Resenha: A Guardiã de Muiraquitãs por Gustavo Rosseb


A Guardiã de Muiraquitãs
Editora: Jangada
Páginas: 336
Nota: 5/5
Ano: 2016

SinopseSinopse: Neste segundo volume da série As Aventuras de Tibor Lobato, Sátir desaparece e seu irmão Rurique junto com Tibor Lobato partem em busca de pistas, numa jornada que envolve viagens subaquáticas, cidades fantasmas, ataques de lobisomens, botos e filhotes de saci. Quando os garotos pensam que as coisas não podem piorar, recebem um aviso da Guardiã de Muiraquitãs de que o último amuleto, que poderia garantir a vitória sobre a Cuca, foi roubado. Os rumores são de que o suposto ladrão é um forasteiro que ronda a Vila Serena, gerando muitas suspeitas e ainda mais mistérios.






Em O Oitavo Vilarejo conhecemos melhor os personagens Tibor e Sátir Lobato, Rurique e Dona Gailde. Os jovens passaram por grandes aventuras no período da quaresma, eles conheceram de perto lendas do folclore e descobriram que esse período além de trazer grandes aventuras, pode ser bem perigoso.

A Guardiã de Muiraquitãs passará um ano após o primeiro livro, também em um período de Quaresma. Logo de início já percebemos que durante esse primeiro ano Tibor e Sátir conseguiram se enturmar bem na escola e que a amizade entre eles e Rurique está sempre forte.



Tudo está bem desde a primeira quaresma em que os irmãos Lobato passaram no sítio de sua avó, Dona Gailde, e para Tibor esse é o problema: está tudo calmo demais! O garoto anseia a chegada da nova Quaresma, para que possa se aventurar. E a Quaresma chega e com ela, acontecimentos misteriosos.

No período em que seriam as primeiras horas da quaresma Tibor, Sátir e Rurique estavam em uma festa e o primeiro acontecimento é surpreendente e repentino, várias pessoas foram envenenadas por causa da bebida que estava sendo servida na tal festa e a única pessoa que poderia salvar os enfermos era dona Gailde por ser uma curandeira.



Faça seu próprio caminho e, se o caminho que você está trilhando não agrada-lo, mude. Entende o que digo? Siga sempre o seu coração. O seu!


Grandes emoções marcaram a primeira noite desse período em que muitos temiam mas muitas coisas ainda estavam por vir. Sátir iria desaparecer deixando um bilhete avisando que estava fugindo do sítio e que não poderia viver ali. Claro que não ficaria por isso mesmo, os adultos iriam começar as buscar pela menina Lobato logo, entretanto, devido aos resultado negativos Tibor também sairá atrás da irmã e Rurique também o acompanha. Nessa jornada os nosso jovens descobrirão que no período da quaresma podem ser feitos tanto novos inimigos como novos amigos.



Em A Guardiã de Muiraquitãs Gustavo Rosseb vai explorar melhor o nosso folclore. Em O Oitavo Vilarejo alguns personagens do Folclore foram citados em algumas partes do livro e nesse novo volume Gustavo trouxe esses personagens citados à tona. Todos os personagens foram bem desenvolvidos fazendo com que tanto os personagens secundários como os principais tivessem a sua importância na construção da trama.

A Guardiã de Muiraquitãs assim como O Oitavo Vilarejo é um exemplo de livro nacional juvenil pois além de ter uma edição muito bonita e atrativa, tem um conteúdo muito bem colocado e explorado, Poucos livros nacionais conseguem ser tão bons e simples quanto esses que Gustavo Rosseb tem escrito. Se vocês querem uma dica de leitura juvenil, não deixem de ler As Aventuras de Tibor Lobato pois essas histórias são um prato cheio de muita aventura.  

Um comentário

  1. Adoreeeei!!!

    Muito obrigado por tratar o livro com tanto carinho. E que bacana que você tenha gostado tanto assim.

    :) Fico feliz. E isso já me deu um gas aqui pra escrever o terceiro. Está ficando macabramente lindo!

    ResponderExcluir