Resenha: Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida, de Eduardo Spohr.




Ficha Técnica
Título: Herdeiros de Atlântida
Série: Filhos do Éden
Autora: Eduardo Spohr
Editora: Verus
Ano: 2011
Gênero: Nacional, Fantasia
Páginas: 473

"Filhos do Éden" faz parte de uma trilogia que, até agora, foram publicados apenas dois livros, sendo "Herdeiros de Atlântida", "Anjos da Morte", e o último "Paraíso Perdido" (que está prevista a publicação no final de 2014).  Eles fazem parte de uma grande aposta do mais novo grande escritor brasileiro, o Eduardo Spohr. 
Com um tema bastante desenvolvido por escritores do mundo inteiro, Spohr escreve uma história baseada em anjos. A partir daí vem à tona diversos outras histórias criadas dentro de todo um contexto angélico, com em castas, anjos da morte, etc. A maior parte da história contada nos livros nascem exclusivamente por consequência de uma guerra promovida pelo arcanjo Gabriel, das forças revolucionárias, contra seu irmão, o arcanjo Miguel.



Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida.

Tudo começa quando dois anjos descem a Haled (maneira como os anjos se referem ao plano físico), são eles Levih e Urakin. Eles são anjos de castas totalmente diferentes: Levih é um ofanin, estes são mais conhecidos como “anjos da guarda” e promovem paz e harmonia por onde passam; Urakin é um querubin, na qual a casta está à disposição da luta, e que cuja agressividade, força e agilidade são incomuns. Mesmo com todos as diferenças entre suas castas, eles se tornam parceiros em prol de uma missão no intuito de recuperar uma ishin do fogo, conhecida como Kaira, que havia uma outra grande missão a ser cumprida mas que porém foi vítima de aliados do arcanjo Miguel quando descobrira pistas importantes para término da missão. 
Mas mal sabiam eles que para recuperar a antiga Kaira seria uma difícil missão, pois Yaga, uma hashmallim, e Andril, um ishin do gelo, haviam alocado um espírito de uma menina chamada Rachel dentro do avatar da centelha. Em consequência deste fato, Kaira perde toda sua memória e vive como uma estudante comum na cidade de Santa Helena, interior do estado do Rio de Janeiro. 
O fato foi que Levih e Urakin estavam responsáveis por reter a memória e todos os poderes da centelha, para que, com a ajuda deles, ela pudesse completar a missão que a foi imposta pelo arcanjo Gabriel. Porém, ela foi ferida gravemente, e assim, eles contaram com a ajuda de um anjo exilado, Denyel, para curá-la e ajudá-la a controlar sua memória e seus poderes. A trama entra em destaque quando Denyel e Kaira iniciam uma viagem até a Floresta Amazônica em busca de um templo Yamí a fim de descobrir uma passagem para Athea, uma das colônias de Atlântida, e adentrar no rio Oceanus.

Opinião direta:
Primeira coisa: obrigado Eduardo Spohr pelo apêndice completíssimo!
O trabalho do autor fica nítido neste livro. A cada página que se passa, vê-se o tamanho da pesquisa que se fez ao escrevê-lo, e o quão completo ele é. Trata-se de complementos que fazem a leitura ficar cada vez mais interessante. Ele está divido em quatro partes, e em 64 capítulos muito bem distribuídos.
O personagens e lugares são perfeitamente descritos, e cada um com características próprias e muito fortes. E a leitura se torna mais interessante ainda por acontecer em território brasileiro, o que te dá uma sensação ótima de imaginar aquilo acontecendo de verdade, ali, na cidade vizinha.
Para finalizar, uma opinião minha seria para que Spohr focasse um pouco mais em outro lado da história. Lá nos arcanjos, nos sentinelas, nas tropas celestes lutando umas com as outras, mas claro interligando os pontos com Kaira e Denyel. 


5 comentários

  1. Eaeee! Todo mundo me recomenda os livros desse cara, mas eu só enrolo e não leio hahahaha' Bom saber que o livro é bem estruturado e melhora ao decorrer :D

    Abraços! \O/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bem recomendado, vale realmente a pena! Tenho todos os publicados por ele hahaha. Abçs.

      Excluir
  2. So li um livro do Eduardo e curti. Queria ler esse, mas ainda não tive oportunidade. A Batalha do Apocalipse foi bem legal, apesar de ser lento no começo.

    Abraços
    David Andrade
    http://olimpicoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô com bastante vontade de ler A Batalha do Apocalipse, mas o que falta pra mim é tempo. Espero ler em breve para poder resenha-lo e compartilhar opiniões.
      Abraços.

      Excluir
  3. Eu tenho outro livro deste mesmo autor na estante, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
    Depois desta resenha acho que vou me dar muito bem a escrita dele.

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir