Resenha: A Playlist de Hayden por Michelle Falkoff

A Playlist de Hayden
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Nota: 5/5  

Sinopse:Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.



A Playlist de Hayden é um dos últimos lançamentos da editora Novo Conceito, o livro vem fazendo muito sucesso e aqueles que leem estão sendo surpreendidos com o conteúdo do livro. Sofrimento, bullying, amor na adolescência e uma pitada de suspense, esses foram alguns dos ingredientes que Michelle Falkoff usou em seu livro de estreia.

Já nas primeiras páginas do livro somos bombardeados com informações que fazem pouco sentido – pelo menos naquele momento. – Houve uma festa. Houve brigas. No outro dia Hayden estava morto, a única coisa que tinha deixado para Sam, seu melhor amigo, foi um pendrive envolto de um bilhete com seis palavras:

Para Sam. Ouça. Você vai entender.

Esse é o ponto inicial do livro, a partir daí conhecemos melhor Sam e Hayden, como ambos viviam, como era a amizade deles, e com o passar das páginas vamos tomando conhecimento que Hayden sofria bullying por parte do irmão mais velho e seus dois amigos, Trevor e Jason. Esse três são chamados principalmente de “a trifeta do bullying” por Sam e Hayden durante o decorrer do livro. 

Hayden não tinha nenhum outro amigo fora Sam e o mesmo vale para Sam que não tinha outro amigo se não Hyaden. Sam sabe mais do que todos tudo que Hyaden aguentava e fica “fulo da vida” quando vê vários hipócritas indo falar coisas sobre ele no seu funeral.  Hayden tinha dislexia, nunca foi o mais inteligente e não tinha um porte atlético, o que foi uma verdadeira decepção para os pais, que deixavam isso bem claro para o garoto.




Sam esperava encontrar na playlist alguma resposta sobre o suicídio do amigo, porém ele não conseguiu descobrir nada que revelasse isso. Na escola ele teve que ter uma conversa com o conselheiro, Sr. Beaumont, ele queria mostrar para Sam que ele tinha alguém para desabafar caso precisasse. O garoto estava determinado em descobrir o motivo de seu amigo ter se suicidado, mas durante esse processo surge Astrid, uma jovem que tinha conversado com ele após o funeral de Hayden, no shopping. Sam estava começando a sentir-se atraído por ela, porém ela tinha um namorado que estudava na mesma escola que eles, o que foi um grande empecilho para algo acontecer entre Astrid e Sam.

Enquanto Sam buscava respostas "coisas" começam a acontecer com os integrantes da trifeta do bullying e o jovem começa a comunicar-se com alguém em um jogo online que deixa pistas sobre o que pode ou não acontecer com os trio e também sobre o suicídio de Hayden. A cada passar de páginas novas descobertas são feitas sobre o passado e o motivo de Hayden ter se matado fica cada vez mais confuso para Sam – E também para o leitor.



Se você leu até aqui deve estar pensando que A Playlist de Hayden é somente um livro que fale sobre bullying, mas ele não é, passa BEM LONGE DE SER. Michelle Falkoff aborda temos polêmicos de forma direta, sem uso de eufemismo e isso deixa o livro bem próximo da realidade em que vivemos. E esse é o ponto alto do livro: ele é bem real, e o fato de ser narrado em primeira pessoa por Sam não nos impede de ver as perspectivas de personagens secundários.

Michelle escreve de uma forma clara e simples no qual o leitor viaja em suas palavras sem se dar conta, o livro tem 280 páginas, porém esquecemos esse número durante a leitura, pois ele parece ter bem menos do que isso. De uma forma mágica somos conduzidos por todo o enredo aprendendo com os personagens e tirando lições de vida.

A edição do livro está muito bela, a capa possui verniz localizado no título e nos dois personagens, a diagramação interna está muito bonita e em cada começo de capítulo temos uma música referente a playlist que Hayden deixou para Sam.  São no total 27 capítulos com 27 músicas.

confira A Playlist aqui




21 comentários

  1. Como tinha tido, a sinopse me lembrou Os 13 Porquês. Gostei muito ta resenha. Vou colocar esse livro na lista de leitura. Procurar ver se já tem no Livros Ninja. Bjoooos

    ResponderExcluir
  2. Olá :) Adorei, resenha maravilhosa! *-* Está entre as melhores resenhas que li sobre esse livro. ^^ ;) Gostei bastante da proposta da obra, é o tipo de livro que desperta a minha curiosidade. :) Gosto de ler livros sobre bullying e dramas, pois, faz eu refletir sobre isso, sem dúvida, esse livro mostra a realidade de muitas pessoas. :/
    Achei super diferente e legal a utilização dessa playlist, acredito que ajuda no entendimento da trama. :D A história do protagonista deve ser envolvente e tocante. Quero ler! :) Abraço! *-*
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  3. Olá
    achei muito boa a sua resenha, estou louco para ler o livro, mas não sei se vai dar tempo agora, mas assim que eu tiver uma folga eu vou ler com certeza, amei de mais messa capa sem falar que a autora é muito legal e atencioso
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Italo!
    Li resenhas de leitores que se decepcionaram com o livro, mas acredito que gostarei dele tanto quanto você. Acho que o livro, desde o início, não é apenas sobre bullying, mas sobre amizade, luto e recomeço. Enfim, espero logo poder ter minha própria opinião. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi. eu li esse livro e a única coisa que senti, foi tédio profundo, um dos piores do ano, nem a temática norteadora foi tratada com o propriedade, uma obra bem rasa.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Apesar de ser um livro com um tema muito importante como bullying, ele não me chama a atenção.
    Sempre vejo bons comentários sobre ele, como sua resenha, mas não consigo sentir vontade de lê-lo =/
    E também o fato do autor abordar vários temas polêmicos me faz pensar que ele os aborda superficialmente, entende?
    Gostei muito de sua resenha, mas essa leitura ainda não entrou para minha lista.
    Beijão!

    www,livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  7. FINALMENTEEEE o my good você aqueceu meu coração agora kkkkkkkk quase toda resenha que vejo a pessoa não gostou ou se decepcionou e eu to tão ansiosa por ela que não quero me decepcionar :'( obrigada, vem cá vou te abraçar.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Que bom que gostou tanto, estou lendo ele agora, e vi que muitas pessoas não gostaram tanto assim, por achar que não foi bem explicado a playlist. Bom, eu espero gostar assim como você. Bela resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei sua resenha e eu já estava muito ansiosa para ler esse livro. Inclusive, incluí ele na minha TBR da Maratona de Inverno por que não vou esperar muito mais para ler haha

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Recebi esse livro recentemente e pretendo fazer a leitura assim que der!
    Eu li a Amostra da Novo Conceito e até onde li não me senti conquistada pelo livro, mas espero que a leitura flua bem e que eu consiga me apegar mais aos personagens e a história!
    Que bom que você gostou tanto :).

    Beijos :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu ainda não li esse livro todo, mas minha vontade só cresce a cada resenha que leio, apesar da maioria das pessoas não terem ficado tão feliz com o final.
    Espero ler em breve e descobrir por mim mesmo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Também li o livro e também amei. Michelle sabe muito bem abordar assuntos polêmicos e é direta, mas também é sensível e romântica. Apesar de ser seu primeiro livro ela arrasou, chegou com o pé direito e já quero ler tudo que ela publicar. Amei a resenha, adoro saber a opinião de outras pessoas sobre os livros que li e gostei.
    umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie! Tudo bem?

    Eu li o livro, mas não achei tuuuuudo isso que andam falando dele. O vocabulário é extremamente pobre e os diálogos também. Além disso, tive a impressão que a autora se desvirtuou do propósito do livro... E eu odiei o final, rsrs. Parece que ela ficou com preguiça de escrever =( Mas fico feliz que tanta gente gostou da obra!!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  14. Um das primeiras resenhas que vi e a pessoa gostou do livro mesmo *-*

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ítalo!
    Primeira resenha totalmente positiva do livro que li. Que bom que ele agradou tanto a você! Li tantas resenhas decepcionadas que já o tirei da meta de leitura :/
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Ítalo! ;)
    É bom ver que outra pessoa também gostou desse livro, eu gostei dele e me emocionei bastante, vi muitas pessoas reclamando que Hayden não está presente na história que o foco é outro, mas eu senti ele muito presente pelas músicas, todas as músicas na tradução falavam sobre coisas que ele estava vivendo, pensamentos. Gostei do livro e vou querer ler outros livros da autora!

    Abraço e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, flor!
    Amei a sua resenha, foi muito bem construída. Estou com ele pra ler e já é o próximo da fila, estou com grandes expectativas mesmo com tantas resenhas controversas.
    Estou ansiosa pra conferir por mim mesma.

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Desculpe, mas como todas as outras resenhas de APDH eu não li a sua, pois estou lendo o meu exemplar, e estou demorando a terminar por falta de tempo, e quero ter toda as surpresas entende?
    Vejo pessoas que amaram esse livro e pessoas que se decepcionaram com ele, por ter criado expectativas demais e o livro não ter atendido elas, mas vi que você amou o livro, e eu estou lendo e amando o meu.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    O que mais eu tenho lido ultimamente é resenha desse livro kkkk Eu li os primeiros capítulos e amei, mas agora que tenho o exemplar completo estou enrolando para ler, uma é porque eu quero esperar toda essa febre do livro passar e tentar abaixar as minhas expectativas, porque caso contrário acredito que vou me decepcionar. Enfim, fico feliz que você tenha gostado e as fotos ficaram lindas o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Italo!
    Este livro é a minha leitura do momento. Acreditava que seria apenas um livro dramático, mas agora a história começou a tomar outro rumo e estou bem curiosa. Espero adorar a leitura! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  21. Olá Italo. Gostei bastante da sua resenha e que bom que a obra te agradou tanto!
    Confesso que não senti tanta vontade de ler esta obra por já ter lido tantos comentários e por ter perdido a emoção e o prazer de ler kkk.
    Mas quem sabe eu mudo de opinião.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir