Resenha: Mau Começo por Lemony Snicket



Mau Começo
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 152
Nota: 5/5
Ano: 2001  |  Skoob  |  Compre 


Sinopse: Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Klaus, Sunny e Violet, são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso, roupas que pinicam o corpo e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".

Desventuras em série tem sido muito falada ultimamente graças a adaptação lançada pela netflix, nesse mês de Janeiro. Eu, como um leitor curioso, decidi dar início a essa série e me surpreendi com a trama e a escrita do autor.

Lemony Snicket deixa claro desde o início que a vida dos órfãos não seria fácil. Eles além de lidarem com a morte dos pais, tem também que aguentar um tutor insuportável: Conde Olaf, um parente "distante" e ao mesmo tempo "próximo". Olaf pouco ligava para as crianças Baudelaire, ele queria mesmo era saber da riqueza dos menino. Mas os jovens só teriam acesso a toda sua herança quando Violet, a mais velha entre os irmãos, completasse 18 anos.

Mau Começo como o primeiro livro de uma série foi excelente. O autor soube expor bem os personagens principais, dando um personalidade forte para cada um dos irmãos Baudelaire, sendo Klaus, o que se destaca pela sua inteligente, Violet, a que se destaca pela suas ideias mirabolantes e facilidade para construir coisas e a pequena Sunny, que é ótima com os dentes.

Os personagens secundários também são um ponto auto do livro. Alguns, como a Juíza Straus são amáveis, outros, como os amigos do Conde Olaf, bem... não se pode dizer o mesmo.

Desventuras em série é um ótimo livro, pois sua escrita é de fácil compreensão e por ser um livro pequeno é facilmente lido. Para quem gosta de livros juvenis com uma boa trama e personagens extremamente inteligentes e cativantes não pode deixar de ler e se surpreender com  Desventuras em Série!

Confira também a VÍDEO RESENHA de Mau Começo



25 comentários

  1. Oi, Italo!
    Comprei recentemente o box em uma super promoção e estou louca para conferir essa história. Eu já tinha lido o primeiro e confesso que não tinha gostado muito, ainda assim quero conferir todos. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    P.s: Fiquei de lho no poster de "Cartas de Amor Aos Mortos" ali! Como conseguiu?

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que o autor conseguiu delinear bem seus personagens, isso é muito importante, ainda mais em uma série com tantos livros, onde precisamos nos apegar a elas e termos o desejo de acompanhá-los. Livros juvenis não fazem muito meu estilo, e a história não me atrai tanto assim, mas fico feliz que tenha gostado. Até agora não vi ninguém falando mal :)

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Venho tentando comprar o box mas ainda não encontrei nenhuma oferta. Gosto bastante do filme e agora da série. Bacana poder conferir suas impressões. Acho interessante um livro ter 13 na série e ainda assim a vontade de conferir todos se mantem viva durante toda a leitura, isso é algo raro.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. É um título que já esta na minha lista de desejados, na verdade eu já quero comprar o box porque sou apaixonada por ele, e depois porque só leio bons comentários, assim como na sua resenha, que me deixou ainda mais motivada! Acho que irei adorar... amo o filme, e já finalizei a série :)
    Boas leituras :)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem?
    Amo demais Desventuras em série, se tornou bem especial para mim pois foi o primeiro filme que assisti no cinema e quando descobrir que tinha livros (anos depois, no momento que comecei a ler) fiquei mais ainda ainda! Todas as resenhas que encontro sobre os livros me deixam mais animada ainda para realizar a leitura! Fico feliz que tenha gostado e em breve quero ver se leio e assisto também a serie sobre Desventuras em série!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi, bacana saber que é um livro de fácil leitura e que enfoca também os personagens secundários. Assim como você também gosto quando um autor faz isso de expor bem as coisas já no primeiro livro, e pelo jeito isso aconteceu aqui. Ainda não senti vontade de ler, mas quem sabe no futuro.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conferi os livros, mas realmente to querendo ver a série da netflix porquê eu achei demais os figurinos e etc... E por mais que muita gente não tenha gostado, eu gosto daquela adaptação que misturou os livros, então acredito que irei gostar mais da série. O.O

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu já ouvi falar deste livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! :) Há muitas resenhas agora da coleção!

    Fiquei curioso e acho ótimo qu seja um bom livro e que os personagens secundários também sejam cativantes!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tenho que confessar que por mais que eu leia ou veja sobre essa série eu não tenho interesse nenhum em ler. E por mais que eu veja que você gostou, que os secundários também sejam cativantes, eu ainda não senti aquele que de especial. Mas sua resenha está incrível e gostei de saber mais sobre o que eles aprontam nesse volume.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Nunca li os livros, porém vi o primeiro episódio da série e não me agradou tanto assim. Pelo o primeiro episódio que vi, não se pode mesmo dizer que o Conde Olaf é um personagem amável. Não sei se leria o livro no momento, mas quem sabe mais para frente?! Adorei a resenha!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu sou um apaixonado por esta série, o Conde Olaf é meu preferido por suas ideias mirabolantes. Realmente o autor criou uma história de fácil compreensão e que aproxima o leitor dos personagens, recomendo a leitura para todas as idades.
    Gostei de conferir suas impressões do livro, que foram muito parecidas com as minhas. Agora estou vendo a série no Netflix e estou adorando a adaptação.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu morro de vontade de ler essa série, ainda mais depois dessa adaptação maravilhosa que a Netflix nos trouxe. Apesar de o autor sempre nos falar o tempo todo sobre a desgraça iminente dos órfãos, eu ainda tenho esperanças que alguma coisa boa lhes aconteça e, é claro, sempre acabo quebrando a cara. Mas acho que vale muito a pena conferir todas essas desventuras.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu estou me sentindo um et porque todo mundo que conheço está lendo esse livro, mas tudo bem. Gostei de saber que esse é um livro de fácil leitura e que enfoca também os personagens secundários. Pretendo ler ele o mais breve possível. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, Italo

    Eu não sou público-alvo da série e por isso não leria, mas eu recebi o box e quem está lendo é meu sobrinho, que faz resenhas para o meu blog. Ele está gostando muito. Não posso negar que sinto pena dos três irmãos. Que bom que você gostou, espero que os livros restantes te conquistem também.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Quando finalizei a leitura dos livros fiquei com um sentimento de amor e ódio pela série. Não vou falar por que, mas talvez quando você ler todos também vai se sentir assim.
    A leitura é muito gostosinha e rápida, eu estou adorando a série, estou quase finalizando!
    Esse primeiro livro mostra bem que a vida dos Baudelaire não será nada fácil mesmo. :/
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Italo!
    Eu comecei a assistir a série na Netflix, e estou gostando bastante.
    Achei na série os Irmãos bem cativantes, então acho que iria gostar do livro, já que eles também são assim nas páginas!
    Espero ter a oportunidade em breve de ler essa série completa, realmente a vida desses irmãos com o conde não é nada facíl! Hahaha

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/


    ResponderExcluir
  17. Olá Italo,
    Eu assisti toda a série na netflix mas ainda não tive o prazer de ler os livros. Quero ter toda a coleção. Muitas pessoas falam bem. Até mesmo porque são adaptações completamente diferentes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Ítalo, tudo bem? Eu sou super fã de Desventuras em série a muitos anos. Amo de paixão esses órfãos e vivo torcendo para que o Conde Olaf se dê mal kkkkkk Não curti muito o filme porque além de não gostar muito do Jim Carey, abordou os quatro primeiros livros, então achei bem corrido. Talvez com essa série da Netflix a gente consiga ver mais detalhes dos livros, eu ainda não assisti mas não vejo a hora de começar uma maratona. Bjosssss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oieee
    Tem pouco tempo que descobri sobre esse série, mas infelizmente não consegui ainda me conectar com a história.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Ola pretendo ler essa série ainda esse ano, gosto muito do gênero e sua resenha me deixou mais empolgada por ter uma escrita de fácil compreensão, dica mais que anotada. abraços

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  21. Adoro essa série, tive pouco contato com os livros *li apenas o primeiro* e quero muito completar a série. Li outras obras do autor, no entanto, e sou apaixonada por sua escrita!

    E prefiro os atores do filme que da série =x e você?

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu queria TANTO gostar de Desventuras em Série, sabe aquela vibe que você queria estar curtindo com todo mundo, mas simplesmente não rola? É o que acontece comigo, já tentei os livros, o filme, agora a série nada, só me resta aceitar hahaha fico feliz que você tenha gostado (aproveite por mim!).
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  23. Quando eu leio uma resenha assim, que me dá vontade de ler o livro, a primeira coisa que eu penso é que eu vou me decepcionar...
    Não por nada, mas é uma história que não consegue me chamar realmente a atenção, sabe?
    Tentei ler um tempo atrás e não deu certo... Tentei assistir o filme para ver se encontrava algumas coisa que me fizesse querer voltar para os livros e também não rolou...
    E agora, com a série na Netflix foram tantas propagandas, tantas chamadas e tantos comentários que eu meio que fiquei saturada entende?
    Acho que ainda não é o momento de eu arriscar novamente a leitura...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  24. Oi Italo... to morrendo de vontade de comprar esse box acredita? Por tanto ouvir falar dessa série, preciso conhecê-la de fato! Adorei a sua resenha e não conhecia o seu canal!! Amei o video. Dica mais que anotada

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Realmente Desventuras em série tem aparecido em vários blogs que costumo acompanhar por causa da série que foi lançada.
    Confesso que não sou muito de acompanhar séries, mas essa eu estou intrigada para conferir afinal eu gostei bastante do filme e quero ler todos os volumes que por sinal o box é um dos meus sonhos de consumo!
    Adorei saber suas impressões e desconhecia seu canal!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir