachorrinha. Parece ser uma história incrível e emocionante. Adorei sua indicação e estou muito empolgada para passar pela experiência de realizar a leitura!
ResponderExcluirBeijos,
Fernanda Goulart
Olá,
ResponderExcluirQue capa fofa desse livro!
Gostei do enredo parecer simples e não abordar diretamente o autismo dela, e sim outra situação. Na verdade ando cansada de sick lit rs
Mas este parece uma aventura, então gostei.
http://euinsisto.com.br
Oi, Italo!
ResponderExcluirSua resenha ficou maravilhosa, fluida, bem desenvolvida, parabéns!
Curti o livro, achei fofo e meigo, leiria, sem sombra de dúvidas.