5 Motivos para ler A Maldição do Vencedor

A Maldição do Vencedor foi um livro bem "hypado" no exterior e a Editora V&R trouxe ele para nós através do selo Plataforma 21. Eu li a obra e posso afirmar que realmente é um livro bom, porém, deixa um pouco a desejar.

Nesse post vocês poderão ver 5 motivos para dar uma chance a obra e tirar suas próprias conclusões.





1.Protagonismo feminino
Esse tema já é bem frequente nos livros atuais, mas em fantasia, para mim, foi uma novidade. Marie Rutkoski consegue dar vida a Kestrel, uma valoriana com um ótimo lugar social, que pode frequentar as melhores festas e comprar praticamente tudo que quiser. Entretando o livro não trás uma personagem fútil. Pelo contrário, Kestrel é bem esperta e uma ótima estrategista, surpreendendo quem o leitor em vários partes da trama.


2.Escravidão
Marie demonstra muito talento de escrita trazendo uma fantasia na qual envolve escravidão. Um tema que pode ser "polemico" dependendo do ponto de vista de cada um. Ela trás o assunto de forma real, sem eufemismos. De um lado o povo valoriano, que domina e explora sem piedade; Do outro lado o povo herrani, que pederam terras, e mais que isso, sua liberdade para os valrianos.  



3.Ambiente novo
Em A Maldição do vencedor temos um mundo diferente do nosso,Os territórias são divididos entre povos, sendo a maioria deles conquistado pelos valorianos. O mar é uma rota alternativa, mas que também usada por esse povo.
Outro ponto novo são as pessoas. que infelizmente não foi bem explorado nesse livro pela autora. Entre valorianos e herranis é possível ver que os valorianos tem uma força a mais que os fazem mais fortes, mais resistentes, mas o motivo disso e os limites dessa raça não fica claro durante o decorrer da leitura.



4.Guerras e rebeliões 
O que torna a trama bem instigante é a guerra que houve entre os herranis e os valorianos, disputa essa que levaram os herranis a escravidão. Essa guerra é mencionada em vários momentos durante o decorrer da trama, mas que nesse primeiro volume chega a ser explicada apenas superficialmente por Darim, um herrani que Kestrel compra logo no comedo do livro.

Fica claro também que mesmo após 10 anos os herranis não desistiram de lutar por sua liberdade, uma rebelião está começando a se formar e trará grandes mudanças para os dois povos.



5.Tensões politicas e sociais
Esse tema é o que torna o livro emocionante do começo ao fim. Sendo narrado em terceira pessoa nos deparamos com Kestrel, que todo tempo é pressionada pelo seu pai para entrar no exército ou se casar. E, claro, há uma relutância da mesma. Com a compra de Darin, um escravo que lhe custa bem mais do que valia começa o "burburinho" da alta sociedade. Quando Darin passa a acompanhar Kestrel pela cidade(mulheres solteiras precisavam de um acompanhante)o falatório só faz aumentar.

Darin é bem inteligente e sempre que saía com Kestrel ouvia bem tudo que ela falava, a todo momento tentando aproveitar de informações importantes para usar no futuro. Entretanto, conversas da alta sociedade nem sempre são tão proveitosas.

A parte política é bem complexa para tentar explicar aqui, por isso, para entender melhor esse ponto, sugiro que vocês o leiam e tirem suas próprias conclusões. O que garanto é que mesmo com alguns clichês o livro não deixa de ser bom. 

Nenhum comentário

Postar um comentário