Resenha: Pólvora por Tico Santa Cruz

Olá leitores, hoje trago para vocês uma resenha de um livro bem diferente. Nunca li algo como Pólvora e a experiência foi muito boa. Espero que gostem da resenha e se identifiquem com o livro como eu me identifiquei.



Pólvora
Editora: Belas Letras
Páginas: 168
Nota:  4/5


Sinopse: A novela policial originalmente publicada na internet com mais de 300 mil leitores. Pólvora é o livro proibido do roqueiro Tico Santa Cruz, definido pelo próprio autor como uma narrativa "psicótica, suja e violenta". Inicialmente escrito em capítulos curtos para postar em seu blog, em poucas semanas virou fenômeno na rede. Uma leitura intensa e chocante sobre terror e caos, hipocrisia e preconceitos, política e serial killers. Mas, acima de tudo, sobre o lado mais sombrio de cada um de nós.




Pólvora. - O que essa palavra lhe lembra?  - Tiros. Mortes. Sexo. Prazer. Drogas. Violência. Você irá sem dúvidas encontrar isso aos montes em Pólvora. Verdades. Polêmicas. Críticas sociais. Elas também não vão ficar de fora desse enredo.

Nesse livro temos como personagem principal um ex-banqueiro que decide sair da monotonia e viver uma vida diferente acompanhado de seu amor: Lorena- ou Lore - uma bela ninfomaníaca que sente prazer com a dor e sofrimento dos outros.

Esse casal abandonam totalmente suas vidas e vão viver o agora. Seguem seu caminho a carro rumo ao desconhecido. Sabemos que no nosso mundo atual não se vive sem dinheiro e quando não se trabalha... Logo eles passam a fazer assaltos e matando algumas pessoas, sempre deixando um "rastro de sangue" por onde passam.

 instagram


Durante todo o caminho aprendemos muito com os personagens principais. Porém não temos o livro todo como dupla, pouco tempo depois chega Millene, uma jovem mulher que conheceram em uma cidade pacata, após a chegada de Millene vem Caroço. Com esses 4 é loucura garantida. Logo após a chegada de Caroço passam a acontecer alguns incidentes  e estes levam a um final surpreendente porém não totalmente inesperado.

Pólvora foi um livro bem prazeroso de ler. Sem dúvidas não é um livro para todos. Escrita simples, Tico usa palavras reais para descrever os momentos que acontecem no livro. Ele não exita em falar alguns "palavrões" aqui e ali, porém estes deixam os momentos mais reais. Em muitos momentos é possível ver claramente as críticas que ele faz a nossa sociedade, a corrupção dos políticos , a atual segurança do país, a vida monótona do brasileiro e muito mais. Livro muito bom, todavia para lê-lo precisa-se ter um estomago forte e ao mesmo tempo se dar com a escrita.

Não cheguei a mencionar o nome do parceiro de Lore por ele ter passado todo o livro com o nome oculto. Isso dificultou bastante a resenha, mas, não atrapalha em momento algum a leitura. Fica difícil falar dos acontecimento de Pólvora sem dar spoilers por isso deixo estas frases para vocês. Deixem seus comentários se já leram ou tem interesse em ler este livro do Tico.

9 comentários

  1. Oiee ^^
    Esse não é um dos meus gêneros literários favoritos, mas tenho curiosidade de ler esse livro, vi bastante gente elogiando bastante a história e o autor. Gosto da capa dele.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ítalo

    Adorei sua resenha. Eu gostei bastante dessa critica que o autor faz as certos aspectos do Brasil, no entanto a violência a troco de nada me deixou um tanto quanto frustado, mas vai ver que ele realmente fez outra crítica aqui, dizendo que o pais deixa passar impunes alguns criminosos. Concordo com você que é um livro para poucos, com suas passagens muito fortes uma pessoa sensível dificilmente concluirá a leitura desse livro sem ao menos parar para recuperar a sanidade. kkk

    Att,
    decaransletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ei Ita
    Cara, eu desfiz minha parceria com a Belas Letras pq os livros não me chamam um pingo atenção. Esse não fica atrás. Mesmo com sua resenha, ainda continuo sem vontade de conhecer.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que eu gosto muito do Tico e das coisas que ele escreve, então tenho curiosidade de ler algo dele. Gostei da resenha.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá... tudo bem???

    Eu não tenho vontade de ler esse livro... Não sei ele não me chama atenção... pra mim a narrativa é meio fraca sabe. É minha opinião apenas e levo como base todas as resenhas que li sobre o livro.... eu gosto de temas fortes e causam reviravoltas em meu estômago, mas essa eu passo. Mas é bom saber que você gostou.... isso é o que realmente importa... Xero!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Vi muita gente indicando os livros do autor.
    Tenho curiosidade em ler. Vi que ele não poupa o leitor dos detalhes. Adoro livros com a temática de suspenses e mistérios.

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Li esse livro recentemente e concordo que não é uma leitura para todos os tipos de público. A linguagem mais pesada e alguns momentos da narrativa são bem fortes. Acredito que o autor quis fazer uma crítica a nossa sociedade de modo geral. É uma história impactante e bem interessante.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não leria esse livro, o achei muito pesado... Não faz o meu gênero.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Por mais que você tenha falado bem desse livro, não o leria.
    Não gosto de livros desse gênero. Acho muito forte e iria ficar impressionada ou a leitura não iria desenvolver. Sua resenha está ótima.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir