Resenha: Cartas de Amor aos Mortos por Ava Dellaira

Carta de Amor aos Mortos
Editora: Seguinte
Páginas: 344
Nota: 5/5

Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.


Laurel está de luto pela sua irmã, ela não quer que todos a olhem com pena, não quer ouvir as palavras superficiais que todos tem a lhe dizer. ela não quer ouvir "eu sinto muito pela sua perda" das pessoas e para que isso não aconteça ela muda de escola. 
No primeiro dia de aula na escola nova ela tem aula de inglês e nessa aula a professora lança um projeto para que os alunos escrevam uma carta para alguém que já morreu, ela escolhe Kurt Cobain, o cantor favorito de sua irmã. Nessa carta ela transparece seus sentimentos sobre a perda de sua irmã e fala também sobre ele para ele.

Fodo de Psychobooks

Laurel não entrega a carta, era particular e especial para ela. Com isso ela continua a escrever cartas, não só para Kurt mas para outros famosos que já haviam morrido. Ela tenta superar a perda da irmã dela e as cartas é uma das formas que ela achou para superar. 
Hannah e Natalie se tornam melhores amigas de Laurel e essa amizade foi um pontapé para a superação de Laurel quanto ao seu luto. Ela percebe que não está só e que não precisa enfrentar seus problemas só, que suas amigas irão apoia-la quando ela precisar. Sky, Kristen e Tristan também tem um papel fundamental para o processo de mudança que Laurel passa.
Laurel evolui com o passar das páginas, no começo ela estava muito ligado a irmã dela e o luto veio de forma inesperada causando uma enorme dor fazendo com que ele se fechasse para o mundo, com a escola nova e os novos amigos ela conseguiu se libertar do sentimento de luto e viver a vida como deve ser vivida. 
foto de Livros & Fuxicos


Carta de Amor aos Mortos não aborda somente ao luto, mas também  amizade, as alegrias da vida, as tristezas, experiências certas e erradas e quão normal isso é na vida de cada um de nós. Um ponto polemico que a escritora aborda é também é o homossexualismo porém de uma forma breve.
Em suas cartas Laurel não conta somente como é a sua vida, ela fala também da vida do "destinatário" fazendo com que o leitor conheça um pouco mais sobre essas pessoas que foram influentes de alguma forma.
O livro é algo bem chamativo já pela capa que está muito bem elaborada, a sinopse é o que vem nos encantar logo depois e por fim toda a história que não nos decepciona em nenhum momento. Cartas de Amor aos Mortos tem uma enorme carga emocional e transmite muito ao leitor. TODOS sem exceção deveriam ler esse livro e desfrutar de tudo que ele proporciona. 

19 comentários

  1. Oiii,
    Tenho muita vontade de ler esse livro, parece ser muito interessante, já anotei a dica, só espero não chorar muito com a leitura.
    Beijos.

    http://www.adorkable.com.br/2015/05/resenha-lista-do-nunca.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler esse livro desde que ele foi lançado! Já vi várias pessoas lendo e recomendando essa obra e isso só me dá ainda mais vontade de realizar essa leitura.
    Espero em breve ter essa oportunidade.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá; gostei muito da sua resenha. Eu já li "O céu está em todo lugar", que tem uma temática parecida e que se tornou um dos meus favoritos, por isso, fiquei bem interessada por "Cartas de amor aos mortos".

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que enredo lindo e diferente. Quero ler muito esse livro, sua resenha está linda também. Já conhecia o livro e foi amor a primeira vista. <3
    Mandar cartas aos mortos parece tão poético... melancólico <3
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olha eu achei a capa desse livro simplesmente maravilhosa, mas até hoje
    eu não me senti atraída de comprar esse livro para ler, não sei porque.
    Mas eu acho que vou tentar dar uma chance, porque todos comentam muito bem sobre ele e não dúvido que seja uma ótima história. Espero poder ler. Adorei a sua resenha e de tudo que você explicou, porque pelo menos deu para ter uma ideia sobre a história.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-estudo-independente.html

    ResponderExcluir
  6. Esse foi um livro que mudou minha percepção sobre muitas coisas. Merece ser lido e relido, amei demais a leitura.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Eu já li esse livro e sou apaixoanda pela história. No começo eu fiquei bastante brava com a Laurel, porque ela fica tão babaca com tudo e cega das coisas. Contudo, ao decorrer do livro você começa a se sentir muito ela, porque tipo, ela fez tudo para proteger quem mais ela amava e isso é lindo demais. O Sky também me deixou com raiva em algumas partes, ele é bem babaquinha na maioria das vezes né? mas me apaixonei por ele também. A autora fez magia com as mãos ao escrever esse livro, eu indico para todos que conheço porque é simplesmente tudo de bom <3
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/05/entre-nos-entrevista-com-barbara-negrao.html

    ResponderExcluir
  8. Já peguei esse livro na mão, mas desistir de comprar, porém me arrependi muito, pois muita gente gosta desse livro e agora eu estou querendo ler tbm. Vou tenta ler o quanto antes.

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Minha resenhista fez a resenha desse livro e desde então estou louca para ler!
    Adoro histórias mais intensas e dramáticas assim. Deve ser uma leitura maravilhosa!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Acho que eu sou a única que não gostou desse livro. Achei muito chato, cheio de enrolação. A Laurel só quer ser igual a irmã e essa dela ficar falando das personalidades antes de falar do que realmente importa nas cartas, me deixou irritadissima. Não gostei,

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, como vai?
    Quero muuuuuito ler Carta de Amor aos Mortos, parece ser incrível!
    Amei saber que tem um crescimento de Laurel e que ela evolui conforme o livro passa, então, se antes já estava ansiosa para lê-lo, agora estou mais ainda!
    Beijão ♥

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua resenha, está muito bem escrita! Em relação ao livro, bom, eu já li bastante resenhas e a maioria positivas, esse enredo novo é muito interessante, o fato da personagem principal mandar cartas para famosos já falecidos é muito inovador e legal! Parabéns pela resenha!!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Mano que resenha linda!!! A tempo estou quero esse livro, minha prima tem mais não quer emprestar, vou adquiri-lo o quanto antes. Quero saber e ter certeza se tão bom assim :)
    Brubs
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  14. Oi Ítalo, tudo bem?
    Primeira resenha que leio desse livro.
    Já tinha visto na livraria, mas não li nem a sinopse, mas a premissa dele é interessante, e me ganhou já quando escreve uma carta para o Kurt! Quero saber quais as outras cartas.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem?
    Eu sempre tive vontade de ler esse livro (agora tenho ainda mais), a capa é linda, e a premissa do livro chama muito a atenção. Pois é um livro super diferente. Espero poder ler esse livro.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é muito bom! É um dos meus preferidos. O meu exemplar esta cheio de marcadores, praticamente em todas as páginas, de tantas passagens preferidas e lindas! Eu também tenho um blog de literatura, vou deixa o link aqui http://www.bananablog.com.br/
    :*

    ResponderExcluir
  17. Eu queria ter gostado desse livro mais do que eu realmente gostei, confesso. No começo a personagen me parecia interessante, mas com o tempo ela foi me deixando bem enjoada com a história e mesmo o tema sendo tão pesado, sei lá... o livro deixou muito a desejar pra mim.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Confesso que esse livro me interessou pelo título que é bem diferente.
    Depois de ler algumas resenhas e a sua agora fiquei mais certa que preciso ler.
    Acho que posso acabar não gostando pq passa longe da minha zona de conforto, mesmo assim quero tentar.

    Abraços,
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Eu gostei bastante desse livro quando li, pois é uma narrativa que fala muito bem sobre perdas. Mesmo não gostando tanto assim da Laurel, a história é envolvente e reflexiva. Um livro singelo e tocante.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir