Resenha: Quando o Vento Sumiu por Graciela Mayrink


Quando o Vento Sumiu
Editora: L&PM
Páginas: 264
Nota: 4/5

Sinopse: Suzan, Mateus e Renato parecem três jovens como outros quaisquer do Rio de Janeiro. Suzan estuda Turismo. Renato e Mateus, Engenharia Civil. Os três são amigos desde o colégio e, apesar de muito diferentes, são inseparáveis. Mas, entre aulas, festas, momentos em família e idas à praia, cada um deles enfrenta seus problemas. Desde que o pai foi pego dando um golpe, Mateus vive só com a mãe, marcado por esse acontecimento. Renato é um garoto rico que resiste às pressões do pai para surfar menos e se interessar mais pela construtora da família. Suzan é apaixonada por Renato e sofre por ser considerada apenas uma amiga – e pela pressão da mãe para que se envolva com ele.No correr dos dias, a amizade dos três se transforma sutilmente. Suzan deve se declarar ao amigo, ou tentar ser feliz de outro modo? Mateus terá realmente só a amizade para lhe oferecer?Renato deve se render à pressão paterna e se aplicar mais aos estudos? E até que ponto a relação dos três suportará o desgaste do tempo?
Embora tenham toda a vida pela frente, logo descobrirão uma dura lição: algumas escolhas têm consequências duradouras e alteram o curso de toda uma existência. Muitas coisas saem diferente do desejado. O difícil é prever o resultado de nossas opções e conviver com elas no futuro.
E se você pudesse voltar atrás e escolher outro final para a sua história? Que escolha você faria diferente?




Quando o Vento Sumiu é um dos próximos lançamentos da L&PM editores. Eles enviaram um e-mail oferecendo a prova não revisada do livro e com uma capa tão linda quanto essa fica difícil dizer não para a leitura.

O livro começa com Suzan em uma cafeteria em Berlim, lá ela reconhece um antigo amigo seu, Renato. Os dois passam a conversar e falar de suas vida quando de repente um nome é citado: Mateus. A partir desse ponto viajamos para o Brasil, 10 anos no passado.

*     *     * 

Renato e Mateus se conhecem desde o colegial, Renato apoiou Mateus enquanto todos da escola o criticavam pelo que seu pai havia feito. Esse fato foi o estopim para a amizade entre esses dois aumentar. Tempo depois uma aluna nova se junta a essa dupla que passaria a ser um trio.





Suzan cursa a mesma faculdade que seus melhores amigos, ela faz Turismo enquanto Mateus e Renato fazem Engenharia Civil. Ela tem uma paixão por Renato, mas o amigo não a vê com os mesmos olhos. Suzan acaba por desabafar tudo com Mateus sobre seus sentimentos, o amigo sempre tenta fazer o melhor para que a amiga não fique decepcionada.

Mateus gosta muito de Suzan, porém ele vê ela como mais que uma amiga, mas pela paixão exorbitante que ela sente por Renato acaba por não notar a queda de Mateus.

Suzan, Matheus e Renato tem uma vida social, o livro deixa isso bem claro, o romance é algo importante mas passa longe de ser o foco principal do livro. Renato é um garoto que tem tudo que quer por conta da condição financeira de sua família, foge das suas responsabilidades para poder ficar surfando. Suzan é a irmã mais velha, em casa passa por muita pressão de sua mãe, Helena, que quer que a filha namore Renato por conta de "status". Mateus é esforçado e corre atrás de melhorias para sua vida. Desde quando seu pai foi preso que ele e a mãe não tem moleza.



Graciela está de parabéns pela obra, ela conseguiu superar minhas expectativas e fez uma ótimo romance explorando tanto os personagens principais quantos os secundários de uma forma na qual fica claro os conflitos que cada um passa.

A amizade entre os personagens principais é linda de se acompanhar, e com o passar das páginas vamos fazendo descobertas novas sobre cada um deles, sobre seus sentimentos. É notável também a evolução em todos os personagens com o passar da trama.

Quando O Vento Sumiu é um livro surpreendente, que mesmo com uma escrita em terceira pessoas faz com que o leitor se apegue a cada personagem e ao que ele está passando. Por isso recomendo a todos que leiam o livro e deem uma chance.
P.S.: O livro não contém TRIANGULO AMOROSO.  

30 comentários

  1. AMÉM IRMÃOS!! SEM TRIÂNGULO!!! já gostei da autora, não ter um triângulo me deixou ainda mais curiosa com a leitura do livro, gostei do enredo, lembra bem o social de hoje, bacana.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Achei a capa realmente muito linda então imagina a versão final como vai ficar linda!
    A premissa do livro é bem fofa e só de não ter triângulo amoroso já quero ler! Haha

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ítalo! Tudo bem?
    Ainda não li nada da Graciela, mas estou muito empolgada com este livro. Parece ser uma trama que irá me consquistar, quero poder ler logo.
    Só o fato de não haver triângulo amoroso já me deixou animada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tenho o livro, mas parece ser bem bacana! Beijos.

    Ensaiando

    ResponderExcluir
  5. Oi Ita!
    Cara se é rapido. Meu Deus, ja acabou!
    Eu achei a sinopse desse livro muito fofa e quero ler, mas confesso que a capa não me agradou. Achei tão simples e feia? Pelo que você contou na resenha, continuo imaginando q ela não transmiti a essência da obra.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu li a sinopse, li a resenha e já ia descartar o livro até que a frase "O livro não contém TRIANGULO AMOROSO." acendeu uma esperança hahahahahaha Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Se não fosse o seu PS eu deixaria o livro passar. Parece uma boa história, mas esses triângulos conseguem ser chatinhos x_x haha

    ResponderExcluir
  8. :D Que legal que você teve a honra de ler antes de ser concluído por completo! A capa é muito bonita e se bem me lembro ouvi poucos falar desse livro.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  9. Eu amo um TRIANGULO AMOROSO, mas confesso que está ficando clichê demais, fora que muitos autores abordam como se fosse cópia de Malhação... Gostei do livro, apesar de não ter conseguido ler a sinopse, por causa da cor amarelada da fonte.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nunca li nada da autora, apesar de ter um livro dela aqui em casa.
    Essa capa tá linda e a premissa me chama a atenção, gostei bastante!
    Dica anotada!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    Livros da Jess

    ResponderExcluir
  11. eu até gosto de triângulos, mas parece que todos andam bebendo da mesma fórmula, e tá ficando chato, o bom é que Graciela ousou em NÃO fazer isso na história... A capa é bonitinha mesmo, maaas [bote um MAS gigante aqui], apesar de ser um lançamento da LPM AMO editores, eu não curti o livro, tipo... não faz meu gênero de leitura, e não me habituei com essas inserções atuais no catálogo deles... prefiro os clássicos... mas é bom pra o público-alvo desse estilo poder comprar da LPM hahaah
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Obrigada por avisar que não possui triângulo amoroso porque não gosto haha, sou fã da autora e fiquei muito feliz com mais um livro publicado, espero que tenha na livraria por aqui porque se não me engano ainda não vi as obras da editora por lá, adorei sua resenha e já estou aguardando para garantir o meu :D
    Fique com Deus *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu também recebi a prova do livro, adorei a minha primeira impressão da história.
    Mas, discordo com você na parte do livro não ter um triângulo amoroso, têm sim!
    Pois, mesmo a Suzan nunca tido namorado o Renato, ela nutria um amor platônico por ele, assim como o Matheus tinha por ela. E isso é sim uma configuração de triângulo amoroso e não há apenas aquele triângulo clichê onde tem uma garota e os dois caras são apaixonados por ela ou um cara e duas garotas.
    Era um caso de amores platônicos como na quadrilha de Drummond. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha, muito bem escrita e desenvolvida, soube falar muito bem sobre o que achou da história! O livro me encantou, já estava de olho por causa dessa capa, agora fiquei mais ainda! Parabéns pela resenha!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que bom saber que não tem o tão clichê e desnecessário triângulo amoroso... Bateu até uma vontade de ler, mesmo não tendo uma premissa que me atraia muito. AMO essa capa, ficou muito legal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Não conhecia o livro e nem a autora. Mas a história parece ser bem fofa.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Essa capa é muito amor <3 Estou louca para ler o livro, ainda mais por saber que a autora explorou bem os personagens.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  18. Oiee!
    Aeeewww, sem triângulo amoroso... Se tem uma coisa que me irrita é triângulo amoroso, puta coisa chata.... Mas, eu gosto de livros em terceira pessoa, agora que os livros em primeira pessoa são mais frequentes, mas antigamente (a veia), a maioria era tudo em terceira... Enfimmmm, essa capa ta muito linda e você me deixou mega curiosa com a história!
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adorei o fato de não ter triangulo amoroso hahahah, isso é algo que anda me enchendo o saco ultimamente :P

    A capa realmente é linda e a história me encantou, quero muito ler ele agora hihihih
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto pra caramba dos livros da Graciela, pelo fato de que sempre ter um triângulo amoros sutil, mas esse parece ser muito diferente de tudo. Sua resenha ficou demais e essa capa é simplesmente linda! Quero muito um exemplar pra mim, bj.
    tudoculpadalua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Ain, que notícia ótima de que não tem triângulo amoroso... hehehe
    Achei a história de amizade dos protagonistas muito bonita.
    Com certeza quero ler. :)
    Nunca li nada da autora e tenho curiosidade.
    Não sei porque, mas lembrei de Legião Urbana quando olhei para essa capa. *--*

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  22. Oie!!
    Adorei a premissa do livro.
    Já vi que se não temos triangulo amoroso, teremos tragédia.
    Aposto minhas fichas kkk.
    Mas, fiquei bastante interessada.
    Adorei sua resenha.
    ;**

    ResponderExcluir
  23. Olá! Como vai?

    Não consegue ler a sinopse a cor amarela atrapalhou um pouco. Mas gostei muito de saber que eles ofereceram o livro como provar e achei bem interessante a premissa.

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi ,achei a capa bem bonita e a sinopse até bacana, mas não sei se o leria, não me senti loucamente afim de ler o livro depois de ler a sua resenha. Mas quem sabe mais pra frente eu não me anime.

    bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá; ótima resenha. Estou com muita vontade de ler esse livro, parece ter uma história bem interessante, além de uma capa bem bonita.

    ResponderExcluir
  26. Oie, Itaa, obrigado pelo aviso no final, haha, que n tem triangulo, vc deve saber que eu ODEIOOOO livros com triangulos, haha, eu curti a proposta do livro, fiquei curiosa para ler *-*
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    Eu já tinha visto a sinopse deste livro, e desde então fiquei curiosa para saber como ele era.
    A historia e bem interessante, mas não me animei muito para ler ele depois de sua resenha...
    Mas não dispenso a leitura :^s
    Att, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  28. Oii!

    Já estou com esse livro na listinha a um bom tempo. A capa é muito linda e chama bastante atenção e a história é muito boa ^^
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  29. Oie, tudo bom?
    O seu aviso final foi o que eu precisava para me apaixonar pelo livro, pois odeio triângulos amorosos. Já li um livro da Graciela e gosto da escrita dela. Ela tem uma forma especial de falar sobre amizade.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Eu nunca tinha visto esse livro, mas achei a capa muito amorzinho e como sou apaixonada por capas compraria o livro só por ela kkkk E lendo sua resenha fiquei bem animada, a premissa é bem bacana e melhor ainda saber que o livro conseguiu superar suas expectativas o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir