Resenha: Primeiro e Único por Emily Giffin

Primeiro e Unico
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Nota: 4/5
Sinopse: Shea tem 33 anos e passou toda a sua vida em uma cidadezinha universitária que vive em função do futebol americano. Criada junto com sua melhor amigas, Lucy, filha do lendário treinador Clive Carr, Shea nunca teve coragem de deixar sua terra natal. Acabou cursando a universidade, onde conseguiu um emprego no departamento atlético e passa todos os dias junto do treinador e já está no mesmo cargo há mais de dez anos.
Quando finalmente abre mão da segurança e decide trilhar um caminho desconhecido, Shea descobre novas verdades sobre pessoas e fatos e essa situação a obriga a confrontar seus desejos mais profundos, seus medos e segredos.
A aclamada autora de Questões do Coração e Presentes da Vida criou uma história extraordinária sobre amor e lealdade e sobre uma heroína não convencional que luta para conciliá-los.


Você largaria tudo que conhece? Toparia mudar de vida sem medo das consequências? Já parou pra pensar que tudo na sua vida, nunca foi aquilo que você planejou? Que você simplesmente deixou se acomodar e nunca se arriscou por medo? Pois bem, Shea começa a se questionar de tudo isso, começa ver que chegou aos 33 anos e nunca fez nada de importante.

No primeiro capitulo recebemos a noticia da morte da esposa do treinador deixando assim toda a cidade de luto, mas  Shea que se encontra mais preocupada com ela mesma do que a morte da mãe da melhor amiga dela. Shea vai no enterro por obrigação e não por realmente estar triste com a perda.

Sra.Car ou Connie era uma ótima mãe, cuidava de inúmeras obras de caridade pela cidade, era a pessoa que todos amavam ter por perto e que cuidava de todos os jogadores do time como se fosse mãe e nunca pensava negativo por pior que as situações estivessem.  Lucy Car melhor amiga de Shea é casada com Neil é tem uma filha chamada Caroline. Lucy depois da morte da mãe toma todas as responsabilidades para si. 

Pensando que a forma de enxergarmos o mundo é pura questão de interpretação. É muito mais querer, desejar e esperar do que acreditar bem la no fundo.

Shea é jornalista da faculdade onde trabalhava na adolescência. É uma mulher forte e independente com traumas por ter sido largada pelo pai quando criança, coisa que ela nunca superou. Mas é o tipo de pessoa que nunca fez nada na vida que pudesse se orgulhar. Até que com ajuda do treinador muda de emprego e reencontra um antigo amigo da faculdade, Rayn.

Treinador Car ou Clive é a cabeça do time e comanda tudo na faculdade. Sempre sabe dar conselhos a quem chegar, mas na hora de ser pai para Lucy ele não consegue e fica perdido após a morte de Connie se concentrando apenas no time pra esquecer da perda. Ele acaba tendo uma ligação forte com Shea mais do que com a própria filha, o que magoa Lucy.

Esse é o primeiro livro da Emily Giffin que leio e confesso que amei a escrita dela. Bem simples e fácil de entender. Trás a alegria dos personagens para você ou a ansiedade deles num jogo do time do Broncos/Walker. Primeiro e Único desenvolve-se em um ritmo lento deixando começo do livro parado e entendiante, mas isso muda com o passar das páginas. 


O livro fala de forma (in)direta sobre o futebol americano, dessa forma nós leitores conseguimos aprender mais sobre um esporte não praticado em nosso país e em certos momentos ficamos até perdidos por conta de algumas gírias, mas nada que atrapalhe a leitura. Emily Giffin nesse livro escreve sobre o romance entre um casal um pouco quanto inusitado que passará por diversas barreiras  deixando a trama bem envolvente e instigante. 

18 comentários

  1. Pela sua resenha eu provavelmente leria mas sei la romances não me entram muito, peguei certo trauma então fico receosa com as leituras.

    ResponderExcluir
  2. já tive uma experiência anterior com a autora e acho que botei expectativa demais, acabei não gostando tanto... tô com Primeiro e Único aqui pra ler, e espero não me decepcionar...
    Vou ler sem muita sede ao pote, quem sabe me surpreenda dessa vez...

    ResponderExcluir
  3. Oiiie
    Eu realmente fiquei mega curiosa para ler, confesso que o que me interessou foi a história dos personagens, pois dispenso a parte do jogo kkkkkkkkkkk
    Adoreiiiiii sua resenha, eu ainda não li nada da Emily e fiquei curiosa para conferir a escrita dela.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ítalo, eu detestei o livro. Achei ele parado inteiro, e o protagonista o futebol americano. Huahauhahauhauhauhahu. Gosto é engraçado. Eu nunca mais passo perto de livro da Emily Giffin, depois desse, a não ser que seja obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu já li outro livro da autora e curti, então achei que esse seria da mesma forma, acabou que não gostei muito da leitura e desisti no meio do caminho :(

    ResponderExcluir
  6. Olá
    no tempo que esse livro foi lançado (acho que mês passado -_-) fiquei muito interessado, mas depois que eu vi umas resenhas fiquei muito decepcionado com o livro, ms espero que depois desses autos e baixos eu ame ele, pois eu já comprei, só flata chegar rsrs
    Bjks
    Passa Lá no meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Essa é minha próxima leitura! Também nunca li nada da Emily, mas sempre tem a primeira vez e espero gostar bastante do livro, adoro romances!! Estou bem ansiosa com essa leitura!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Pasme, mas não me interesso pela escrita da Emilly. Nunca li nada dela, mas essa coisa toda romântica, não me atrai muito.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Estou de olho nesse livro e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa pela leitura. Bom saber que embora com um inicio lendo a leitura se desenvolve bem e flui depois. Ótima resenha.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  10. Italo, eu já li outras resenhas desse livro e acho que a sua é a única que diz que gostou.
    Eu nunca li nada da Emily Giffin e apesar de você ter falado bem ainda não estou com vontade de ler nada dela.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Oi Italo, tudo bem?
    Nunca li nada da autora, mas tenho muita curiosidade para conhecer a escrita da Emily!
    Primeiro e único tem uma premissa que não me deixou muito curiosa, mas mesmo assim parece ser uma boa história, mesmo o começo sendo um pouco entediante...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca li nada da autora e nem lembro de ouvir muito o nome dela.
    Esse livro não chamou muito minha atenção, então não é um livro que eu leria com urgência, mas parece ser bom e eu leria um dia.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Ítalo, tudo bem?
    Eu nunca li nada da autora, mas já fiquei com vontade de ler algumas das obras dela. Mas, com essa eu senti que falta algo pra me dar aquela vontade de ler, sabe? Mas, de qualquer jeito, a dica está anotada.
    Super beijos <3

    ResponderExcluir
  14. Esse tipo de enredo não me atrai muito, por isso nunca li nada da autora :/ mas boa resenha, obg pela referencia heheh

    ResponderExcluir
  15. apesar da sua resenha não é um livro que eu leria sabe. não me interesso muito nessa história e já i diversas resenhas que citaram coisas nesse livro que eu vou odiar. por isso melhor evitar xp
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  16. Quando eu vi esse livro eu fiquei com o pé atras porque eu sempre me decepciono com livros desses enredos, mas me arrependi. Tenho ido resenhas lindas desse livro e agora estou morrendo de vontade de ler.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá Ítalo
    Tudo bom?
    Só li um livro da autora e gostei muito.
    Um dia pretendo ler e tirar minhas conclusões.
    Agora quero conhecer melhor o desenvolvimento dessa história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Italo, eu estou com esse livro para ler mas ainda não tive tempo, quero ver se consigo pegar ele na próxima leitura, eu só li até hoje um livro da autora e gostei muito da sua escrita. Esse livro tem uma premissa bem interessante, fiquei muito curiosa :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir