Resenha: Mr. Mercedes por Stephen King

Mr. Mercedes
Editora: Suma de Letras
Páginas: 400
Nota: 4.5/5

Sinopse: Nas frigidas madrugadas, em uma angustiante cidade do Centro-Oeste, centenas de pessoas desempregadas estão na fila para uma vaga numa feira de empregos. Sem qualquer aviso um motorista solitário irrompe no meio da multidão em um Mercedes roubado, atropelando os inocentes, dando ré e voltando a atropelá-los. Oito pessoas são mortas, quinze feridos.
Em outra parte da cidade, meses mais tarde, um policial aposentado chamado Bill Hodges é ainda assombrado por um crime sem solução. Quando ele recebe uma carta enlouquecida de alguém que se auto-identifica como privilegiado e ameaça um ataque ainda mais diabólico, Hodges acorda de sua deprimente e vaga aposentadoria, empenhado em evitar outra tragédia.
Brady Hartfield vive com sua mãe alcoólatra na casa onde ele nasceu. Ele adorou a sensação de morte sob as rodas da Mercedes, e ele quer aquela corrida de novo. Apenas Bill Hodges, com um par de aliados altamente improváveis, pode prender o assassino antes que ele ataque novamente. E eles não têm tempo a perder, porque na próxima missão de Brady, se for bem sucedido, vai matar ou mutilar milhares. 
Mr. Mercedes é uma guerra entre o bem e o mau, do mestre do suspense, cuja visão sobre a mente deste obcecado assassino insano é arrepiante e inesquecível.




Mr. Mercedes é o primeiro livro da trilogia Bill Hodges. Lançado originalmente em 2014, o livro ganhou uma edição em português apenas este ano, em março, e o segundo livro, Achados e Perdidos, será lançado em julho. Todas as três obras contam uma história diferente, envolvendo o detetive Hodges.

Ainda é madrugada, centenas de pessoas formam fila em uma feira de empregos, desesperadas para conseguir um trabalho, quando de repente um Mercedes cinza surge da névoa, atropelando dezenas de pessoas. Não se trata de um acidente, o motorista dá a ré e ataca novamente, deixando vários feridos e oito mortos. King narra tudo nos mínimos detalhes e, pela primeira vez, senti um desconforto ao imaginar todas aquelas pessoas sendo mortas, desmembradas e tentando correr desesperadamente do Assassino do Mercedes.

Frustrado por nunca ter conseguido capturar o assassino, Hodges decide abandonar a carreira como detetive e passa a viver uma vida monótona, resumida em horas sentado em sua poltrona, vendo TV e bebendo cerveja. O suicídio é um pensamento recorrente e por inúmeras vezes, Bill brinca com o .38 do pai, pensando se já estaria na hora de se aposentar de vez da vida. Mas tudo isso muda quando ele recebe uma carta do suposto Mr. Mercedes. Já vou adiantando que a carta é um reflexo de uma das mentes mais degeneradas que você vai ver em toda sua vida.
Ao contrário do que o assassino pensa, Hodges encontra naquilo uma motivação para viver e embarca numa investigação por conta própria, infringindo a lei diversas vezes.

Foto por Ler e Imaginar


As primeiras 100 páginas do livro são um pouco sem ação. Ainda é a introdução da história, então relaxe, leia com calma e aproveite o livro. Mr. Mercedes não é aqueles livros em que descobrimos tudo apenas no final. A própria arte do livro já dá um pequeno spoiler sobre quem seria o assassino, citado lá pela página 90 do livro. A trama toda alterna entre os pensamentos de Hodges e do assassino, Brady Hartsfield, então nós conseguimos saber exatamente o que Hartsfield está planejando fazer e como Hodges, seu parceiro Jerome e uma outra pessoa (não citarei o nome, pois quem deduz as coisas rápido demais ia saber que alguma coisa meio ruim teria que ter acontecido para esta pessoa entrar na investigação) estão se saindo na corrida contra o tempo para capturar o psicopata, Brady.

Não há como não amar Hartsfield. Talvez o único defeito dele seja agir por impulso e ser muito impaciente, então algumas atitudes que ele toma acabam tendo um resultado não muito agradável, deixando-o ainda mais irritado. As últimas 100 páginas do livro são realmente uma corrida. A cada página virada é uma surpresa e, nessa hora, já não há mais como parar de ler. O único problema que achei foi o final da história que é um pouco clichê, mas a última página compensa, deixando qualquer um arrepiado e com uma interrogação enorme na cabeça.

Em Mr. Mercedes, Stephen King se aventura em escrever uma novela policial, fugindo completamente do seu gênero padrão. O resultado é um livro simplesmente magnífico com uma boa história, com ação, drama, suspense, e personagens incrivelmente cativantes e ricos em peculiaridades, que King parece ter tanta facilidade em criar. Mr. Mercedes é, sem dúvidas, obrigatório para todos os fãs de um bom suspense policial.

Resenha por
Arthur Bruno

Esse post faz parte do
top comentarista

53 comentários

  1. Ítalo, do mestre Stephen King tive o prazer de ler duas de suas obras e desde então virei uma grande fã, não só de suas histórias mas também de sua maravilhosa escrita. E para uma grande fã, não tem como não ficar intrigada com esta maravilhosa história. Mr.Mercedes tem aquele terror que só o King consegue criar e nos fazer prender do começo ao fim da narrativa. O assassino é de uma desumanidade e crueldade que pouco cremos que alguém foi capaz de criar um personagem assim. Estou realmente de queixo caído com sua resenha e nem consigo imaginar o livro pela tamanha ansiedade que estou para lê-lo. Resenha sensacional!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! O livro é realmente uma obra sensacional. Vale muito a pena ler.

      Excluir
  2. Ainda não tive o prazer de ler as obras do King, mesmo sendo uma grande fã de mistérios/suspense e de histórias com detetives, alem de tudo, a história parece se tornar mais rica com a narrativa unica do autor, sempre fico muito curiosa quando dizem que a capa da um spoiler, como eu não li o livro fica imaginando várias opções ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. King é realmente um ótimo autor. Se você gosta de suspense, certamente irá adorar Mr. Mercedes. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. Oi Italo!
    É a primeira resenha que leio desse livro e devo dizer que você me cativou.
    Nunca tive coragem de ler os livros do King por ser do gênero terror, mas como sou fã de um bom suspense policial, acho que é uma ótima maneira de conhecer sua obra.
    Adorei saber que cada livro conta uma história diferente, assim não ficarei tão ansiosa pela continuação. Vou ficar atenta ao spoiler que vc falou que tem na arte do livro e prestar mais atenção, rsrs.
    é muito bom saber que a trama toda é alternada entre o detetive e o assassino. Bom saber como cada um pensa.
    Não vejo a hora de poder lê-lo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania! Aqui é o Arthur, hehe.
      Mr. Mercedes é um ótimo livro para embarcar nas histórias do King. Comece por ele e tente outros como O Iluminado e Joyland. Irá adorar, com certeza. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  4. Oi Arthur, tudo bem?
    Que resenha ótima! Eu te confesso que nunca li nada do autor. Infelizmente ou não, eu não curto muito o gênero e ainda não me senti cativada a ler um de seus livros, mesmo sabendo que são ótimas histórias e que o autor tem uma mente brilhante.
    Sucesso.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, tudo bem, e com você?
      King tem uma mente brilhante mesmo. Cada um de seus livros vale muito a pena. Procure por Joyland, talvez você se interesse. É uma história rápida e bem simples.
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Hey, tudo bom?
    Nunca li nenhuma das obras do autor, mas ouço vários elogios sobre as mesmas e tenho muita curiosidade em lê-las. ''Mr. Mercedes'' parece ter uma narrativa bem envolvente e personagens bem intrigantes. Estou curiosa para conhecer a escrita do Stephen King e espero adorar.
    Pretendo iniciar a leitura da trilogia Bill Hodges em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem, e com você?
      Creio que a trilogia Bill Hodges seja um ótimo início. Boa leitura e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  7. oii, tenho muita curiosidade de ler os livros dele, sempre leio resenha positivas. Mr.Mercedes parece ser muito bom, eu adoro livros de suspense policial, esse com certeza vai entrar para minha lista. Beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Que bom que se interessou, não irá se decepcionar, tenha certeza. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  8. Oi Arthur.
    Não sou muito fã do suspense policial e nunca li nada do Stephen King, mas já filmes baseados nos seus livros e gostei bastante. O final nunca é algo que você deduz, sempre nos surpreendendo e parece que é o que acontece com Mr. Mercedes.
    Já fiquei imaginando a cena do atropelamento das pessoas e me deu arrepios, acho que não conseguiria ler o livro. Mas parece ser uma ótima dica para os fãs desse gênero literário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há um outro acontecimento que é de embrulhar o estômago de qualquer um. É realmente muito tenso. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  9. Acredita que até hoje nunca li nada do Stephen King? :S
    Sei que todos o amam e elogiam demais suas histórias e sua escrita, porém sou daquelas pessoas medrosas, sabe? Que não assiste nem filmes de terror, então ainda não tive coragem de ler nenhuma de suas obras. Porém, sou grande fã do gênero suspense policial e fiquei bastante curiosa para ler esse livro. Julgando só pela capa pensei que seria mais um terror, mas me surpreendi com sua resenha descobrindo que na verdade não é, rs.
    A junção dessa capa maravilhosa e saber que o livro ainda tem seus pontos de vista alternados me fizeram querer dar uma chance ao autor.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que você é grande fã do gênero, dê uma chance ao Mr Mercedes. Não irá se arrepender!
      Beijos.

      Excluir
  10. Apesar de ser uma grande fã de suspense e mistério, eu ainda não li nenhum livro do King, mas vontade é o que não falta. Fiquei super curiosa pra saber mais sobre o desenvolvimento dos acontecimentos, já que quem é o assassino é dito logo no começo. E eu adorei saber que a narração é intercalada entre a visão do assassino e de Hodges, já que assim podemos ter uma visão mais ampla da história. Espero poder tirar o meu atraso do king em breve kk beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece pelo Mr. Mercedes, você vai adorar! Depois sugiro que vá direto para O Iluminado. Beijo!

      Excluir
  11. Adorooooo King!
    Inclusive esta semana que passou, meu pai me presenteou com mais cinco obras do autor. Estou abastecida de leitura para o inverno todo, levando em conta a quantidade de páginas que compõem s obras de King.
    Este é um livro que estou louca pra ler já faz um tempo. E fiquei feliz em saber que mesmo não sendo o que o autor costuma escrever o resultado ficou magnífico. Estou ansiosa pela leitura.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5 livros? Que sonho ;-;
      Leia, não vai se decepcionar.

      Excluir
  12. Amooooo esse autor!
    Fiquei aqui babando pela sua resenha e cada dia me apaixono mais pelo autor, ainda não tive oportunidade de realizar a leitura dessa obra, mas com toda certeza lerei.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo. Obrigado por ter gostado, e espero que leia logo. É realmente um ótimo livro.

      Excluir
  13. Ainda não li nada do King - uma vergonha - mas eu tenho a impressão de que vou gostar bastante da escrita dele - apesar de muito descritiva. Esse livro parece bom pra começar, já que provavelmente é um dos poucos livros do autor que são "curtos" kkkkkkk
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O forte do King são as histórias longas e rica em detalhes, mas algumas histórias "curtas" dele são conhecidas como as melhores! O Iluminado, Misery, 'Salem... Ótimos livros.

      Excluir
  14. Oie tudo bem? Nunca li nada do autor apesar de já ter ouvido ótimas críticas sobre ele e opiniões bem positivas dos livros. Tenho vontade de ler algo dele, mas nunca sei por qual começo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quer mergulhar de cara no estilo do King, comece por O Iluminado. Certamente é sua melhor obra.

      Excluir
  15. Oi Arthur, tudo bem?
    Confesso que não faço parte do público alvo desse autor, já tentei ler dois livros dele e não me adaptei à narrativa detalhista dele. Mas esse como falou que fugiu do padrão pode ser que eu goste. Gostei muito da sua resenha, ela ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele foge bastante do gênero, e a escrita é um pouco mais leve. Espero que goste do livro!

      Excluir
  16. Ainda não li nada do King, mas amo suas adaptações. Esse é um livro que quero muito ler, mas antes tenho que comprar o primeiro da trilogia ne hahaha. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o primeiro! Comece por ele, vai adorar.

      Excluir
  17. Nunca li nada do King... Mas tenho muita vontade. Sua resenha ficou muito boa, parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Opa, Italo, blz?
    Nunca li nada do King... (triste, eu sei). Tenho muita vontade. São tantos livros, o cara é uma máquina de escrever. Não sei por onde começo rsrs
    Parabéns pela ótima resenha.
    Abraços.
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, aqui é o Arthur ^^
      Comece por O Iluminado ou até mesmo o Mr Mercedes. Não vai se arrepender.

      Excluir
  19. Olá,
    Também li há pouco tempo aliás e mesmo que a corrida contra o relógio para pegar o assassino seja o foco da história, o que mais gostei foram que as personalidades e o preconceito contra alguns estereótipos foram bem abordados. E não achei tão corrido o final, geralmente livros de investigação são assim.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Arthur.
    Ótima resenha.
    Eu ainda não li nada do autor, mas já assisti algumas adaptações de seus livros e acho suas histórias ótimas. Eu gosto de um bom romance policial e com certeza vou anotar a dica. Mas vou esperar lançar os outros livros da trilogia.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gostou dos filmes, vai gostar mais ainda dos livros!

      Excluir
  21. oi ^^
    pow eu até quero ler esse livro, mas não no momento. é tanta coisa pra ler que nem sei por onde começar.
    gostei da sua opinião e apesar de não ser tão fã de romance policial eu estou mt afim de ler o livro. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance ao Mr Mercedes, não irá se arrepender de arriscar.

      Excluir
  22. Oii
    Ganhei esse livro de aniversário! to louca para ler. Realmente parece ser muito bom!
    Bjus

    ResponderExcluir
  23. Eu amo os livros do King, raramente me decepciono com ele. Quando vi a premissa desse livro fiquei doida, porque adoro livros personagens transtornados, e esse Brady parece ser um. Quero ler pra ontem.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura || Participe do top comentarista de junho e concorra ao livro The Kiss of Deception

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bastante transtornado mesmo. Impossível não amar.

      Excluir
  24. Que livro intenso! Parece ser uma boa história para quem gosta de mistérios e suspense.

    ResponderExcluir
  25. Eu não tenho costume de ler livros desde escritor, por ser extramente medrosa eu evito livros assim, mas até que para esse livro eu daria uma chance, afinal você ta falando tão bem dele que acho ue me arriscar nessa leitura poderia ser uma boa experiência, ele vai entrar pra lista de desejados e vamos ver como prosseguir daqui pra frente. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não irá se arrepender de dar uma chance ao Mr Mercedes. Leia quando puder, vai adorar. Obrigado.

      Excluir
  26. Olá!
    Já tinha visto esse livro, mas não sabia nada sobre a história e os personagens. Um dos motivos foi por saber quem era o autor, não gosto de livros de terror, então sabendo que o livro era do Stephen King não me interessei.
    Foi ótimo ler a resenha, pois enfim descobrir do que o livro se trata.
    Não costumo ler livros policiais, mas há pouco tempo li pela primeira vez um livro da Agatha Christie e adorei! Pretendo ler mais livros do gênero e esse parece ser uma excelente opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro não decepciona, pode ter certeza! Se gostou do estilo da Agatha, então, certamente, irá amar Mr Mercedes.

      Excluir
  27. Oi!!
    Eu estou muito interessado em ler esse livro, e sua resenha só me fez ficar ainda mais curioso!
    Já está na minha lista de urgentes! kkkkk


    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Ainda não li nada do Stephen King, mas vejo as pessoas falarem tanto dos seus livros que estou bem curiosa para ler algo do autor, gostei muito desse livro mesmo podendo descobrir o assassino acho que o King consegue fazer o leitor ainda ficar preso na historia e se tiver oportunidade quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir