Resenha: Se eu Ficar por Gayle Forman

Oi pessoal, tudo bem? Hoje trago para vocês a resenha de um livro que foi ótimo e surpreendente: Se eu Ficar. Tenho que admitir que não esperava muito do livro por não gostar muito do gênero romance, mas a história de Mia acabou  me cativando e por conta disso o livro se tornou um dos meus poucos romances favoritos.

Se eu Ficar
Editora: Novo Conceito
Páginas: 223
Nota: 4/5



Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 





Em seu eu ficar temos como personagem principal Mia, uma jovem que gosta de música clássica. Durante uma viagem de carro em um dia de neve Mia e toda sua família sofrem um grave acidente de carro o que custa a vida de todos que estavam lá presente, com a exceção de Mia.

Logo após o acidente Mia percebe "superficialmente" o que aconteceu e logo que isso acontece, ela entra em pânico e começa a procurar seus pais, todavia só conseguiu achar os restos mortais de seu pai e o corpo de sua mãe já sem vida e por  e último o seu corpo sendo colocado em uma ambulância em estado de coma.

Ela não tinha noção do que havia acontecido e tampouco as escolhas que teria que fazer em um futuro próximo. Para Mia era  tudo um grande mistério pois não sabia o que tinha acontecido com ela e o porquê dela está ali sozinha vendo tudo que acontecia com ela sem o poder de fazer nada. A única coisa que lhe restara era a escolha entre ficar e tentar viver sua vida ou partir e deixar tudo e todos para trás.


''Fico me perguntando se toda pessoa que está prestes a morrer tem de decidir entre ficar ou partir.''

Mia começa a ter Flaskbacks do passado de como era sua vida antes de tudo isso. Durante os flashbacks ela acaba pensando muito em Adam, seu namorado que atualmente tinha sido uma das únicas pessoas que ficara que ela amava muito. Adam sem dúvidas foi uma dos personagens que mais sentiu a perda de Mia e mal sabia ele que ela estava vendo tudo que acontecia.

Mia passou muito tempo hospitalizada, seu corpo pelo menos pois  "sua alma" vagava pelo hospital vendo todos os seus parentes e conhecidos e sempre tendo flashbacks com essas pessoas e vendo que para todas estas pessoas era importante que ela ficasse.


Gayle Forman escreve o livro de uma forma muito gostosa e cativante de ler, e por mais que o livro tenha ficado limitado em uma narração em primeira pessoa, em momento algum  o enredo se torna chato ou monótomo pois com os flashbacks que Mia tinha, tornava-se fácil de saber mais sobre cada um que estava no hospital e até mesmo dos pais de Mia que já se encontravam mortos.

O que achei muito bonito no livro foi a paixão que Mia sente pelo seu namorado, Adam e também todas as coisas que Adam tenta fazer por Mia no decorrer da trama para tentar vê-la antes que o pior aconteça.
A forma como ela pensa em sua escolha entre partir e ficar acaba se tornando o grande dilema do livro e eis que no fim temos uma grande surpresa sobre a decisão de Mia.

Percebo agora que morrer é fácil. Viver é que é difícil. 

28 comentários

  1. Hey, Ita!

    Já li Se Eu Ficar e dei cinco estrelas. Mesmo não sendo fã de romances, gostei da premissa e de como a autora conduziu a trama. Já estou lendo "Para Onde Ela Foi", segundo e último volume da série... espero que o desfecho seja bom, haha.

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro em 1 dia e amei!
    Muito legal os quotes escolhidos!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Estou ansiosa para ler o livro e poder assistir o filme! *-*
    A história me cativou muito!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. Olha eu sinceramente tenho que confessar que sua resenha ficou muito bem explicadinha, até porque eu também tive oportunidade de ler esse livro e adorei. Achei a narrativa bastante simples e toda história contada do passado de Mia simplesmente fofo, mas nào curti muito os acontecimentos do hospital, até porque eu esperava que acontecesse mais coisas, pois ficou meio estranho ela ficar só perambulando pelo o hospital. Enfim...Mas tipo, amanhã eu já irei iniciar a continuação desse livro e quero entender o restante da história. Espero gostar do livro tanto como eu gostei desse primeiro em questão dos personagens e pelo desenvolvimento do passado de Mia na história. Enfim...Isso foi o que mais me agradou no livro =]

    Se cuida querido

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Italo!
    Gostei bastante da sua resenha, porém ainda não senti aquela vontade de ler o livro. Acho que a história não me encantou por inteiro. Mas quem sabe mais pra frente, hehehehe...

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha e percebi que é uma leitura agradável e fluída, não sei se leria por agora, mas quem sabe em um futuro próximo? Parabéns!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. OI MEU ANJO TUDO BOM?
    ENTAO EU JA VI ALGUMAS RESENHAS DESSE LIVRO E TE CONFESSO QUE EU QUERO LER ESSE LIVRO
    Sua resenha ficou muito boa,ficou leve serena e vc fez com que nos leitores nos despertamos pela leitura do mesmo,gostei muito,a historia me encantou,achei que foi colocada de uma maneira bem sutil e leve..adorei
    curtindo sua pagina
    bjsss
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ola Italo adorei esse livro a forma como as emoções de Mia chegaram até nos leitores , toda a felicidade de momentos simples com sua família foi lindo. Uma ótima leitura. Falta assistir o filme . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li o livro Iatlo, mas confesso que sua resenha é uma das que me deixou bem curiosa. Pois sinceramente depois de outras que li fiquei com pé atrás, mas talvez eu goste

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Eu curti bastante esse livro, apesar de metade do mundo dizer que ele não tem fim ou que o fim é péssimo.
    Eu acredito que Se eu Ficar é mais um livro filosófico sobre o comportamento da Mia do que de fato uma história. Então isso não me incomodou tanto.
    Estou curiosa pelo próximo volume. :)

    Adorei seu cantinho de coração!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. ADOREI a resenha! Eu li já o Se eu ficar, e curti muito, me emocionei, achei que ele tem uma mensagem legal por traz do drama e da parte ficcional! Quero ver o filme agora e ler o segundo! Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Adorei sua resenha, esse livro é muito bom. E também pude perceber o amor que existe entre o casal. Agora não vejo a hora de ler a continuação!

    Curti sua page!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  13. Eu tinha certa vontade de ler este livro, porém de alguma forma tenho o mesmo desejo de não lê-lo. Não sei, é meio que loucura minha... Ele me atrai e me afasta. Hahaha'

    Boa resenha, um abraço!

    http://dreams-books-love.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Italo, confesso que nunca tive vontade de ler esse livro, mas depois da sua resenha, fiquei bastante curioso, você explicou detalhadamente pontos relevantes da história, ta de parabéns!!

    Dudu

    http://portalnerdss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie...
    Acredita que eu ainda não li esse livro?! hahaha Sempre espero a loucura acalmar para me interessar, as vezes não levo muita fé em livro que tenha toda essa agitação em torno dele. Amei a história, li outras resenhas que me deram muita vontade de ler assim como a sua, mas estou sem tempo para ele agora, a fila ta maior que a do SUS. hahaha
    Parabéns pela ótima resenha.
    Bjus
    Juh

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Resenhas como a sua, estão devolvendo a curiosidade que eu tinha em ler esse livro.
    Já tinha desistido, devido ao grande número de críticas negativas.
    Agora estou mais decidida em conhecer essa história.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem?
    Eu ainda não li este livro,
    mas em breve eu pretendo ler...
    Espero gostar, sua resenha me deixou curioso para ler o livro, parabéns.

    https://literaturaparaosaber.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Italo. Nossa estou louca para ler esse livro e quero olhar também o filme! :D Acho que esse romance não é tão meloso quanto os outros. Adorei a resenha. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Italo, que bacana!
    Adorei a sua resenha - não tinha parado para ler nenhuma ainda
    fiquei até com vontade de ler Se eu ficar e saber o que a Mia vai escolher ficar ,AI MEU DEUS O.o será que ela vai partir??
    participe sim meninoo!!!
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Este livro é daqueles que dividem opiniões. Já li resenhas negativas, positivas e espetaculares como a sua. Também não sou muito chegado em romance, mas se você leu e gostei tentarei ler assim que surgir a oportunidade.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Ítalo! Tudo bem?
    (Tinha enviado um comentário mas acho que não foi D:)

    Enfim, eu concordo com sua resenha. Mas devo confessar que me decepcionei muuuuito com a obra! Só que ela não deixa de ser boa, eu é quem fui com muita sede ao pote hahaha Entende? Ansiosa pela continuação :)

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  22. E ah, se tu quiser participar do #PCBL me chama lá no face que te coloco no grupo :)

    ResponderExcluir
  23. Olá Italo,
    gostei de sua resenha, e este livro já está em minha estante, só aguardando um tempo para leitura, o que deve acontecer em breve. minha filha já está lendo, e gostando muito.
    um abraço,

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá, tenho lido muitas resenhas ótimas desse livro,algumas negativas e muitas outras positivas..eu vou esperar um pouco para lê-lo, esta meio que um A Culpa é das Estrelas,hahahaha. Mas estou bem curiosa pela duologia, depois resenha o segundo pra gente.
    Ficou muito boa a sua resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  25. Olha até agora eu não vi o filme e estou doida para assistir, mas tenho que te confessar que o segundo livro PARA ONDE ELA FOI tá me surpreendendo bastante. Nem acredito pra falar a verdade no que aconteceu e no que está acontecendo. Mas a leitura tem me prendido bastante e tenho gostado muito da história no ponto de vista do Adam pra te falar a verdade. Espero que vc tenha oportunidade de ler logo, porque tá sendo muito bom =DD

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Italo!!!

    Quero muito ler esse livro!
    Mas vou esperar ter a continuação em mãos pois não gosto de chegar no fim e ficar no vácuo... hehehehe

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  27. Olááá, tudo bem?
    I-T-A-L-O, eu tenho esse livro aqui mas não tive coragem ainda de terminar POSADSDPASODP por causa de muitos livros de parceria na frente, mas espero em breve retomar a leitura ;) Eu ainda não estou gostando taaaaanto assim dele, mas dizem que ''Para Onde Ela Foi'' é dos bons HUSDHUSAHDUASH.

    Abraços ;)

    ResponderExcluir
  28. Ahh, eu amei esse livro. Tipo, comecei achando q num ia ser tudo isso, mas ai os momentos fofos entre a Mia e o Adam começaram a me encantar. Achei o livro 100% que o filme.O filme apesar de ter sido uma otima adaptação, ficou muito devagar. Tiraram as partes mais engraçadas :(

    David Andrade
    Abraços
    http://olimpicoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir