Resenha: Eva por Anna Carey

Eva
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Nota: 4/5

Sinopse: A guerra dos sexos está apenas começando... No futuro, uma praga mortal aniquilou a população da terra. Homens e mulheres seguem segregados. Os meninos são mandados para campos de trabalho forçado. As meninas, para Escolas onde aprendem uma profissão chave na reconstrução mundial. Mas as aparências enganam... E Eva está prestes a descobrir que a verdade pode ser muito mais terrível do que o vírus que varreu seu país. Está prestes a descobrir que seu futuro pode ser mais parecido com a da primeira mulher a levar seu nome...





Eva é mais uma distopia que chegou no mercado editorial em 2013 pela Galera Record, teve o segundo volume publicado no primeiro semestre de 2015 intitulado com "Uma Vez". Eu tive a sorte de conhecer essa distopia no ano passado na Bienal de Fortaleza e me surpreendi com a leitura.

Um vírus assolou a Terra e muitas pessoas morreram, a população diminuiu bastante, e em tempo de pânico o governo tem de tomar uma decisão, e então que surgiu Nova América, uma cidade governada por um Rei.

Mais de 98% da população foi morta pelo vírus, as crianças sobreviventes iam para uma escola, lá elas tinham educação, moradia, acompanhamento médico, segurança e uma vida feliz, porém nessa escola só estudavam garotas, e elas eram educadas de uma forma para ter aversão a garotos/homens com exceção do Rei. Na escola todas as garotas aprendiam um ofício para exercer em Nova América quanto estivessem em uma idade mais avançada(por volta dos 16 anos)

Eva é a  garota prodígio da escola, com um histórico impecável e sempre com uma boa educação se destaca entre as garotas. Arden é o contrário, nunca foi feliz na escola, sempre uma garota rebelde que adora pregar peças nas outras. Ambas teriam o mesmo destino se não fosse pela esperteza e coragem de Arden.


Arden descobre que não existem ofícios para elas, tampouco uma vida melhor em Nova América, o futuro reserva aquelas alunas anos de uma vida de sofrimento, servindo de "Égua parideira" para repovoar o planeta. Arden consegue fugir e diz para Eva sobre o destino delas, Eva não acredita até o momento que vê tudo com os seus próprios olhos.

Pois aqui estava ela, esperando por mim o tempo todo: a morte, a morte inescapável, em todos os lugares. Sempre.
 Eva consegue fugir com a ajuda de uma das mulheres que trabalhavam na escola, ela percebe que o mundo lá fora não está fácil, o vírus devastou tudo e sobreviver sem preparação não seria uma tarefa simples.


Anna Carey nos trouxe nesse primeiro volume uma ótima trama  carregada de altos e baixos, emoções verdadeiras e personagens cativantes. Livros distópicos vem tomando conta da minha estante a cada dia que passa, uns são bem marcantes, outros nem tanto. Eva fica nessa segunda parte, o livro é muito bom, porém a autora deixou MUITOS aspectos vagos, e ao terminar o livro fiquei com uma grande interrogação estampada na cara. Por se tratar de uma trilogia, espero que os próximos volumes responda todas as perguntas que a autora deixou no final desse livro.

A edição está bem simples, a capa é fosca com verniz localizado no título, as folhas são amareladas e fininhas e a revisão está excelente. Se você gosta de distopias, não deixe de dar uma chance a Eva, o enredo poderá lhe surpreender bastante.

17 comentários

  1. Oi, Ítalo! Tudo bem?
    Sou fã de distopias e já li muitas críticas positivas sobre esse livro. A premissa me interessou MUITO, estou muito curiosa sobre ele. Espero adquirir um exemplar e ler o quanto antes.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muto bom o livro!
    Não conheço a autora, mas vou colocar na minha listinha de livros pra ler! :)

    http://meninaolhosdeaguia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. achei a capa bem bonita... e que história, viu??? Eu preferia arriscar a vida com o vírus lá fora do que servir pra esse 'ofício' ao qual elas estão sendo destinadas... interessante...
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    A cada dia eu leio mais e mais distopias e estou adorando esse gênero!
    Tinha ouvido falar pouco sobre essa trilogia, mas lendo sua resenha achei a premissa bem interessante!
    Pretendo ler em breve e espero que nos próximos livros a autora resolva todas as pontas soltas.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei da resenha. Já havia visto a capa do livro mas não sabia do que se tratava a história. Achei que é uma distopia bem interessante, fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro que a primeira vez que ouvi falar desse livro foi no canal da pam, ela fez elogios incriveis pro livro e eu fiquei toda besta pra ler e sua resenha só aumentou isso *-* fiquei mais ansiosa errado isso ai ein u.u

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Quando ouvi falar desse livro, foi em uma resenha no blog que gosto muito, porém na época não lembro bem o porque ainda não li o livro. Eu gosto muito do estilo e sua resenha só aumentou a minha curiosidade, agora com certeza vou tentar ler.

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/06/6-coisas-que-acontecem-em-estreias_12.html

    ResponderExcluir
  8. Oiiiii.
    Eu sou louca para ler esse livro.
    Adoro distopia. :D
    Acho que esses aspectos vagos são normais por se tratar do primeiro livro né? Bom!!! Tomara que no segundo as coisas comecem a se encaixar.
    Eu adorei sua resenha, acho que é a primeira que eu leio, antes o livro já tinha me conquistado pela sinopse kkkk.
    bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/06/resenha-labirinto-de-espelhos.html

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não sou fã de distopias, mas acho que essa é a primeira que vejo um enredo que fala de uma segregação de sexo e afins. Gostei muito da premissa do livro!
    Acho que essa parte vaga deve ser resolvida nos próximos livros (espero né hahaha). Vou colocá-lo na minha lista de leituras =)
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Italo, eu amo distopias, então não tinha como não ficar interessada nesta <3 Acho que essas questões que a autora deixou vago devem ser respondidas sim nos próximos livro, mas mesmo não sendo um livro marcante ele parece ser muito bom *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. Oi, Italo!
    Adorei saber que esse livro, que tanto me chamou a atenção na livraria, é realmente tão bom quanto parecia. Eu gostei muito da sua crítica. Você sabe que essa distopia parece baseada em outra obra clássica, da qual não lembro o nome. Minha cunhada, quando se formou em Letras, fez seu TCC analisando a obra clássica em questão e lembro que a ideia de repovoamento da Terra já existia lá. Mesmo assim, tenho enorme curiosidade para saber como me sentirei ao ler Eva.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Só de saber que é distopia já quero ler, quando sei que as pessoas estão gostando então, melhor ainda! Adorei a trama, espero poder ler em breve. Sua resenha ficou ótima!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Oi. Não conhecia o livro, não costumo 'dar chances' a livros, gosto de me dar a 'chance na leitura', afinal, nessa relação dialógica, eu sou quem mais lucra, por mais que não curta a obra, ainda sou a que mais lucra. Quanto a indicação de leitura, achei interessante, apesar de achar a história um pouco repetitiva, mas mesmo assim, gostaria de ler

    ResponderExcluir
  14. Oi Ítalo, muito booktubers falam desse livro e dizem que é bom e talz, realmente acho que a autora pode trazer as respostas que lhe faltaram nos demais livros, tendo em vista ser uma trilogia. A Pam do Garota It fala muito bem desse livro e eu fiquei bem curiosa depois da sua resenha, achei interessante a premissa e por mais de distopia não seja meu foco, gostaria de dar uma chance.
    Beijinhos boas leituras

    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Eu tenho esse livro há um tempinho e não consegui ler ainda. Eu amo distopias e por isso minhas expectativas estão bem altas. Eu também não curto quando o livro deixa várias interrogações, mesmo que seja trilogia.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem com você?
    Eu já ouvi falar desse livro, da trilogia, e acho as capas bem lindas. Adoro distopias, então com certeza quero ler esse. Uma pena o livro não ter alcançado suas expectativas, espero que os próximos sejam melhores para você.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ler distopias, mas ultimamente tenho ficado bem curiosa com esse gênero e esse livro tem uma capa tão linda que eu compraria só por causa dela kkkk Mas lendo a sua resenha percebi que a história também é bem bacana, por isso se eu tiver oportunidade irei ler o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir