Resenha: Futilidade ou o Naufrágio do Titan por Morgan Robertson

Futilidade ou o Naufrágio do Titan
Editora: Vermelho Marinho
Páginas: 112
Nota: 3/5

Sinopse: Futilidade ou O Naufrágio do Titan conta como o maior navio do mundo naufragou, em sua primeira viagem, após bater em um iceberg, exatamente, como viria a acontecer com o malfadado Titanic. Quem poderia imaginar que uma novela do final do século XIX se tornaria célebre por ter praticamente previsto o maior acidente náutico de todos os tempos? Mais do que o livro que profeticamente previu o naufrágio do Titanic, Futilidade é a história de John Rowland, um ateu convicto que embarca como marinheiro no navio, e Myra Selfridge, uma jovem cristã que foi o grande amor de sua vida. Os problemas só aumentam quando um capitão trapaceiro tenta colocar tudo a perder. Myra e Rowland encarnam, assim, os conflitos científicos e religiosos da virada do século, quando a ciência, mais do que nunca, se sobrepôs à religião. Ao leitor, resta a dúvida: teria sido coincidência ou providência?




Futilidade ou o Naufrágio do Titan é um livro no qual "previu" a tragédia do Titanic, no qual foi construído cerca de uma década depois. Nesse livro temos como personagem principal John Rowlan um dos muitos trabalhadores do Titan.

John era ateu e por causa disso teve o seu coração partido, sua namorada, Myra, que ele tanto amava era religiosa e não namoraria com nenhum ateu. No Titan ele buscava fuga, mas é la que acaba reencontrando o seu amor e tendo várias surpresas.

No decorrer da trama conhecemos um homem justo, e por mais que bebesse algumas "doses a mais" era honesto e com caráter. Com o naufrágio do Titan começam uma séries de eventos que passam a deixar a trama cada vez mais envolvente.



Futilidade ou o Naufrágio do Titan e um livro clássico, porém é de fácil compreensão, durante o livro vemos várias notas de rodapé explicando algumas palavras sobre navegações e sua linguagem é simples e direta. O livro tem poucas páginas e um tamanho pequeno o que leva consequentemente a ser uma leitura rápida.

Se você está buscando um clássico leve e  gostoso, então já sabe o que ler: Futilidade ou o Naufrágio do Titan.

17 comentários

  1. Oii, tudo bem?
    Eu gostei da premissa do livro mas acredito que ele não seja o meu tipo de leitura, eu particularmente não gostei de Titanic, então creio que não iria me dar muito bem com esse livro.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas confesso que não fiquei nem um pouco interessada em ler, acho que por conta de ser clássico (não sou muito fã de clássicos) e pequeno (prefiro livros grandes *-*)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Italo!
    Curti demais a capa de Futilidade. Já sabia da história dessa previsão do Titanic, mas jamais imaginei que estava sendo publicada no Brasil numa linguagem mais contemporânea (excetuando os termos típicos da navegação). Amei demais! Com certeza vou ler. Sua resenha foi curta, mas sucinta, e adorei isso.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da proposta do livro, vou procurar por aqui e ver se acho ele. Não sabia dessa história ser relacionada com a do Titanic, mas faz sentido, a que eu conhecia era de uma de um padre em uma cidade a quilômetros de distancia do mar que mudou de última hora as orações de uma missa pedindo que os fiéis orassem pelas pessoas perdidas no mar, no dia seguinte souberam do naufrágio.

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  5. Ei Ita!
    Cara, estou apostando em clássicos ultimamente, mas acho difícil eu ter paciência para ler esse livro. Quer dizer, meu Deus, não tive paciência para ver Titanic. Muito enrolação. Além disso, nada contra, mas não me sinto bem lendo livros onde os personagens são ateus. Me chateia um pouco quando alguns autores forçam a barra e tentam implantar sua visão de mundo sobre os leitores. Não sei se este livro é o caso, mas com certeza, não vai pra lista de possibilidades.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conheci o livro e juro que pensei que o livro seria dificil e chato, mas dai leio sua resenha e vejo totalmente o contrario, mas mesmo com uma premissa que chame atenção, creio que não irei ler, não o tipo de leitura que me agrada
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá =)

    Já li algumas resenhas sobre esse livro e fiquei bem curiosa para lê-lo. Gostei bastante da sua resenha! É um livro que eu indicaria aos meus alunos, pois é. Eles vivem pedindo indicações e as edições dessa editora são muito bonitas!

    Beijos,
    http://www.procurei-em-sonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Sempre gostei muito de clássicos e as vezes procuro esses mais leves e rápidos, aqui pelo visto é um prato cheio.
    Ainda não conhecia o livro e gostei bastante da resenha.
    Dica anotada.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  9. Olá Ítalo, tudo bem?

    Parei e fiquei observando um monte de vezes a frase que diz que o livro foi escrito depois do naufrágio do Titanic, sobre alguém que teria previsto.

    Ué, se previu, porque não avisou? HAHAHA.

    Infelizmente o livro não se encaixa no meu padrão de leitura, mas quem sabe, mais pra frente, não dou uma oportunidade a ele *o*.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa... não conhecia esse livro, mas confesso que não me interessei pela leitura dele não... a capa é bem bonita, mas a premissa não me remete uma leitura a qual me prenderia ou aguçaria a minha curiosidade... Xero!!

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Não conhecia o livro e o tema dele me surpreendeu também. Não é uma história que enche meus olhos, mas poderia me conquistar. O que mais chamou minha atenção foi a capa, que é muito bonita.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    A premissa do livro não me chamou muito a atenção, talvez porque não faça muito o meu gênero, mas a capa é muito bonita, e a sua resenha está ótima, parabéns!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    A sua resenha está maravilhosa. O livro parece ser bem bacana, mas mesmo assim não me senti atraída por ele. Pra quem gosta desse gênero é uma ótima dica.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Lega um clássico ser acessível e com uma narrativa fácil,fica ótimo de indicar as crianças para introduzí-las nesse mundo maravilhoso.

    Ótima resenha...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    A capa do livro é muito chamativa e depois que li que previu o Titanic eu fiquei mais curiosa ainda. Por mais que eu não tenha paciência para ver Titanic e me chamam de sem coração por não chorar, eu fiquei curiosa.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Querido!
    Não curti muito esse livro! A resenha está gostosa de ler como sempre, mas a premissa não me ganhou, pra mim barco afundando só o Titanic mesmo e o filme, de mais eu passo! Mas parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir