Resenha: A Cidade Flutuante por Daniel Dias

Olá meus lindos leitores, hoje tentarei passar por meio desta resenha tudo o que eu senti durante a leitura de A Cidade Flutuante do autor Daniel Dias. Sem dúvidas um ótimo livro que me cativou no início ao fim. Espero que como eu, vocês também gostem.

A Cidade Flutuante
Editora: Empíreo
Páginas: 311
Nota: 5/5

Sinopse:  Em 'A cidade flutuante', os leitores conhecerão Dominó, uma jovem e famosa bailarina do reino de Urjuwani, a capital do Império. Por força do magnetismo, a cidade consegue flutuar acima das outras cidades, que são exploradas para abastecer a capital de suas principais necessidades. Porém tudo muda quando três surpreendentes acontecimentos perturbam a tranquilidade em Urjuwani: um atentado à vida do Imperador, uma misteriosa fenda no céu da cidade e um violento ataque pirata. Filha de uma influente integrante do governo, Dominó começa a descobrir que os desastres que atingiram sua cidade guardam estranhas relações entre si. Em meio às revelações, a bailarina sofre um acidente e cai da cidade flutuante. Enquanto tenta voltar para casa, Dominó trava novas e improváveis amizades, e com ajuda delas vai descobrir que lendas podem ser verdades e sua vida, uma grande mentira. Quem estaria por trás dessa trama? Conseguirá Dominó salvar o seu mundo de um desastre maior? 'A cidade flutuante' apresenta aos leitores um mundo fascinante, onde o fantástico e o real se misturam.




Em A Cidade Flutuante temos como personagem principal Dominó, uma das muitas moradoras de Urjuwani, a cidade mais importante do Império. Dominó não é só mais uma habitante, ela se destaca pela suas belas apresentações de dança. Uma verdadeira bailarina que chama a atenção de todos do império, inclusive o próprio imperador. Sua mãe trabalhava junto do imperador, ela era sua conselheira.

Dominó realmente vivia em uma cidade flutuante, isso acontecia por causa do geomagnetismo. Ela era uma garota muito curiosa e sempre se questionava o que tinha nos subúrbios de Urjuwani  mas sua mãe sempre lhe proibia e lhe repreendia, dizia que não valia a pena conhecer os subúrbios. Dominó não cedia fácil, queria saber mais sobre o Império.

Quando enfim Domino conseguiu ir para os subúrbios percebeu que lá não era nem de perto parecido com o império. Via aos montes miséria, doença, tristeza, e isso gerou nela um grande abalo. Arrependeu-se imediatamente de sua escolha e desejou nunca ter conhecido os subúrbios.

É  fundamental sermos céticos e esperarmos a oportunidade de descobrir a verdade por nós mesmos. Mas agora não é a hora para isso.

Bem, nada neste mundo é perfeito e no império não é diferente. Muitos conflitos aconteciam entre o Império(Governo) e o Templo(Religião), esses conflitos acabam gerando alguns reviravoltas na cidade e é em uma desses reviravoltas que Dominó cai de Urjuwani. Acabou conhecendo Alê e Vicente, duas ótimas pessoas que a ajudaram. Gatuno foi o responsável pela sua queda, um pirata, que junto com sua quadrilha acabou com Urjuwani.

Os quatro passaram a seguir viagem junto. Uma longa viagem a barco, rumo a segurança. Rumo a paz. Dominó sempre descobrindo coisas novas e vendo que o império vendou seus olhos e o de todos por um longo tempo. Descobriu novas cultural, novos lugares e novas pessoas que a ajudaram durante o enredo.

Quanta ingenuidade de minha parte. Como pude um dia acreditar que aprenderia qualquer coisa sobre o mundo sem nem sequer visita-lo? Mesmo visitando ele continua incerto.

Espero que vocês tenham gostado dessa resenha. Não quis falar muita para não dar spoilers. É um livro bem bacana e que em muitas partes é possível ver um pouco de filosofia como por exemplo o mito da caverna e uma crítica a nossa atual sociedade, alienação e muito mais. Ou foi só por acaso? Acredito que não.

Tem uma bela diagramação, capa bem chamativa e sem dúvidas um final de tirar o folego do leitor. É um livro bem legal e fácil de se trabalhar em escolas. Daniel Dias soube como fazer um  ótimo livro de fantasia envolvendo um novo tempo e uma nova raça sem deixar o livro confuso. Digno de leitura.

Recomendado para TODOS!!!! 





12 comentários

  1. Já havia lido o resumo é me apaixonei ainda mais pelo livro agora tento lindo a seu resumo, muito bem feito é emotivo. Bem esclarecedor. Gostei aprovado ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Italo! Tudo bem?
    Bom, gostei da tua resenha. Já vi essa capa rodando pelo meu Facebook mas nunca parei para ler sobre o livro e gostei, até. Parece diferente, inclusive pelo nome da cidade mais importante do tal Império.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  3. Olá Italo que diferente a história desse livro, a começar pelo nome da personagem que achei bem estranho, mas a premissa do livro me chamou a atenção, dica anotada!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  4. Olá Italo!
    Não conhecia o livro, mas achei uma boa premissa. A capa é linda e chama a atenção!
    Me interessei bastante, parece ser o tipo de história que nos faz pensar.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu já tinha visto algo sobre esse livro por aí, achei a capa dele linda e a sinopse super interessante. Morro de vontade de ler e gostei da foto!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas a história por trás dele parece ser bem interessante realmente. Só não fui muito com a cara dessa capa, sei lá, não me dou bem com capas que tem o rosto de alguém nela kkkk Menos o livro O Lado Mais Sombrio, por que aquela capa é muito boa *o* Maaaas enfim, também gostei bastante dessas quotes.
    Jackson - http://tronodelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ita!

    Ainda não sabia sobre o que falava o livro (havia visto apenas pelas fotos que você publica nas redes sociais), mas fiquei bastante curioso com o enredo. Parece uma distopia fantástica, pelo que entendi. Já coloquei na listinha de futuras aquisições :)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Essa trama é bem distópica e já fiquei interessada. Além disso, gostei de saber que o autor insere algumas críticas sobre alienação no decorrer da narrativa. Não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Essa foi a segunda resenha desse livro que eu li, e já estou doida para lê-lo. Adoro distopias, e pelo o que você disse, sei que vou gostar dele :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com,br

    ResponderExcluir
  10. Primeira resenha que vejo do livro, me interessei, sua resenha me deixou curiosa
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conhecia este livro e estou looooouca para ler apenas pelo fato de que a personagem principal é uma bailarina *u*
    http://nixeartisan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa, MUITO interessante! Com certeza lerei! Obrigada pela dica ;)

    http://interessantedeler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir