Resenha: O Teste por Joelle Charbonneau

O Teste
Editora: Única
Páginas: 320
Nota: 5/5


Sinopse:  No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?



Malencia - Cia como é chamada na maior parte do livro - Mora na colonia Cinco lagos. Ela terminou seus estudos e tinha o sonho de ser aprovada no Teste, aonde eram escolhido somente os melhores para tentarem uma vaga na faculdade. Cinco Lagos já era a muito tempo uma colonia na qual não participava do teste, passaram-se anos e não havia sequer um aluno escolhido, porém isso não abalou Cia e nem outros alunos que tinham esse mesmo sonho

Na cerimonia de formatura todos receberam seus diplomas. Seria nessa cerimonia a divulgação dos nomes dos alunos que iriam à Tosu City para fazerem parte do tão aguardado teste. Isso não aconteceu. A cerimonia teve seu fim, e com isso iniciou-se uma festa em comemoração aos formandos.

Formatura é um momento empolgante para nós, mas em especial para os alunos atrás de mim. De hoje em diante, eles vão se tornar uma adição muito bem vinda à força de trabalho da nossa colônia. 
Cia teria de trabalhar, seu sonho de ir para faculdade tinha ido embora e ela teria de encarar a realidade. Porém, ela recebeu um chamado de sua diretora, e de repente ela se vê indo para Tosu City com mais três amigos de sua colônia: Tomas, Malachi e Zandri.

Quando chegaram a sede do teste em Tosu City eles foram encaminhados a um quarto no qual dividiriam com outra pessoa. O teste foi dividido em fases e em todas essas fases cada um tinham de fazer escolhas cruciais. A escolha errada poderia te levar a morte.


O Teste foi uma leitura que me surpreendeu positivamente, a premissa do livro é bem interessante, a escrita da autora é bem simples e fácil de entender o que faz com que seja uma leitura bem fluída. Os personagens feitos pela a autora foram muito bem construídos, tanto a principal quanto os secundários.

O livro fez com que surgisse um misto de emoções em mim enquanto eu o lia, e o que me deixou meio embasbacado foi que a Cia é uma personagem inteligente, mas que fecha os olhos para a realidade quando eles mais deveriam estar abertos, sabe qual foi o efeito disso em mim? Eu gritava muuuuuito com ela, e com os outros personagens, e com ela denovo. Minha meu chegou até a me perguntar se eu estava bem, rsrs. Espero que a personagem amadureça nos livros seguintes da trilogia (Estudo Independente e Formatura)

20 comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Estou doido para começar essa série, mas primeiro tenho que terminar Legend, que tem uma premissa meio parecida, mas um núcleo distópico diferente. Gosto de nomes diferente mas chamar a menina de Melencia me fez imaginá-la como uma melancia e não consigo mais apagar essa imagem mental HAHAHAHA

    Gosto de livros bem desenvolvidos e com personagens bem construídos, mas a ingenuidade de algumas protagonistas me irrita, principalmente por serem inteligentes e não prestarem atenção no que está rolando ao seu redor.

    A capa do livro é linda e não vejo a hora de tê-lo em mãos.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ei Ita!
    Ahh, O Teste é ohh <3 Depois do final do segundo, EU TO NO CHÃO. Joelle já entrou pra lista de minhas autoras favoritas. Ela criou um cenário aparentemente comum, com perigos sempre a espreita. E apesar do segundo ter sido muito maravilhoso. o primeiro ainda demonstra com mais clareza a brutalidade do Teste.
    O fato que me levou a amar esse livro, foi a abordagem dela de ter a natureza como inimiga também e não só o governo. Deu outra visão ao universo distopia. Quer dizer, até o ambiente é hostil para com seus personagens. E Cia, claro, concordo plenamente com você. No primeiro ela mostra sua inteligencia absurdamente encantadora, mas sua ingenuidade em diversos pontos me chateou também. No segundo, achei ela bem mais decisiva e muito mais amadurecida.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Eu ainda não li essa série de livros mas tô morrendo de vontade de ler, só vejo elogios para ela.
    Gostei da sua resenha e vou confessar que adoro quando um livro mexe taaanto com a gente que não conseguimos parar de ler hahaha.
    Pelo o que li ela melhora muito, então espero que você goste das continuações!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Eu vou ser sincera, eu não esperava nada por esse livro quando o comecei, na verdade até fiquei adiando a leitura, não sabe como me arrependo rsrs o livro é fantástico, achei que tudo estava no lugar certo, cada prova foi surpreendente, e eu estou louca pela continuação.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Com tantos elogios fica impossível não desejar ler!
    Adoro distopias e,apesar de ser um pouco traumatizada com os finais, estou ansiosa para ler O teste ♥
    Personagens que parecem não ver o que está diante de seus olhos me deixa profundamente irritada! Como podem ser tão cegos??

    Beeeeeeeijos!
    http://cupcakedeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Mais uma indicação positiva sobre O Teste! Acho que nunca li uma resenha negativa sobre a obra e isso só aumenta ainda mais a minha curiosidade com a história.
    Estou com o livro aqui só aguardando uma brecha na minha fila de leitura.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Italo!
    Sempre tive curiosidade em ler O Teste. Tenho uma melhor amiga que também é louca por literatura, e ela simplesmente ama essa série! Por ser um livro extremamente fluído, acredito que vou apreciar muito a leitura, já que é sempre incrível conhecer uma obra que te envolva de maneira eficaz.
    Além disso, distopias são meu gênero favorito, preciso apostar nessa série! Já vi algumas comparações com Divergente e Jogos Vorazes, espero encontrar algo diferente e melhor :)

    Beijos,
    Letícia Lançanova
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Italo, tudo bem?

    Eu amo a trilogia O Teste, a Joelle tem uma escrita maravilhosa e incrível. Adorei os livros dela e considero essa trilogia como uma das minhas favoritas. Estudo Independente é ainda melhor. A Formatura também é de tirar o fôlego (só não gostei um pouco do final). Cia é uma personagem incrível, adorei ela. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  9. Esse nome foi mt ruim, pelamor! Só lia Melancia o tempo todo. kkkkkkkkkkkk
    O Teste é um livro muito bom, mas que precisa de mais marketing pra ganhar a galera. Quem lê gosta, pq é uma história bem desenvolvida e que te prende, como os outros 2 livros da trilogia. Corre pra ler Estudo que a história fica ainda melhor. ahahahahah
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Italo, tudo bem?
    Eu amei essa trilogia!!!! Essa autora é um gênio, o texto é super inteligente, eu fiquei maravilhada com o que ela fez. Se você gostou desse, não faz ideia dos próximos. Eu achei todos eles de uma frieza, uma crueldade, você sentiu isso também? Fiquei até impressionada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. hahaha... eu não me lembro de ter gritado com a Cia não, rs, mas amei esse livro! é uma distopia maravilhosa, a narrativa é mesmo fluida, os personagens bem construídos, e a história intrigante e completamente revoltante.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Italo, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e tenho muita vontade de ler essa trilogia, e como amante de distopia, necessito ler!! Tenho muita vontade de conhecer toda a história por trás do teste e como o universo é construído. Adoro personagens bem construídos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Oi Italo,
    Esse livro chegou aqui de troca e mal posso esperar para ler.
    Não vi nenhuma resenha negativa, muito pelo contrário, todas avaliando como você, com 5 estrelas.
    Fico contente em saber que a narrativa é simples e fluida e mal posso esperar para pegá-lo, sendo distopia, acho difícil eu não gostar.

    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Italo!
    Nossa, eu to surtando a cada resenha que leio desse livro.
    É só elogio sobre ele pra tudo que é lado. Eu realmente preciso iniciar a leitura.
    O meu está na estante a algum tempo e ainda não o peguei. Vou pega-lo urgente.
    Adorei sua resenha.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Italo ^^
    Mano toda vez que eu leio uma resenha desse livro eu fico louca, já vrei uma grande fã de distopia e pretendo em breve começar essa.
    Gostei da resenha, e em breve quando eu for ler espero gostar tbm.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  16. Oi Italo, vejo tanta gente falando bem desse livro que fica impossível não querer conhecer a história. Minha amiga leu e adorou, então pretendo ler assim que tiver um tempo.
    Parabéns pela resenha!

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  17. Italo estou louca para ler essa trilogia, leio muitos elogios aos livros e também a protagonista Cila, fiquei bem curiosa com relação a esses fatos que ela fecha os olhos. Já estou com o primeiro livro para ler. abraços

    Joyce

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Aaah, esse livro ♥ Essa é uma das minhas trilogias favoritas, e eu super apoio um filme ou outra série da autora! O teste é o meu livro favorito dos três, achei que a Cia estava mais corajosa nele, e os acontecimentos foram de arrepiar!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. eu confesso que tenho preguiça de ler livro, mas fico sempre curiosa quando vejo post que relata tão bem uma leitura !! bjs http://makeuplindona.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Só ouço comentários positivos em relação á trilogia.Adorei saber que é um livro bom,pois sempre namorei essa trilogia,mas vários outros livros atropelaram eles KK.Achou que vou por eles mais á frente,porque fiquei curiosa para saber como é feito o teste, e que decisões essas tão importantes precisam ser tomadas corretamente para não morrerem.Adorei demais <3

    www.refensdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir