Resenha: Traços por Eduardo Cilto

foto de Fundo Falso 

Traços
Editora: Planeta
Páginas: 272
Nota: 3/5

Ano: 2016  |  Skoob

Sinopse: Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (de veracidade duvidosa) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo. Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Sem ter ideia do que estão enfrentando, Matheus e Beatriz descobrem mais sobre si mesmos, criam, quebram laços e encaram desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar esse grande plano que iria mudar suas vidas para sempre




No primeiro capítulo Matheus está chegando ao baile da escola e lembrando como sua melhor amiga insistiu para que ele fosse ao baile. Tudo ocorria bem, até que depois de uma confusão com um colega, Beatriz e Matheus acabam indo parar na casa de uma amiga e participando de um ritual místico. Bia acaba levando o resultado do ritual a sério e decide partir para São Paulo atrás dos seus sonhos e convence Matheus a ir com ela. E essa viagem os colocará em altos perigos e mudará para sempre a vida deles.

Beatriz é determinada, fala sempre o que pensa e não tem medo de correr atrás dos seus sonhos. As vezes só pensa nela mesma, mas a viagem mudará muito sua forma de ver o mundo e as pessoa ao seu redor. Já Matheus é tímido, bastante reservado. Não curte festas e odeia ser o centro das atenções. Mas a viagem também o mudará bastante, fazendo ele se redescobrir. Além disso, novos sentimentos irão surgir junto de antigas amizades que retornarão, 

A História é contada pelo ponto de vista do personagem Matheus. De início a narração é lenta e arrastada o que deixa o livro cansativo, contudo, em determinado ponto o autor começa a por um pouco de ação, a qual acaba animando um pouco mais as coisas e, consequentemente, prende o leitor a obra. Eduardo Cilto soube explorar não só os personagens principais, mais também os secundários. Uma que se destacou com seu jeitinho carismático foi Samantha, mas, acabou que o final dessa personagem deixou a desejar. 

Traços me surpreendeu positivamente, estava esperando mais um clichê adolescente, mas Edu surpreende você com as mudanças tanto dos personagens quanto da história. Beatriz muitas vezes me irritou por demonstrar ser tão egoísta e só pensar nela mesma, porém aprovei sua mudança depois da viagem. Matheus era muito inocente para um garoto dezesseis anos, Edu poderia ter colocado ela mais seguro de si. Bem, apesar dessas pequenas coisas amei a leitura e recomendo.  

17 comentários

  1. Olá Italo,
    Eu também já fiz essa leitura e adorei poder conferir suas impressões a respeito. Ele também me surpreendeu e suas opiniões refletem bem as minhas próprias. Os personagens são mesmo bem explorados e particularmente gostei de suas características. Que bom que você também curtiu essa leitura!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Tenho visto muitas resenhas desse livro e fico um pouco curiosa pelo lado místico da história. Quero muito saber se a Bia realmente vai encontrar o que procura. O tema é até bem interessante e acho que se tivesse um lado mais sobrenatural eu já teria lido. Ainda assim, vou anotar a dica e futuramente irei ler para tirar minhas próprias conclusões. Fico feliz que você tenha tido uma boa leitura.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu não tenho um pingo de vontade de ler esse livro, acho que não vai fazer o meu estilo, ,se falar que já li diversas opiniões sobre o livro que já me deixaram bem com o pé para trás. Acho a capa linda e penso que esse YouTuber ainda tem muito o que mostrar, pois já tem a cintura para um novo livro pra andar o que vem. Amo essa capa! Adorei a resenha e até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Apesar de acompanhar o Eduardo no youtube, eu não tenho interesse em ler esse livro, porque pessoas que eu adoro e confio no gosto acharam bem ruim e fraco. A premissa é realmente adolescente e clichê e to buscando coisas mais originais e diferentes. De qualquer forma, parabéns pela resenha e por ele ter conseguido evoluir os personagens ao longo da trama.

    abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro o Edu então quando soube do livro já o quis. Mesmo assim, as condições não estão nem um pouco favoráveis para mim, então ainda não conferi essa leitura.
    Adorei a sua resenha e saber que você gostou do livro só me faz desejá-lo ainda mais. Já ouvi muito sobre a Beatriz ser egoísta e fico com um pouco de receio, porque eu me irrito muito com esse defeito. Mas não vou tirar conclusões precipitadas.
    Espero adquiri esse livro no próximo ano e aí sim formar a minha opinião.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Italo,
    Essa leitura é muito maravilhosa, não tinha muitas expectativas mas esse livro derrubou todas as barreiras e ganhou meu coração; a Bia só que tinha seus pitis que dava vontade de dar na cara dela, mas tirando isso é um livro incrível e o que dizer sobre aquele final?? Que surpreendente.
    Adorei seus pontos de vista.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia o autor e o livro mas gostei muito da sinopse e de tuas considerações.
    Vou anotar a dica pra leituras futuras

    Até a próxima!

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession

    ResponderExcluir
  8. Oie Italo
    Eu não conhecia esse livro e a sua resenha me deixou bem interessada.
    Gostei de saber que os personagens são bem construídos e que o autor consegue surpreender.
    Gostei bastante do enredo.
    Dica anotada.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Infelizmente, não tenho vontade de ler esse livro, mas acho legal que a obra tenha te surpreendido, mesmo que o começo tenha sido arrastado.
    Gostei muito da sua resenha, está muito bem escrita.
    Mas continuo não tendo vontade de ler hahah.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oi Italo, tudo bem?
    Um dos meus gêneros favoritos é Young Adult, então é claro que desde o lançamento estou desejando-o. Achei legal saber que a Beatriz, no início da história é bastante egoísta, mas no fim toda a experiência da viagem acaba modificando isso. Espero ler um dia!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  11. Oiee
    Tudo bom?
    Nossa eu estava até me animando mais em começar a ler a história, mas a narrativa ser arrastada numa parte do livro desanima bem, mas mesmo assim darei uma chance ao livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi oi,
    adorei a resenha... Mas fiquei com um pouco de receio em alguns pontos.
    O livro tem uma ótima premissa, e uma escrita inovadora. Gostei da sua sinceridade, falando do livro... isso me fez gostar mais da história criada pelo autor.

    P.S a sua resenha me deixou curiosa a conhecer mais obras do autor, vou ver se dou uma chance ao livro.

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  13. Olá Italo, tudo bem?

    Tenho esse livro para ler e resenhar para um blogueiro amigo meu, mas infelizmente não estou conseguindo ler. Já vi que muitos idolatram o autor, e outros acham tudo muito igual o que já tem. Vamos ver o que acho, não é mesmo?

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, adorei a ideia do autor de mostrar como as pessoas podem mudar suas atitudes e esse é o forte do livro, pelo que vi na sua resenha. Bom saber que o livro foge do clichê e inova em muitos momentos.

    ResponderExcluir
  15. Olá, vou começar essa leitura em breve, e gostei bastante de poder acompanhar suas consideração sobre o enredo. Espero gostar da leitura!

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu acompanho o canal do Edu a bastante tempo e estou louca para ver como ele se saiu no livro. Fiquei feliz de fugir do clichê adolescente e adoro quando os personagens crescem ao longo da narrativa. Animadíssima!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  17. El libro llego a Argentina? Esta en versión español?

    ResponderExcluir