Resenha: Fuja, Coelhinho, Fuja por Barbara Mitchelhill

Fuja, Coelhinho, Fuja
Editora: Biruta
Páginas: 236
Nota: 5/5
Ano: 2014 |  Skoob  | Dica Literária

Sinopse: Quando o pai de Lizzie recusa-se a lutar na Segunda Guerra Mundial, a polícia vem à sua procura. Para continuarem juntos, Lizzie e seu irmão Freddie acompanham o pai e refugiam-se em uma idílica comunidade chamada Whiteway. Porém, a estadia não dura muito tempo, e a família se vê obrigada a fugir novamente. O inverno rigoroso é apenas um dos obstáculos que tornarão a jornada cada vez mais difícil, e a chance de permanecerem unidos ainda mais distantes.




Uma das leituras que eu fiz esse ano e sem dúvidas uma das mais prazerosas foi do livro Fuja, Coelhinho, Fuja. O livro foi escrito pela Barbara Mitchel e publicado aqui no Brasil pela editora Biruta.

Nesse livro conheceremos a história de uma família durante o período da segunda guerra mundial. Lizzie é uma garotinha por volta dos 12 anos, ela tem uma vida normal, mora com seu pai e irmão, frequenta uma escola tradicional e é muito esperta para sua idade.



Porém, toda a família poderia estar prestes a se separar. O governo exigia que o pai da garotinha se apresentasse para lutar na guerra, mas como ele era um pacifista, se negaria a matar qualquer pessoa, mesmo estes sendo o inimigo, e então eles só tem uma única opção: fugir.

Fuja, Coelhinho, fuja, coelhinho, fuja, fuja, fuja.

Fuja, Coelhinho, fuja, coelhinho, fuja, fuja, fuja.
BANGUE, BANGUE
BANGUE, BANGUE
faz a espingarda do fazendeiro.
Fuja, Coelhinho, fuja, coelhinho, fuja, fuja, fuja.
Fuja, Coelhinho, fuja, coelhinho, fuja, fuja, fuja.
Não dê essa alegria ao fazendeiro, não, não, não.
Ele vai Passar muito bem sem sua torta de coelho
Então fuja, Coelhinho, fuja, coelhinho, fuja, fuja, fuja.



E é então que a aventura começa. A situação que antes já não era fácil se tornará bem mais complicada. O destino dessa família agora dependia da bondade de outras pessoas para abriga-los. Rochdale, que antes era um lugar que significava conforto, teve que ser deixado de lado para o bem estar deles. E o novo destino era certo: Whiteway, cidadezinha pacata na qual, por um certo período de tempo, poderia ser chamada de lar, e o melhor de tudo, traria a tão desejada segurança. Mas por quanto tempo? 



Fuja, Coelhinho, Fuja se tornou um dos melhores livros do ano até agora. A trama é muito bem estruturada e os personagens são extremamente cativantes. O período de guerra deixa tudo mais interessante, real até. Em muitos momentos esquecia que o livro se tratava de um infanto juvenil, a todo tempo os acontecimentos surpreendiam.

Uma das coisas que mais me deixou estupefato durante a leitura foi a fato do livro ser narrado em primeira pessoa pela Lizzie, personagem de apenas 12 anos, mas que parecia em alguns momentos bem mais velha devido a responsabilidade adquirida e em outros momentos tinha o medo de uma criança, a forma como a autora descreve isso, além do que fica implícito nas entrelinhas torna o livro ainda mais arrebatador.

A editora Biruta trouxe a obra o Brasil com uma edição espetacular. O livro está cheio de páginas vermelhas ou pretas com detalhes que fazem referência as passagens do livro. A revisão também foi muito bem feita, e em algumas partes em que temos trechos de canções, eles deixaram tanto a letra original quanto a tradução. Enfim, já deu para perceber que a obra é um verdadeiro colírio para os olhos, tanto na questão estética como na de conteúdo, por isso, se tiver uma chance de ler esse livro, leia!

Esse post faz parte do
Top Comentarista

32 comentários

  1. Oi Italo.
    Não conhecia esse livro, mas fiquei bastante interessada em lê-lo.
    Eu gosto de histórias que se passam em épocas de guerra e a trama me lembrou um pouco A menina que roubava livros, um dos meus favoritos.
    Achei as ilustrações bem fofas e dá para perceber que a editora caprichou bastante.
    Adorei o marcador em forma de coelho. Muito fofo!

    ResponderExcluir
  2. Parece um leitura que transita entre os mundo, infantil e teen com aspectos reais como a guerra citada.. me surpreendia com a abordagem tanto na historia da trama como na própria ilustração do livro, muito show!

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai?

    Adorei o marcador é muito fofo! Não conhecia esse livro, mas fiquei interessada e quero muito ler esse livro. Amo histórias épicas. E as ilustrações são lindas. Sua resenha ficou ótima, parabéns!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  4. Italo, eu posso dizer que amo ler histórias narradas nos períodos de guerra, e desta forma, fiquei logo interessada em Fuja, Coelhinho, Fuja. Fiquei surpresa em saber que é um infanto juvenil, porém, acredito que a história sendo contada por uma criança, deixa a leitura muito mais prazerosa, doce e encantadora.
    Adicionei em minha lista de desejados, torcendo para lê-lo em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. O nome do livro me chamou muito a atenção, e gostei a beça da sua resenha,bateu aquela vontade de ler o livro!

    ResponderExcluir
  6. Oi Italo!
    Não conhecia esse livro, mas devo dizer que foi uma grata surpresa. Achei a capa encantadora e adoro livros ilustrados. Sem contar que a trama ter como cenário a segunda guerra mundial é algo que realmente chamou minha atenção. Gostei de saber que se trata de uma leitura prazerosa, além de muito bem estruturada e os personagens são extremamente cativantes. com certeza vai minha lista.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oiii Italo, tudo bem?
    Estou morta de curiosidade e vontade de ler essa obra a algum tempo já, sua resenha está maravilhosa e o livro parece ser emocionante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Confesso que nunca havia lido nada sobre o livro e fiquei bem curiosa, amo obras que se passam na segunda guerra mundial, principalmente quando os personagens encaram sua realidade de perto, mostrando aos leitores como as famílias se arriscavam para permanecerem juntos no período, gostei da narrativa ser por uma personagem mais nova, assim conhecemos melhor sua percepção diante de tudo, enfim, já esta na lista de próximas compras

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Livros que remetem a segunda guerra mundial sempre atraem muito a minha atenção, fiquei curiosa para saber tudo o que a família passa e os desafios que eles precisam enfrentar. Com certeza é um livro que eu leria.

    Grande Abraço
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Italo, tudo bem?
    Obrigado por sua visita lá no blog.
    Eu não conhecia a obra, mas gostei da premissa. Sua resenha instigou a minha curiosidade. Vou anotar a dica.
    Abraço.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre me surpreendo com histórias narradas por crianças e que se passam no período de guerra. É impressionante e doloroso ver o quanto elas sofrem para sobreviver. Fiquei bem interessada no livro e com certeza pretendo ler um dia.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura || Participe do top comentarista de junho e concorra ao livro The Kiss of Deception

    ResponderExcluir
  12. Oi italo! fiquei bem curiosa com sua resenha. Eu adoro esses livros que te prendem e te fazem viajar sabe? E a historia parece bem interessante, e fiquei curiosa com o final rs
    http://www.karoltomaz.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Esse novo lay ficou incrível. Adorei.
    Eu já vi resenhas desse livro em outros blogs e ele chama muito minha atenção. Espero que a leitura também seja maravilhosa para mim.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  14. Esse livro tem um design super chamativo e sua resenha me deu vontade de ler!

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro e se eu visse somente pela capa não faria ideia da sua temática haha achei o enredo beeeeeem interessante e pretendo ler!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem? Que capa mais diferente, pelo nome do livro eu nunca ia imaginar que o tema é a 2ª guerra. Fiquei impressionada com o enredo, com os personagens, a história parece ser bem interessante. Gostei muito da sua resenha, é uma leitura que realmente vale a pena. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Apesar da narração ser feita por uma criança de onze anos durante a segunda guerra mundial o livro esbanja inocência, esperança, coragem e lealdade.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oie tudo bem? Não me lembro de já ter conhecido seu blog antes então preciso dizer que adorei conhecê-lo. Amei a resenha e gostei bastante do livro, desde a premissa à edição.

    ResponderExcluir
  19. Olá Ítalo, esse é um livro que eu morro de vontade de ler, apesar de ser um infatojuvenil a protagonista para ser bem responsável e tem uma grande peso nas cosas e a edição da editora parece estar muito boa pelas fotos que eu vi *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro mas só de ver a foto que você tirou dele já deu pra ver que a editora realmente caprichou nessa edição :) Eu não costumo ler livros assim, meu gênero é mais romance e fantasia, mas eu fiquei curiosa ao saber que a história é narrada pela menina de 12 anos que está vendo a segunda guerra mundial, esse livro entrou na minha lista de desejados. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  22. Italo, tenho os dois pés atrás quando o livro se passa ou tem a ver com guerras.
    Mas achei a história tão interessante que daria uma chance mesmo com as minhas ressalvas.
    O fato dela ser narrada por uma personagem de 12 anos me chama mais atenção ainda.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  23. Oie
    eu estou extremamente louca para ler esse livro e tem até na biblioteca que eu trabalho porém, não to com tempo, essa capa é linda e bom saber que te agradou tanto, mais um incentivo para eu ler, obrigada pela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Italo, tudo bem?
    Achei o livro lindo!!!! Tanto pelo conteúdo quanto pelo cuidado que a editora teve na parte física. O que mais chamou minha atenção, foi o fato de você ter esquecido de que se tratava de um infanto-juvenil, tamanha a realidade que o texto passou. Tenho certeza de que irei até me emocionar. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ainda não conhecia esse livro, mas achei a capa bem bonita e chamativa. Porém, a segunda guerra não é um plano de fundo que me atraía muito. Já li uns 2 livros c esse cenário e nenhum de fato me fez me apaixonar ou me envolver c os personagens.
    Agora, o que me fez repensar em ler este livro foi em como você descreveu o livro sendo bastante real, com partes em que você até se sentiu dentro do livro e essa é uma das características que mais amo em alguns livros!

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Antes de ler a resenha não conhecia o livro.
    Fiquei muito interessada em ler, o livro parece ser muito bem escrito.
    Acho que nunca li um livro que se passe em época de guerra, tenho dois aqui em casa, A menina que roubava livros e Fiquei onde está e então corra, e ainda não os li.
    Além de ter uma história tocante, pelo que foi escrito a edição também está linda.
    Gosto muito de livros que tem trechos de músicas!

    ResponderExcluir
  28. Eu só tenho amor por esse livro. Foi um dos meus primeiros livros de parceria e tem um enredo tão incrível que me emocionou demais. Todo mundo deveria fazer essa leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Que resenha linda! Se eu já tinha vontade de ler esse livro, agora eu tenho muito mais *-*
    Adoro livros que são ambientadas durante o período de guerras, pois querendo ou não, elas conseguem me tocar de um jeito único.
    E eu adorei saber que os personagens são cativantes, além de saber desse trechos das canções presente no livro *-*
    E a edição está realmente linda, acho essa capa uma graça. *-*
    Pretendo ler muito em breve, beijo!

    ResponderExcluir
  30. Oi Ita!!
    Adorei a resenha. Você me apresentou esse livro há alguns meses e eu achei a sinopse bem interessante, agora conhecendo-o melhor, já está na minha wishlist.
    Esse é o tipo de trama que eu sei que irá me agradar.

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei esse historia bem interessante ainda mais tendo como guerra a segunda guerra mundial, pois ainda não li nada que tivesse essa época como tema, estou curiosa para saber o que ira acontecer com essa família e se tiver oportunidade quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  32. Olá, não conhecia essa obra e achei o tema abordado bem interessante, completamente oposto do que eu imaginava ao ler o título.

    Abraços

    ResponderExcluir