Resenha: Os Ricos Também Morrem por Ferréz

Os Ricos Também Morrem
Editora: Planeta
Páginas: 192
Nota: 4/5

Sinopse: Bolonha, Mauro Maurício, Nego Jaime, Júnior, Dona Néia e Sebastião são heróis e anti-heróis que Ferréz criou para histórias curtas que apresentou em palestras e saraus por todas as periferias brasileiras e também em grandes festivais literários no Brasil e no exterior. Neste livro inédito, o escritor mais emblemático da chamada literatura marginal transforma estas breves histórias em contos. A linguagem ágil, próxima à do rap, transforma-se em literatura. Os “causos” urbanos do cotidiano rude das cidades compõem em Os Ricos Também Morrem um mosaico do Brasil real. Para os fãs da verve ácida, direta e reta desse autor reconhecido em todo o mundo este livro dá o recado: as injustiças e a desesperança moram ao lado e não do outro lado do Atlântico.



Os Ricos Também Morrem foi o primeiro livro do escritor Ferréz que eu tive a oportunidade de ler. Tive uma imensa surpresa com o conteúdo do livro. Ferréz usa na maior parte do livro a linguagem coloquial- informal- e algumas gírias, deixando um livro bem interessante por retratar de uma forma melhor o que se fala na periferia.

Eu fiquei preso, pode crê, talvez eu volte para lá, porque aqui fora num tem ninguém solto mesmo.


O livro é todo compostos por contos, contos que relatam o cotidiano de alguns, contos que infelizmente são a triste realidade de muitos. O livro aborda a vida na periferia, porém, não temos estereótipos aqui, o autor passa bem longe disso o que acrescenta mais pontos a obra.



Os Ricos Também Morrem é um livro bem impactante, faz com que o leitor pense sobre a nossa política atual, sobre a desigualdade que impera no país, preconceito e muitos outros temas no qual algumas pessoas preferem ignorar.

A Editora Planeta está de parabéns pela edição do livro. As páginas tem detalhes na parte superior e inferior, as folhas são levemente amareladas e o livro conta com algumas ilustrações referente ao conto seguinte. 

Esse livro não é algo no qual eu recomendaria para qualquer um, mas se você gosta de uma leitura crítica, que fala do nosso Brasil como ele é, então, não podem deixar de ler Os Ricos Também Morrem!


27 comentários

  1. Olá Ítalo, tudo bom?

    Não conhecia o livro e confesso que não fiquei muito interessado pela obra, apesar de gostar muitos de livros que fazem críticas ao miserável estado em que o país se encontra atualmente. Parabéns pela resenha.

    Abraços,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Italo, fiquei muito curiosa para ler esse livro, eu gosto de leituras que relatam o cotidiano de muitas pessoas, pois são histórias que podem ser vividas cada dia que passa pelas pessoas, isso nos faz refletir. Sem contar que achei a diagramação do livro incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Gente, para tudo! Preciso desse livro agora mesmo, ele me lembrou o livro O Filho da Máfia e confesso que estou mega interessada nele. http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente acho fantástico quando a literatura nos mostra a realidade. Literatura para distrair é maravilhosa, mas para informar e conscientizar do que acontece, é simplesmente GENIAL.
    Bjs, Isabella

    ResponderExcluir
  5. Oiiie
    Eu não sou muiiito de ler contos, mas CARAMBA, que livro mais lindo.
    A editora realmente arrasou na diagramação, as ilustrações estão lindas, perfeitas.
    Gostei muiiiiiiiiito da sua resenha e me convenceu a ler, amei e já está na minha lista.
    bjs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-anseio.html

    ResponderExcluir
  6. Oiee Ita, eu n curto contos, haha, então n fiquei muito interessada em ler esse livro ^^
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  7. Não sou leitora assídua de contos (leio de vez em quando mas não sou fã) mas fiquei curiosa para ler esse livro!! Quero muito conhecer esses personagens! Legal o autor abordar assuntos atuais e importantes e nos fazer pensar sobre ele!! Gostei muito da resenha :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. ainda não li o livro, mas fiquei bem interessada, pelo título e capa, tive a impressão de ser bastante impactante.

    ResponderExcluir
  9. Nossa que interessante, quando vi a capa do livro não imaginei que fossem contos mas já achei intenso, pela sua resenha deu pra ficar curiosa, beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Não conhecia o livro e confesso que não é bem o que eu mais gosto de ler, mas tenho um amigo que sei que vai se apaixonar e já estou indo fazer a indicação!!! :)

    Bjs

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ítalo! Como vai?
    Cara, adorei esse livro. Sério, nem li, mas já amo. Preciso ler! Adoro livros que criticam, que nos fazem refletrir sobre a nossa realidade e a nossa sociedade. Eu espero muito poder fazer a leitura no futuro. E essas ilustrações? Maravilhosas! Amei sua resenha, meus parabéns!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  12. acho muito bom esses livros que acabam fazendo o leitor refletir sobre a atualidade tanto no social quanto no individual, muito bacana o livro trazer isso.

    ResponderExcluir
  13. Italo, eu nunca tinha ouvido falar do livro, mas na hora que você falou contos já despertou minha atenção.
    Gostaria muito de ler e ver se eu acharia impactante também.
    A diagramação está linda.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Oie Italo!
    Nunca li nada do autor e gostei de que são contos que relatam o cotidiano da periferia.
    A edição parece mesmo estar bem linda, mas não sou muito chegada em leituras criticas, então vou deixar ele passar dessa vez.!
    beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não conhecia essa obra nem o autor.
    Confesso que não sou fã de contos, então essa dica eu passo.
    Mas gostei bastante de sua resenha. O livro é uma boa pedida para quem gosta do gênero.
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia o trabalho do autor, mas preciso dizer que esse não é o meu tipo de leitura. Eu não sou a maior fã de leitura de contos e também não gosto muito do genero que ele escreve, mas tenho certeza de que, para quem gosta, é uma ótima escolha.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu já li um livro nesse estilo e é uma realidade tão forte que parece que nós somos os personagens. Vou procurar ler esse também.
    A diagramação está linda.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ferréz é da periferia,já viveu a saubalternidade assim como nós pretos e pretas da periferia PPP,por isso ele escreve nessa pegada.Pronto,tem dois pretos comentando agora!

      Excluir
  18. oi ^^
    pra ser sincera eu adoro contos, mas esse livro não é muito a minha cara não. e como não me senti empolgada com a leitura eu passo, mas que bom que vc gostou ^^ curti ler a sua opinião.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  19. Adoro contos, e sendo crítico, quero ler aí mesmo! rsrs
    Adorei sua resenha!
    beijos
    www.apenasumvicio.comv

    ResponderExcluir
  20. Oi eu não conhecia o livro, mas achei a proposta bem interessate.
    despertou a minha curiosidade.
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Não leio muitos livros de contos, mas gosto do gênero. Achei o livro interessante por nos fazer pensar sobre a nossa realidade.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu achei a dica muito interessante, gosto de livros que falem sobre a política e desigualdade, por isso acredito que esse me agradaria bastante, mas no momento não lerei :/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá

    Tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas confesso que mesmo você tendo gostado, não faz o tipo de gênero que leio, então deixarei a dica passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Ai meu deus, eu vou parecer esnobe, mas só por essa capa a vontade de ler o livro vai para zero. Não curti muito a previa da história também.

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  25. Ainda não tinha visto falarem sobre esse livro e pelo visto é um livro muito bom, gostei de ver as ilustrações internas.
    Ultimamente tenha gostado dos livros de contos que eu li, espero poder ler este em breve.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  26. Ótima resenha crítica, precisava fazer um trabalho escolar sobre algum livro que retratasse uma questão social e esse site me ajudou muito, decidi usar o livro Os Ricos Também Morrem.

    ResponderExcluir