Projeto: Bimestre com Clássico


Em 2017 é um ano no qual eu estou com alguns projetos (e que pretendo levar todos a diante), um deles é o Bimestre com Clássico, no qual basicamente eu escolherei 1 livro clássico para ler em determinado momento do bimestre.



Esse projeto é algo bem pessoal, mas mesmo assim eu queria vir expor para vocês. Estou terminando o meu ensino médio no fim desse mês e durante esses três anos de E.M. eu acabei ficando traumatizado com alguns livros clássicos(que fui "obrigado" a ler). Acredito que isso aconteceu não pelos livros serem ruins, e sim por ter sido imposto que eu deveria lê-lo naquele determinado momento.

Esse problema me trouxe como consequência um enorme preconceito com livros clássicos. Serio, eu tive uma experiência tão ruim a ponto de causar um bloqueio quando se tratava de clássicos. E agora, sinto que chegou a hora de quebrar esse bloqueio e começar a ler os tão "ex-odiados" clássicos.

Por isso, decidi começar esse projeto com um clássico que eu tenho curiosidade de ler desde quando li o livro Claros Sinais de Loucura. Em Claros Sinais de Loucura a personagem falava muito do protagonista do livro e desde então eu quis dar uma chance pro livro, e finalmente posso afirmar: AGORA VAI! 

O livro no qual estou falando é O Sol É Para Todos, da escritora Harper Lee. Essa obra foi lançada originalmente em meados do século XX e teve uma nova edição pela José Olympio(um dos selos do Grupo Editorial Record),em 2015. Sei pouca coisa sobre a obra e espero continuar assim até o momento em que realizarei a leitura. Quero muito ser surpreendido e espero não me decepcionar.

Caso vocês já tenham lido esse livro, deixem um comentário falando se gostaram ou não, aproveitem também para sugerir clássicos para o próximo Bimestre(Março/Abril),

P.S.: Esse projeto terá postagens tanto no blog quanto no canal. por isso, não deixe de nos seguir por lá também! (siga-nos)

 

21 comentários

  1. Oi,

    Ler clássicos está na minha meta de leitura de 2017.O sol é para todos é um livro lindo. Vou reler em 2017.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hey Italo!
    Bom, também tenho esse trauma com clássicos, mas mudar de opinião é sempre valido. Vou entrar nesse projeto também e ler Orgulho e Preconceito.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    confesso que não sou muito boa em seguir projetos adiante, mas gostaria muito de poder ler alguns clássicos e ainda quem sabe fazer algumas releituras. O Sol é para todos é um livro que está na minha lista de leitura e ainda pretendo ler mesmo. Espero que você leia e curta!
    Boas leituras :)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ítalo, acho o projeto extremamente relevante e você só tem a ganhar com a leitura dos clássicos, gênero que eu particularmente amo. Li este livro, O Sol é para Todos, já tem um tempão e a história ainda está quente dentro do meu coração. Você irá gostar muito.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Italo!
    Estou bem curiosa com "O Sol É Para Todos". É um livro que tão bem que tenho vontade de ler.
    Parabéns pelo projeto, mas que tal serem dois por bimestre ao invés de um? ;)
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem? Clássicos Nacionais não me fazem a cabeça, nunca fizeram, mas O Sol é para Todos, está na minha lista de leituras desde que descobrir que ele era um livro mesmo e não criação de um autor para o seu livro! Aguardarei sua resenha sobre o livro!
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi Ita!
    Olhe, gostei bastante da ideia *-*
    Quero tentar ler alguns clássicos esse ano,mas não prometo pq tem YA demais que eu to esperando D: AI já não sei mais como seguir a vida. Mas ne, a gente tenta.
    Se der, lerei O Sol é para Todos. É um dos livros que preciso ler antes de morrer.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiee, ainda não li, mas ouço muitos elogios ao livro e espero muito poder conhece-lo! ta na lista de livros para ler desde sempre rs

    bjs jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Queria por como sub-meta de 2017 ler clássicos, mas fora de cogitação reler os do tempo de escolha, pois é, aquela tortura pode deixa sequelas graves.
    E só tenho um ou dois clássico na estante.
    Quero me aventurar pelos clássico americanos e europeus.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  10. Oiee Italo ^^
    Eu também fiquei um pouco traumatizada com os livros clássicos que a escola me empunha a ler, inclusive não li alguns...haha' mas aí eu decidi que começaria a escolher os livros que leria, e comecei por "Dom Casmurro", "Vidas Secas" e "Capitães de areia". E não é que eu adorei os três? Sou doida para ler "O sol é para todos" também. Espero que você goste :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu nunca tive preconceitos com os clássicos, até tenho uma coleção com os mais famosos. rs
    E o Sol é para todos, ainda não li e tenho muita vontade
    Acho que vou seguir seu exemplo e reler os meus aqui para resenhar. Gostei dessa ideia!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh Italo a obrigação de ler realmente traumatiza mesmo, acho que aqui no Brasil teríamos muito mais leitores se os professores dentro da pauta deles dos autores a serem explorados nos dessem a oportunidade de escolher, ou seja mesmo sendo obrigados a conhecer os autores, mas não impor a leitura de um livro e sim dentre os livro do mesmo!

      Excluir
  12. Oi.

    Eu também preciso fazer um projeto assim. Quero muito ler mais clássicos, tem vários na minha lista, mas sempre aparece alguma outra leitura para fazer e deixo esses livros para depois. Espero que você consiga ler muito clássicos este ano.

    ResponderExcluir
  13. Oi!

    Eu não chego a ter trauma com clássicos, mas ando com preguiça de ler isso sim. Haha. Espero que o projeto funcione e você leia muitos! <3

    bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá, acho que sou uma das poucas pessoas que ainda lê clássicos, e fico feliz que você tenha este projeto e possa conhecer bons autores. Já li este, e tenho que te dizer que você adorará a leitura do mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Eu tambem tenho esse bloqueio com classicos desde que me obrigaram a ler um livro de josé alencar no ensino médio, só de ouvir o nome dele ou o de machado de assis eu corro,o que não vai funcionar muito ja que eu faço letras, o sol é para todos é um classico que eu tambem tenho mt vontade de ler

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Eu tenho investido bastante nos clássicos esse ano, primeiramente mais no terror, mas futuramente quero entrar nessas outras obras também. Só vi comentários positivos de O Sol É Para Todos e tenho vergonha por ainda não ter adquirido o meu exemplar. Adorei ler suas considerações e boa sorte com o projeto.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  17. Oieee...
    Quando eu estava no Ensino Médio, também me sentia como você... Me incomodava ser obrigada a ler aqueles livros que não tinha o menor atrativo para a minha idade e além de tudo era uma leitura super difícil.
    Assim como você, também penso em um dia tentar reler esses clássicos com a cabeça que tenho hoje, mais de 10 anos depois...
    E sem a obrigação né, o que tornava tudo mais chato ainda!
    Não li O Sol é Para Todos, mas parece ser um livro interessante. Espero que você goste!
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  18. Eu já li muitos clássicos na vida, mas oque me incomodava era a obrigação que a escola de dava de le-los. Quando não é assim, eu costumo ler e gostar muito dos clássicos. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Helloo, tudo numa nice?!
    Como você tive problemas de ler clássico na escola porque era imposto e eu simplesmente não consegui ler paradidático algum. Acontece que quando entrei na faculdade e comecei a ler muitos clássicos e hoje estou viciada.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  20. Oiee,
    Que projeto maravilhoso! Eu tenho dois clássicos aqui e vou tentar lê-los dentro desse projeto. Na escola eu era obrigada, mas hoje eu leio porque dou a devida importância a literatura canônica. Ou seja, leio porque amo.

    ResponderExcluir