Resenha: Em Algum Lugar Nas Estrelas por Clare Vanderpool


Em Algum Lugar Nas Estrelas
Editora: Darkside Books
Páginas: 288
Nota: 4/5
Ano: 2016  |  Skoob

SinopseEM ALGUM LUGAR NAS ESTRELAS é um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine (o mesmo estado onde vivem Stephen King e boa parte de seus personagens). O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden.
Early, um nome que poderia ser traduzido como precoce, é uma descrição muito adequada para um prodígio como ele, que decifra casas decimais do número Pi como se lesse uma odisseia. Mas, por trás de sua genialidade, há uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo e de lidar com seus sentimentos e com as pessoas ao seu redor.
Obsessivo, Early Auden tem regras específicas sobre que músicas deve ouvir em cada dia da semana: Louis Armstrong às segundas; Sinatra às quartas; Glenn Miller às sextas; Mozart aos domingos e Billie Holiday sempre que estiver chovendo. Seu comportamento é um dos muitos indícios da síndrome de Asperger, uma forma branda de autismo que só seria descoberta muito tempo depois da Segunda Guerra, e que inspirou personagens já clássicos como o Sr. Spock (Star Trek), o Dr. House e Sheldon Cooper (The Big Bang Theory).
Quando chegam as festas de fim de ano, a escola fica vazia. Todos os alunos voltam paracasa, para celebrar com suas famílias. Todos, menos Jack e Early. Os dois aproveitam a solidão involuntária e partem em uma jornada ao encontro do lendário Urso Apalache. Nessa grande aventura, vão encontrar piratas, seres fantásticos e até, quem sabe, uma maneira de trazer os mortos de volta ainda que talvez do que Jack mais precise seja aprender a deixá-los em paz.
EM ALGUM LUGAR NAS ESTRELAS é uma daquelas grandes histórias que permanecem com você por muito tempo, perfeita para ler entre amigos ou passar de pai para filho. Tudo que é real pode ser uma grande fantasia ou uma coincidência inevitável. Somos muito mais que um simples desejo do acaso. Nossos caminhos vão se cruzar no primeiro semestre de 2016 nesta obra premiada com o Printz Honow Award em 2016, indicada a outra dezena de prêmios e eleita o livro do ano em dezenas de listas preparadas pelos leitores.




É difícil falar de Em Algum Lugar Nas Estrelas. Sabe aquele tipo de livro que consegue surpreender pela simplicidade? O livro, ao meu ver, é justamente desse tipo. Com muita maestria Clare Vanderpool soube construir uma história tocante, com personagens reais e uma ótima ambientação.

"A primeira vez que a gente vê o mar deve ser muito emocionante ou aterrorizante. Queria poder dizer que foi uma dessas coias para mim. Eu só vomitei na praia cheia de rochas"
 O livro se passa em um período durante a 2° Guerra Mundial e o nosso protagonista se chama Jack, que é um jovem de 13 anos, que recentemente perdeu a mãe e está indo para um tipo de escola interna no Maine. Jack além de lidar com o luto da mãe, também lida com um pai ausente e que muitas vezes  não demonstra interesse para entender o garoto. Não fosse pouco tudo isso, ele terá que se habituar a uma nova rotina na escola Morton Hill.

Meio que por acidente que Jack começa a falar com Early Auden, um garoto bem excêntrico, que estuda na mesma escola, mas que só frequenta as aulas que quer. Aerly acredita que o número Pi é infinito, e que entre os número há uma história. O garoto fica fora de si com a possibilidade do número acabar. fato que é discutido no livro por um cientistas, que vai tentar provar que Pi é um número finito. Porém, Early também fará por onde acreditem que o número não acaba, e que tem sim uma história por trás dessa sequência.

Earlu Auden pretendia viajar, uma viagem em busca de Pi. O número estava perdido e ele precisava encontrá-lo. Jack o acompanharia nessa viagem, e os dois juntos entrariam em situações bem inimagináveis, tudo para encontrar algo que somente Early consegue entender. Essa viagem estaria longe de ser ótima, tampouco foi muito bem planejada, mas é nela que ambos os garotos vão fazer grandes descobertas, tanto sobre si mesmo quanto sobre o outro.

Clare Vanderpool fez a história de Jack e Early como a principal, mas não só isso, ela também criou uma narrativa para Pi. Durante o decorrer da narrativa Early explica o que aconteceu com Pi e como ele se perdeu, e em alguns capítulos temos Pi, narrando o que está lhe aconteceu. Pi consegue ser um personagem com história tão instigante quanto a dos garotos.

Terminei Em Algum Lugar Nas Estrelas com um gostinho de quero mais, Clare Vanderpool escreveu um livro incrível, com muitas mensagens por trás dos personagens e das situações na qual eles estavam. Ela fala  sobre luto, sobre fantasmas do passado, traumas, tudo de uma forma simples, gostosa de ler, o que faz com que o livro não seja menos que incrível.

 Além disso tudo, quero destacar a edição do livro, que veio com capa dura e verniz localizado em alguns pontos. Por dentro, as folhas são amareladas, a fonte e o espaçamento estão ótimos, fazendo com que a leitura seja ainda mais agradável. Um detalhe que chama atenção é que ao início de cada capítulo há uma constelação, que dá certo charme a obra.

12 comentários

  1. Oiiii,

    Eu sempre vejo essa capa maravilhosa e fico me perguntando se a história é boa e não sabia que se passava na Segunda Guerra Mundial, achei muito interessante vou procurar pra conferir. Um livro que encanta pela simplicidade as vezes é mais cativante do que um que é extremamente complexo. Dica mais do que anotada.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Não gosto nem de ver esse livro, emprestei e nunca e devolverão e eu nem tinha lido ainda, ódio profundo.
    Gosto da premissa dele, das mensagens que disse passar e da sensação de leveza que sinto sempre que o pega nas mãos, acho que isso se deva ao charme da edição. Quero muito ler e acima de tudo, eu quero o meu livro de volta.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu estou querendo ler este livro pois está na minha lista de desejados. Acho que a história é tão linda e emotiva que não tem como não se apegar aos personagens. Sua resenha me tocou. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Esse livro é muito lindo, mas parece não fazer o meu estilo, mas você com sua resenha me fez ficar muito curiosa. Um dia dou uma chance.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Quando lançou esse livro, logo comprei mas até hoje está na minha estante e ainda não li.
    Sua resenha me deixou bem animada para iniciar essa leitura, gosto de tramas simples e com uma linguagem fácil, essas geralmente são as que viram minhas favoritas e pelo desenrolar cumprindo a proposta, espero me encantar com a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Adoro quando um livro consegue me conquistar pela simplicidade.
    Gostei dessa coisa de o pi ter uma história e de ele mesmo narrar as vezes, deve fazer a leitura ser muito interessante.
    E as edições da darkside realmetne são um show a parte, livro lindo mesmo mesmo.
    Fiquei com vontade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já me recomendaram esse livro não sei quantas vezes! rsrs
    Ele com certeza está na minha lista de desejados. Lendo sua resenha eu senti que vou acabar gostando muito da história (e a capa é um apelo visual à parte, que coisa linda!).
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Esse livro está no topo da minha lista de desejados.
    A cada resenha que leio, fico mais curiosa. Muito bom quando um livro termina e ficamos com um gostinho de quero mais.
    Sem falar que é um Darkside né? Capas e diagramações maravilhosas!
    Adorei a dica.

    Beijinhos
    Rizia Castro - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Oiii!!
    Eu li esse livro ano passado, mas confesso que não gostei. A escrita da autora não me conquistou. Apesar o do livro todos os ingredientes que me atrai, essa história do PI não me prendeu, demorei séculos para terminar.
    Fico feliz que tenha gostado, me mostrou um lado de quem gostou da história, já que eu não curti.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Italo!!!
    Eu estou louca por esse livro deste da época que bati os olhos nele, porém você sabe algumas coisas vão ultrapassando a nossa frente e vamos deixando um pouco de lado essas crias.
    Todo mundo que já li alguma resenha sobre o livro acha este mesmo maravilhoso e eu com certeza fico imaginando toda história em si, e essa de PI pra mim é novidade pois eu não lembro disso nas outras resenhas!? o.O
    Adorei sua resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu vi esse livro em uma livraria e fiquei apaixonada pela capa. Achei a coisa mais linda do mundo, a diagramação, a capa... tudo lindo, mas quando fui ler a sinopse não consegui me sentir tentada a ler. E por mais que eu tenha lido várias resenhas dele, nenhuma chegou a de fato me chamar atenção para a história.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ítalo!
    Esse livro é uma fofura. Eu sempre fico pensando em uma adaptação digna para esse livro. E claro! A história de Pi também foi um acréscimo lindo nesse livro.
    Beijão!
    https://www.instagram.com/juntodoslivros/
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir