Resenha: Ninfeias Negras por Michel Bussi



Ninfeias Negras
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Nota: 3/5
Ano: 2017  |  Skoob


Sinopse: Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho.É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte - principalmente as protagonistas.Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.


Ninfeias Negras é o primeiro livro que leio do autor Michel Bussi, publicado aqui pela editora Arqueiro. O livro conta com algumas premiações e durante o seu lançamento foi bastante comentado na blogsfera, e claro, eu, como um bom fã de suspenses, não poderia deixar de lê-lo.

A morte de um oftalmologista é o ponta pé para essa narrativa: Jerome Morval foi assassinado brutalmente no pequeno vilarejo de Giverny, um lugar que é conhecido por ter sido o lar do pintor impressionista Monet torna-se então o plano de fundo dessa trama. Para solucionar esse mistério o inspetor Laurenç Sérénac e seu assistente Sylvio Benavides precisarão estar atentos aos mínimos detalhes, pois uma pista encontrada nem sempre pode apontar para o suspeito e em um vilarejo como aquele muitos segredos estão de baixo dos panos.
A Primeira é má; a segunda, mentirosa; a terceira, egoísta
Nesse vilarejo, há três mulheres que podem de alguma forma ter a ver com o crime acontecido. A mais jovem, Fanette, prestes a fazer 11 anos. A menina mora com a mãe, nunca conheceu o pai e é bastante dedicada a pintura, ela tem um sonho de ganhar um concurso e sair de Giverny para aprimorar o seu talento na pintura.

Stéphanie Dupain é uma mulher de meia idade, mora com o marido e tem uma vida pacata. Atua como professora do vilarejo e almeja ter um filho do marido. O assassinato fará com que ela se aproxime de Sérénac por conta das investigações. A personagem passará por vários conflitos entre a fidelidade ao marido e a vida que tinha ou se aventurar com algo novo junto do inspetor.

Por fim, uma senhora, que vive no alto do moinho e é invisível em Giverny, passa por todos sem ser notada. Ela e sue cão, Netuno(Esse por sua vez chama bastante atenção das crianças e turistas). Como uma personagem que muito observa e pouca fala, ela ficará a espreita, atenta as investigações e divagando-se sobre o rumo que as coisas estão tomando.


Como disse no começo da resenha, esse foi o primeiro livro que eu li do Michel Bussi, e o que senti ao terminar o livro foi uma pequena decepção. Esperava um pouco mais do desenvolvimento da trama. O autor soube muito bem como iniciar a história, porque era impossível desgrudar dele, e como ele se passaria em apenas 13 dias, imaginei que fosse ser algo rápido, porém eu estava enganado. Depois do quarto/quinto dia, as coisas começaram a enrolar e o livro se tornou maçante, pois nada acontecia.

Bussi, contudo. fez uma ambientação impecável, eu me senti em Giverny ao ler Ninfeias Negras. E ao procurar fotos do local, pude perceber o quão minucioso foi o autor. As personagens femininas foram muito bem desenvolvidas pelo autor, assim como os inspetor e seu ajudante, porém, ressalto que com relação a acontecimentos (e até mesmo nas investigações) o livro se mostrou parado.

Quanto ao aspecto físico do livro não tenho o que falar, uma vez que li em ebook. Mas pelas fotos que já vi, a edição está belíssima. Se você gosta de reviravoltas, esse livro é cheio deles e provavelmente você irá adorar nesse sentido.

11 comentários

  1. O livro é lindo e a premissa é ótima, mas me decepcionei em saber que você se decepcionou com o livro, confesso que não gosto de leituras maçantes e mesmo com a ambientação impecável eu passo a dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Italo! Aaah, desde o lançamento deste livro tenho esperado uma oportunidade para ler, e pelo que vi na sua resenha ele é meio que um balde com água fria. Me interessei por ele, justamente por ter sido muito comentado e por se tratar de um suspense policial, que eu sou muito fã. Que pena que em determinado ponto a leitura se tornou cansativa. Gostei de saber que a ambientação foi impecável no seu ponto de vista. Ainda assim espero poder ler.
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?

    Também não conhecia o autor ou a sua obra, mas achei a premissa interessante, ainda mais por se tratar de um livro de suspense - que eu adoro. É uma pena, entretanto, que você tenha se decepcionado um pouco. É horrível quando criamos expectativas sobre algo e não é alcançada. Por isso, lerei sabendo que a trama não é tão desenvolvida assim. O bom dessa obra é a sua narrativa envolvente, mesmo que, em algum momento, se torne maçante. Vou tentar dar uma chance, mas já sei que posso me decepcionar.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, que pena que não curtiu tanto a leitura. Eu já li esse livro e achei o final simplesmente sensacional. Concordo que a ambientação foi mesmo muito bem feita.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ítalo!

    Tudo bem? É sempre uma pena quando a leitura não nos cativa né? Não conhecia o autor ou a obra.

    A premissa parece muito interessante (um suspense bem escrito é sempre tão legal) então é uma pena ainda maior que a trama não tenha funcionado tão bem pra você.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Italo!
    Eu tenho esse livro no meu Kindle e apesar de não ter conseguido ler ainda e você também mencionar uma certa decepção com o desenvolver da trama, quero poder conferir.
    Como fã de suspenses, espero não me decepcionar com a trama.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ítalo!
    Já tinha lido a respeito desse livro e me admirei por você não ter curtido tanto. Uma pena, realmente. Eu não sei se o leria no momento, mas se tiver oportunidade, lerei para tirar minhas próprias conclusões (e espero não me decepcionar como vc).
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu já tinha visto algumas pessoas falando desse livro, mas nunca prestei muita atenção. Pelo que você contou da história, parece ser bem interessante, mas eu não curto muito o gênero e saber que você se decepcionou não me ajudou muito a querer ler o livro.

    Beijos!
    http://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Italo, tudo bem?
    Eu já li o outro livro desse autor e achei ele bastante previsível. Antes da metade eu já tinha desvendado o tal mistério, o que foi uma pena, sabe? Eu tenho muita vontade de ler esse livro e saber oque vou achar dele, pois gosto da ambientação dele, que todos costumam elogiar. É uma pena que o livro tenha te decepcionado, espero que o mesmo não aconteça comigo :(
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, italo. Eu não tenho estado em um momento vib livros policiais, por isso ainda não li esse enredo, mas, sobre essa ambientação que você comentou, todo mundo a elogia, e isso me deixa meio interessada, mas o fato de ser parado já me afasta da leitura. Uma pena que foi meio decepcionante para você.

    ResponderExcluir
  11. Oiee Italo ^^
    Eu vi tanta coisa desse livro quando ele foi lançado, que criei expectativas também. Mas preciso confessar que não é bem o tipo de livro que eu gosto e costumo ler, então não sei se o lerei tão cedo. Uma pena que tenha se tornado um pouco maçante em algumas partes, mas ainda bem que as personagens foram bem desenvolvidas.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir