Resenha: Festim Das 12 Cadeiras por Elvis Delbagno

Festim Das 12 Cadeiras
Editora: Schoba
Páginas: 164
Nota: 3/5

Sinopse: Ao comprar um conjunto de 12 cadeiras russas para o jantar anual, um casal homossexual descobre um tesouro embaixo do estofado de uma delas. Com as contas bancárias transbordando, os milionários resolvem manter o tesouro na cadeira e doá-lo ao primeiro convidado que se sentar nela. No entanto, eles percebem que isso será um problema quando um dos convidados não comparece ao jantar.
Estruturando-se nas comédias de costumes, nos deparamos com uma crítica social de um humor ácido extravasante dos diálogos preconceituosos dos personagens mais bizarros que poderiam surgir numa sociedade cheia de interesses. Narrado de forma corrida como um roteiro cinematográfico e com diversas referências à cultura popular, o autor traça uma paródia ao clássico conto russo 12 cadeiras, de Ilf and Petrov, e ao filme Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock.



Festim Das 12 Cadeiras foi o primeiro livro que nós do Eu li, e você? recebemos em parceira com a editora Schoba. O livro foi escrito por Elvis Delbagno e conta com uma premissa bem interessante e com ótimas críticas sociais.

De início conhecemos Laerte e Carlão, um casal homossexual que mora em uma mansão em SP. Todo ano Laerte faz uma festa em sua casa conhecida como "Laerte Party", e a cada ano tem-se um surpresa nova. A surpresa desse ano é que alguém sairá de lá rico. O Casal comprou um conjunto de cadeiras russas únicas, só que em um das cadeiras havia um tesouro no qual eles dariam para o sortudo que sentasse na tal cadeira.



Puxe uma cadeira e aproveite o jantar.

De dez convidados, um teria a chance de levar a fortuna para casa. Quem seria o escolhido? O mais caridoso. Na mesa estariam apenas 11 cadeiras, um dos que estivessem sentados deveriam levantar-se e dar o lugar para o que ficasse de pé. Esse deveria pegar a 12 cadeira e então levaria o prêmio para casa, pelo menos era isso que Laerte pretendia, mas o destino adora pregar pesas nas pessoas.

Ao desenrolar da trama vamos conhecendo melhor os personagens que frequentarão tal festa - e claro, fazendo indagações de quem levará tal prêmio para casa. O autor vai aos poucos fazendo críticas bem diretas em temas como: religião e sexualidade. Mas ao mesmo tempo usa de alguns tipos de estereótipos.



Festim das 12 Cadeiras tem uma linguagem bem pesada, repleto de palavrões e críticas sobre religião. Elvis Delbagno foi bem ousado em escrever tal obra abordando vários temas "polêmicos" e com isso ele acabou tendo uma enorme responsabilidade em passar sua mensagem para o leitor de uma forma na qual expressasse claramente sua ideia  - ou a dos personagens - mas essa mensagem acaba não ficando tão clara.

A edição está belíssima, uma capa super caprichada com o título em alto relevo e folhas amareladas. A revisão também está ótima, sem nenhum erro perceptível aos meus olhos. Cada começo de capítulo tem um detalhe na diagramação deixando a obra com uma estética ainda mais bonita.

Mesmo com os pontos negativos Festim Das 12 Cadeiras não deixa de ser uma leitura rápida, agradável e de certa forma, engraçada. Por isso, se você gostou da premissa da obra não deixe de lê-la.


18 comentários

  1. Eu gostei bastante da ideia do livro e vou comprar, quanto aos pontos 'negativos' que você expressa, precisaria ler para compreender melhor e interagir com sua resenha, mesmo assim, gostei de sua resenha.

    ResponderExcluir
  2. oie como vai?
    eu não lembro qual o blog que li uma resenha sobre o livro a primeira vez mas lembro que adorei e fiquei bem curiosa por causa da temática, sua resenha não mudou isso mas mesmo assim a temática me atrai demais.

    ResponderExcluir
  3. Olá :) Sua resenha está ótima, foi uma das melhores que li sobre esse livro, ^^ achei a proposta da obra bastante diferente e interessante, não leio muito livros nesse estilo, mas, esse despertou a minha curiosidade, apesar de não sentir muita vontade de ler. Beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  4. Adorei a premissa do livro, mas não acho que seria uma boa pedida no momento, mas acho que daria uma chance no futuro próximo! Adorei a resenha, muito bem elaborada!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que livro lindo! Já me apaixonei pela capa e pelo enredo. Quero ler com certeza, deixa só minha promessa de não comprar mais livros até eu acabar de ler os que já tenho terminar que eu vou correr pra comprar, rs....

    ResponderExcluir
  6. Oi Italo, achei a premissa do livro muito interessante mesmo, bem diferente e chama atenção. Com certeza se eu tiver oportunidade irei conferir a obra. Parabéns pela sua resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, nossa eu morro de vontade de ler esse livro, até de sorteio dele já participei, apesar de não fazer meu estilo esse em especial me despertou interesse

    ResponderExcluir
  8. A cada resenha desse livro eu fico mais indecisa se quero lê-lo ou não.
    Acho ele meio tenso.
    A ideia parece ser boa, mas ao mesmo tempo um pouco tosca.
    Não sei ainda...

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Olá, italo! Gostei bastante da sua resenha. Mas confesso que a premissa do livro não me interessou por não gostar tanto desse tipo de obra. Mas quem sabe dou uma oportunidade a obra e acabe gostando.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Olá. Gostei da premissa desse livro, em abordar temas tão polêmicos, de uma forma diferente. A edição, de fato está muito bonita!

    ~Glaucia Matos - www.leitorait.com

    ResponderExcluir
  11. Li 3 resenhas desse livro bem parecidas, mas a sua foi diferente e me fez repensar a ideia de ler o livro. O fato de haver criticas sobre religião não me agrada mesmo kkkk.
    Mas enfim, eu adorei sua resenha e achei mega sincera.

    ResponderExcluir
  12. Oi italo!
    Quando o livro estava em prevenda, eu estava muito animada com ele, mas conforme fui lendo resenhas sobre o livro, descobri que não era nada do que eu imaginava e isso me broxou demais.... Não achonque eu vá ler o livro tão brevemente.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu vi muita resenha boa desse livro, e a sua só me deixou mais curiosa, achei a premissa interessante, e acredito que ele seja bem engraçado tbm

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  14. Achei MUITO interessante a premissa, amei a diagramação e tudo o mais. Fiquei realmente interessada, mas os pontos negativos me deixaram dividida. D:

    ResponderExcluir
  15. Li o livro em menos de dois dias e adorei a paródia com críticas sociais e sarcasmo excessivo. Foi uma leitura diferente, mas muito bacana!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei da ideia do livro, mas já li algumas coisas sobre ele e cada vez mais fico mais confusa, pq as opini~es sõa BEM divergentes
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  17. Eu quero muito ler esse livro, acho a premissa interessante, mas vejo opiniões diversas sobre ele. Eu penso, com a sua resenha, que mesmo com os pontos negativos eu gostaria^^ Obbrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  18. Adoro resenha com fotos! <3 Agradeço pelo espaço no blog! Abraços e até a próxima!

    ResponderExcluir