Resenha: As Aventuras de Sargento Verde por Helena Gomes

As Aventuras de Sargento Verde  |  Editora: Biruta  |  Páginas: 110  |  Nota: 4/5  |  Ano: 2016  |  Skoob  |  Compre 


As Aventuras de Sargento Verde foi uma das leituras que fiz esse mês sem nenhuma pretensão e foi uma ótima experiência, Helena Gomes escreveu nessa obra 7 contos que vão interligando-se e contando a história de Sargento Verde.

O livro inicia-se quando um moleiro que passava por necessidades financeiras encontra uma fada e esta promete-lhe riquezas desde que ele entregasse uma "pequeno ser" que estaria em sua casa. De pronto ele aceita e ao chegar em casa descobre que uma criança tinha sido deixada em sua casa. Logo o moleiro e a esposa cuidam da criança até o período da adolescência. Quando a jovem criança estava perto de completar 12 anos descobre que seria entregue à uma fada e por isso decide fugir de casa.


Para não ser reconhecida a garota decide cortar os seus cabelos como de rapaz e passa a viver como menino. Enquanto fugia ela encontrou um garoto preso em um poço, tratava-se de uma espécie de desafio para testar o seu valor. Porém, era nítido que o garoto não conseguiria sair do poço sem ajuda e para acabar com a aflição do menino ela decide ajuda-lo (mas em nenhum momento ele percebeu tratar-se de uma garota)

De imediato surge uma amizade entre esses dois, de uma forma natural e inocente. A "garota" volta com seu recém amigo para a terra dele, onde ele era príncipe e ela passaria e receber treinamento para então tornar-se Sargento Verde.


As Aventuras de Sargento Verde, como já disse anteriormente, foi uma leitura que fiz ser grandes pretensões e que conseguiu me surpreender. Acreditei tratar somente de uma história infantil, mas a Sargento Verde consegue surpreender o leitor em vários momentos: é uma personagem destemida, corajosa e ao meu ver, empoderada. Ela foge rumo ao desconhecido, com uma identidade nova, em uma vida nova e aos poucos, vai conseguindo superar as dificuldades que surgem no caminho.

Além disso, Sargento Verde prezava muito sua emancipação, e mesmo que em momentos do livro pensasse na questão de relacionamentos, não deixava de querer aprender a se defender e "se virar" só.

Helena Gomes escreveu um ótimo livro de entretenimento para todas as idades, mas não contentando com o comum, acrescentou também elementos como a emancipação feminina o que tornou, para mim, a personagem ainda mais interessante. A edição, por sua vez, está magnífica. A editora teve cuidado na revisão, não deixando passar nenhum erro gramatical, somado também a uma trabalho gráfico memorável.

Venham conhecer mais sobre essa e outras obras da autora 

17 comentários

  1. Oi Italo, ainda não conhecia o livro e achei uma indicação maravilhosa para as crianças também. Eu leria fácil, mas já anotei aqui para comprar de presente para minhas sobrinhas. A arte gráfica está maravilhosa tb.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Italo|!
    Que história! Não conhecia, mas parece ser maravilhosa. É o tipo de história que a gente lê para descontrair e acaba se surpreendendo com seu enrendo. A garota foi muito corajosa e destemida de enfrentar o mundo sozinha. Adorei!
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Quando você colocou que era um livro de contos eu já pensei "iiiiixi, não vou curtir" mas lendo a resenha me interessei. parece uma leitura bem leve para fazer entre um livro grande e outro. Vou anotar a dica. =)

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia o livro, gostei da capa e da proposta dele, mas não sei se realizaria a leitura dele por agora, mas já anotei a dica para conhecer futuramente a história e fiquei bastante curiosa para saber como a autora abordou esse tema da emancipação feminina!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?

    Não conhecia o trabalho da Helena, muito menos o da Editora Biruta, mas já coloquei nos meus desejados. Como assim eu não tinha o conhecimento sobre "As Aventuras do Sargente Verde"? Só a edição é maravilhosa e deixo os parabéns pela editora pelo trabalho primoroso, ainda mais vendo que não há erros na revisão (coisa difícil de acontecer, infelizmente). Saber, ainda mais, que é um livro com personagem feminina forte e, pelo jeito, feminista, já me fez apaixonar pela história. Me lembrou um pouco da Mulan, por ser uma menina se disfarçando de homem e tendo treinamento militar, provando seu valor :)

    Mas enfim, obrigada pela dica, estou ansiosa para ler ;)
    Abraços.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu também achei que era uma história infantil, mas fico feliz de saber que surpreendeu. Achei as ilustrações lindas e pelo nome eu jamais imaginei que se trataria de seres fantásticos. E que coragem, cortar o cabelo, fugir, sendo tão nova.
    Gostei.
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Italo
    Não conhecia esse livro, mas simplesmente adorei a capa e suas impressões.
    Sempre leio livros de contos e ver que esse traz ilustrações tão incríveis e temáticas interessantes me deixou curiosa.
    Anotei a dica para, quem saber, ler futuramente.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Oi Italo, tudo bem?
    Não havia ainda ouvido falar desse livro e apesar de ter uma pegada bem juvenil, me interessei bastante pela premissa. Gosto da ideia de uma menina que exemplifica bem o empoderamento feminino e as aventuras que vão se desenrolando me parecem bem interessantes, e estou curiosa sobre a fada malvada que a quer. Dica anotada!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia este livro da Helena e gosto muito das escrita da autora, por isso não me surpreendi dos elogios feitos à obra. Mais um que vai para lista de leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oie
    ai que graça de edição, estou apaixonada pelas ilustrações e pelo enredo e por tudo, eu adoro história infantis e infanto juvenis, então a sica está mais que anotada, só amor o livro

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ítalo.
    Adoro livros que começamos sem pretensões e que no final da leitura acaba sendo uma grata surpresa.
    Como eu gosto de contos e este livro parece ser um amorzinho, já anotei para leitura futura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Quando vi esse livro, acreditei que também fosse um livro infantil.
    Que bom que gostou do Sargento Verde. Só não sou muito fã de contos, então leria tipo você, sem pretensões.E ainda assim, parece uma leitura bem leve.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ítalo,
    Adoro ler contos. E gosto quando as editoras colocam ilustrações em algumas. Pois ajuda na hora da leitura para alguma criança. Gostei da resenha e em breve vou ver se encontro o livro por aqui por perto.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Se eu visse esse livro em uma livraria deixaria passar por imaginar que seria um livro infantil. Mas amei a sua resenha. Parece que o livro tem uma pegada de Mulan (que eu adoro). Adicionei à lista.

    ResponderExcluir
  15. Oii!!!
    Eu gosto muito de livros de contos.
    A capa não chamou muito a minha atenção, mas não devemos julgar um livro pela capa, não é mesmo? Depois de ler sua resenha, minha visão do livro mudou. Fiquei com muita vontade de ler. Quero entender melhor essa história que aparenta ser incrível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    O legal de livros assim, é que a história acaba agradando todas as idades. Eu não conhecia esse livro, mas eu fiquei encantada pela delicadeza da capa, da ilustração e de todo o trabalho gráfico, parece ser lindo e a história super fofa. Eu amei essa questão da personagem ser empoderada, isso é maravilhoso. Vou colocar na minha lista. Fora que eu amooo verde, minha cor preferida.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Eu achei essa edição muito bonita, é notável a dedicação da editora na parte de design. Eu gostei bastante da sua opinião sobre a obra, no entanto não sou muito fã de contos. São raros os que não me deixam com a sensação de mais, e por isso evito livros do gênero. Neste caso, deixarei a dica passar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir