Resenha: Insônia por J.R. Johansson

Insônia
Editora:V & R
Páginas: 352
Nota: 4/5

Sinopse: Até os sonhos mais sublimes podem despertar os instintos mais sombrios. Lutei contra as emoções dele e me esforceu para me mover, para me esconder do que sabia que ia acontecer, mas era inútil. Não conseguia sair dali. Podia fechar os olhos, mas as emoções do sonhador eram a pior parte - e delas eu não podia me esconder. Acordei tossindo o corpo coberto de suor. Por que tinha escolhido ele? Por que um assassino? Ser um observador era uma droga. Sabia que não podia me libertar dos sonhos daquele que eu olhasse nos olhos antes de dormir. Não importava o quanto eu quisesse escapar, estava preso àquela pessoa naquela noite. Depois de quatro anos de insônia, Parker Chip não aguenta mais nada. Toda noite, ao invés de dormir ele entra no sonho da pessoa que ele olhou nos olhos por último. Se ele não dormir logo Parker morrerá. É quando ele conhece Mia. Seus sonhos são calmos e maravilhosamente descomplicados, e permitem a ele um descanço feliz e altamente viciante. Mas o que começa com um encontro se transforma em obsessão. O desejo furioso de Parker pelo o que ele precisa o pressiona ao extremo que ele jamais pensou alcançar. Quando alguém começa aterrorizar Mia com ameaçãs de morte, a memória de Parker apaga o levando a duvidar de sua própria inocência.



Sabe aquele caso de "paixão a primeira vista"? Bem isso aconteceu comigo com relação ao livro Insônia, ao me deparar com o material fiquei fascinado por todo o livro, capa, sinopse, diagramação, a edição da V & R está impecável e por isso acabei não demorando mais de quatro dias para ler a obra. ( Poderia ter terminado em menos tempos mas os afazeres me impediram)

Parker é o nosso protagonista, desde os 12 anos que ele não consegue ter uma noite de sono normal, ele tem uma maldição que consiste em ver o sonho da última pessoa com que ele fez contato visual antes de dormir.

O livro começa pouco antes de Parker completar 16 anos e mesmo depois de quatro anos ele não sabe exatamente como funciona sua maldição. Não conseguir dormir de verdade lhe causa sérios danos e faz com que sua pense que ele está usando drogas por causa de seu estado de fraqueza. Ele nunca contou sobre o que ele pode fazer à ninguém e tenta levar essa problema adiante até descobrir que pode ser fatal.

Na escola Parker é co-capitão do time de futebol, porém seu único amigo passa bem longe de um atleta, Finn com seu jeito louco e simples consegue ser uma dos personagens mais engraçados e importantes na trama, Finn tem uma irmã, Addie, que vem chamando cada vez mais a atenção de Parker mas por ela ser irmã do seu melhor amigo acaba existindo uma enorme barreira que os separam. - Que tipo de"cara" ficaria com a irmã do melhor amigo?. Finn em alguns momentos deixa bem claro o que acha disso o que faz com que Parker fique ainda mais relutante quanto ao  que sente por Addie.

 *           *           *

Parker em seu estado de sonolência por conta da falta de sono quase bate o carro, quando foi ver o que havia acontecido se deparou com uma garota e tentou resolver o problema de forma amigável e assim fez. Ela foi a última pessoa com que ele fez contato visual nessa noite e ao observar seus sonhos naquela noite ele viu algo diferente, o sonho dela era calmo e tranquilo, quase como se não fosse um sonho e foi então que ele tentou fazer uma coisa que não fazia há anos: dormir. 





Mia era o nome dela e ele descobriu que ela havia mudado de cidade e passaria a estudar em sua escola, eis então que surge uma esperança de continuar vivo, desde que fizesse contato visual com ela poderia levar sua vida adiante, porém Parker perde o controle e Mia vira uma droga na qual ele claramente não viveria sem. 

 *           *           *

Insônia é um livro fantástico, uma premissa bem original e um enredo de tirar o folego de qualquer leitor, durante o passar das páginas ficamos contagiados pelo terror e o suspense que o livro passa. Devo salientar que não é um terror extremamente assustador, muito pelo contrário, é algo bem leve e intrigante. 

O livro é narrado em primeira pessoa por Parker e nele vemos fases no qual todos nós passamos em algum momento da vida: o amor, problemas com os pais,  dias difíceis escola, tudo isso de uma forma bem natural. Outro ponto positivo é que a autora não fez um livro muito fantasioso, ela deixou tudo bem realista e tudo sobre a maldição de Parker foi explicado muito bem, principalmente levando em conta que esse é o primeiro livro de uma trilogia. 

Nem preciso falar o quanto esse livro é recomendado para aqueles que curtem um bom suspense/terror, né? E se você não está acostumado com esse gênero dê uma chance, garanto que não irá se arrepender de ler Insônia.

21 comentários

  1. Você escreve tão bem <3 Parabéns! O jeito que você descreveu o livro fez com que eu me apaixonasse completamente pela história, mesmo sem ter lido. Comprei hoje mesmo pela internet e não vejo a hora de chegar. Realmente encantada com a história!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha,realmente parece um livro muito envolvente,amo livros assim. Já tinha visto ele na livraria anteriormente,e agora com esta resenha vou apurar a comprar.
    ADOREI!

    www.refensdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e sua resenha me conquistou, parece ser envolvente. Se ver ele vou ler por sua causa
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Itaaa, bem, estou entrando no mundo do terror e suspense apenas agora, uahsuas, então apesar de parecer ser muito massa, acho que não estou pronta pra ler esse livro..
    Bela resenha <3
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ei Ita!
    Insônia não seria uma aposta de leitura pra mim, até porque suspense e terror não combinam comigo, mas acho o enredo bem chamativo, apesar de nunca ter lido nada a respeito, a não ser sua resenha agora. A capa, então, digna. A V&R tem dessas coisas de surpreender o leitor, sempre, de uma forma ou de outra, mesmo que a narrativa não leve a nota máxima.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá... tudo bem???
    Adorei a premissa do livro... fiquei bem animada pela leitura... mas por outro lado fiquei com receio de ser uma série... será que já tem a previsão do segundo livro??? haha.... pergunto porque fiquei bem interessada e pela descrição de sua resenha eu sei que vou gostar... sei que a história vai me prender... a capa então... nem se fala... chamou totalmente a minha atenção.... adorei... xero!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Respondendo a sua pergunta: Harry Potter, ele ficaria com a irmã do melhor amigo HAHAHAHA. Confesso que quando abri a postagem e vi essa capa eu imaginei que fosse ou um livro de terror ou algo envolvendo serial killer, mas me enganei. A capa é linda e adorei esse lance da maldição dos sonhos, me lembrou muito a Trilogia Wake, mas comum ar mais sombrio e divertido. Vou comprar assim que tiver dinheiro.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Italo, tudo bem?
    Que capa forte. Gente, imagine não dormir nunca? E pelo o que eu entendi, ela é a cura para a insônia dele, desde que ele fizesse contato visual com ela. Bem diferente esse enredo, fiquei muito interessada. Ainda mais depois que você disse que ele vai perder o controle. Ah, quem não gosta de um amor proibido? Já fiquei aqui torcendo pelo casal, mas com a entrada da Mia, acho que não vai dar certo, risos.. Não vejo a hora de ler!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sei lá, para mim não existe terror leve não... rs... já fiquei assustada com a capa, realmente não acho que seja leitura para mim. O fato de ser uma trilogia me desanima mais ainda, estou evitando novas séries. Mas achei bem diferente o enredo, para quem gosta do gênero é uma ótica dica!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Italo, quero esse livro para ontem! Adoro esse gênero e fiquei super curiosa para saber como é para Parker viver dentro dos sonhos de outras pessoas. Mais um livro para minha lista de desejados.
    Parabéns pela resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  11. cara a capa desse livro não me agradou muito não, mas o enredo do livro é bem interessante.
    chega até ser surreal!!
    apesar da premissa diferente, não é uma leitura que eu faria no momento.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. Oi Italo, tudo bem?

    Não sou fã de terror. E, apesar da premissa do livro ser mesmo bem original, ele não me chamou a atenção =( Mas fico feliz que vc tenha gostado da leitura. Pude sentir a sua empolgação na resenha!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Italo, tudo bem?

    Nossa, adorei a premissa do livro e fiquei bem curiosa para ler e saber como o Parker lida com essa maldição todos os dias. Sua empolgação com o livro me contagiou. Adoro livros bem explicados, que não deixam pontas soltas e mesmo assim é fluido e envolvente.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Oi Ítalo,
    a capa é muito bonita e transmite o mistério que acompanha a história.
    Bom eu fico me perguntando o que este personagem tem exatamente que não consegue dormir, e ainda mais o que está garota tem, que acaba sendo seu refugio e quem sabe salvação, alem do que, o que vai acontecer no final das contas.
    Curiosa eu, imagina, só que sua resenha me deixou quase louca. rs
    Parabéns pela resenha, com certeza vou querer ler.

    Beijokas Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  15. Oi, Italo!
    Nossa eu não conhecia esse livro!
    Mas eu fiquei super curiosa pra ler. Adorei a premissa do livro, e esse mistério a cerca dessa maldição de Parker. Vou anotar a dica e colocar na lista de futuras leituras.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  16. A história pareceu bastante curiosa... Cara, se eu nao conseguisse dormir, e de repente encontrasse uma pessoa que resolvesse esse problema, acho que eu dormia abraçada com ela pra sempre aheuhuae Mas pq ser uma trilogia, geeente? Aaai q triste isso, estou me dando tao bem com livros que começam e acabam no mesmo volume haha! Vou acompanhar a série de longe, mas nao vou ler agora, por causa da continuação =]

    ResponderExcluir
  17. Não consegui curtir a capa e estava preparada para conhecer uma história que não me agradaria, maaaas. Estava enganada. Adorei o plot! Como seria não conseguir dormir? Ou pior, invadir os sonhos alheios todas as noites?
    Só não curti muito essa parte do terror. Pela sua resenha não identifiquei ele na história, mas se você disse, então terá né rs

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  18. Ah, eu adoro ter um caso de amor à primeira vista com um livro.
    Eu não conhecia Insônia, mas essa proposta que ele traz é bem original, adoro tudo que envolve o mundo dos sonhos.
    Ainda bem que você destacou que o terror não é assustador, e sim intrigante, caso contrário teria que dispensar a leitura.
    E a resenha me conquistou de vez quando disse que ele é mais realista que fantasioso, perfeito.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Oie,
    Eu ainda não li este livro, nem o conhecia, mas olha, com sua resenha, não tem como eu ficar sem ler! Estou MUITO curiosa para ler este livro!! Que premissa e essa?/ *o*
    Amei sua resenha <3 Quero esse livro pra ontem!

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho os primeiros capítulos do livro, e desde que li pela primeira vez, fiquei bastante empolgado para ler o livro. O que me chamou mais atenção no livro foi o mistério que envolve toda a obra. Não vejo a hora de lê-lo!

    ResponderExcluir
  21. Resenha mto boa que realmente me deixou curiosa a respeito da historia.
    Gostei de saber que se trata de uma premissa bem original, que envolve terror e suspense..apesar de eu gostar mais de suspense do que terror, hehe.
    Bom vc disse seria uma boa tentar com o livro e gostar ne?!
    Acho que oq da medo é justamente esse realismo que a historia traz, nao é coisa de fantasia, é algo que pode acontecer com a gente.
    Quero ler com certeza

    ResponderExcluir