foto de Diário da Suki
Azeitona
Editora: Outro Planeta
Páginas: 352
Nota: 3/5
Sinopse: Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas.
Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira.
Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada.
O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.
O romance de estreia de Bruno Miranda, criador do canal Bubarim, no Youtube, é uma história divertida e tocante sobre relacionamentos familiares.
Em Azeitona, encontramos Ian em
um hospital, esperando sua irmã sair de uma consulta. Enquanto espera ele é
abordado por uma produtora de Tv, que o convida para participar de um reality
voltado para pais adolescentes. Apesar de não ter uma namorada, Ian vê essa
proposta como uma oportunidade para retribuir tudo que Iris, sua irmã, fez por
ele, Ian aceita e embarca na jornada de achar alguém que o ajude nesse plano insano.
Ian é um
adolescente que perdeu a mãe quando pequeno e, desde então, foi criado apenas
pela irmã, que abriu mão de tudo para arcar com essa responsabilidade. Agora
com um novo membro chegando à família, as despesas vão aumentar e ele terá que
ajudar Iris de alguma forma, e irá usar o reality ao seu favor.
Emilly é
uma garota que deseja independência, birrenta e muitas vezes imatura. Ela tem uma relação conturbada com a mãe, e quer logo
sair de casa para acabar com as brigas. Nunca tinha trocado mais que duas
palavras com Ian, mas decide ajuda-lo pelo dinheiro e a promessa de uma vida
sem brigas.
A narração é feita em terceira
pessoa, narrativa leve e descontraída, com diálogos e cenas engraçadas. A capa
está bastante chamativa, totalmente fora do comum, trazendo um olho, que no começo achei
estranho, mas ao mesmo tempo está criativa e chamativa.
Azeitona é um ótimo livro para um autor iniciante. Bruno conseguiu reunir humor
e seriedade em um mesmo livro, o que conta muito. Ele conseguiu ainda mostrar como as relações
familiares são complicadas e que família é tudo.
Um ponto que me chateou durante a leitura foi que o autor colocou dois pontos bem importantes como assédio e estupro e a forma como o assunto foi "resolvido" no livro me incomodou, pois o Bruno colocou uma solução "simples demais" e na realidade não é assim. Entretanto Azeitona é um livro cativante em diversos pontos, desde a história até os personagens. Um livro ótimo e que recomendo, sobretudo, o público jovem, que com certeza se identificará com algum personagem ao longo da história.
Resenha por
Babih
Olá,
ResponderExcluirSempre tive uma certa curiosidade para saber mais sobre esse livro. Não sabia que era uma obra tão divertida. Gostei muito do enredo e vou anotar a dica.
Abraços
Cá Entre Nós
Hey, Babih!
ResponderExcluirAinda não senti curiosidade em ler o livro do Bruno.
A sinopse não me chama a atenção, não consigo ficar interessada.
Não quero ler, não.... rs
Beijos!
oi
ResponderExcluirEsse livro é um que eu julgo muito pela capa. Apesar de ser chamativa e criativa eu não consigo sentir atração por ela. Impossível não julgar um livro pela capa, mesmo sabendo que não deveria fazer isso.
Emfim, sua resenha está ótima mas não me deu vontade de ler o livro.
beijos.
Eu não consegui me prender a premissa do livro. A minha dúvida é, ela consegue amadurecer? Porque uma personagem birrenta, me causa um revira no estômago. Haha
ResponderExcluirEu fiquei apaixonado pela criatividade da capa, quem a criou está de parabéns.
Sua resenha é bem convidativa, mas por enquanto não vou realizar essa leitura.
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem o autor, mas achei a premissa bacana.
O livro aborda temáticas importantes como relações familiares, mas saber que estupro e assédio ganharam uma solução "fácil" também é um ponto que me incomoda.
Não sei se leria o livro no momento, mas talvez faça a leitura futuramente, fiquei de certa forma curiosa.
Beijos!
Olá!
ResponderExcluirApesar do livro não me fazer ter aquela curiosidade de lê-lo, leituras descontraídas e leves é algo que eu estou buscando no momento. Achei ele bem simples, mas como você disse, é um autor iniciante e ainda está entrando nesse mundo para amadurecer. Fiquei com um pouquinho de pé atrás quando você falou que o autor tratou o estupro como algo que pode ser resolvido rápido demais, porque sabemos muito bem que não. Bom, esse é um livro que em algum momento da minha vida vou ler, por que gosto de um livro adolescente... Adorei sua resenha!!
Oxente, Leitora!
Oiii, tudo bem?
ResponderExcluirSou uma grande fã do canal, mas em relação ao livro eu realmente não leria, não consigo me agradar da premissa, com isso então eu pularei a dica. Mas, parabéns pela resenha.
Beijinhos
Olá, a capa desse livro realmente chama bastante a atenção, mas eu não sabia ao certo do que se tratava. Tem uma premissa interessante, talvez eu o leia algum dia. Ótima resenha, clara e direta.
ResponderExcluirAI QUE BLOG LINDO, ADOREI!
ResponderExcluirEstou doido para ler esse livro, tenho certeza de que irei adora-lo.
Uma pena que não tenha sido um 5 estrelas para você, espero que não aconteça o mesmo comigo.
Abraços
http://www.mundoinvertido.com/
Oiiii! Não conhecia o livro e achei a história bem interessante.
ResponderExcluirÉ complicado tentar tratar um assunto como o assédio e estupro.
Na maior parte das vezes, por mais que a solução seja incrível, sempre vai deixar alguém insatisfeito rs
Beijos
Oi Babih, tudo bem? Gostei muito da sua resenha! É sempre bom conhecer novas opiniões! Esse não foi um livro que me chamou atenção pela premissa, mas minha irmã já leu e adorou! Um dia, quem sabe, eu leio. Adoro o canal do Bruno <3
ResponderExcluirBeijos
Não conhecia a obra, que por sua resenha, parece ser interessante. Não sei se o leria por agora caso houvesse oportunidade, mas não descarto a indicação.
ResponderExcluirAbraço;
http://estantelivrainos.blogspot.com.br
Acompanho o bruno desde o booktube e agora nessa fase bubarim. Fiquei muito feliz quando vi que ele iria publicar um livro. Não tinha ideia que iria tratar de estupro em algum momento, mas apesar de ele ter resolvido de forma superficial pretendo ler por carinho ao autor!
ResponderExcluirhttp://www.belapsicose.com
Oi. Esse livro tem um enredo adolescente diferente, ao menos para mim. Eu gosto da capa, chama muita atenção. Agora, este trecho de sua resenha, me preocupou "Um ponto que me chateou durante a leitura foi que o autor colocou dois pontos bem importantes como assédio e estupro e a forma como o assunto foi "resolvido" no livro me incomodou, pois o Bruno colocou uma solução "simples demais" "
ResponderExcluiro livro tem uma pegada diferente que não me agrada muito, mas bem interessante para o publico alvo, qnto a resolução de alguns assuntos é um pouco chato qnd esperamos algo e é tratado de forma diferente, mas acontece
ResponderExcluirbjos
Pah
Lendo e Escrevendo
Confesso que não tinha lido nada sobre esse livro, apenas vi a capa por cima e achei até esquisito o nome, mesmo não sendo lá meu tipo de leitura, acho que pegaria para descontrair, afinal as vezes uma leitura leve nos faz mais relaxados.
ResponderExcluirXoxo
Eu li a resenha e li o livro logo após. Me enteressei super pelo livro
ResponderExcluirBJS
Olá,
ResponderExcluirTerminei a leitura recentemente e discordo da sua opinião sobre a Emília.Eu não a percebo como alguém birrenta,ela na verdade reflete o modo como é tratada pela mãe,e algumas atitudes dela com Ian é justamente porque ela não o conhece tão bem(sinceramente,ela não conhece bem o próprio namorado). A questão da resolução do estupro passou despercebida pra mim,obrigada por me abrir os olhos.Gosto da narrativa,mas parece que o diálogo mais esperado,entre Emília e a mãe,foi muito rápido. Umas quatro falas e pronto. Achei muito rápida. Enfim...dei nota 4
Eu achei o livro muito bom, talvez algumas pessoas podem ter um certo preconceito por ser uma pessoa do youtube. Mas garanto que tem boa qualidade literária, o tema é muito interessante , tanto para adolescentes , quanto para os pais e adultos em geral. A partir do meio do livro o roteiro fica cada vez mais complexo e interessante, sugira que leiam.
ResponderExcluir