Resenha: A Mais Pura Verdade por Dan Gemeinhart

A Mais Pura Verdade
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Nota: 5/5


Sinopse:  Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.



Dan Gemeinhart trás no seu livro de estreia uma história mágica, fabulosa sobre Mark um garoto que é portador de câncer. Mark tem somente 12 anos mas tem a doença desde cedo, vive em um "vai e volta" quanto a ela, desta vez ela veio, e veio mais forte do que nunca.

Nos deparamos na primeira página com um garoto e seu cachorro, eles estavam de saída rumo a uma montanha, o garoto tinha de escala-la nem que fosse a última coisa que ele fizesse em sua vida. Mark estava levando consigo somente o que ele julgava necessário: Máquina fotográfica, caderno e caneta, equipamento de alpinismo, passagem de trem, remédio e Beau, O Melhor Cachorro do Mundo.




Mark se encontra a 423 quilômetros de distancia do seu destino, ele parti para pegar o trem e começar sua jornada com destino ao Monte Rainier. Durante o caminho Mark passa por muitas dificuldades, todavia ele tem a chance de conhecer ótimas pessoas e que o ajudariam, mas ele também passa por muitos empecilhos que atrapalhariam e muito a chegada ao Monte Rainier.

Sozinho, estou deixando meu lar.
Uma Nova Jornada. Uma Nova Estrada.
Para as Montanhas agora.
Mark sofre com câncer, contudo essa não é a única dor, ele sente pelos seus pais que choram por ele, sente pelo sua melhor amiga Jessie. Para alguém com somente 12 anos não é fácil ver essa cenas. Por quê aquilo aconteceu com ele? Por quê ele não era como todo mundo? Não era justo.

Fugir para escalar o Monte Rainier foi uma forma que Mark encontrou de mostrar a todos que ele é normal, que ele é capaz e que não deve ser tratado como alguém diferente. Com muita coragem e determinação Mark percorre vários quilômetros sempre enfrentando os desafio e se mostrando forte.


Se você no começo da resenha pensou:" é um A Culpa é das Estrelas novo" e ainda continua com esse pensamento após a resenha tenho duas coisas para te dizer: 1. Você está muito enganado 2. Leia para descobrir o quão bom esse livro é.  

Dan Gemeinhar escreve de uma forma mágica e encantadora, o livro tem 224 páginas mas eu me perguntei por quê não poderia ser maior, é uma leitura muito gostosa de se fazer e a escrita do autor é bem fluída fazendo com que o leitor acabe o livro em poucas horas

A narração é em primeira  pessoa do ponto de vista de Mark em sua jornada ao Monte Renier e em terceira  do ponto de vista de Jessie, sua melhor amiga. Jessie passa por momentos bem difíceis, ela sabia aonde ele estava e somente ela poderia salva-lo falando aos policiais que o estavam procurando, o seu destino. Ela também transmite para o leitor a aflição no qual os pais de Mark estão passando pela fuga do filho.

Mark durante a obra acaba falando muito "A Mais Pura Verdade" como se fosse um bordão e daí surgiu o título a mais pura verdade, sem dúvidas muito apropriado.

Não tem do que reclamar dessa edição da novo conceito, muito pelo contrário, quero elogiar a editora pelo excelente trabalho feito no livro, as folhas são amareladas e grossas, a fonte está em um bom tamanho e com espaçamento ideal. No começo da cada capítulo a folha é diferenciada, ela é preta e nela está dizendo a quantos quilômetros de distância Mark se encontra do Monte Rainier e dizendo o número da capítulo.

Esse livro é fantástico, fabuloso, surpreendente, inimaginável, esses são somente alguns dos vários adjetivos que esse livro merece, uma leitura que transmite sinceridade, amor, amizade, compaixão, lealdade etc... Acredito que todos deveriam ler esse livro para se maravilharem com tudo que ele pode transmitir.

O Mundo Inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento.


11 comentários

  1. Eu li recentemente e realmente não tem nada a ver com "A culpa é das estrelas" gostei bastante do livro embora tenha sentido bastante raiva do Mark em alguns momentos!

    Gostei da sua resenha, encantadora!

    Adorei o blog, mas não achei lugar para segui-lo! :S

    Se quiser conhecer o meu blog também, só dar uma passadinha no
    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  2. Ítalo eu esse livro e amei,. a forma simples e direta da escrita do autor, a coragem do Mark e esse cachorro lindo foram alguns dos grandes destaques do livro. Me emocionei em muitas cenas . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Ei Ita!
    Bem, deixa eu descrever meu sofrimento ao ler sua resenha e vê seu amor pelo livro. Até hoje aguardo minha caixinha de Março da NC :'( E esse livro. Era o único que vinha na caixa que eu queria. Fiquei muito cativado pela historia do Mark. Ele me parece ser um garoto tão esperto e a trama, tão inteligente. Já sei que emoção não vai faltar. CADE MEU EXEMPLAR PELO AMOR DE DEUS D;

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Italo, tudo bem?

    Eu li as primeiras impressões desse livro e já amei a história de Mark, já recebi a edição e estou louca para terminar a leitura. Que bom que gostou, só me animou a ler. Nas primeiras páginas que li só queria que ele ou completasse a missão ou fosse achado pela família (só espero que tudo fique bem). Ah.. Beau é tão fofo, adoro ele. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  5. Também achei a edição linda, e acho que o livro realmente merece ser lido e transmite belas lições. Fiquei agoniada pelo Mark e pela Jessie também, com essa dúvida de contar ou não contar se sabia o destino do amigo. A única coisa que me irritou profundamente foi essa repetição da expressão "a mais pura verdade", achei bem cansativo esse recurso.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Eu não pensei em ACEDE, mas associei a Como viver eternamente, pela semelhança de idade dos protagonistas e por não ter romance. Quero muito ler, tá aqui na fila me esperando. A diagramação ficou linda, a NC tá de parabéns.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse livro e nunca parei para saber sobre o que era a sua história! Tenho que admitir que essa resenha mudou completamente meu interesse e meu pré-julgamento. Achei que era um livro extremamente infantil e sem muita sabedoria a oferecer. Já vi que estava muito errada rsrs.
    Vou apostar sim! Bela resenha!

    Beijos,
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  8. Ei Italo, eu li esse livro e amei.
    O final me deixou bastante emocionada.
    Eu quero um Beau pra mim!!!
    Devorei o livro. Como você disse, a leitura é muito gostosa mesmo.

    Bjin da B
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  9. Oi Italo, tudo bem?
    Achei super criativo colocarem as ilustrações dos quilômetros no livro. Eu ainda não li essa história. mas o que todos comentam é que apesar do tema ser forte, a leitura não é pesada. Eu também acho que não é justo. Não é justo ninguém passar por isso, muito menos uma criança. E a autora apresentar a aflição da amiga e dos pais enquanto ele foge, deve tornar a história intensa e nos emocionar.
    Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha foi bastante positiva, uma leitura que nos surpreende é sempre valorosa. Confesso que vou precisar de um pouco mais de tempo para conseguir encarar esse livro. A super exposição à ele me deixou meio alérgica..rs. Mas quem sabe em breve?

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  11. Olá Italo, esse é realmente um ótimo livro, li ele mês passado e foi uma das melhores leituras do meu mês *--* Além de uma boa historia ele passa uma bela mensagem. A diagramação esta realmente perfeita e a editora esta de parabéns por ela <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir