Resenha: Colega de Quarto por Victor Bonini

Colega de Quarto
Editora: Faro
Páginas: 280
Nota: 4/5
Ano: 2015  |  Skoob


Sinopse: Eric Schatz, carioca que se mudou para São Paulo por conta do curso universitário, começa a perceber indícios de que há mais alguém frequentando o seu apartamento.
Primeiro, um par de chinelos.
Então, uma outra escova de dentes. Um micro-ondas que é ligado sozinho durante a noite, barulhos estranhos a qualquer hora e luzes que se apagam de modo misterioso.
Até que, em determinada noite, Eric enxerga o vulto do colega de quarto entrar em seu apartamento pela porta da frente.
Desesperado, o rapaz vai atrás de um detetive particular, mas parece ser tarde demais. Em menos de 24 horas, tudo acontece de modo acelerado e depois de uma ligação desesperada, cortada abruptamente, Eric despenca da janela do seu apartamento.
Em seu livro de estreia, o autor nos apresenta uma história urbana de tirar o fôlego. Um mistério que passa por uma relação familiar complicada, suspeitas por todos os lados, e camadas e camadas de culpados. Há alguém inocente?


Tudo se passa em São Paulo, com um menino rico, estudante direito, que mora sozinho em seu  apartamento de luxo. Ele tem namorada, amigos, dinheiro, vida bacana, tudo ótimo e certo, mas nem tudo são só flores.
 
Eric Schatz (sim, nome alemão) é um carioca rico e mimado que foi morar em São Paulo para "fazer” faculdade de direito, tem uma vida boa e pacata, até que certo dia Eric nota algo diferente em seu apartamento. Estranhamente uma escova de dentes apareceu no seu banheiro, e logo depois aparece um par de chinelos e outras coisas estranhas começam a acontecer também: o micro-ondas liga no meio da madrugada, a TV fica ligada sozinha, sem ninguém em casa, entre outros acontecimentos anormais.




Claro que o garoto começa a achar tudo estranho. Eric conta isso para duas pessoas e essas duas não o levam a sério, o que só torna o sofrimento dele pior. Ele começa a visitar um psicólogo, o qual também não ajuda muito. E então depois de ter procurado tantas pessoas Eric se cansa e tenta dar um ponto final a essa história, indo atrás de um detetive particular em plena a madrugada.

Eis o momento que surge nosso segundo personagem principal, Conrado Bardelli, este é um advogado e detetive que leva uma vida monótona e calma, sem família e poucos amigos. Bardelli está sempre trabalhando ou descansando por ter trabalhado muito. Quando os personagens se cruzam, a história começa a se desenvolver. Porém, como Eric é um menino mimado e não sabe tratar bem as pessoas, Bardelli acaba dispensando o caso do garoto pois Eric não demonstrava estar em sã consciência e não falava coisa com coisa. 




Então em menos de 24 horas os acontecimentos tomam uma direção perturbadora: Eric Schatz despenca da janela do seu apartamento. Suicídio? Assassinato?  Fica aí o questionamento. 

E esse "questionamento" é justamente a dúvida que vai perpetuar durante uma boa parte do livro. O que aconteceu com Eric é um mistério e fica claro que pelo estado do garoto ao encontrar Bardelli antes do acontecimento que algo sério realmente estava acontecendo ao garoto. Desvendar esse mistério não vai ser nem um pouco fácil.

O livro é narrado em terceira pessoa, Conrrado Bartelli é o que estará mais presente no desenvolver do caso em busca da solução do suicídio/ assassinato. Ao longo da história irão aparecer muitos outros personagens. que aos poucos começarão a se encaixar na trama. 

 vale ressaltar que a leitura não é cansativa, e que por ser suspense sempre tem coisa nova acontecendo ou prestes a acontecer.

Colega de Quarto é dividido em três partes: Loucura, Turvo e Lucidez. Não há só uma morte, não há só um problema, e todo o enredo do livro é muito bem estruturado de forma com que a história não fique clichê ou esperada. Colega de Quarto é um suspense muito bem feito, Vitor Bonini conseguiu fazer um livro bom do início ai fim, tornando a leitura mais intensa a cada virar de página. Com um livro cheio de surpresas, fica impossível não gostar de Colega de Quarto. 

5 comentários

  1. bom dia, tudo bem? :D
    Acho SUPER LEGAL livros que tem o cenário nacional. Principalmente São Paulo, a gente consegue reconhecer os lugares, haha.
    Parece um suspense bem legal, acredito que seria um estilo que o Ro leria.

    PROMOÇÃO DOIS ANOS DO BLOG BIO-LIVROS

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem? Omg que livro mais interessante. A proposta dele me cativou quase desde a primeira linha. Amo livros desse gênero, que nos fazem perder o fôlego e prendem nossa atenção até o final. Gostei muito da sua resenha. Beijos, Érika ^-^

    ResponderExcluir
  3. Uau, que livro, hein! Só a resenha já é de tirar o fôlego. Nunca li nada desse autor, mas fiquei bem interessada nessa leitura. Adoro um bom suspense, e fiquei muito curiosa para saber quem é esse colega de quarto. qual o mistério que o envolve e o que aconteceu com Eric. Adorei a resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  4. Oi Italo.
    Gostei da resenha.
    A história é interessante, todo o mistério envolvido me deixou curiosa para saber o que realmente aconteceu. ^^
    Vou procurar mais sobre o livro.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu adoro esses livros de suspense, fico doida para saber o que aconteceu e vou devorando o livro até saber a verdade. Gostei da premissa e fiquei bem curiosa com o final e quero saber mais. Irei adicionar na lista de desejados e espero ler em breve!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir