Resenha: Crenshaw por Katherine Applegate



Crenshaw
Editora: Plataforma 21
Páginas: 224
Nota: 5/5
Ano: 2016  |  Skoob  |  Compre


Sinopse: São tempos difíceis para Jackson e sua família. O dinheiro para o aluguel acabou. E talvez não sobre nada para as compras do mês. Mais uma vez, seus pais, sua irmã e sua cachorrinha terão de deixar o prédio onde moram para viver em uma minivan.
Mas, pior do que a falta de dinheiro e as incertezas com relação ao futuro, é a mania dos pais de Jackson de tentarem encobrir os problemas. O garoto é jovem demais para entender a situação, é o que eles pensam. Na verdade, é o que todos pensam.Todos, exceto Crenshaw.
Crenshaw é um gato… um gato gigante e imaginário. E é ele quem vai ajudar Jackson a encarar de frente a dura realidade. No início, o menino tenta rejeitá-lo como um mero produto de sua imaginação, afinal, quem aos dez anos ainda é capaz de ter amigos imaginários? Mas a sinceridade e a sabedoria do gato começam a ecoar em sua vida.
Ninguém precisa carregar o peso do mundo sobre os ombros, Jackson menos ainda. E o sarcástico Crenshaw é o companheiro que ele realmente precisa. Alguém imaginário o suficiente para lhe dizer algumas verdades.
Com uma narrativa elegante e comovente, Katherine Applegate trata com delicadeza de temas difíceis, como a pobreza e a fome.



"Crenshaw - A Fome da Imaginação" Bem, com um título desses eu esperava um livro infanto juvenil com uma mensagem tocante. Contudo, Katherine Applegate nos da isso e muito mais nessa bela obra publicada pelo selo Plataforma 21.

Applegate trás um trama simples e complexa, dependendo do ponto de vista de quem lê. Para crianças, o livro provavelmente será considerado como uma grande aventura, pois Jackson e toda a sua família estão prestes a sair de casa para morar em um trailer, pois a situação financeira não está favorável. Ainda em casa, Jackson começa a rever um velho amigo imaginário, que tem como função principal guiar o garoto e ajuda-lo a traçar caminhos adequados.



Acontece que Jackson não queria a presença de Crenshaw, um gato "gigante", Ele se acha esperto o bastante para compreender tudo o que acontece em casa. Jackson tem um fascínio por fatos. Para ele tudo tem uma explicação plausível e ter um amigo imaginário depois de grande é algo desconcertante, no mínimo. Porém, Crenshaw explica que só está lá por Jackson precisar dele.

Para um leitor mais velho, a trama chega a ser algo realmente tocante. Jackson é um jovem garoto, mas que em sua breve vida já chegou a morar em um trailer junto dos pais e da irmã mais nova(É nesse momento que Crenshaw aparece pela primeira vez, mas sem muitos detalhes). Nesse período a vida da família era algo bem mais complicado, pois até o sustento alimentar diário era difícil, acontecendo, inclusive, de passarem fome. Após um período de 16 semanas nesse "perrengue" eles conseguiram um apartamento em uma vila, o qual trouxe um lar, mas as dificuldades financeiras persistiram.



Crenshaw foi um livro que chegou aqui meio que de surpresa, pois solicitei-o já faz um tempinho à editora. Não estava nem planejando ler ele no momento, mas com a Maratona do Desespero eu optei por ler um livro curto e como ele estava perto, foi ele mesmo(Haha!). Todavia eu não esperava uma história que fosse mexer tanto comigo como Crenshaw fez. Katherine tem uma escrita fluida e muito gostosa de ler, e fez uma história com personagens incríveis. Todos deveriam ler e se encantarem com Crenshaw e Jackson.

Vale salientar também que a edição está incrível. Na capa, tanto o nome da autora quanto o título e os personagens tem um contorno em auto relevo junto de verniz localizado, o que a torna linda. Por dentro, a cada final de capítulo temos um contorno de gato também.



26 comentários

  1. Ai Meu Deus! PRECISO desse livro! Ainda mais sobre amigos imaginários e ele sendo um GATO! *---*
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho a capa deste livro uma graça e com certeza será uma leitura que vai me agradar bastante. Acho inclusive que lerei com o meu filho!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, especialmente por ser a primeira resenha que leio sobre. Fiquei curiosa sobre o desenvolvimento, e antes de mais nada, preciso dizer que amei essa capa. Com certeza vou adicionar na minha lista de desejados e meta desse ano!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto a capa desse livro por aí, mas não fazia ideia do que se tratava. Achei super criativo você colocar na foto o gato de Cheshire, Alice <3 Enfim, parece ser mesmo uma história cheia de aventuras e dramas, bem do tipo que eu mais gosto de ler. Gostei bastante da proposta e coloquei na minha lista de desejados.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  5. Olá Italo, tudo bem?

    Não conhecia o livro Crenshaw, tampouco sobre o que se tratava. Achei fofinho, principalmente porque adoro gatos, hahaha. Vou deixar a dica anotada aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas estou bem curiosa para ler. Gostei de saber que a narrativa é boa e envolvente, fiquei animada para ler.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oie amore,
    Nossa vi essa foto no insta uma vez e nem sabia do que se tratava. Agora que sei que se trata de um livro anotei a dica por aqui.
    Adorei sua resenha, me deixou ainda mais com vontade de ler.
    Fotos belíssimas, parabéns!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que capa linda!

    Fiquei com muita vontade de ler o livro, sua resenha está muito boa! Gosto de livros juvenis, e este parece ter o toque que sempre me agrada: um jovem que busca uma fuga de sua realidade para conseguir vive-la. Mesmo que adultos não acreditem que a criança pode aguentar a realidade, sabemos que elas criam suas próprias ferramentas de superação!

    Excelente resenha!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste!! :) E verdade, muitas vezes escolhemos livros para maratonas que são mais curtinhos e depois...

    Ainda bem que mexeu com as tuas emoções!! :) E que nos faz pensar bastante numa historia assim! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Italo,
    Já li vários livros que não pensava que iria mexer tanto comigo e me surpreendi por ter feito o que não esperava.
    Adorei conhecer suas impressões e fiquei curiosa para ler esse livro que ainda não conhecia. Além da premissa interessante, a capa é muito bonita.
    Obrigada por essa dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Confesso que não gosto muito de obras do gênero, mas depois de ler melhor sua resenha, fiquei fascinada com a trama e querendo conhecer esse protagonista incomum. A temática é diferente e divertida, algo que aprecio muito e com certeza vou aderir essa leitura.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Esses livros que a gente não da nada e nos surpreendem são os melhores. Eu não conhecia o livro, mas achei a capa e a premissa maravilhosas. Então eu com certeza fiquei tentada a ler e conhecer mais sobre a história, ainda mais me parecendo ser ótimo para curar ressaca.

    Paraabéns pela resenha. :) Anotei a dica.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Adoro histórias com amigos imaginários, um amigo imaginário que é um gato gigante então, pronto, preciso do livro pra ontem! Rs... Acho que o enredo vai me encantar, bom saber que a trama chega a ser algo realmente tocante. Já amava a capa mas não tinha nenhuma ideia do que se tratava, preciso recuperar o tempo perdido comprando logo o meu!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Achei a capa desse livro muito bonita mesmo ainda mais por ter tons de roxo que eu amo tanto.
    Adoro histórias que de algum forma envolvam o imaginário das crianças e deve ser comovente mesmo acompanhar todas as dificuldades do menino ao lindo do enredo com sua família.
    Dica anotada.
    Que maratona é essa do desespero?
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Meu deus, que capa linda demais, compraria o livro só para ficar lindo na estante.
    O livro parece ter uma história incrível e fiquei bastante curiosa para lê-lo, adoro essa temática de amigo imaginário, quando era pequena queria ter um kkk

    ResponderExcluir
  16. Olá, como vai?
    A diagramação é algo que foi muito bem trabalhada neste livro pelo que vi.
    Essa história em si, com um personagem tão cheio de boas características conseguiu me deixar bem curioso. Amigo imaginário é algo que encanta em algumas leituras que faço, e acredito que não me decepcionaria com este.

    ResponderExcluir
  17. Quando eu olho essa capa e sinopse wue me encantaram eu jurava que tinha algo de infanto juvenil ai e fiquei muito feliz de saber que não é bem assim. Me deixou ainda mais curiosa. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Italo!
    Achei a trama muito fofa! Não conhecia e já fiquei com muita vontade de ler. A capa é linda e já instiga o leitor a ler o livro. Pelo que percebi parece ser um livro emocionante. Se tiver chance vou ler!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  19. Oieee
    Nossa sua resenha está bem minimalista, não dando quase informações, por isso mesmo necessito dele pra saber tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas de cara fiquei animada, porque adoro infanto juvenil e esse tem uma premissa muito bacana. Além disso, gosto de livros que me emocionem, por isso gostei muito da dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. oie, bacana que você gostou desse livro e ele parece ser bem delicado, e bom que é curto. Vou procurá-lo para ler

    ResponderExcluir
  22. Oie
    ai não conhecia o livro mas adorei, achei uma graça, parece ser muito bom e espero poder ler em breve apesar de ser infanto, eu amo infanto juvenil e essa história esta uma graça

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá =) A capa e o nome passa a impressão de ser infanto juvenil. Bom saber que a autora dá muito mais que isso. Não conhecia o livro, a capa e a sinopse é encantadora. E sua resenha além de me apresentar a obra me deixou mega interessada no livro. Vou procurar ler, tomara que ela seja realmente tocante. Beijos'

    ResponderExcluir
  24. Oi Italo... eu não conhecia esse livro, mas a capa parece realmente ser encantadora e a história tocante da sua forma. Quando era pequena tive muitos amigos imaginários, por isso acho que vou amar esse livro mesmo não me interessando muito por livros juvenis assim

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  25. Ooooi
    Deixa eu falar, eu amo gatos, tenho 3 atualmente, mas já tive 5, e vou te falar, só pela capa, eu sairia correndo do livro, pq é desnecessário esse gato gigante aí, mesmo sendo um amigo imaginário, me deu medo... Kkkkkkkkkkkkkkk
    Mas eu leria o livro justamente por ter meus bichanos na história.
    Dica anotada!
    Bjks

    ResponderExcluir
  26. Oi, Italo

    Eu desconhecia esse título, e apesar de histórias infantojuvenis não serem muito minha praia, histórias com essa pegada mais emocionante sempre me conquistam. É uma situação difícil e triste para uma criança, acho que eu iria me emocionar bastante!
    E essa capa é um amorzinho!

    Beijo

    ResponderExcluir