Resenha: Filhos da Senzala por Silvânia Dias

Filhos da Senzala 
Editora: Schoba
Páginas: 258
Nota: 5/5



Sinopse: Ele era branco, jovem e livre. Ela, uma belíssima parda, provocante e sedutora que nasceu escrava na Fazenda Cantareira, de propriedade do temido e impiedoso Capitão Bartolomeu Moutinho Esteves. Por intenso amor a ela, o ingênuo rapaz vendeu 12 anos de sua existência ao diabólico fazendeiro e mergulhou no abismo sombrio e brutal do cativeiro, tornando-se o principal personagem de um sórdido drama.




Logo após uma tragédia chegar a sua família de maneira súbita, Francisco do Espirito Santo Júnior decide deixar a sua cidade e partir sem rumo. É nessa jornada que ele decide ir pra a imponente fazenda Cantareira onde o destino dele mudara drasticamente.

Francisco é um homem jovem, forte e capaz de aguentar muita coisa e com toda essa jovialidade ele desperta a cobiça do impiedoso Capitão Bartolomeu. É nesta mesma fazenda  que ele conhece a mulata cheia de malicia, Eugenia, nasce então ,um amor tao arrebatador capaz de superar barreiras sociais.

Francisco negocia a sua liberdade em troca da liberdade de sua amada, mas oque ele não esperava era que o capitão Bartolomeu iria deixar as coisas tao baratas assim. Filhos da Senzala foi um livro que me surpreendeu bastante.

''as vezes,o cruel pode ser ainda mias cruel,e a certeza de ter alcançado o limite do sofrimento é apenas uma amarga ilusão quando se constata que as coisas podem piorar,mesmo quando já estão demasiadamente ruins''

O livro tem uma bela diagramação e uma ótima revisão. Um dos pontos que me chamou muito a atenção, foi o fato que a autora consegue explorar muito bem todos os personagens secundários deixando bem clara suas historias. Por ser narrado em terceira pessoa o personagem principal chega  a ficar algumas partes de fora para dar enfase na vida de outros personagens como a irmão do capitão. No geral é um ótimo livro que aborda um tema não muito falado e fundamental em nossa vida. Filhos da Senzala não é só um romance mas também é um ótima forma de aprender um pouco sobre os tempos da escravidão.

''de que segredos teriam lhe falado aqueles olhos?''

Resenha por,
Ana Yasmim 

18 comentários

  1. Olá Aninha, tudo bom?
    Confesso para você que não conhecia esse livro, apesar de ser um grande fã da Schoba, pois vejo muita gente falar dos livros deles mas ainda não tive oportunidade #cry hue, mas eu me interessei por esse, achei a premissa bem legal e a capa destruidora HAHA. Que bom que te surpreendeu, espero ler em breve e gostar bastante ^-^

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana, olá Italo, tudo bem com vocês?

    Não sou muito chegada nos romances românticos, aqueles bem melosos. Pelo que percebi, ele é mais moderado. Vou deixar anotado aqui como dica ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hey, Ana!

    Eu não conhecia o livro, mas achei a premissa interessante, embora não seja fã de literatura de época. Gosto muito quando os autores conseguem expressar bem as histórias de todos os personagens... sinto que o enredo fica mais completo! Adorei a resenha ;)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana. Adorei a resenha. Tenho que confessar que estava muito curiosa com esse livro e pelo que li ele não decepciona em nada. Ansiosa para começar a leitura. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Italo, tudo bem?
    Nossa, super dica. Esse livro parece ser incrível, um enredo diferente e atrativo. Eu adoro romances históricos, ainda mais com esse tema. Também gostei do fato do protagonista ter se apaixonado por uma mulata escrava, é difícil ver isso em romances. Se eu entendi bem, ele se tornou escravo para ela ser livre? Isso que é amor né *-*
    Quem sabe dou uma dica ao livro.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia o livro.Mas a resenha ficou ótima e me deu vontade de conhecer a história.O livro parece ser incrível.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Que livro com intenção forte! E outra, acho que esse é um tema muito interessante e importante se tratando principalmente do Brasil, né?
    Gostei da sua resenha!
    obrigada <3
    Quando postar a tag, me avisa hein?
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  8. Ola tudo bem?
    Espero que sim.
    Eu não conhecia esse livro, afinal não bate com o estilo de livro que eu gosto de ler, mas quem sabe um dia eu venha a ler, parabéns pela resenha ficou muito boa.

    https://literaturaparaosaber.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não me chamou tanta atenção quanto achei que chamaria. Mas quem sabe eu leia e tire minhas próprias conclusões. Ótima resenha.
    http://cholandaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu li esse livro essa semana e amei! Li em um dia, pois a autora narra de uma forma muito envolvente!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei da premissa. Não conhecia o livro mas espero lê-lo algum dia.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. O livro parece ser muito bom, apesar da capa e do nome do livro não serem nada chamativos, a história é, e muito. Da primeira vez que vi a capa desse livro o julguei errado, agora já o coloquei como lista de próximas leituras. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica!

    Abraços,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana, tudo bem?

    Eu amo livros com bagagem cultura, sabe? Esse falando sobre o tempo da escravidão parece super interessante. Eu gostei bastante da premissa e das quotes que você marcou.

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Achei bem legal o enredo do livro, bem diferente de tudo que li até hoje.
    Adorei a resenha ;)

    Abraços!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Ana!
    Bem, fiquei bastante curiosa em conhecer mais sobre essa história. Confesso que o só de ler o nome do livro, não fiquei tão encantada, mas depois de ler sua resenha achei tudo bem diferente e me simpatizei com a história... Pena que minha listinha de leituras está atolada, mas acho que o livro consegue esperar eu desatolar, né? auashuashasuashuashasush!

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Esse livro parece ser super bacana e parece acrescentar MUITO na vida de quem lê. Confesso ter fica bastante curiosa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Ana e Italo!!!

    Gosto muito de livros que contam sobre a luta dos escravos!
    A história deles é de muita coragem e deve ser contada com orgulho, pois sobreviveram a todo o mal que lhes causaram.
    Não conhecia esse livro, nem a autora. Já fiquei curiosa para ler mais!

    Beijokinhaaas!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Ana! Ficamos muito felizes que tenha gostado do livro <3. Arrasou no texto!
    Abraços!

    ResponderExcluir