Resenha: Mentiras Que Confortam por Randy Susan Meyers

Mentiras Que Confortam
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Nota: 4/5


Sinopse:  Cinco anos atrás...Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção.Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe.Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele.
Hoje...Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a casa do ex-amante. É Juliette quem abre o envelope. Ela nunca soube da existência da criança, e agora precisa desesperadamente descobrir quantas outras mentiras sustentaram o seu casamento até hoje.




A verdade ou uma mentira reconfortante? A mentira é uma saída viável? Para Nathan, as mentiras  quase destruíram seu casamento.

Mentiras que confortam conta a história de cinco pessoas que tem suas vidas unidas por causa de uma criança. Tudo começa quando Tia vai trabalha com Nathan na faculdade. Com a convivência, o desejo de um pelo outro cresce e assim eles começam a namorar mesmo ela sabendo que o mesmo é casado. Continuam juntos ao longo de um ano, mas quando Tia descobre que está grávida e conta a Nathan, ele pede a Tia que se livre da criança por que isso acabaria com seu casamento perfeito.

Nathan, arrependido revela tudo a sua esposa Juliette, diz que não vai se repetir, que foi um erro. Ela o perdoa e seguem a vida juntos. Tia não se livra do bebe como Nathan havia pedido e sim, o dá pra adoção. Ao longo de meses ela tenta encontra a melhor família para Savannah/Honor, e entre tantas opções acaba escolhendo Caroline e Peter para ficar com a garota.



Desde que adotaram Savannah, Caroline sempre manda fotos do crescimento da mesma para Tia, isso se repete a cada ano. Cinco anos depois Tia vê que não fez a melhor escolha, que levar a filha para adoção foi um erro. Então, decide enviar as fotos da menina para Nathan, mas quem acha as fotos é Juliette, que vai reviver a traição do marido da pior forma.

Tia trabalha com idosos, sempre quis ter uma vida melhor do que a mãe tinha. Quando conheceu Nathan se apaixonou perdidamente por ele, e quando ele a deixou grávida para continuar o casamento feliz, isso fez com que ela largasse a criança e desistisse de amar novamente.

Nathan, professor universitário, Judeu e bom pai. Sempre colocou a vida da família em primeiro lugar, mas com o tempo cansou da rotina, das coisas domésticas. Quando conheceu Tia, viu nela alguém que não o enxerga como pai ou esposo e sim como um jovem professor para se admirar.



Juliette, boa mãe, empresária, esposa excelente. Nunca desconfiou da traição de seu marido, sempre achou que tinha tudo sob controle até que Nathan revela a tal traição. Ela o perdoa, mas quando abre a carta de Tia e vê as fotos da filha do marido começa a nutrir uma obsessão pela garota querendo que ela faça parte da família deles.

Caroline é médica e tem seu próprio consultório onde ela realiza suas pesquisas, a maternidade nunca foi sua prioridade, mas acabou adotando Savannah para agradar o marido. Entretando ela vai se questionar todo tempo se foi a melhor escolha e se realmente ama a criança.

Peter é dono de uma empresa de Software para computadores, sempre sonhou em ser pai, mas quando cassou com Carol descobriu que era estéreo então como solução acabou adotando Savannah, mas perceberá que adotou sozinho a criança por que a esposa não tem a menor vocação para ser mãe.



A narrativa da autora é bastante simples de fácil leitura. Mentiras que confortam trás um pouco de como fica a vida de quem adota e dá seus filhos pra adoção. Que adoção não é algo fácil, que sempre vai unir pessoas ao seu redor, e aborda também a traição e de como ainda hoje é um assunto delicado, que destroem famílias e magoam crianças.

Não concordei com as atitudes de nenhum dos personagens, Tia mostrou-se uma pessoa egoísta ao dar Savannah (Honnor, como ela chama a menina) para adoção por não querer lembra-se do pai. Nathan, para um homem que preserva a família acima de tudo mostrou-se um verdadeiro babaca quando mandou Tia abortar a criança. Caroline errou ainda mais quando aceitou adotar a menina mesmo sabendo que não tinha a menor vocação para maternidade e que não conseguiria ser uma boa mãe, magoando Savannah sempre. Nenhum deles teve uma conduta certa pra lidar com a situação, mas isso já tão comum hoje que nem assusta tanto. 

O livro está em uma ótima edição, com folhas amareladas e uma capa linda. Ele é divido em duas partes o "Antes" e o "Depois", cada começo de capitulo começa como uma imagem de carta antiga. A narração vai mostrando um pouco de cada personagem, uns capitulam Tia outro Caroline e assim vemos como está - ou esteve - cada personagem.

28 comentários

  1. Curto muito os livros da NC, mas tem vários que não me agradam... Infelizmente esse é um que eu não leria, pois não se encaixa com o meu gênero, mas quem sabe um dia o mesmo não muda e eu queira ler.

    Bela resenha! Parabéns.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  2. nossa pela capa não diria que a temática era assim tão boa e complexa, mais um pra lista de 'nao julgue pela capa'

    ResponderExcluir
  3. Preciso desse livro! Ele me chamou atenção é a segunda vez que leio sobre ele, e fico louca aqui. Acho que passaria esse livro na frente de todos da minha lista.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    A premissa desse livro me atrai e sua resenha me deixou curiosa!
    Tenho certeza que vou me irritar com alguns personagens, odeio traição kkkk mas enfim.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Esse enfoque sobre a adoção me despertou muito interesse, principalmente porque você não concordou com nenhum personagem. Na maioria das vezes, na vida real, é assim mesmo. Nossas escolhas seriam diferentes das escolhas dos outros, mas compreendê-las faz toda a diferença. Espero ler esse livro em breve.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Para mim, sempre a verdade, por mais que doa! rs
    Eu gosto bastante da premissa desse livro e fiquei bem curiosa para ver como a autora desenvolveu o tema. Acho que é uma leitura que tem tudo para me agradar.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  7. que legal a forma que se vão de encontro os personagens me arrisco a dizer que o destino pregou uma peça em.
    com toda certeza leria o livro

    ResponderExcluir
  8. Oi, como estás?
    Esse livro me da uma agonia e eu acho que é pela capa. Não sei explicar. Já li algumas resenhas sobre ele, mas ainda não consigo me enxergar lendo, visto que não é muito minha praia. Falando sobre a resenha em si, adorei o jeito que você abordou a história e nos mostrou. Imparcial, eu senti. Parabéns! Tens talento.

    ps.: Seu blog é muito bonito! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Olá, estou com esse livro aqui na minha estante para ler mas não tive tempo ainda, estou bem curiosa pela premissa dele, não sei muito o que esperar, tomara que goste. Adorei sua resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Oláaaaa, tudo bem?
    Esse livro parece ser ótimo e me atrai em vários aspectos, mas tenho evitado livros tristes por causa da ressaca literária. E como quero ler bastante esse ano, não posso ficar de ressaca.
    O livro parece ser bem "real" sobre como funciona isso de adoção.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha visto outra resenha deste livro. Ele até me chamou a atenção no começo, mas depois fiquei na dúvida. Mas acho que eu leria sim.

    ResponderExcluir
  12. Poxa, o primeiro sentimento que tive depois que terminei de ler sua resenha foi dó da Savannah, pois ela foi bem prejudicada no meio desses adultos inconsequentes.
    Infelizmente a história é bem real e fiquei curiosa para ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Olá Italo,
    Fiquei em dúvida sobre esse livro, a história em si me deixou curiosa mas quando você falou dos personagens eu meio que desanimei. Por ter um enredo forte eu esperava mais dos personagens e fiquei com medo de ficar com a mesma opinião que sua. Vou pensar mais um pouquinho antes de ler.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  14. Oiee, só pq o livro tem tantos personagens eu n curti, eu li a sinopse e n fiquei com vontade de ler .. livros com essa temática n me interessam muito
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu estava com vontade de ler esse livro mas agora vendo a sua resenha fiquei na dúvida, ainda não tinha visto nenhuma opinião tão sincera sobre ele

    ResponderExcluir
  16. A premissa do livro me chamou muito atenção. Gosto de enredos que abordam temáticas familiares e que nos fazem refletir acerca das atitudes tomadas pelas personagens, acredito que aprendemos muito com eles.
    Confesso que não é um livro que me deixou ansiosa pela leitura, mas certamente é um livro que eu leria se tivesse oportunidade.
    Parabéns pela resenhaj!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. A trama me deixou intrigada, pois não sei se gostei ou não. Acho que só lendo, né? rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Italo!
    Essa é uma das minhas próximas leituras e eu acho que o povo prefere uma mentirinha reconfortante do que a verdade... Mas, enfim, eu espero gostar do livro e não ficar revoltada com os personagens como você ficou com as atitudes deles. Mas, livro bom é livro que desperta sentimentos
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu leria o livro pq a leitura é fácil, pois pela premissa não sei se iria gostar...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  20. Oie
    Li algumas resenhas do livro e existe equilibrio entre pessoas que não gostaram do livro e pessoas que gostaram.
    Eu ainda não li, mas os temas abordados me atrai. Realmente amei e saber que a leitura é fluida me deixa ainda mais feliz.
    Amei

    ResponderExcluir
  21. Oie
    Li algumas resenhas do livro e existe equilibrio entre pessoas que não gostaram do livro e pessoas que gostaram.
    Eu ainda não li, mas os temas abordados me atrai. Realmente amei e saber que a leitura é fluida me deixa ainda mais feliz.
    Amei

    ResponderExcluir
  22. oi ^^
    esse livro tem divido opiniões né. bom espero ler ele e gostar da leitura pq a temática me atrai.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  23. Achei o livro interessante por falar de adoção, de como fica a vida das pessoas que doam a criança e das que adotam.
    Acho que não iria gostar das atitudes da mãe que doou tbm não, mas acho que leria somente pela temática.

    ResponderExcluir
  24. To em duvida sobre esse livro, no começo, não me chamava atenção, depois li uma e outra resenhas que me deixaram curiosa. A sua esta muito bem elaborada, muito bem escrita, mas dai que voltei a estaca 0 kkkk
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que esse livro não chamou muito a minha atenção de imediato, sabe? Mas lendo sua resenha fiquei curiosa, parece ser uma história muito bonita e emocionante e que traz mensagens ótimas para o leitor, por isso eu marquei a dica e espero ler em breve o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oie tudo bom?
    A história do livro parece interessante e com um grande envolvimento emocional. O mais interessante na trama é que todos os personagens possuem algum defeito ou cometeram algum erro, algo parecido com o que realmente somos (passíveis a erros).
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Ola tudo bem,

    Com sua resenha deu para perceber bem a carga emocional que esta história carrega, acho que minha esposa vai ficar feliz em ler este livro.
    Parabéns por sua resenha.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Italo, tudo bem?
    Eu gosto muito dos livros da NC, mas esse não me agrada, infelizmente.
    Portanto, deixo passar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir