Resenha: Corte de Espinhos e Rosas por Sarah J. Mass

Corte de Espinhos e Rosas
Editora: Galera
Páginas:434
Nota: 5/5
Ano: 2015  |  Skoob

Sinopse: Em Corte de Espinhos e Rosas, um misto de A Bela e A Fera e Game of Thrones, Sarah J. Maas cria um universo repleto de ação, intrigas e romance.
Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família. Após matar uma fada zoomórfica transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação. 
Arrastada para uma terra mágica e traiçoeira que ela só conhecia através de lendas , a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, senhor da Corte Feérica da Primavera. À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade até uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la... ou Tamlin e seu povo estarão condenados.





Corte de Espinhos e Rosas é o primeiro livro que eu leio da escritora Sarah J. Mass. Ela é bastante conhecida pela série Trono de Vidro - para quem quiser saber mais sobre essa série recomendo esta resenha - e como a série é bastante elogiada, eu acabei criando grandes expectativas para Corte de Espinhos e Rosas, e  posso afirmar que minhas expectativas foram supridas pois o livro é muito bom!

Antes de tudo é preciso saber que: 1. Corte de Espinhos e Rosas é um reconto de A Bela e a Fera, logo ao lerem o livro não esperem um exagero em cenas de ação, pois não haverá. 2. O livro além de ser um reconto, é uma fantasia e se passa em um mundo diferente do nosso, dividido em cortes. 





A personagem principal, Feyre, mora com sua família. Ela, suas duas irmãs Nestha e Elain seu pai. Eles moram em um vilarejo bem pobre, mas nem sempre foi assim. A família de Feyre era rica, tinha bastante dinheiro, contudo devido a uma cadeia de problemas eles acabaram por perder todo o dinheiro, e ainda mais, Feyre perdeu sua mãe. Antes de partir a sua mãe lhe pediu para que a filha prometesse que iria cuidar de todos daquela família, e Feyre assim o faz. A caçula da família passa a cuidar dos mais velhos. 


Os problemas financeiros não apareceram de imediato, mas quando chegaram, não foi fácil combate-los. A fome e o frio poderiam ser a causa da morte de toda a família se não fosse por Feyre. Ela aprende a caçar e vai para a floresta. E é na floresta que sua vida mudaria para sempre. Feyre vai para a floresta em um dia de inverno como já faz há anos, precisava de algo para alimentar-se, mas era bem arriscado vagar por lá pois havia boatos frequentes de que feericos rondavam pela floresta - Feericos são "criaturas magicas". Eles são bem fortes, tem um lado "fera" na qual os permite se transformarem em animais, contudo também podem assumir forma humana quando quiserem. - E como é de se imaginar Feyre depara-se com um enorme lobo, mas como estava escondida, ele não a viu. Com o auxílio de um arco e flecha ela consegue acerta-lo bem no olho e após isso, tira o couro do animal.  

"Precisamos de esperança tanto quanto precisamos de pão e carne - interrompeu meu pai, os olhos vívidos por um raro momento. - Precisamos de esperança, ou não sobreviveremos. 
Feyre vai para casa com a pele de um enorme lobo e uma ovelha. A pele já tinha um destino certo: seria vendida. E assim o faz, no dia seguinte em uma feira. Na noite desse mesmo dia uma visita inesperada chega em sua casa. Um monstro enorme, gritando "assassina". Era um feerico e ela sabia que estava atrás dela. Ao matar o lobo feerico ela havia quebrado um tratado entre humanos e feericos e teria que cumprir com a pena: a própria vida. Mas o feerico abdica da vida dela para que ela possa morar com ele, em sua terra. E sem opções, ela aceita.

Feyre atravessa o muro mágico que separava a terra dos humanos das cortes féericas e passa a viver na Corte Primaveril. Lá ela vai conhecer Tamlin, o Grão-Senhor da Corte - o mesmo que foi "busca-la" em casa - e Lucien, um amigo de Tamlin que veio de outra corte. Feyre aos poucos vai aprendendo sobre o mundo féerico, sobre o que era mito e verdade. De forma lenta ela e Tamlin começam a se entender, ao passar das páginas a relação deles vai tomando forma mais definida e consistente.   


Sarah J. Mass conseguiu colocar a dosagem certa de romance, suspense, aventura e fantasia. Corte de Espinhos e Rosas conquista no começo e por mais que oscile entre cenas muito agitadas e paradas, não deixa de ser bom. A construção de mundo é espetacular, não tem como ler não se sentir dentro da corte primaveril. Os personagens foram bem explorados, tanto o casal quanto os personagens secundários - tão bem explorados que tem leitores "shippando" Feyre com outros personagens. Depois de todos esses elogios já deu para perceber que esse livro merece ser lido, não é mesmo?    



27 comentários

  1. Oi Italo.
    Também não li nada da autora (apesar de ter os 2 primeiros livros da série Trono do vidro), mas sempre vejo ótimas críticas sobre seus livros.
    Não sabia que se tratava de uma releitura da Bela e a Fera e agora fiquei mais animada com a leitura.
    Já li alguns livros que trazem a mitologia das fadas/feéricos e acho bem interessante. Além disso Feyre e Tamlin parecem ser ótimos personagens.
    Espero ler esse livro em breve. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro a série Trono de Vidro, e a forma como a Sarah interliga e constrói os fatos. *-* Esse livro está na minha lista já faz um tempinho, mas ainda não tive oportunidade de ler.
    Eu adoro releituras de contos de fadas, e parece que a Sarah soube explorar muito bem o contexto, e já estou curiosa pra conhecer a Feyre e Tamlin. Espero poder ler em breve. Ah, capa está linda ♥ Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler algo da Sarah J. Mass, ainda não li os outros livros dela, da série Trono de vidro, mas vontade e expectativas não faltam, amo releituras, A bela e a Fera é um conto em que se pode criar e explorar muito, percebi sim que o livro merece ser lido, a autora parece ter feito uma bela junção de gêneros, fiquei curiosa quanto ao casal principal, quero shippar também rsrs, a capa do livro é linda e pela resenha e pela nota, deu para perceber que você amou a leitura

    ResponderExcluir
  5. Italo, primeiro precisamos falar sobre essa capa. Aliás, não precisamos. Vamos somente apreciar, porque ela é extraordinária!! Desde que vi esse livro, desejei lê-lo antes mesmo de saber sua história por trás dessa capa. E agora que pude ler uma resenha, estou mais encantada e empolgada para começar a leitura. Adoro contos de fadas e posso arriscar dizer que a Bela e a Fera é um dos melhores. E saber que possui cenas mais fortes com romance, suspense e aventura com toda certeza, deixa tudo mais interessante.
    Corte de Espinhos e Rosas irá para minha lista de desejados.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Italo!
    Corte de Espinhos e Rosas foi o primeiro livro que eu li da Sarah J. Mass e foi uma experiência incrível! Sou completamente apaixonada pela escrita dessa mulher... Adoro que suas personagens femininas são fortes.
    Uma mistura fascinante de elementos de contos de fadas em um mundo original... Esse livro tem tudo que amo nesse tipo de livro, romance, perigo, criaturas místicas do país das fadas e uma heroína que mostra um acordo significativo de coragem por toda parte. Simplesmente maravilhoso!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Italo, como vai?

    Achei linda a capa desse livro e gostei da premissa, e sua resenha me deixou empolgada. Parece maravilhoso! Eu não conhecia a obra e nem sua autora, ao menos não me recordo no momento de ter lido a respeito. Bem, gostei e já anotei na minha lista gigantesca de leitura. Ah parabéns pela resenha!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá lindona.
    Que resenha maravilhosa!!! Eu simplesmente fiquei encantada.
    Obrigada por me apresentar esse livro, vou ler e depois eu volto para te contar o que achei.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  9. Não conheço a escrita da autora, mas esse livro parece ser tão bom. Imaginar fadas ruins é bem interessante. Acho que o tenho no Kobo, quem sabe eu não leia.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  10. Oiii Italo, tudo bem?
    Acho tão linda essa edição e sempre fico babando quando a vejo, porém a história não desperta nenhum interesse me mim, então pularei a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oioi! Tudo bem?
    Teve um boato que a Sarah J. Mass viria para bienal, mas acho que era mentira, uma pena ne?
    Eu tenho o livro Corte de Espinhos e Rosas e acho linda demais a capa.
    Ainda nao tinha lido nenhum resenha e gostei demais da historia.
    Vou tentar ler o quanto antes, adorei o modo que falou do livro.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ítalo!
    Já vi muita gente falando bem dos livros da Sarah, mas ainda não li nenhum.
    No entanto, se eu tiver que ler, acho que será a série Trono de Vidro. Não tenho vontade de ler essa releitura de A Bela e a Fera, não me atrai. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Sobre o ritmo do livro preciso dizer que é um tanto quanto lento, mas não achei chato e se tivesse ocorrido mais ação teria sido a cereja no bolo. O mundo é bem detalhado e criativo, dá pra sentir que é um lugar diferente e imaginar completamente esse mundo.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu nunca li nada da autora, apesar de querer desesperadamente ler "Trono de Vidro".
    Eu não sabia que o livro era uma releitura de A Bela e a Fera, adoro releituras de contos de fadas!
    Fiquei bem curiosa em relação a esse mundo que a autora criou, essa mistura de "A Bela e a Fera" e "Game Of Thrones" parece incrível!
    Espero ter oportunidade de ler em breve.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Eu preciso dizer que gostei muito dessa obra, como você disse a autora soube colocar a dose certa de magia e romance no livro. O enredo desenvolveu muito bem e eu simplesmente adorei os personagens. Estou muito ansiosa para o próximo volume da série.

    Grande Abraço
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Italo, quero muito ler esse livro! Li a série Trono de Vidro até a metade do segundo livro somente, porque achei a escrita da autora meio pobrinha e os assuntos em si também. Mas eu gostaria de dar uma nova chance, sabe? :) Então pretendo ler esse livro aí ainda nesse ano!

    ResponderExcluir
  17. Dizem meus bons amigos que a autora é muito boa, inclusive dei de presente esse livro para uma amiga e ela amou. O bom que a autora sabe equilibrar bem o enredo. Bjs

    ResponderExcluir
  18. eu me empolgaria mais com a leitura se não houvesse a dose de 'romance' nele, e só ficasse a fantasia e aventura mesmo... já ouvi falar da autora tanto por esse livro quanto pela série do Trono de vidro, mas não senti vontade de conhecer as histórias... legal que pra vc o livro foi bom :D
    bjs...

    ResponderExcluir
  19. Já tinha ouvido falar desse livro mas não sabia a história afundo, confesso que fiquei muito instigada! Tem uma premissa bem interessante
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem ?
    O único que li da autora foi O trono de vidro e gostei bastante, sendo que Corte de Espinhos e rosas não me encheu muito os olhos para querer ler, não sei porque.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  21. Eu estou muito curiosa para conhecer os livros dessa autora, e apesar de eu já ter aqui o Trono de Vidro, percebi que esse livro vai me agradar mais. Adoro histórias com fadas e pelo visto a autora não decepcionou. Espero ler logo e que eu não tenha que esperar muito pela continuação.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura || Participe do top comentarista de junho e concorra ao livro The Kiss of Deception

    ResponderExcluir
  22. Não conheço a escritora, mas adorei essa ideia de mistura! recriação de contos me chama muito atenção, e essa capa ta maravilhosa.

    ResponderExcluir
  23. Aquele momento que você se toca que tem o livro na estante e que você não pode ler devido as varias coisas que você tem que estudar pra faculdade, resumindo eu não to bem :| Eu tenho visto tantos comentários bons desses livro que cada vez mais quero deixar de lado as minhas coisas e lê-lo mas tenho que me controlar. Mas posso dizer com a certeza de que estou super animada para lê-lo e que bom que você teve suas expectativas superadas.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    A maioria das resenhas que li sobre Corte de Espinhos e Rosas foram positivas, sempre elogiando o livro. Achei interesse ser um reconto de A Bela e a Fera, porém com características próprias.
    Já li Trono de Vidro, mesmo com grandes expectativas, foi uma ótima leitura. Bem bacana autora escrever sobre outros mundos, pelas resenhas a história de Corte de Espinhos e Rosas parece bem diferente do livro anterior da Sarah J. Maas, assim como sua protagonista.

    ResponderExcluir
  25. Já é fato para todos os leitores assíduos que Sarah J. Mass é referencia em livros, principalmente com sua série Trono de vidro. Escuto sempre ótimos elogios acerca de suas histórias e escrita. Entretanto, ainda não li nenhum de seus livros, mas Trono de vidro já está na estante e pretendo lê-lo agora na MLI. Esse foi outro livro que assim que lançou adicionei aos meus desejados. Também né, olhem essa capa, maravilhosa! Já amei saber que ele e na verdade uma recontagem de um conto de fadas do qual amo, ainda mais envolvendo fantasia. Me animei mais ainda em adquiri-lo após essa sua resenha, porque eu estava vendo muitas resenhas negativas que fizeram com que eu desanimasse um pouquinho c o livro, mas agora a vontade retornou e espero conseguir lê-lo em breve! :)

    ResponderExcluir
  26. Ita,
    Ótima resenha!!
    Como lemos esse livro juntos, você sabe tudo que eu achei sobre o mesmo.
    Sarah não me decepcionou; essa história só fez com que eu me interessasse ainda mais por suas obras e agora quero ler tudo que ela escrever. rs
    Mas isso você também já sabe.

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Só li O Trono de Vidro da Sarah J. Mass que virou uma das minhas series preferidas, quero muito ler esse livro, a historia parece ser bem interessante e a escrita da Sarah parece nos trazer algo a mais, adoro esse mundos que ela cria que são muito interessantes e essa historia está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir